Esta semana fui fazer a instalação de sinal de satélite em dois restaurantes da mais famosa cadeia de junk food do mundo, para eles fazerem a transmissão do Europeu na sala do restaurante com televisores 4K da Samsung (uma espécie de "patrocínio" em troca de publicidade à marca no exterior dos restaurantes). Eu avisei logo o responsável pelos restaurantes que não ia ver nada em 4K porque a box não é compatível. Para além disso a imagem do Meo satélite, pelo menos naquelas TVs, é bastante pobre. Nem os canais HD têm aquela imagem que se espera dum canal HD. Ele não se importou muito com isso. No 2º restaurante, como tinha boa recepção da TDT apenas com um bocado de cabo a fazer de antena, fiz a experiência para ele ver a diferença, e não fosse pelo facto de ele querer passar todos os jogos (os que não dão na RTP, dão na Sport TV), ele tinha optado antes pela TDT.
Durante estas instalações descobri uma coisa "interessante" (eu diria antes "preocupante"): ambos os restaurantes têm Meo com box Pace, que foram mudadas para sala e ligadas às TVs através de HDMI. Depois de tudo instalado no 1º restaurante, liguei a box à corrente, liguei a TV e esperei que a box iniciasse. Apareceu "init" no visor, depois desapareceu, depois voltou a aparecer, e não passava disto. Desliguei o cabo HDMI e a box lá arrancou para standby. Liguei o cabo de novo na box, liguei a box com o comando e imediatamente foi para "init" e começou de novo a fazer o que descrevi acima. Voltei a desligar o cabo, esperei que a box fosse para standby, liguei-a e só depois liguei o cabo. Só assim é que funciona. Se voltar a desligar a box com o cabo HDMI ligado ela nunca arranca. Os televisores são ambos 4k mas nem sequer são iguais e as box fazem o mesmo nas duas.
Experimentei todas as entradas HDMI, verifiquei as configurações da TV e nada resolveu este problema. A única conclusão a que posso chegar é que estes TVs não são compatíveis com versões mais antigas do HDMI.
Fica já avisado quem tiver box satélite Pace do Meo e estiver a pensar comprar um televisor 4k Samsung.
DX2