helldanger1
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Usando componentes
Muitos componentes visuais são fornecidos prontos no Componente palette do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Selecionamos o componente na pallete e o arrastamos para o form, a fim de desenharmos a interface da aplicação. Somente os componente visuais podem ter posição, tamanho e outras propriedades ajustadas no form.
Os Componentes do C++Builder são agrupados em diferentes páginas do Componente pallete de acordo com suas funcionalidades. Por exemplo, componentes usualmente usados para criar menus, edit boxes ou buttons estão localizados na página Standard do Component palette. Controles úteis como timer, paint box, media player, e OLE container estão na página System.
Num primeiro momento, os componentes C++Builder parecem exatamente como qualquer outra classe C++. Mas há diferenças entre componentes C++Builder e as hierarquias de classe standard C++ que a maioria dos programadores C++ trabalha. Algumas dessas diferenças são:
Todos os componentes C++Builder descendem de Tcomponent.
Componentes são freqüentemente usados tal como são, e muitas vezes servem de “classes base” para subclasses quando têm suas funcionalidades alteradas através de sua propriedades. Quando um componente é herdado, ele freqüentemente adiciona um código específico em um evento existente ou função-membro.
Componentes VCL somente podem ser alocados no heap, mas não na stack (isto é, eles precisam ser criados com o operador new).
Propriedades intrínsecas dos componentes possuem informações típicas em tempo de execução.
Componentes podem ser adicionados ao Componente palette do C++Builder e manipulados no form.
Componentes freqüentemente alcançam (executam) um melhor grau de encapsulamento que são usualmente encontrados nas classes standard C++. Por exemplo, considere o uso de um diálogo contendo um botão de pressão. Num programa C++ Windows, quando o usuário clicar o botão, o sistema gera uma mensagem WM_LBUTTONDOWN. O programa deve capturar esta mensagem (tipicamente uma instrução, uma mensagem, ou uma resposta) e enviá-la para a rotina que deve executar a resposta à mensagem.
A maioria das mensagens Windows são cuidadas pelos componentes C++Builder. Quando desejamos uma resposta para uma mensagem Windows, só precisamos providenciar um evento handler.
Muitos componentes visuais são fornecidos prontos no Componente palette do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Selecionamos o componente na pallete e o arrastamos para o form, a fim de desenharmos a interface da aplicação. Somente os componente visuais podem ter posição, tamanho e outras propriedades ajustadas no form.
Os Componentes do C++Builder são agrupados em diferentes páginas do Componente pallete de acordo com suas funcionalidades. Por exemplo, componentes usualmente usados para criar menus, edit boxes ou buttons estão localizados na página Standard do Component palette. Controles úteis como timer, paint box, media player, e OLE container estão na página System.
Num primeiro momento, os componentes C++Builder parecem exatamente como qualquer outra classe C++. Mas há diferenças entre componentes C++Builder e as hierarquias de classe standard C++ que a maioria dos programadores C++ trabalha. Algumas dessas diferenças são:
Todos os componentes C++Builder descendem de Tcomponent.
Componentes são freqüentemente usados tal como são, e muitas vezes servem de “classes base” para subclasses quando têm suas funcionalidades alteradas através de sua propriedades. Quando um componente é herdado, ele freqüentemente adiciona um código específico em um evento existente ou função-membro.
Componentes VCL somente podem ser alocados no heap, mas não na stack (isto é, eles precisam ser criados com o operador new).
Propriedades intrínsecas dos componentes possuem informações típicas em tempo de execução.
Componentes podem ser adicionados ao Componente palette do C++Builder e manipulados no form.
Componentes freqüentemente alcançam (executam) um melhor grau de encapsulamento que são usualmente encontrados nas classes standard C++. Por exemplo, considere o uso de um diálogo contendo um botão de pressão. Num programa C++ Windows, quando o usuário clicar o botão, o sistema gera uma mensagem WM_LBUTTONDOWN. O programa deve capturar esta mensagem (tipicamente uma instrução, uma mensagem, ou uma resposta) e enviá-la para a rotina que deve executar a resposta à mensagem.
A maioria das mensagens Windows são cuidadas pelos componentes C++Builder. Quando desejamos uma resposta para uma mensagem Windows, só precisamos providenciar um evento handler.