Portal Chamar Táxi

Reflexão e vivência

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Aprendendo a se controlar

Aprendendo a se controlar

feliz032-anjo.gif

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.

Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- "Pai estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele."

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:

- "O Juca me humilhou na frente dos meus amigos; não aceito; gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."

O pai continua a escutar calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou.

Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- "Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou."

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- "Filho como esta se sentindo agora?"

- "Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa."

O pai olha para o menino, que ficara sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, lhe fala:

- "Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa."

O filho o acompanha e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.

Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz ternamente:

- "Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resmungos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos..."

"Quem não sabe se controlar
é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas."

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0

Arriscar é viver

feliz062-nuvem.jpg

Que o dia não seja esquecido
Para que a vida seja lembrada
Que a dor não seja abrigo
Para a alma abandonada.

Que o momento seja presente
Para que a lembrança seja viva
Que ele se torne alívio à mente
Para que esqueça de vossa ida.

Que o escuro não traga o medo
Para que a loucura um dia volte
Que o ontem não seja um erro
Para que o amanhã não seja morte.

Que seja grande a esperança
Para que a vida seja forte
Que a felicidade não se alcança
Para aqueles que temem a má sorte

Que o risco seja sempre corrido
Para que possa mostrar meu mundo
Que o sonho não tenha ainda ido
Para que o poeta não viva mudo

E que a verdade possa, então aparecer
Para que aí, a vida possa acontecer.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0

As Possibilidades Perdidas

feliz240-amanhecer.jpg

(Fernando Baganha esclarece sobre esse texto, atribuído a Carlos Drummond de Andrade,
mas que é na verdade uma colagem de 3 autores: Martha Medeiros, uma escritora inglesa chamada Mary Cholmondeley e um americano chamado Tim Hansel.
O texto também é conhecido com o título "Viver não dói".)

Martha Medeiros

Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse. Era amigo de outro grande poeta, Drummond. Chegaram a mim alguns versos dele, e um em especial me chamou a atenção: "Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive".

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê?

Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais."

MARY CHOLMONDELEY - RED POTTAGE
(Trecho do romance de 1899)
"Every year I live I am more convinced that the wast of life lies in the love we have not given, the powers we have not used, the selfish prudence which will risk nothing, and which, shirking pain, misses happiness as well."
"A cada ano que vivo, mais me convenço de que o desperdicio da vida está no amor que não damos, nas energias que não usamos, na prudencia egoista que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, também perde a felicidade."

TIM HANSEL - YOU GOTTA KEEP DANCING'
(Tim sofreu um acidente e vive com dores terríveis mas não desistiu de viver)
"Pain is inevitable, but misery is optional. We cannot avoid pain, but we can avoid joy."
"A dor é inevitável, mas a miséria é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria."

EMILIO MOURA - CANÇÃO
(Emilio Moura é citado e homenageado não só por Drummond mas por outros escritores)

Viver não dói. O que dói
é a vida que se não vive.
Tanto mais bela sonhada,
quanto mais triste perdida.

Viver não dói. O que dói
é o tempo, essa força onírica
em que se criam os mitos
que o próprio tempo devora.

Viver não dói. O que dói
é essa estranha lucidez,
misto de fome e de sede
com que tudo devoramos.

Viver não dói. O que dói,
ferindo fundo, ferindo,
é a distância infinita
entre a vida que se pensa
e o pensamento vivido.

Que tudo o mais é perdido.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0

Acreditar

feliz146-arvore.jpg

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira olhando as estrelas disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros...

A segunda, olhando o riacho suspirou:
- Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas...

A terceira, olhou o vale e disse:
- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus...

Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam.

Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos. Que pena...

A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram:
- Por que isso?

Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele cocho de animais e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse:
- Paz!
E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra...

Tempos mais tarde, numa sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel...

Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria.

E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela...

As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado!!!

Portanto, não devemos esquecer...

"Não importa o tamanho do nosso sonho, acreditando nele, nossa vida ficará mais bonita e muito melhor para ser vivida..."

riototal

Última edição:

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0

Assembléia na Carpintaria

feliz202-carpinteiro.jpg

Contam que na carpintaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

"Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes."

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Aula de Filosofia

Aula de Filosofia

feliz147-vaso.jpg

Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então, perguntou à classe: - Está cheio?

Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos, unanimemente responderam: Sim!

O professor então pegou um balde com pedras menores e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. E ele perguntou aos alunos: E agora, está cheio?

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: Sim!

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou: - Então, está cheio?

Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: - Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração?

Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa o quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!

- Não exatamente! - respondeu o professor. - O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro. Vamos! Experimente! - Disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.

O aluno, começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores.

Então, o professor explicou para o rapaz: - As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: Seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só; seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida.

Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes nunca terão espaço em sua vida. Recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes. Ainda há tempo. Ainda é tempo. Sempre é tempo.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Calúnia

CALÚNIA

feliz054-menina.jpg

"Mais danos produz uma calúnia do que vítimas causa a peste..."

Não me recordo o nome do poeta que escreveu esta frase, mas, como retrata uma grande verdade, quero escrever sobre ela.

Não calunie o seu próximo. Veja que as aparências enganam. Às vezes você pensa que viu uma coisa e na realidade é tudo bem diferente.

Depois, de que lhe servirá "caluniar"? Só pelo prazer de estar falando de alguém?

Lembre-se de que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para insinuar, de leve, que devemos ouvir mais do que falar.

Só de poder ouvir e ver você deveria dar graças a Deus.

Então, fale menos. Use sua voz somente para o bem. Verá como sua vida vai modificar.

Repare que, a calúnia, depois de esparramada, jamais será desmentida. Por isto que o poeta disse que é pior que a peste, pois desta, muita gente se salva...

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Castelo de areia

CASTELO DE AREIA

feliz086-castelo_areia.jpg

Num dia de verão, eu estava na praia observando duas crianças brincando na areia.

Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas.

Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado para nada, mas tive uma surpresa.

Em vez de chorar, correram pela praia fugindo da água, sorrindo, e de mãos dadas começaram a construir outro castelo...

Compreendi que havia recebido uma importante lição:

Gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa. E, mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir. Mas quando isso acontecer, somente aquele que dá as mãos a alguém será capaz de sorrir e reconstruir.

Tudo é feito de areia;
só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Cicatrizes

CICATRIZES

orkut_055.gif

Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa.

Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.

Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro sua mãe.

Mas era tarde. Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés.

Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixar seu filho sem proteção.

Um fazendeiro que por ali passava, ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré.

De forma impressionante, após semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, em seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço para salvar o filho que ela amava.

Um repórter de jornal que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes. O menino levantou seus pés. E então, com óbvio orgulho, disse ao repórter:

- Mas olhe em meus braços. Eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. Eu as tenho porque minha mãe não me deixou ir.

Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino! Nós também temos muitas cicatrizes. Não a de um jacaré, ou qualquer coisa assim tão dramática.

Mas as cicatrizes de um passado doloroso, e algumas delas são mais feias e causaram-nos profunda dor. Algumas feridas, meu amigo, são porque DEUS se recusou a nos deixar ir. E enquanto você se debatia, Ele o estava segurando.

Se hoje o momento é difícil, talvez o que esteja lhe causando dor seja Deus cravando- lhe suas unhas para não o deixar ir. Lembre-se do jacaré e muito mais ainda, Daquele que ao invés de o abandonar, vai fazer o que for necessário para não perdê-lo, mesmo que para isso seja preciso deixar-lhe cicatrizes.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Confiança

Confiança

Quando você ganhar, comemore: celebrar uma conquista é um importante rito de passagem. Esta vitória custou momentos difíceis, noites de dúvidas, intermináveis dias de espera. Desde os tempos antigos, alegrar-se com um triunfo faz parte do próprio ritual da vida.

A comemoração marca o final de uma etapa, embora - por incrível que pareça - muita gente recusa-se a isso, por medo de decepção, de atrair "mau-olhado", etc. Quem age assim, não se beneficia do melhor presente que a vitória nos dá: confiança.

Devemos, sempre que possível, comemorar hoje as pequenas vitórias de ontem, por mais insignificantes que pareçam. Amanhã, uma nova luta se aproxima, e irá exigir nossa atenção e esforço: a lembrança de uma um êxito nos faz mais fortes para a próxima batalha.

Aceitando que merece o melhor

O famoso pianista Arthur Rubinstein (1866-1982) atrasou-se para um almoço num importante restaurante de New York. Seus amigos começaram a ficar preocupados - mas Rubinstein finalmente apareceu, ao lado de uma loura espetacular, com um terço de sua idade.

Conhecido por seu pão-durismo, nesta tarde ele pediu os pratos mais caros, os vinhos mais raros e sofisticados. No final, pagou a conta com um sorriso nos lábios.

- Sei que vocês devem estar estranhando - disse Rubinstein. - Mas hoje fui ao advogado fazer meu testamento. Dei uma boa quantia para minha filha, para meus parentes, fiz generosas doações para obras de caridade. De repente, me dei conta que eu não estava incluído no meu testamento: era tudo dos outros!

“A partir daí, resolvi me tratar com mais generosidade”.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Contradições da vida e da morte

CONTRADIÇÕES DA VIDA E DA MORTE

feliz121-flor.gif

Alguns anos atrás, no fim da vida, o grande pintor brasileiro Milton DaCosta, sem poder falar, se comunicava apontando letras à sua frente, formando pequenas frases. Dessa forma, expressou a um amigo:

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro”.

Essas frases, aparentemente contraditórias, construídas lentamente por quem já não podia falar, através do método de apontar letras à sua frente, são de significado amplo e comovente, como as figuras de suas telas. Representam pungente e salvadora concepção de vida.

Um pintor gravemente enfermo, sem poder falar ou pintar, ao dizer “estou feliz” significa a compreensão serena de que é feliz quem cumpre, neste mundo, integralmente, a função para a qual veio destinado por misteriosa determinação.

A segunda frase, “não tenho queixas”, representa a resignação verdadeira, a aceitação da vida, da enfermidade, da morte, o que só a maturidade traz: compreensão ampla e generosa das coisas, as boas e más, ofensas, elogios, risos e dores, o sentido de perdão e tudo o que porventura o feriu ou machucou. A dor de saber-se para a morte. A esperança.

A terceira é aparentemente contrária à primeira: “Às vezes choro”. Mas como chora se está feliz e não tem queixas, perguntará alguém dominado por lógica implacável!?...! Choro, diria ele, porque partir é triste. Choro, porque a condição humana é atrelada à vida e aqui somos afeto e esperança.

Era o choro recatado de quem se sabe em partida para o desconhecido e mesmo feliz por haver cumprido sua sina e vontade, despede-se com dor.

Só quem é capaz de ser feliz sente, com saudade antecipada, a dilacerante despedida do mundo que ajudou a fazer melhor.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Controlando o stress

CONTROLANDO O STRESS

feliz059-paisagem.jpg

Não seja apressado. Faça as coisas com tranqüilidade, sem movimentos bruscos, prestando atenção a seus atos e palavras.

Faça uma coisa de cada vez.

Fale pausadamente. Não levante a voz desnecessariamente. Não discuta.

Estude ou trabalhe com prazer e dedicação. Não trabalhe nas férias, tão pouco nos fins de semana. O descanso periódico é indispensável.

Não viva competindo. Seja você mesmo. Não se preocupe se os outros são melhores do que você.

Receba crítica com tranqüilidade e até com satisfação. Nunca as considere como um ataque à sua pessoa, mas como uma colaboração a seu desempenho.

Seja sempre positivo, a começar por seus pensamentos.

Viva em harmonia com a sua família.

Cultive as boas amizades.

Cante (mesmo mentalmente) prestando atenção à música ou à letra, para evitar que você divague ou se fixe em pensamentos perturbadores.

Dedique-se a um hobby, de preferência com trabalhos manuais.

Faça exercícios físicos: ginásticas, ioga, jogging, caminhadas.

Pratique algum esporte de sua preferência. Eles deveriam tornar-se uma rotina em sua vida.

Pratique diariamente exercícios de controle de mente, medite e encontre-se com Deus no mais íntimo do seu ser.

Torne-se um bom administrador de sua vida.

Não dependa de outros.

Você é o único responsável por sua saúde física e mental.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
De um bom diálogo surgem boas soluções

De um bom diálogo surgem boas soluções

feliz041-abraco.gif

Todo ser humano tem alguém com quem ele/ela discorda: marido/esposa, pai/mãe, um filho, o patrão, um funcionário.

É surpreendente que um pai possa entrar no quarto de seu filho adolescente, dar a maior bronca por causa da bagunça no quarto, falar sobre a irresponsabilidade do rapaz, a impossibilidade de encontrar qualquer coisa, o prejuízo à saúde e a falta de consideração com os outros - e esperar que seu filho responda: “Pôxa, pai, nunca pensei nisto antes. Obrigado por me alertar sobre tudo isso. Eu estou positivamente decidido a mudar!”

Quando isto não acontece, o pai raciocina que, na próxima vez, talvez se berrar um pouquinho mais alto a mensagem fará efeito.

(Insanidade é definida como fazer a mesma coisa várias vezes e esperar que apareçam resultados diferentes.)

Os 10 Mandamentos para uma Boa Discussão:

1. Comece com algo positivo para criar uma atmosfera amigável
  2. Aprecie o ser humano com quem está falando. Ele/ela não é seu inimigo.
  3. Respeite os desejos de seu oponente de fazer a coisa certa. Quando possível, dê-lhe um retorno positivo.
  4. Almeje a paz. Se seu oponente fizer erros ofensivos, não retalhe. Pelo contrário, ajude-o a se recuperar.
  5. Seja “Cabeça Aberta”. Se seu oponente fizer uma boa objeção, admita-o (e desfrute este novo ponto-de-vista).
  6. Não interrompa. Trate os outros da forma que gostaria de ser tratado. A longo prazo, isto lhe poupará tempo.
  7. Não provoque seu oponente, cutucando suas “feridas”.
  8. Demonstre e não grite. Mantenha a discussão no plano intelectual. Não force sua opinião através de gritos.
  9. Dê o exemplo. Não espere que seu oponente siga estas regras. Ensine-o com seu exemplo.
  10. Encerre resumindo o que você tem em comum com seu oponente, o que será um bom começo para a próxima vez.

riototal

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0

[video=youtube_share;jqezHCQKWZ8]http://youtu.be/jqezHCQKWZ8[/video]

Desiderata,uma lição de vida na voz inconfundivél de Rui de Carvalho.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pare e pense um pouco!!

d057f6032334bb0e140974874bb70e3888ad603d.jpg
[/URL]

Urge reflectir sobre este tema, para além de falta de comportamentos sociais e de sensibilização, de cimeira em cimeira os os ditos "Poderosos" nada fazem para acabar com este flagelo.

Até quando?

Abraço

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Decisão

DECISÃO

feliz049-arvores.jpg

Fraco é aquele que fraco se imagina,
Olha ao alto o que ao alto se destina.

A confiança em si mesmo é a trajetória
Que leva aos altos cimos da vitória.

Nem sempre o que mais corre a meta alcança.
Nem mais longe o mais forte o disco lança.

Mas o que, certo em si, vai firme e em frente,
Com a decisão firmada em sua frente!

riototal

Última edição:

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Desafios crescentes

DESAFIOS CRESCENTES

feliz100-cachoeira.jpg

Não importa o tamanho dos grandes desafios que você já conquistou em sua vida, não importa a riqueza que já acumulou, não importa o poder e o respeito que já atingiu, haverá sempre um novo desafio em sua frente.

Na verdade, quanto mais alto você sobe, maiores ficarão os desafios.

Junto aos desafios você sempre irá encontrar as oportunidades. E para vencê-los sempre haverá necessidade de vigor, coragem, força e perseverança.

Quem pensa que encontrará a felicidade quando ficar livre dos desafios, ficará decepcionado por que este dia jamais chegará.

E para aqueles que esperam por melhores dias para começar a agir, estão perdendo valiosos anos de sua preciosa vida.

Feliz é a pessoa que tem capacidade para vencer os desafios que encontra.Então encontre os seus desafios e aja rapidamente e com competência para vencê-los.

Trabalhe seriamente sobre eles e se sentirá vivo e feliz. Sucesso não vem da ausência de desafios, mas da sempre ampliada capacidade para vencê-los e beneficiar-se deles.

Os desafios são crescentes, mas você é capaz. Enfrente-os e seja feliz...

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Descoberta de um mundo novo

Helga Szmuk
DESCOBERTA DE UM MUNDO NOVO

Há um ano sofri um descolamento de retina, fui operada, perdi a visão de um olho e fiquei com o outro deficiente. Como moro sozinha, comprei um computador e, com a ajuda de amigos, consegui entrar na Internet.

Fiquei muito feliz porque, com isso, posso me comunicar com meu filho, que mora nos Estados Unidos e fazer outras coisas: desenvolver minha paixão, a astronomia, assistir ao pouso do Pathfinder em Marte, ao conserto do telescópio Hubble, tudo em tempo real.

Também descobri o chat, onde encontrei uma pessoa que me disse ser deficiente físico, o que fez com que nos aproximássemos bastante. Depois de algum tempo ele me visitou e me propus a dar aulas de inglês a ele e seus colegas. Em muito pouco tempo, mais que alunos, tornaram-se meus amigos.

Ontem fui assistir à defesa de sua tese de doutoramento e fui apresentada como membro de sua família.

A Internet mudou minha vida. Ao invés de ficar trancada em casa chorando, descobri um mundo novo. E acho que tenho muita coisa a aprender ainda. Esqueci de lhe dizer: fiz 75 anos na semana passada o que me faz acreditar ser o membro mais idoso da "Família Mandic" .

Helga Szmuk é astrônoma.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Deus...

Deus...

feliz127-ceu.jpg

Passei tanto tempo Te procurando,
não sabia onde estavas,
E pensava comigo mesmo, será que Tu existes?
Não me contentava na busca e prosseguia.
Tentava Te encontrar nas religiões e nos templos
Tu também não estavas.
Te busquei através dos sacerdotes e pastores,
também não Te encontrei.

Senti-me só, vazio, desesperado e descri.
E na descrença Te ofendi,
e na ofensa tropecei,
e no tropeço, cai,
e na queda senti-me fraco.
Fraco procurei socorro,
no socorro encontrei amigos,
nos amigos encontrei carinho,
no carinho eu vi nascer o amor.

Com amor eu vi um mundo novo,
e no mundo novo resolvi viver.
O que recebi, resolvi doar.
Doando alguma coisa, muito recebi.
E em recebendo senti-me feliz.
E ao ser feliz, encontrei a paz.
E tendo paz foi que enxerguei
que dentro de mim é que Tu estavas.
E sem procurar-Te,
foi que Te encontrei.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Deus cria a mãe

Deus cria a mãe

monet_camille_monet_and_child.jpg

Deus chamou o seu anjo mais querido e lhe apresentou o modelo de mãe. O anjo não gostou do que viu:

- O Senhor tem trabalhado tantas horas extras que já nem sabe mais o que está fazendo. – disse o anjo.

Olhe só! Beijo especial que cura qualquer doença, seis pares de mãos para cozinhar, lavar, passar, acariciar, segurar, limpar: isso não vai dar certo!

O problema não são as mãos. – respondeu Deus.

São os três pares de olhos que precisei colocar: Um que permita ver seu filho através de portas fechadas e protegê-lo de janelas abertas. Outro para mostrar severidade na hora de dar uma educação sólida. E o terceiro para ficar constantemente demonstrando amor, ternura, carinho, apesar de todo trabalho que ela terá!

O anjo examinou o modelo de mãe com mais cuidado:

- E isso aqui, o que é?

- Um dispositivo de auto-cura. Ela não terá tempo de ficar doente vai ter que cuidar dos filhos, do marido, da casa.

- Acho melhor o Senhor descansar um pouco. – disse o anjo.

E voltar para o modelo normal, com dois braços, um par de olhos, etc.

Deus deu razão ao anjo. Depois de descansar, transformou a mãe numa mulher normal. Mas alertou ao anjo:

- Precisei colocar nela uma vontade tão grande, que se sentirá com seis braços, três pares de olhos, sistema de auto-cura; ou não será capaz de dar conta da tarefa.

O anjo examinou-a de perto. Desta vez, em sua opinião, Deus tinha acertado. De repente, notou uma falha:

- Ela está vazando. Acho que o Senhor, de novo, colocou muita coisa neste modelo.

- Não é vazamento. Chama-se lágrima.

- Serve para quê?

- Para demonstrar alegria, tristeza, desapontamento, dor, orgulho, entusiasmo.

- O Senhor é um gênio – disse o anjo. – Era justamente o que estava faltando para o modelo ficar completo.

Deus, com ar sombrio, respondeu:

- Não fui eu quem colocou. Quando eu juntei as peças, a lágrima apareceu.

Mesmo assim o anjo deu parabéns ao Todo-Poderoso e as mães foram criadas.

a-angel.gif

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Deus e o Homem

Deus e o Homem

feliz096-sol.jpg

Pedi a Deus força para alcançar o sucesso.
E Ele me tornou fraco para que, com humildade, eu aprendesse a obedecer.

Pedi saúde para realizar grandes coisas.
E Ele me deu a doença para que eu fizesse melhor as coisas.

Pedi riqueza para que pudesse ser feliz.
E Ele me deu a pobreza para que me tornasse sábio.

Pedi poder para gozar o apreço dos homens.
E Ele me deu a fraqueza, a fim de que sentisse a necessidade da Providência.

Pedi ao Senhor um companheiro para não viver só.
E Ele me deu um coração para que pudesse amar todos os homens, meus irmãos.

Pedi todas as coisas que pudessem alegrar a minha vida.
E Dele recebi a própria VIDA, a fim de que pudesse alegrar-me com todas as coisas que me cercam.

Nada tive do que pedi, mas tive tudo o que esperava. A despeito de mim mesmo, minhas preces foram ouvidas e eu sou, entre todos os homens, aquele que foi plenamente atendido.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Deus espera por você

Deus espera por você

feliz118-espera.jpg

Oi,

Como você acordou esta manhã? Eu o vi e fiquei esperando que viesse falar comigo, mesmo que fosse apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre alguma coisa ou mesmo me agradecendo por algo bom que aconteceu em sua vida ontem.

Mas eu notei que estava muito ocupado tentando encontrar uma roupa que ficasse boa para ir para o trabalho. Então, eu esperei outra vez. Quando você correu pela casa de um lado pro outro já pronto, eu sabia... porque eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você parar e dizer alô, mas você estava realmente muito ocupado. Mas, por um momento percebeu que tinha que esperar 15 minutos e gastou este tempo apenas sentado em uma cadeira fazendo nada, estava apenas sentado.

Então, vi você se mexer rapidamente olhando para os seus pés que se movimentavam e pensei que queria falar comigo, mas você correu para o telefone e ligou para um amigo para contar as últimas novidades.

Eu o vi quando foi para o trabalho e esperei pacientemente o dia inteiro. Com todas as suas atividades, eu achei que estaria realmente muito ocupado para dizer-me alguma coisa. Eu notei que, antes do almoço, olhou ao seu redor, talvez tenha se sentido sem jeito ou com vergonha de falar comigo; isto é, porque você não inclinou sua cabeça. Você procurou observar 3 ou 4 mesas e notou alguns de seus amigos falando comigo brevemente antes de começarem a comer, mas você não falou comigo. Tudo bem! Ainda existe mais tempo que sobrará hoje e tenho esperança que você irá falar comigo.

Mas você foi para casa e parecia que tinha muitas e muitas coisas para fazer ainda hoje. Depois de ter terminado algumas delas, você ligou a televisão. Eu não sei se gosta ou não de ver televisão, mas apenas por estar lá assistindo, gastou muito do seu tempo, quase todo o seu tempo em frente da TV, não pensando em nada mais, apenas curtindo o programa. Eu esperei pacientemente outra vez e também enquanto comia a sua comida, mas mais uma vez você não falou comigo!

Hora de ir para cama, hora de dormir... Eu acho que você deve estar muito cansado. Depois você disse boa noite para a sua família, pulou na cama, caiu no sono e dormiu rapidamente. Tudo bem, ok, porque talvez não saiba que eu sempre estou lá com você, sempre do seu lado para ouvi-lo.

Eu tenho muita paciência, muito mais do que você possa imaginar. Eu mesmo quero lhe ensinar como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom. Eu o amo tanto que espero todos os dias por um sinal seu, um simples inclinar de cabeça, uma oração, um pensamento ou um agradecimento por parte de seu coração. Sabe, é muito difícil em uma conversa só existir um lado, só um conversar.

Bom, você vai se levantar outra vez para um novo dia e, mais uma vez e mais outra vez e outra vez e serão muitas vezes ainda que eu estarei lá, talvez esperando por nada, mas com muito amor para você, esperando que hoje possa me dar alguma atenção, um pouco de seu tempo.

Tenha um bom dia!
Seu sempre amigo,
Deus.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Dimensão espiritual

Dimensão espiritual

feliz123-flor.jpg

Toda pessoa escuta uma voz, uma mensagem
que vem do universo, da natureza circundante,
da vida que leva junto com outros
na família e no trabalho.

Muitas vezes formula a pergunta:
"O que se esconde atrás das estrelas?
O que essa voz das coisas me quer dizer?"

Em nossos escritórios e nos nossos gabinetes de trabalho podemos ser cínicos,
podemos acreditar ou
desacreditar de qualquer coisa.

Mas não podemos desprezar a aurora que vem,
não podemos desfazer o olhar inocente de uma criança,
não podemos contemplar com indiferença a profundidade do céu estrelado
sem cair no silêncio e na profunda reverência,
nos perguntando o que se esconde atrás das estrelas,
qual é o caminho da minha vida,
o que posso esperar depois dela?

São perguntas que o ser humano sempre se coloca
e, ao colocá-las, revela sua espiritualidade.

Quando nos abrimos para acolher essas mensagens,
para orientar nossa vida num sentido que produza leveza,
irradiação, humanidade, responsabilidade,
aí deixamos aflorar a nossa dimensão espiritual.

riototal

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Diretrizes para o ser humano

Diretrizes para o ser humano

feliz078-nenem.jpg

Você receberá um corpo físico. Você pode amá-lo ou detestá-lo, mas ele será seu ao longo de toda a sua existência.

Você receberá lições. Você estará matriculado na escola da vida em período integral.

Você terá oportunidades para aprender a cada dia que passa. Você poderá usar estas oportunidades ou deixá-las passar simplesmente. Não há erros, apenas lições.

O crescimento é resultado de um processo de tentativa e erro: uma experimentação. Os experimentos fracassados são tão parte do processo quanto os experimentos que funcionam.

Uma lição se repetirá até que tenha sido aprendida. Esta lição será apresentada a você sob várias formas até que você a tenha aprendido. Quando conseguir isso, poderá então passar para a próxima lição.

Aprender lições é um processo interminável. Não há nenhum evento na vida que não contenha uma lição. Se você está vivo, sempre haverá uma lição para aprender.

Lá não é melhor que aqui. Quando o seu lá se transformar em aqui, você apenas estará obtendo outro lá que, mais uma vez, parecerá melhor que aqui.

Os outros são apenas espelhos da sua própria imagem. Você não pode amar ou detestar alguma coisa em outra pessoa sem que isso reflita alguma coisa que você ama ou detesta em si mesmo.

É você quem escolhe o que quer fazer da sua vida. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que faz com eles, é problema seu. A escolha é sua.

As respostas às questões da vida estão dentro de você. Tudo que você tem a fazer é prestar atenção, ouvir e confiar...

riototal