Portal Chamar Táxi

Portugal deverá construir uma central nuclear?

Portugal deverá construir uma central nuclear?

• Total de eleitores
    0

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
19
Portugal deverá construir uma central nuclear? :right:

Eu creio que sim. Seria o fim da compra de energia à espanha :espi28:

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Penso que sim, logo que seja seguro, uma vez que é uma energia alternativa e deixar-se de depender a 100 % dos arabes e americanos ! Mas sou contra se for para engordar mais algum administrador. Mas bom mesmo seria no investimento em energia alternativas como a electricidade.
Abraços.

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião não, até porque os custos a longo prazo superam em muito os beneficios daí resultantes, e acho que só se deveria pensar nete tipo de solução, após esgotarmos todas as outra hipótese, tipo eólicas, etc.

TRIK

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2007
Gostos Recebidos
0
penso que sim é uma mais valia

Opium®

GF Ouro
Entrou
Nov 21, 2007
Gostos Recebidos
0
Votei sim se surgisse novamente a hipotese de serem alguns privados a construirem e a suportarem o investimento.:espi28:

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Gostos Recebidos
0
votei sim, pois assim pelo menos teriamos uma certa autonomia energética, e evitaria-mos importações de energia dos nuestros hermanos! :espi28:

xato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Votei sim mas não acredito que no nosso país se construa algo assim.
Até as barragens tem adversários, tipo os calhaus não sabem nadar.
Se o nuclear é tão perigoso porque é que todos os países evoluídos têm várias?
Há, já sei. Lá não existe a kuer-kus...

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Gostos Recebidos
0
amigo xato mas nao te esqueças que se houver algum problema será muito prejudicial a nivel ambiental....

teix

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
penso que sim, é uma mais valia para o nosso pais.

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
penso k sim desde que nao se desleixem e k facam as coisas como deve ser nao deve haver problema

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Só depois de esgotadas todas as alternativas e não pensem só na construção mas tambem no lixo produzido aonde o colocar:shy_4_02:

ViT@B

GF Prata
Entrou
Jul 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Sim,SIM!...para além de resolvermos 90% dos nossos problemas energéticos, não aumentaremos o perigo!!!...Pois os nuestros hermanos têm-nas a beirinha das nossas fronteiras, por isso em caso de azar não vejo nenhuma diferença entre junto a fronteira ou noutro ponto deste rectangulo!...o efeito será o mesmo!Nós é que ainda continuamos "os bonsinhos" que gostam de ser "comidos"!!!...
Abr.

Colgate

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas
Eu voto não, pelas as seguintes razões se acontecesse um acidente nuclear, não erámos só nós a sofrer as consequências, já se esqueçeram de Chernobyl? As pessoas que ficaram expostas as radiações tem doenças, se tiverem filhos veem deficientes, e segue-se assim sucessivamente pois tem mutações geneticas irreversiveis, quem combateu as radiações em Chernobyl foram jovens que na altura tinham 20 e poucos anos, hoje já com 40 e poucos tem vários problemas, principalmente cancro da tiróide, sofrem de problemas respiratórios e não só, e o governo esta a "lixar-se" para eles, que trabalharam para ajudar a limpar o material mais perigoso que estava ao pé do reactor, e receberam 100 doláres, mesmo com fatos protectores as mãos dos trabalhadores começaram a ficar dormentes,apesar de estarem a fazer turnos de 40 segundos de modo a não receberem tanta radiação(tentaram máquinas robotizadas mas estas cederam, devido a radiação) ,mas já estavam a ser infectados, hoje em dia tem grandes problemas,a cada ano que passa surgem mais problemas de saúde, falando a nivéis ambientais, todo o solo circundante apartir do reactor está contaminado, os anos vão passando e a radiação vai infiltrando-se cada vez mais no solo, todas as espécies que lá viviam sofreram mutações genéticas tal como aconteceu com quem vivia perto de Chernobyl, ainda hoje, existem cidades circundantes a Chernobyl desabitadas, lembro-me de ter visto um vídeo onde havia uma escola, e ainda havia livros daquela altura(1986), nenhuma dessas cidades vai poder ser habitada durante os próximos anos, houve países vizinhos que ficaram infectados também, apesar de todos os esforços dos soviéticos, tentaram sempre esconder o sucedido, e passadas várias horas é que informaram a população e o mundo do acidente, que já tinham estado expostas a radiação à horas, já não havia hipotese, tantas horas a apanhar tal radiação é mortal, claro que só depois de certo tempo começaram a sentir o efeito da radiação, tudo isto é mau, a nivéis ambientais económicos e sociais, gostava de dizer uma coisa interessante, sabiam que ao perto do reactor existe pessoas a trabalhar? e que existe trabalhadores sempre a inspecionar o sarcófago que está a tapar a radiação mais mortal(foi essa que os jovens faziam turnos de 40 segundos) de modo a que não se expanda, e não trabalham só fora do sarcófago, trabalham lá dentro com radiações mais do que o normal, eu dizia mas que louco iria para lá trabalhar, mas se não fossem eles, o sarcófago tinha cedido, estamos em 2008, aconteceu em 1986 e sarcófago foi finalizado em 1987, ou seja tem 21 anos aquele sarcófago que foi construido em poucos meses, todos esses trabalhadores que combateram a radiação estão com problemas de saúde. há que salientar uma questão, podem visitar Chernobyl, a área circundante é vigiada por militares, e só com autorização é que conseguem lá ir, mas com um membro do governo conseguem visitar, ele garante a vossa segurança, além disso só faz mal a radiação se estiverem expostos durante tempo demasiado. Para finalizar existem algumas notícias do governo Ucrânia que surgiram em 2002 a dizer que o nível de radiação continua a aumentar, que a incidência em crianças com o cancro da tiróide é mil vezes mais alta do que antes do acidente nuclear, o material radiactivo mais perigoso está dentro do sarcofago não despareceu, esta todo lá, e isso pode agravar a situação. O acidente inutilizou uma área equivalente a um Portugal e meio, cerca de 140.000 quilômetros quadrados.A ONU estima que cerca de seis milhões de pessoas ainda vivam em áreas contaminadas.Agora imaginem isto em Portugal.
Cumps

Última edição:

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Gostos Recebidos
0
O problema aqui é o lixo causado pela central! nao se sabe o quão prejudicial pode ser para a saude das pessoas!!!

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
67
Votei sim pelo facto de que indirectamente já temos centrais nucleares em Portugal (centrais nucleares espanholas pertissimo da fronteira) e não estamos a tirar proveito nenhum disso.
E depois porque para um pais industrializado como Portugal nunca as energias alternativas vão conseguir produzir para a procura.
De relembrar que actualmente Portugal importa cerca de 80% da energia consumida e só com a construção de cerca de 4/5 centrais nucleares Portugal não dependeria mais de energia exterior.

Mitchel

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
Eu voto não, pelas as seguintes razões se acontecesse um acidente nuclear, não erámos só nós a sofrer as consequências, já se esqueçeram de Chernobyl? As pessoas que ficaram expostas as radiações tem doenças, se tiverem filhos veem deficientes, e segue-se assim sucessivamente pois tem mutações geneticas irreversiveis, quem combateu as radiações em Chernobyl foram jovens que na altura tinham 20 e poucos anos, hoje já com 40 e poucos tem vários problemas, principalmente cancro da tiróide, sofrem de problemas respiratórios e não só, e o governo esta a "lixar-se" para eles, que trabalharam para ajudar a limpar o material mais perigoso que estava ao pé do reactor, e receberam 100 doláres, mesmo com fatos protectores as mãos dos trabalhadores começaram a ficar dormentes,apesar de estarem a fazer turnos de 40 segundos de modo a não receberem tanta radiação(tentaram máquinas robotizadas mas estas cederam, devido a radiação) ,mas já estavam a ser infectados, hoje em dia tem grandes problemas,a cada ano que passa surgem mais problemas de saúde, falando a nivéis ambientais, todo o solo circundante apartir do reactor está contaminado, os anos vão passando e a radiação vai infiltrando-se cada vez mais no solo, todas as espécies que lá viviam sofreram mutações genéticas tal como aconteceu com quem vivia perto de Chernobyl, ainda hoje, existem cidades circundantes a Chernobyl desabitadas, lembro-me de ter visto um vídeo onde havia uma escola, e ainda havia livros daquela altura(1986), nenhuma dessas cidades vai poder ser habitada durante os próximos anos, houve países vizinhos que ficaram infectados também, apesar de todos os esforços dos soviéticos, tentaram sempre esconder o sucedido, e passadas várias horas é que informaram a população e o mundo do acidente, que já tinham estado expostas a radiação à horas, já não havia hipotese, tantas horas a apanhar tal radiação é mortal, claro que só depois de certo tempo começaram a sentir o efeito da radiação, tudo isto é mau, a nivéis ambientais económicos e sociais, gostava de dizer uma coisa interessante, sabiam que ao perto do reactor existe pessoas a trabalhar? e que existe trabalhadores sempre a inspecionar o sarcófago que está a tapar a radiação mais mortal(foi essa que os jovens faziam turnos de 40 segundos) de modo a que não se expanda, e não trabalham só fora do sarcófago, trabalham lá dentro com radiações mais do que o normal, eu dizia mas que louco iria para lá trabalhar, mas se não fossem eles, o sarcófago tinha cedido, estamos em 2008, aconteceu em 1986 e sarcófago foi finalizado em 1987, ou seja tem 21 anos aquele sarcófago que foi construido em poucos meses, todos esses trabalhadores que combateram a radiação estão com problemas de saúde. há que salientar uma questão, podem visitar Chernobyl, a área circundante é vigiada por militares, e só com autorização é que conseguem lá ir, mas com um membro do governo conseguem visitar, ele garante a vossa segurança, além disso só faz mal a radiação se estiverem expostos durante tempo demasiado. Para finalizar existem algumas notícias do governo Ucrânia que surgiram em 2002 a dizer que o nível de radiação continua a aumentar, que a incidência em crianças com o cancro da tiróide é mil vezes mais alta do que antes do acidente nuclear, o material radiactivo mais perigoso está dentro do sarcofago não despareceu, esta todo lá, e isso pode agravar a situação. O acidente inutilizou uma área equivalente a um Portugal e meio, cerca de 140.000 quilômetros quadrados.A ONU estima que cerca de seis milhões de pessoas ainda vivam em áreas contaminadas.Agora imaginem isto em Portugal.
Cumps

Também votei nao.

Como o amigo Colgate disse: nao s esquesam do desatre de Chernobyl, eis uma foto das areas afectadas

Chernobyl4a.GIF

Imaginem um desastre destes em Portugal, estaria tudo contaminado incluindo Espanha. o Mesmo acontece com as centrais nucleares espanholas, se acontecesse algo, Portugal seria afectado.

beemer

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Votei não, acho que este tipo de energia deveria ser o último a ser ponderado, tentar usar todos os outros primeiro, quando os outros já não resultarem aí talvez uzar este

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
19
Olá amigos,

já li as vossas opinioes e concordo com todas :espi28:

Mas é de relembrar que as catastrofes que pode acontecer cá, pode acontecer nas espanholas. qual a diferença? :shy_4_02:

E tambem, com nossas centrais deixariamos de comprar energia, o que faria com que tivessemos menos gastos :right:

Esta é a minha opiniao :espi28:

Espero por mais vossas :right:

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Gostos Recebidos
1
Concordo com as palavras do amigo beemer! Acho que antes de explorar energia nuclear, Portugal deve aproveitar os recursos naturais que tem, utilizando deste modo, energias alternativas "limpas". Até porque acho que há potenciais recursos naturais que não têm sido muito explorados.

Já agora amigos, dêem um saltinho na secção ecologia/ambiente -> energias alternativas!!:right:

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Gostos Recebidos
2
eu votei não; não pelo perigo que pode causar porque apesar de não as termos; mas temo-las nas nossas fronteiras, desastres pode acontecer em qualquer lado, mas nós portugueses apesar de não termos experiência, nós em tudo que nos metemos somos mesmo bons.
agora acho que um país que tem sol, água, vento, mato, sei lá que mais; todo o ano:right:, não devia precisar de nenhuma central nuclear

Última edição:

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
19
eu votei não; não pelo perigo que pode causar porque apesar de não as termos; mas temo-las nas nossas fronteiras, desastres pode acontecer em qualquer lado, mas nós portugueses apesar de não termos experiência, nós em tudo que nos metemos somos mesmo bons.
agora acho que um país que tem sol, água, vento, mato, sei lá que mais; todo o ano:right:, não devia precisar de nenhuma central nuclear

ola amigo, concordo com a tua ideia.

mas deixa me relembrar te, que para usar o vento é necessário uma grande quantidade de terreno para colocar as ventoinhas para gerar energia em boa quantidade.
Em relação à água, não nos podemos esquecer que em certas barragens a água diminui devido aos espanhois porque fecham as deles :espi28:

Respondendo a amiga xicca em relação as energias alternativas, não te esqueças da quantidade de energia que portugal precisa. E vê quanta energia estamos a comprar aos espanhois :shy_4_02:

crazy_frango

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
deixemos de ser ipócritas não a queremos no nosso quontal mas pode estar no quintal do vizinho encostado au nosso muro :Espi37:
qual a diferensa pagarmos bem pago por continuarmoa a ser uns burros ????????

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
eu penso q sim

podem se poupar milhoes em electricidade

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Gostos Recebidos
1
deixemos de ser ipócritas não a queremos no nosso quontal mas pode estar no quintal do vizinho encostado au nosso muro :Espi37:
qual a diferensa pagarmos bem pago por continuarmoa a ser uns burros ????????

Bem, isto é uma questão de opinião, claro! Como tal, não gosto desta resposta!! É uma questão de ponto de vista crazy-frango! Não digas que "somos uns burros" apenas porque a tua ideia não vai avante, certo?

E sim amigo edu_fmc, tens razão naquilo que dizes, Portugal precisa de muita energia. Apenas acho que antes de se ponderar uma nova fonte de energia deve ser feita a exploração devida das energias alternativas "limpas" que o país tem. Deve-se medir os pós e os contras deste tipo de energia. Ora na frase que dizes "as catastrofes que pode acontecer cá, pode acontecer nas espanholas. qual a diferença? ". A questão, e se não acontecer lá, mas acontecer em Portugal? Em termos ambientalistas e de saúde sabemos bem que não é uma fonte de energia segura. Coloquemos a questão agora de outro modo! Se não houver outra alternativa...

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
19
Em relação a resposta do crazy_frango, não gostei. Porque aqui estamos a dar opinioes e a debater. E não há ninguem burro :right:

Em relação a ti xicca, tens razão no que dizes. Mas visto que França e Espanha estao cheias de Centrais Nucleares, porque nao construimos nós 2 ou 3 e acabavamos com os nossos problemas de energia?
As "limpas" não produzem tanta energia como necessitada :right: