- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,022
- Gostos Recebidos
- 1,165
Quando um dos membros do casal decide ir dormir para o sofá, normalmente isto é um sinal de que algo não está bem na relação. Contudo, há mais razões que poderão estar por trás desta decisão mais drásticas.
O website Your Tango destaca 11 motivos que poderão explicar esta atitude.
1. Está a evitar momentos de intimidade
Quando um homem se sente distante da companheira - com a possibilidade de tê-la deixando de amar - então é possível que tenha ido dormir para o sofá para evitar momentos de intimidade. Ações como aconchegar-se à companheira antes de adormecer, falar ou outros momentos de ligação são evitadas.
2. Há tensões que ainda não foram resolvidas
Se há questões por resolver, isto poderá levar o seu companheiro a preferir ficar a dormir no sofá. Ir para a cama sem ter essas tensões resolvidas só irá aumentar o nível de raiva, daí preferir ficar distante.
Assim, aconselha-se a que todos os assuntos e problemas sejam resolvidos, pois a longo prazo a tendência é piorar. Como aconselhavam os mais antigos: um casal nunca deverá adormecer zangado.
3. Tem preferências diferentes quanto ao sono
Seja por preferir um colchão diferente ou uma temperatura diferente, o seu companheiro poderá ficar no sofá de maneira a priorizar o seu próprio conforto.
Tal não significa necessariamente que o amor esteja a acabar, mas sim que este prefere simplesmente dormir sozinho. Este é o motivo que leva tantos casais a dormir em camas separadas, por exemplo.
4. Tem um horário diferente
Também poderá haver uma diferença no que diz respeito a horários. Se um dos membros do casal prefere acordar cedo e outro deita-se mais tarde, então haverá aqui um desencontro. Aconselha-se a que se encontre um ponto de concordância entre a disponibilidade de ambos.
5. É difícil dormir acompanhado
Quando um dos membros do casal ressona, isto pode prejudicar a qualidade de sono do outro. Isto poderá levar a que o seu companheiro prefira ficar no sofá a dormir, tendo em conta que é difícil recarregar baterias na cama do casal. Nestes casos aconselha-se comunicação entre ambos e a procura de soluções.
6. Sentem que não são amados
Segundo um estudo da Scientific Reports, gestos românticos e de afeto são muito importantes para manter os relacionamentos, sobretudo nos de longa duração.
Se o seu companheiro não se sente ouvido ou valorizado durante o dia, é provável que fique no sofá de maneira a evitar proximidade física. Assim, a comunicação aberta e honesta é fundamental.
7. Está a evitar alguma coisa
Por outro lado, a ida para o sofá pode também ser uma fuga. Quando há um segredo a tendência é de afastamento de maneira a não revelá-lo. É importante conversar bastante de forma a perceber há alguma coisa de errado.
8. Está a tentar fugir à realidade
Há quem procure fugir aos problemas do dia a dia ficando horas a ver televisão ou no telemóvel até de madrugada. Esta forma de escapismo ajuda a aliviar o stress momentaneamente, mas não resolve os problemas a longo prazo. O ideal será encontrar alguém com que se falar e partilhar o que se sente.
9. Está a expressar a sua frustração
Dormir no sofá pode também ser uma forma de protesto silencioso levado a cabo pelo seu marido. Isto poderá ser uma maneira de demonstrar a sua frustração e ressentimento relativamente a algum assunto.
10. Há uma perda do desejo
Quando um homem não se sente mais atraído pela sua companheira procura encontrar o seu próprio espaço… nem que seja no sofá.
Este período serve para entender melhor os seus sentimentos e emoções no relacionamento. Pode também ser uma forma de se afastar.
IN:NM
