- Entrou
- Ago 4, 2007
- Gostos Recebidos
- 1,249
Uma professora de jardim-de-infância começou a partilhar vídeos sobre as mensagens deixadas por crianças e rapidamente muitos destes episódios tornaram-se virais.
Laurel Bates instalou um "telefone de fofocas" na sala de aula para que as crianças pudessem expressar sobre o que se estava a passar. Ela explicou às crianças que se quisessem partilhar algo podiam contar ao telefone, e, segundo explicou, citada pela revista People, o objetivo era ensinar acerca do que é uma fofoca e a denúncia.
"Pensei que ao usar um telefone ia dar às crianças uma forma de saberem que estão a ser ouvidas, enquanto também poderia trabalhar individualmente com cada questão com que as crianças se estavam a deparar", referiu.
O que ela não esperava é que os seus alunos aderissem tanto: "Eles ficaram todos muito entusiasmados. O que foi muito engraçado é que nenhum deles tinha visto um telefone destes. Tive de lhes explicar como agarrar nele e como deveriam falar."
A informação foi partilhada com a sua mãe - também uma professora -, que a encorajou a partilhar os conteúdos no TikTok, onde Laurel Bates já criava conteúdo há um ano.
Bates começou então a partilhar as mensagens e, na noite seguinte, foi surpreendida: "Quando cheguei ao TikTok, fiquei chocada ao ver que tinha mais de um milhão de visualizações. Acho que agora [o primeiro vídeo] tem cerca de seis milhões de visualizações."
Desde aí, Bates continuou a partilhar os episódios, sem identificar as crianças visualmente, usando os nomes. A People questionou-a acerca da sua fofoca preferida, questão à qual a professora teve dificuldades em responder. "É difícil. Adoro aquelas que parecem insignificantes para os adultos, porque elas são muito importantes para as crianças", confessou.
"Houve um deles que disse: 'Alguém tem duas borrachas no estojo' e eu ri muito porque quem falou estava a falar muito a sério e dava para perceber que ela realmente achava que eu precisava de saber isso", recordou.
O telefone foi instalado há apenas algumas semanas, mas a professora diz que as reações têm sido muito positivas: tanto da parte dos miúdos como dos pais. "O telefone ajudou muito na sala de aula. Além de proporcionar aos alunos uma forma de se expressarem, melhorarem as suas capacidades de comunicação e aumentar sua autoconfiança, também me deu mais liberdade para trabalhar individualmente com os alunos, com o mínimo de interrupções."
Quanto à partilha dos vídeos, que se têm tornado virais, Bates diz que tem por objetivo mostrar que ensinar pode também ser divertido. "Ultimamente, tem havido muita negatividade em relação aos desafios de estar numa sala de aula todos os dias. Embora eu saiba em primeira mão quão difícil isso pode ser, no final das contas, estas crianças trazem muita alegria para a minha vida, e eu queria partilhar. essa alegria com os outros!"
IN:NM