- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,022
- Gostos Recebidos
- 1,165
As suas plantas também podem estar a passar por uma depressão sazonal, tal como pode acontecer consigo. Não no sentido literal, mas sabemos que algumas culturas se dão mal e chegam a murchar com as temperaturas mais frias. Bem como acontece o contrário.
Depois de investir durante uma longa temporada na saúde das suas plantas, não tem de deitar tudo a perder agora.
A geada pode ser um verdadeiro pesadelo para um jardineiro, mas não precisa de se conformar com a ideia de que algumas plantas não sobrevivem a esta estação.
Há alguns produtos para criar resistência nas raízes e nas folhas das plantas, mas para já não precisa de fazer esse investimento.
Um grupo de jardineiros revelou ao Homes and Gardens que existe um truque simples (e sem custos) que pode ajudar as suas plantas a sobreviverem aos dias frios – independentemente de estarem no jardim ou em casa.
Se o frio é o problema, rapidamente estes especialistas peceberam que a solução mais prática poderia passar por encontrar uma forma de armazenar e conservar calor e eis que chegaram a esta conclusão: aproximar os vasos uns dos outros.
Apesar de parecer simples e pouco eficaz, Brandon McCormick, designer paisagístico especializado em plantas, explica que ao aproximar os vasos uns dos outros está a criar um "microclima natural que retém o calor e protege as raízes delicadas das plantas".
"Quando os vasos são agrupados próximos uns dos outros, o ar entre eles fica ligeiramente mais quente e estável, reduzindo as diferenças de temperatura que stressam as raízes das plantas", descreve.
Desta forma, agrupar os vasos pode ajudar a reter o calor e a proteger as plantas, como "uma barreira natural contra o frio".
Se a esta dica aliar outros métodos de jardinagem, os especialistas garantem que reduzirá bastante o risco de perder as plantas devido à geada ou a outras condições atmosféricas.
Além de agrupar as espécies, também pode "criar conjuntos em áreas protegidas" e movê-las consoante as necessidade, por exemplo para proteger da inclinação do vento ou das chuvas fortes.
Vasos mais pequenos poderão ser "mantidos numa estufa não aquecida, num canteiro frio, numa varanda ou jardim. Enquanto os maiores podem beneficiar do calor e de proteções naturais proporcionadas, por exemplo, por edifícios.
A especialista em jardinagem, Lydia Beaumont, sugere mais concretamente que "agrupe os vasos em locais abrigados, por exemplo junto à parede de casa", o que poderá mantê-los protegidos do vento e ajuda a que recebam calor residual, especialmente se estiverem perto de sua casa".
Para um método ainda mais eficiente, os especialistas sugerem que coloque as plantas menos resistentes e mais vulneráveis no meio, para que possam "beneficiar ao máximo do isolamento fornecido pelos vasos externos mais resistentes", remata o especialista.
IN:NM
