- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,103
- Gostos Recebidos
- 1,166
A Polícia Judiciária (PJ) recuperou as cerca de 400 peças, na sua maioria em ouro, oferecidas ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, distrito de Évora, que se encontravam desaparecidas desde agosto de 2009, ou seja, há mais de 16 anos.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a força de segurança não revela onde estavam as peças, como e quando foram recuperadas nem se há suspeitos detidos.
Os inspetores indicam apenas que os artigos recuperados foram entregues "pela PJ e pelo Ministério Público ao Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho", na segunda-feira, 10 de novembro.
Conta ainda a PJ na mesma nota que, apesar de terem desaparecido em 2009, a participação do desaparecimento dos artigos em questão só foi efetuada à PJ cerca de 11 anos depois, em junho de 2020, pela Arquidiocese de Évora.
Os artigos desaparecidos (e agora encontrados) fazem parte de um "conjunto de ofertas feitas pelos fiéis que peregrinam ao Santuário". Entre as peças, consideradas um "tesouro" por corresponder às oferendas entregues, ao longo dos anos, no Santuário, destinadas à veneranda imagem de Nossa Senhora de Aires, estavam dois resplendores, um em prata e outro em ouro, ambos com pedras preciosas e de alto valor histórico e patrimonial.
IN:NM
