Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,051
Gostos Recebidos
1,134

Dia Nacional da Água​


O Dia Nacional da Água comemora-se a 1 de outubro, o dia que marca o início do ano hidrológico.

O Dia Nacional da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A gestão da água tem impacto em variados sectores, desde a saúde à alimentação, da energia à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

Neste dia organizam-se múltiplas iniciativas em Portugal com a água, o recurso essencial à vida, em destaque. Colóquios sobre a gestão da água, visitas a estações de tratamento de água, exposições, workshops, animação para as crianças, concertos, experiências científicas, mercadinhos, são exemplos de iniciativas realizadas no Dia Nacional da Água.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,051
Gostos Recebidos
1,134

Início do Ano Hidrológico​


O início do ano hidrológico acontece anualmente a 1 de outubro.

O ano hidrológico é um período de 12 meses compreendido entre o início de duas estações de chuva consecutivas, que varia consoante o hemisfério. No hemisfério norte, ele começa em setembro ou outubro. No hemisfério sul, pelo contrário, ele começa em março ou abril.

Em Portugal o ano hidrológico começa a 1 de outubro e termina a 30 de setembro. Inicia-se no mês de outubro por ser a época onde as reservas hídricas atingem o seu mínimo e onde começa o período chuvoso do ano. O período húmido do ano hidrológico é de outubro a abril e o período seco de maio a setembro.

No início do ano hidrológico deve-se estar alerta para os efeitos das primeiras precipitações fortes, muitas vezes acompanhadas com potentes rajadas de vento e com o aumento da agitação marítima. Neste período importa estar preparado, prevenindo a precipitação que marca o outono e o inverno, com a adoção de medidas de preparação e de proteção, como a desobstrução de sistemas de escoamento e de telhados, a fixação de estruturas soltas e a circulação atenta junto a árvores e zonas ribeirinhas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,051
Gostos Recebidos
1,134

Dia de Yom Kipur​


O Dia de Yom Kipur assinala-se na tarde de 1 de outubro até a tarde de 2 de outubro de 2025.

O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação ou Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo por ser o dia mais sagrado do calendário judaico.

Esse feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração. O período de purificação começa no pôr do sol do dia anterior e acaba com o nascer das estrelas, ao anoitecer, do dia de Yom Kipur.

Yom Kipur nos próximos anos​

O Yom Kipur faz parte de um conjunto de festividades do mês Tishrei, realizadas no início do outono em Israel, que no calendário gregoriano acontece entre setembro e outubro.

O dia do Perdão é realizado ao décimo dia de Tishrei, sétimo mês do calendário religioso, que nos próximos anos ocorrerá em:

  • 2023: 24 de setembro até 25 de setembro;
  • 2024: 11 de outubro até 12 de outubro;
  • 2025: 01 de outubro até 02 de outubro;
  • 2026: 20 de setembro até 21 de setembro;
  • 2027: 10 de outubro até 11 de outubro.

Como os judeus realizam o Yom Kippur?​

No Yom Kipur aplicam-se proibições para afligir o corpo e para destacar a alma, que deve comandar o corpo. Durante todo este dia não se pode comer, usar roupa e calçado de couro, tomar banho, usar aparelhos eletrónicos e ter relações conjugais.

Assim, não se pode comer ou beber água, não se pode lavar o corpo, a boca e os dentes, à exceção da face e das mãos pela manhã antes de rezar. Não se pode trabalhar, utilizar eletricidade, acender fogo ou carregar em botões. Grávidas, doentes e crianças com menos de 9 anos estão isentas de jejuar.

Origem do Yom Kipur​

O Yom Kipur tem origem no pecado bíblico relacionado com o bezerro de ouro e cometido pelo povo judeu. Após este pecado, Moisés rezou e ao décimo dia do mês hebraico de Tishrei, Deus perdoou os judeus, como está registado nas escrituras hebraicas.

Segundo a Torá, “no décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados."

Este é, pois, um dia de arrependimento pelos erros e pecados cometidos, e de confissão perante Deus. A expiação obtida pelo Yom Kipur abarca todos os judeus, que são um só, para Deus, que concede o perdão neste dia a este povo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,051
Gostos Recebidos
1,134

Dia Mundial dos Animais de Quinta​


O Dia Mundial dos Animais de Quinta celebra-se a 2 de outubro.

Foi escolhido o dia 2 de outubro em honra de Mahatma Ghandi, nascido neste dia, que acreditava que todos os seres - do maior aos mais pequeno - deviam ser tratados com respeito, por igual.

O objetivo do Dia Mundial dos Animais de Quinta é divulgar as fracas condições de vida que os animais de quinta têm e todas as torturas a que estes animais são sujeitos, tendo em vista mudar esta situação. Dar voz aos animais e falar por estes, defendendo o direito à vida, é o mote desta data.

Apesar de ser um dia de luta e de memória, pelo sofrimento e morte anual de 70 mil milhões de animais terrestres criados unicamente para a alimentação, o dia pode ser celebrado de maneira divertida, levando as crianças a conhecer animais em quintas e ensinando aos mais pequenos a tratar os animais com amor.

Partilhar dados e vídeos sobre a realidade do tratamento dos animais de quinta é uma das opções que tem para este dia. Também se pode juntar ao movimento ou fazer donativos no site oficial deste evento. Esta data é organizada pelo Movimento dos Direitos dos Animais de Quinta (Farm Animal Rights Movement).

Galinha e pintainhos


Curiosidades sobre animais de quinta​

  • Enquanto um cão ou um gato tem um lar, 60 animais de quinta são brutalmente mortos.
  • 10 mil milhões de animais de quinta são mortos por ano só nos EUA.
  • As vacas são gentis e mães fervorosas.
  • Os porcos são muito brincalhões, alegres e inteligentes.
  • As galinhas e perus são animais sociais que gostam de apanhar sol e de andar nas árvores.
  • A dieta alimentar de uma pessoa sem carne, laticínios e ovos evita até 100 mortes de animais por ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,051
Gostos Recebidos
1,134

Dia Internacional da Não-Violência​


O Dia da Não-Violência e da Paz comemora-se anualmente a 2 de outubro.

Esta data internacional foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse mesmo dia, em 1869.

Gandhi foi um grande defensor do "Satyagraha", um princípio de não-agressão, onde se recorre a uma forma não-violenta para se protestar e se fazer a revolução.

Gandhi
O Dia Internacional da Não-Violência foi criado em homenagem a Mahatma Gandhi, que nasceu no dia 2 de outubro de 1869
Não-violência, verdade e amor eram os grandes princípios deste pacifista, que nunca chegou a receber o Prémio Nobel da Paz.

Trata-se de um dia virado para a educação e para a paz, para o respeito pelos direitos humanos e para solidariedade entre os homens.

Nesta data tão importante realizam-se imensas iniciativas pela paz no mundo, com destaque para as escolas.

Frases de Gandhi sobre a Paz​

"Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste." (Mahatma Gandhi)

"O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil." (Mahatma Gandhi)

"As pequenas boas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz.
Assim são as flores do campo que acreditamos não terem perfume, mas que, juntas, perfumam...
" (Mahatma Gandhi)
 
Topo