Bom dia a todos.
Já não vinha a este forum à algum tempo, mas espero que não levem a mal eu deixar o meu contributo sobre o tema method feeder.
Como já foi dito, este tipo de pesca baseia-se na utilização de uma mola/feeder/gaiola, em lugar da tradicional chumbeira.Isto serve, também como já foi referido, para colocar engodo muito perto do anzol...mas tem de se ter atenção porque este método só dá bons resultados se lançar-mos as canas sempre para o mesmo sítio, criando assim um pesqueiro.
Quanto ao que foi dito sobre pescar com uma mola e com uma montagem cabelo, sendo o isco boilie, posso afirmar que dá resultados...mas, como em tudo na pesca, temos de estar cientes do que os peixes da zona estão habituados a comer; por exemplo, se estiverem habituados a comer boilies(por exemplo no caso da aguieira) a técnica dá resultados, mas se só estiverem habituados a comer milho e asticot, a técnica muito dificilmente dará resultados.
Dica1: se quiserem pescar com uma montagem cabelo e feeder num sítio onde os peixes (carpas e barbos) estejam habituados a comer milho coloquem 4/5 bagos de milho no cabelo, em vez de um boilie e se estiverem habituados a asticots coloquem meia duzia deles numa agulha para asticots;
Dica2: se quiserem pescar com mola e boilies no empate cabelo, num sítio que as carpas estejam habituadas a boilies, esmigalhem uns boilies (com a mão, para que o boilies fiquem divididos em bocados mas que não fiquem farinha) e adissionem ao engodo...os boilies partidos expelem mais aroma do que um boilies inteiro.
Quanto ao tamanho dos anzóis, penso que não se pode generalizar e dizer que com mola tem de se pescar com anzol nº x.
A meu ver, e da experiência que tenho neste tipo de pesca e em carpfishing, posso afirmar que antes de colocar-mos um anzol numa montagem temos de ter uma noção do tamanho dos peixes que estamos à espera tirar..não vale a pena colocar um anzol de 2 se nas águas onde estamos a pescar, a maioria dos barbos tem 20 cm e não têm boca para o anzol.
Pessoalmente, não sou adepto de anzóis grandes (na pesca de rio). Quando pratico carp fishing, tendo já o "pesqueiro feito" (*) com sementes e boilies, estou à espera de carpas (e de vez em quando lá entra um barbo) de grande porte e costumo utilizar anzol nº6 ou no máximo nº4, nunca maior do que isso.Quando pesco com mola sem ter um pesqueiro previamente engodado, baixo mais o tamanho do anzol por exemplo nº8, nº10... Como já referi acima isto não é certo e depende muito do tamanho dos peixes que estão a entrar no pesqueiro...se estivermos com um anzol nº8 e estivermos a levar arranques mas os peixes não fiquem ferrados, é de pensar em baixar o tamanho do anzol para nº10/nº12.
Nota (*) - Em carp fishing, costumam-se fazer e manter pesqueiros durante longos períodos de tempo. Nestas engodagens costumam-se utilizar sementes(milho, trigo, canhamo,noz tigrada, etc) boilies e pellets.Um exemplo da construção de um pesqueiro para carp fishing é:
dia 1: 10kg de sementes + 3kg pellets + 10 kg boilies
dia 5: 8kg de sementes + 2kg pellets + 12 kg boilies
dia 10: 5kg de sementes + 15kg boilies
dia 15: 3kg de sementes + 15kg boilies
dia 20: 17kg de boilies
dia 25: 23kg de boilies
dia 26: repouso do pesqueiro
dia 27: repouso do pesqueiro
dia 28: pesca
Ps.: Já agora, e porque li num dos post que no carp fishing se utilizavam anzóis grandes porque a carpa ficava ferrada quando comia o isco e ia à sua vida...isso não é bem assim... Para quem não sabe, a carpa não come da mesma maneira que os outros peixes. A carpa suga os alimentos do leito do rio e cospe-os de seguida, e faz isto reperidas vezes antes de comer seja o que for. Com a técnica cabelo, por exemplo com um boilie como isco, o anzol fica a poucos centímetros do boilie, para que quando a carpa sugue o boilie, o anzol vá atrelado e no acto de cospir o boilie, a própria montagem se encarrega de ferrar a carpa (por norma no labio inferior se for uma montagem bem feita). É a propria forma de fazer a montagem aliada ao conhecimento de como as carpas se alimentam, que deu origem a esta técnica. Já agora nesta técnica o peso da chumbada utilizada tem relevância, visto que chumbadas mais pesadas proporcionam uma melhor ferragem da carpa, quando ela expele o boilie...contudo, também não vamos colocar uma chumbada de 1kg (nem 8 nem 80...lol). Eu costumo utilizar entre 80 a 100g na chumbada e tenho-me dado bem.
Espero que não levem a mal este "testamento"...isto são apenas as minhas opiniões e se não concordarem com alguma coisa digam...estamos sempre a aprender.
Boas pescas