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marcosilva

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Berlina e desportivo eléctricos

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A Chrysler mostrou alguns dos seus modelos eléctricos no certame de Detroit, com destaque para o concept 200 EV, o projecto que antecipa um modelo de cariz familiar. Este tem um motor de 268 cv, com uma autonomia de quase 65 quilómetros apenas em modo eléctrico, e com um motor de combustão que alimenta as baterias.

O 200 EV tem tracção traseira e parte dos 0 aos 100 km/h em cerca de sete segundos, alcançando mais de 190 km/h. Por outro lado, a vertente mais desportiva fica a cargo do Dodge Circuit EV. Este modelo baseia-se no Lotus Europa e o motor eléctrico oferece também 268 cv de potência, sendo capaz de alcançar os 100 km/h em menos de cinco segundos.

Segundo a marca, a bateria de iões de lítio do Circuit EV permite uma autonomia até 320 quilómetros, diminuindo para 240 quilómetros num estilo de condução desportivo. O sistema de travagem ajuda a carregar a bateria do Circuit EV.

Fonte: AutoHoje
 

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Fisker Karma surge em Detroit

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A Fisker apresentou o Karma, no Salão Automóvel de Detroit. Um modelo híbrido de quatro portas, desportivo e que vem equipado com a tecnologia Q-Drive. Um sistema desenvolvido, exclusivamente, para a marca norte-americana, pela Quantum Technologies.

No eixo traseiro, estão dois motores eléctricos a debitar 210 cavalos de potência, equipados com baterias de iões de lítio. Debaixo do capot está um bloco 2.0 Ecotec sobrealimentado, de injecção directa de 260 cv, que alimenta as baterias.

O Karma tem uma autonomia para 80 km, no modo eléctrico, e pode ser recarregado numa tomada convencional. Já com o motor a gasolina tem, segundo a empresa, capacidade para percorrer 480 km.

A Fisker Automotive já anunciou que, pelo menos, 1000 Karmas já foram encomendados e as primeiras entregas estão programadas para o terceiro trimestre de 2009.

Fonte: AutoHoje
 

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Lexus revela HS 250h em Detroit

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A Lexus revelou no Salão de Detroit o HS 250h, o primeiro veículo de luxo criado de raiz como híbrido. O novo modelo da marca de luxo da Toyota partilha tecnologia com o novo Prius, também apresentado neste certame.

O HS 250h conta com um motor 2.4 de quatro cilindros, o qual associado ao sistema Hybrid Synergy Drive debita 187 cv. A potência é transferida para as rodas da frente através de uma caixa de variação contínua controlada electronicamente. Apesar de não ter anunciado valores, a marca afiança que o HS 250h consome 30% menos do que o seu modelo mais económico da gama actual.

As vendas do Lexus HS 250h arrancarão no final do próximo Verão, no mercado norte-americano.

Fonte: AutoHoje
 

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Twingo dCi 85 chega em Fevereiro

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A partir de Fevereiro, a Renault substitui o Twingo dCi de 65 cv pela versão de 85 cv. Além do acréscimo de 20 cv, o Twingo mais potente oferece também mais 40 Nm de binário, chegando aos 200 Nm, valor disponível às 1750 rpm.

A nova motorização é menos poluente, com 104 gramas de CO2 por quilómetro, contra as 113 g/km emitidas pela versão de 65 cv. O Twingo que chega no próximo mês anuncia um consumo misto de 4,0 l/100 km e está também disponível nos níveis Dynamique S e Initiale.

Segundo a marca, os preços não sofrem alterações face aos da versão de 65 cv, com o Dynamique S disponível a partir de 15 800 euros e 17 450 euros para o Initiale.

Fonte: AutoHoje
 

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Híbridos alemães a caminho

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Numa conferência de imprensa no Salão de Detroit, a BMW confirmou que o X6 e o Série 7 híbridos entrarão no mercado dentro de, aproximadamente, um ano. As informações existentes confirmam o V8 4.4 biturbo, de 407 cv, para o «casamento» com o motor eléctrico, este a oferecer 20 cv e 210 Nm de binário.

Por sua vez, o responsável pelo desenvolvimento de motores do Grupo VW, Wolfgang Hatz, já afirmou que o Q5 híbrido estará disponível nos Estados Unidos em 2010, apesar de a tecnologia Diesel trazer mais vantagens económicas aos construtores.

«Se repararmos no que se gasta nos híbridos e no que se gasta noutras tecnologias, como os motores Diesel, constatamos que estes são bem mais rentáveis» refere Hatz, afirmando ainda: «temos que fazer híbridos para mostrar às pessoas que conseguimos fazê-los».

Fonte: Autohoje
 

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Novidades Mini no Salão de Genebra

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A Mini elegeu o Salão de Genebra, a realizar-se em Março, para apresentar as últimas novidades da sua oferta.

Uma delas é a estreia do Mini One Clubman, equipado com um motor a gasolina de 1,4 litros com 95 cv de potência. Este permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,56 segundos e atingir uma velocidade máxima de 183 km/h. O seu consumo salda-se nos 5,4 l/100 km e as emissões de CO2 nos 130g/km.

Novidade, também, é a introdução do motor 1.4 de 75 cv na gama Mini One. Este torna possível chegar aos 100km/h em 13,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 175 km/h. O seu consumo é de 5,3l /100km e as emissões de CO2 são de 128 g/km.

A produção das novas versões arrancará em Março e, ainda nesse mês, estarão à venda na Europa.

Fonte: AutoHoje
 

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Peugeot 3008 chega em Maio

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O 3008 é o novo crossover da Peugeot e faz uso da plataforma do irmão 308. O novo leão mede 4 365 mm de comprimento, com uma distância entre eixos de 2 613 mm, e tem 1 639 mm de altura. A marca anuncia um volume de carga de 512 l que passa para 1 604 l com o rebatimento dos bancos.

O novo 3008 destaca-se pela oferta de sistemas que melhoram a dinâmica, como Dynamic Rolling Control e Grip Control. O primeiro serve para controlar as oscilações laterais da carroçaria enquanto o segundo permite seleccionar cinco modos: standard, neve, lama ou terra, areia e ESP. O Grip Control contempla também pneus de lama e neve da Michelin.

Em termos de motorizações, o 3008 oferece o 1.6 HDi de 110 cv, com caixas manual e manual pilotada de seis velocidades, e o 2.0 HDi de 150 cv e 163 cv. O primeiro trabalha em conjunto com a caixa manual e o segundo com uma automática, ambas de seis relações. Os 3008 a gasolina ficam a cargo dos 1.6 VTi, de 120 cv de potência e com caixa de cinco relações, e 1.6 THP, este com 150 cv e caixa manual de seis velocidades. A opção híbrida chega em 2011.

O modelo francês chega até nós em Maio, com um preço de 28 mil euros na versão 1.6 HDi 110 cv.

Fonte: AutoHoje
 

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Primavera traz BMW 116d

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A lista dos BMW Série 1 passará a incluir a versão 116d, com o já conhecido bloco 2.0 dos 120d e 118d, a debitar agora 116 cv de potência. O 116d chega dos 0 aos 100 km/h em 10,2 seg. e alcança os 200 km/h de velocidade máxima.

Os dados anunciados pela marca anunciam também emissões de 118 g/km e um consumo médio de apenas 3,7 l/100 km. O 116d estará disponível na Primavera e, segundo a marca, ainda não há estimativas de preço.

Fonte: AutoHoje
 

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AMG vai ficar mais verde

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Volker Mornhinweg, responsável pela divisão AMG, diz que «a guerra da potência terminou» e os projectos futuros passarão pelo desenvolvimento de tecnologias que favoreçam a diminuição das emissões poluentes. A redução do peso e a melhoria dos motores e transmissões são áreas que merecem a atenção dos engenheiros de Estugarda, cujo objectivo passará por aliar as performances à redução dos consumos e emissões.

O próximo E63 AMG, a lançar ainda este ano, será mais leve que o actual e estará equipado com uma caixa de velocidades manual e de embraiagem «seca». As variantes a gasóleo e híbridas estão também em «cima da mesa», de forma a cumprir com os novos objectivos. O responsável pela divisão desportiva da Mercedes-Benz afirma também que a AMG poderá produzir um modelo mais pequeno do que existe na actual oferta.

Fonte: AutoHoje
 

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Focus RS começa a ser fabricado

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A fábrica alemã de Saarlouis é o «berço» do novo Ford Focus RS, de onde saiu, a primeira unidade. O desportivo de 305 cv é produzido ao lado das outras versões do Focus, assim como do C-MAX e do SUV Kuga.

John Fleming, CEO da Ford Europe, afirmou estar com grandes expectativas para este novo desportivo, «um modelo de peso para os entusiastas do RS» e com o qual a marca conta cativar «potenciais clientes que ainda nunca tiveram um RS».

O Focus RS é produzido numa fábrica de onde já saíram mais de 11 milhões de automóveis. A unidade de Saarlouis é «especializada» na oval azul desde 1970, local onde foram produzidos automóveis como Escort, Fiesta e o Capri.

Fonte: AutoHoje
 

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GM deixa marcas para trás

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Fritz Henderson, presidente da General Motors, afirmou que o grupo americano direccionará as atenções apenas para quatro das marcas que estão sob a alçada da GM, confirmando informações que já tinham surgido nesse sentido.

Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC são as marcas prioritárias, responsáveis por 83% das vendas da GM, em 2008, nos Estados Unidos. O grupo continua à procura de comprador para a Hummer e, quanto à europeia Saab, Henderson afirma que «não faz parte da estratégia americana». A GM está em conversações com o governo sueco para encontrar a melhor solução.

A Pontiac é outro dos nomes que ficará fora do foco de atenções. Bob Lutz, vice-presidente do grupo, já tinha afirmado que, provavelmente, a gama ficará resumida a cinco modelos: Solstice, Solstice Coupe, Vibe, G5 e G8.

Fonte: AutoHoje
 

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Skoda Octavia com nova imagem e novos motores

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Chega no próximo mês uma nova encarnação do Skoda Octavia, com uma profunda reestilização acompanhada de um novo motor e de um reforço considerável da lista de equipamento, com o objectivo de manter o crescimento constante da marca checa no mercado mundial.
Skoda Octavia com nova imagem e novos motores -

O Octavia está disponível em Portugal em duas carroçarias (berlina e Break), com três motores (1.4 TSI, 1.9 TDI e 2.0 TDI) e cinco níveis de equipamento (Classic, Ambiente, Sportline, Elegance e Exclusive), para um total de 22 versões iniciais. Os preços começam nos 20 374 euros para o 1.4 TSI Classic e 23 810 para o 1.9 TDI Classic. O 2.0 TDI começa nos 31 260 euros para a versão Sportline. As versões Break custam mais 940 euros que a berlina (1208 no 1.9 TDI, devido à mudança de escalão nas emissões poluentes).

O motor 1.4 TSI é a grande novidade na gama, com a tecnologia "twin charger", 122 cv de potência e a possibilidade de utilizar a caixa DSG de dupla embraiagem.

O restyling passa pelo novo desenho das ópticas dianteiras e traseiras e dos pára-choques, bem como pelo novo painel de instrumentos, volante e consola central. A versão Classic já conta com ar condicionado e computador de bordo, enquanto o Elegance inclui "cruise control", sensores de chuva, luz e estacionamento e volante em pele. O Exclusive tem volante multifunções, faróis bi-xénon e bancos com regulação eléctrica.

Nos primeiros meses do segundo semestre, a gama será reforçada com o novo motor 1.6 TDI, uma versão Greenline com emissões poluentes reduzidas e as variantes RS (desportiva, com motores a gasolina e Diesel) e Scout (com quatro rodas motrizes e algumas características de todo-o-terreno).AS
 

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Renault Mégane Coupé chegou a Portugal

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O novo Renault Mégane Coupé já chegou ao mercado nacional, completando a renovação da gama iniciada em finais do ano passado.
Renault Mégane Coupé chegou a Portugal -

Este novo modelo demarca-se da berlina pelas suas linhas mais agressivas, sendo de salientar a frente mais estilizada graças às aplicações em alumínio e ao pára-choques redesenhado, o mesmo sucedendo na traseira, onde a linha de cintura ascendente e o pilar traseiro combinam para uma linha mais desportiva.

Para reforçar ainda mais essa característica, a suspensão surge rebaixada em 12mm, ao passo que o chassis foi optimizado de forma a transmitir melhor as sensações da estrada e a permitir uma maior eficácia em curva.

A nível de motorizações, o Mégane Coupé surge no mercado nacional, e numa primeira fase, apenas com motorizações a Diesel: dois 1.5l dCi com potências diferentes, um de 85cv e 118g/km de emissões poluentes e outro de 105cv para emissões de 120g/km, ambos com tecnologia ECO2. Sob encomenda está disponível o 2.0 TCe de 180cv (178g/km).

Entre o principal equipamento, o Coupé oferece iluminação bi-xénon, climatização automática 'dual-zone', sistema de som topo-de-gama, Bluetooth, sistema Plug and Music (USB, Bluetooth, Ipod) e sistemas de segurança como o ESP e controlo de tracção. Em relação aos preços, o 1.5l dCi de 85cv está disponível por 23.800 euros e a versão de 105cv por 25.050 euros. O 2.0l TCe pode ser encomendado por 30 182 euros.
Para os próximos meses está prevista, ainda, a chegada das versões 1.5 dCi de 130cv e o 1.4 TCE, com igual potência.AS
 

G@ngster

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Mitsubishi Colt 1.5 Turbo Ralliart: O Evo dos pequeninos

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Imagine uma família onde existe um super-desportista, que faz furor pelos quatro cantos do mundo através das suas estonteantes prestações, o Lancer Evolution, que tem um irmão mais novo, o 'puto traquina' que quer seguir os passos do 'mano velho' quando crescer.
Mitsubishi Colt 1.5 Turbo Ralliart: O Evo dos pequeninos -

É o caso do Mitsubishi Colt 1.5 Turbo Ralliart, uma pequena bomba com um propulsor que debita 150 cavalos às 6.000 rpm, que tem acoplada uma caixa de cinco velocidades, conjunto que proporciona um enorme prazer de condução.

O chassis foi redesenhado de modo a reduzir o adorno da carroçaria e melhorar o comportamento da direcção, aumentando a estabilidade, tendo igualmente sido incluídos novos amortecedores e barras estabilizadoras mais grossas, que melhoraram verdadeiramente o seu comportamento relativamente ao CZT. O que não melhorou foi o comando da caixa que continua vago e pouco excitante.

De qualquer forma, a potência é tão elevada, que para obviar alguma possível falta de 'mãos', o Colt Ralliart é equipado de série com controlo de tracção e estabilidade, bem como travões de disco às quatro rodas.

Para acentuar o cariz desportivo, o Colt Ralliart está equipado com spoilers traseiros, saias laterais, vidros escurecidos e bancos desportivos e no que à segurança diz respeito, destaque para a assistência de travagem. Apesar de tudo, o conforto não é demasiado penalizado, mas já o consumo combinado não é muito provável que se quede pelos valores anunciados pela marca, 6,9 l/100 km, já que os 150 cv pedem tudo menos uma condução suave.

Enfim, um carro que garante bons momentos de pura adrenalina.

José Luís Abreu
 

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Peugeot 407 1.6 HDi WIP: Escolhas infinitas

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Uma concorrência renovada obrigou a Peugeot a actualizar o 407, modelo do segmento médio-superior da marca francesa, que chegou a ser o automóvel mais vendido em Portugal nesta fatia de mercado. Além de um ligeiro restyling, o 407 viu também o seu nível de equipamento reforçado.

Em destaque está também a chegada de uma nova versão, denominada 407 WIP. Partindo da base do nível de equipamento Executive, o 407 WIP deve ao seu nome ao sistema integrado de navegação e multimédia, o WIP COM.

Ideal para o homem de negócios que passa muito tempo na estrada, inclui equipamento de telefone com kit mãos-livres, navegação com cartografia para toda a Europa e um rádio com leitor de CD e MP3 com disco rígido integrado, o que dá para guardar uma selecção considerável de música para passar o tempo. O principal problema do sistema é ergonómico, pois ao contrário de certos modelos da concorrência, continua colocado no centro da consola central, em vez de estar junto à alavanca das mudanças.

Esta versão está disponível em exclusivo com o motor 1.6 HDi, que cumpre a função de mover o 407 sem impressionar muito em termos de performance, mas que apresenta como cartão de visita valores de consumo respeitáveis. Mesmo assim, dá a impressão que beneficiaria da instalação de uma caixa de seis velocidades.

Paulo Manuel Costa
 

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Mini Clubman John Cooper Works: Dose extra

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São muitos os que sentem a necessidade de levar um automóvel até aos limites, independentemente da função originalmente pensada para esse veículo.
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No caso do Mini, a carroçaria Clubman, sendo uma carrinha, tem que ter melhor versatilidade que comportamento dinâmico. Mas não deixa de ser um Mini e por isso não podia escapar às atenções dos mágicos da John Cooper Works.

Um Mini com mais de 200 cv é quase um sonho erótico para quem tenha pena de nunca ter tido oportunidade de seguir carreira como piloto. Embora o Clubman John Cooper Works pese mais de 1200 kg, o motor está sempre a responder às solicitações de quem está por trás do volante, independente da situação do terreno. Quem estiver à espera que este modelo seja rápido nas recuperações mesmo em sexta velocidade, não ficará desapontado.

O mais difícil de fazer com o Clubman JCW é mesmo andar devagar, que neste caso requer um nível superior de concentração, pois em caso de distracção corre-se o risco de ultrapassar os limites de velocidade.

Como é mais pesado e mais comprido que o Mini John Cooper Works de base, o Clubman não é tão bom no departamento dinâmico, mas mesmo assim é melhor do que outras alternativas no mercado. A diferença do Mini para o Clubman JCW é quase imperceptível, pelo que não é preciso ter medo de explorar os limites em estradas secundárias, graças a um chassis ágil e a uma direcção precisa.

O grande problema do Clubman JCW é o preço. Para uma diferença de preço que vai de cinco a dez mil euros para as versões ditas normais da carrinha Mini, é preciso desejar a exclusividade do modelo John Cooper Works para gastar 36 mil euros neste automóvel.

Paulo Manuel Costa
 

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Opel Insignia OPC em desenvolvimento

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Apesar de todo o secretismo em redor do seu desenvolvimento, a Opel deixou escapar uma foto do Insignia OPC para a Internet, demonstrando o seu executivo numa versão mais condimentada.
Opel Insignia OPC em desenvolvimento -

A foto deverá ter sido captada por um dos funcionários da marca, que terá colocado a foto a circular depois na Internet.

Ainda com poucos dados relativos às suas especificações, na imagem é possível de ver algumas características especificas deste novo modelo, como o pára-choques dianteiro redesenhado para permitir uma melhor 'respiração' ao motor bi-turbo de 320cv e tracção integral.

As linhas deste novo modelo seguem as do GTC Concept Coupé visto no Salão de Genebra em 2007. Deverá ser, precisamente, no mesmo certame que o Insignia OPC será apresentado ao público, altura em que serão revelados os dados concretos deste Insignia desportivo.

Para já, alguns relatos indicam que o modelo terá já sido levado para testes dinâmicos no circuito de Nurburgring, onde terá feito um respeitável tempo em redor dos oito minutos.AS
 

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Novo Golf atinge 240 cv com preparação

Sexta geração também traz alterações no visual, suspensão e freios

Ele mal chegou às revendas europeias e já é considerado a nova referência mundial entre os hatches médios. E nesta releitura feita pela alemã ABT Sportsline, a sexta geração do Golf – a primeira foi lançada em 1974 – está ainda mais atraente: o moderno motor 1.4 TSI (equipado com turbocompressor e injecção directa de combustível), que pode ter 122 cv ou 160 cv nas versões originais, teve a potência elevada para nada menos que 210 cv.

O bloco de 2 litros, que originalmente despeja 210 cv nas rodas, passa a 240 cv com o kit da ABT. A preparadora não especificou como chegou a esses números, mas certamente as alterações no escapamento, que traz um ronco mais desportivo, ajudaram a melhorar o desempenho.

Além das melhoras no motor, o Golf também ganhou freios mais potentes, suspensão desportiva, nova grande, para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, rodas maiores (a medida não foi divulgada) e saída dupla de escapamento com quatro ponteiras.


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Matapitosboss

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Corvette preparado chega a 705 cv

Embora o Corvette ZR1 seja a mais potente versão do modelo em produção nos Estados Unidos, as preparadoras do ramo não se cansam de lançar edições ainda mais velozes. O exemplar mais recente dessa leva é o Corvette ZR700, 67 cv mais potente que o original de fábrica. Essa força conduz o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 3s1 e é capaz de levá-lo a uma máxima estimada de 314 km/h. Outra boa marca é o tempo necessário para percorrer 400 m (o chamado quarto de milha): 11s03s.

Para conseguir tal ganho, a preparadora aumentou a pressão do compressor do motor LS9 de 3 psi para 14 psi e também melhorou os processos de admissão e escape, com a adopção de filtros K&N, catalisadores de alta performance e de sistema de escapamento de alumínio Além disso, há um novo intercooler e, para gerenciar tudo, a ECU (central de gerenciamento eletrónico) foi reprogramada.

Nos planos da empresa, um ZR750 está nos planos, e este terá limite de giros maior e trará novo virabrequim que, aliado à diversas mudanças ainda não reveladas, aumentará a potência para 755 cv.

Confira abaixo o vídeo do Corvette ZR700 em ação.





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G@ngster

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Novo Renault Clio 'escapa-se' para a Internet

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A Renault é a mais recente vitima de uma fuga de informação via Internet, com uma imagem do 'restyling' do Renault Clio III a surgir na rede.

A imagem foi revelada pelo site Planeterenault.com, na qual é possível ver um dos exemplares a ser preparado para ser transportado. O novo Clio III será mostrado no Salão de Genebra, a 4 de Março.

Entre as principais mudanças visíveis, é possível de verificar que a grelha foi modificada, bem como os pára-choques dianteiros e traseiros. A versão RS também será modificada.No Salão de Genebra são ainda esperadas as primeiras aparições das versões Tourer e RS do novo Mégane.


AS
 

G@ngster

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Saab 9-3 1.9 TTiD 180 CV: Lugar na garagem da empresa

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Ter um Saab é sempre um gesto de afirmação. É o direito à diferença, mesmo que isso signifique abdicar das prestações e eficácia que os seus rivais alemães oferecem. Para contrariar este preconceito o novo 9-3 oferece um potente biturbo Diesel a um preço de combate.
Saab 9-3 1.9 TTiD 180 CV: Lugar na garagem da empresa -

Quando nas empresas chega aquela altura dos gestores fazerem contas ao seu "plafond" para ver se chegam ao BMWSérie 3 (carrinha, claro), ou ao Audi A4 para novo carro de serviço, há sempre um "rebelde" que gosta de se destacar na cinzenta unanimidade da garagem.

É precisamente esse direito à diferença que a Saab quer cultivar com a actualização do seu 9-3. Representada agora pela General Motors no nosso país, a sóbria e elegante marca sueca pretende reconquistar um estatuto perdido pela pouca competitividade do seu motor Diesel e pela escassa margem de manobra no posicionamento comercial. Adoptando um novo motor biturbo de 180 cv, uma imagem refrescada e um nível de equipamento completo, a Saab regressa em força com uma política de preços que fará as delícias dos directores de frota das empresas. Afinal, quando comparado com os rivais alemães, sempre se poupam uns valentes milhares de euros ao orçamento, que podem ir direitinhos para prémios de gestão.

A imagem de executivo, personalizada como os vincos de umas boas calças está lá e um rápido olhar pelo curriculum técnico antecipa um automóvel credível, capaz de saber interpretar a relação custo/benefício na condução e com qualidades para se tornar um bom "gestor" na estrada. Resta saber se um bom curriculum basta, para roubar lugares na garagem da direcção aoBMWSérie 3 ou ao Audi A4.

Gestor racional

Iniciando a "entrevista" em cidade, começamos por perguntar ao motor 1.9 TTid de 180 cv, que tal se dá na cidade. E com um binário de 400Nmdisponíveis às 1.850 rpm, a resposta é pronta e generosa. O correcto escalonamento da caixa de velocidades ajuda numa boa capacidade de aceleração, que se exprime com mais fluência a partir de médios regimes.
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A suspensão suave e elegante poupa-nos as costas, e os comandos não recebem vibrações "melgas" oriundas do compartimento do motor. Em cidade, estamos conversados, mas vamos ali à Arruda dos Vinhos, ver as suas credenciais em auto-estrada. Recuperações muito convincentes, mas em regimes mais altos perde-se algum fulgor. O conforto de rolamento merece destaque e mantém-se assim que viramos para uma estradinha secundária.

Mas é aqui que o Saab mostra que afinal não é um"gestor" tão polivalente como gostaria. A direcção é demasiado hesitante e a "massa" de uma tonelada e meia não prima pela agilidade e precisão. O motor ajuda a disfarçar estas insuficiências, mas isso reflecte-se nos consumos que podem passar a barreira dos 7 litros aos 100.

Mesmo assim, e atendendo à qualidade global, às competências, e sobretudo ao "ordenado" que aufere, este Saab merece um lugar na garagem das empresas, pelo menos enquanto elas considerarem os carros de serviço como uma forma de regalia aos seus executivos, o que nos dias que correm não é assim tão certo.

Rui Pelejão
 

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Opel Insignia 2.0 CDTI Cosmo: Novos horizontes

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Dotado de uma imagem personalizada, o novo Insignia coloca-se no topo do segmento, preparado para desafiar as referências alemãs. Tecnologia, sedução e preço são os seus grandes trunfos.

Opel Insignia 2.0 CDTI Cosmo: Novos horizontes -

Sopram ventos de mudança na Opel. Talvez seja redundante proclamar mudança numa fase em que a indústria automóvel tem necessariamente que se reinventar para sobreviver, mas olhando para o Insignia, nota-se desde logo uma vontade expressa da marca alemã em evoluir, atendendo às expectativas de clientes mais jovens e exigentes. O substituto do Vectra, nada tem de conservador, contudo, às vezes o hábito faz o monge, pelo que mais do que um design moderno e dinâmico, a questão principal será se a filosofia do novo Insignia é igualmente arrojada.

Por um lado, a sua recente eleição como "carro internacional do ano" dá pistas nesse sentido, aliás tal como a ficha técnica que nos apresenta um novo motor 2.0 CDTI de 160 cv. A potencia não é das mais elevadas para blocos 2 litros, mas o binário compensa, com uma boa disponibilidade desde regimes mais baixos. Declara 350Nm logo às 1.750 rpm, e isso nota-se na estrada pela forma como responde ao acelerador em recuperações de velocidade. O Insígnia também não é tão pesado como a sua corpulência física nos poderia deixar antever. São cerca de 1.500 quilos, nada de especial para um modelo deste porte.

No que toca à performance pura, com 9,5 segundos na aceleração aos 100 km/h, cota-se bem na classe, melhor ainda no que à velocidade máxima diz respeito, se bem que neste domínio o Insignia beneficia da eficiência aerodinâmica desta carroçaria, matéria onde a Opel usualmente se sai muito bem. Agrada também pela insonorização, não só pelo motor, que alinha pela média da classe, mas como a Opel o isola do habitáculo, seja em som puro, seja em vibrações.

Na estrada, afirmação como uma berlina cómoda, ideal para rolar muitos quilómetros. Gostámos da forma como a Opel idealizou a suspensão, especialmente a traseira. Mesmo com jantes de 18 polegadas de série, que são obviamente exigentes dado montarem pneus de baixo perfil, a verdade o rolamento é suave e, mesmo em mau piso, absorve bem as irregularidades. Um rolador nato, um Bom executivo, com forte ambivalência familiar que promete ser bastante consensual. Esta vocação de estradista adequa-se ao cliente-alvo do Opel Insignia, porém, esperávamos um pouco mais no que ao prazer de condução diz respeito.

Alemão suave

A direcção tem um feeling bastante suave. No entanto, nota-se que a Opel tentou reforçar a condução como um argumento, afinando a precisão da direcção e a resposta do eixo dianteiro para uma boa colocação em curva. O próprio pneu de baixo perfil ajuda a esta precisão em curva, sendo até possível reforçar o carácter dinâmico com a opção de jantes de 19 polegadas.
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Nota-se uma ligeira incoerência entre uma atitude descontraída que o Insígnia pretende transmitir, e as exigências de um carro que anseia reconhecimento dinâmico. Ainda assim, o resultado é muito satisfatório. Sobressai também pela sensação de segurança que transmite. Seja em alta velocidade em auto-estrada, seja em curva, apercebemo-nos da atitude muito neutra do chassis, com uma ligeira subviragem, ideal para que gosta de conduzir depressa sem querer apanhar sustos. A travagem também entra em cena em prol da segurança, pois o Insignia está bem dotado neste domínio. Travagem competente e rápida, mesmo com o carro carregado.

O "elo mais fraco" do Insignia parece-nos ser o comando da caixa de velocidades. Não é tão rápido e preciso como seria desejável, mas verdade seja dita, não compromete. O seu escalonamento é propositadamente longo, ideal para baixar os consumos na auto-estrada e atenuar as emissões de CO2. A homologação ditou 154 gramas, apenas razoável, mas apesar da incidência fiscal penalizar fortemente as emissões, a Opel conseguiu ainda colocar o Insígnia com preços muito competitivos.

Mais do que o preço em si, pois estamos na casa dos 37.000 euros, acaba por ser a relação preço/equipamento. Ganha assim uma competitividade acrescida num segmento muito disputado e que tem sido claramente dominado pelas marcas mais caras. Alemãs também, mas com outro berço.AS
 

marcosilva

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Bluesport é base para roadsters

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O concept-car apresentado em Detroit pela Volkswagen, o Bluesport, poderá ser, caso avance para produção, partilhado com outras marcas. Executivos da Volkswagen já tinham afirmado à imprensa, durante o salão americano, que a viabilidade do Bluesport dependia da partilha do mesmo com outras marcas.

Audi, Porsche e Seat são os construtores que poderão tirar partido do modelo «irmão». Na casa dos anéis, este roadster poderá dar forma ao projecto R4, enquanto a Seat poderá recuperar o nome Tango. Os motores 2.0 TDI de 180 cv e o 2.0 TFSI com 300 cv são mecânicas possíveis, tendo o Diesel sido a opção para a apresentação em Detroit.

Fonte: AutoHoje
 

marcosilva

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Detalhes do Aston Martin V12 Vantage

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A Aston Martin revelou detalhes da versão de produção do V12 Vantage. Para já, a marca britânica adianta que a apresentação oficial será no Salão de Genebra, em Março.

Debaixo do capot está um bloco V12 6.0 que debita 510 cavalos de potência e 570 Nm de binário. A marca garante que, dos 0 aos 100 km/h, a aceleração deste V12 é feita em 4,2 segundos, sendo que a velocidade máxima é de 305 km/h.

O V12 Vantage surge com pequenas alterações em relação ao V8 Vantage. No exterior, o pára-choques é mais largo, com saídas de ar, um spoiler mais baixo, «saias» laterais mais aerodinâmicas e novos pneus.

No interior, as mudanças em relação ao V8 não são muitas, mas a consola central do habitáculo tem acabamentos em «preto piano» e os bancos são revestidos com estofos em Alcantara.

A Aston Martin prevê dar início à sua comercialização no terceiro trimestre deste ano, sendo que a produção é limitada a 1000 unidades.

Fonte: autoHoje
 

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Ford apresenta Focus X Road

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A Ford levou ao AutoRAI, na Holanda, uma edição limitada do Focus chamada X Road.

A nova proposta tem por base a actual carrinha e distingue-se, das demais, por diversos elementos estéticos como é o caso das protecções inferiores em plástico, as barras de tejadilho e os pára-choques específicos.

A escolha do motor recaiu sobre o 1.8i bifuel 16V de 125 cv, que tanto pode utilizar gasolina como bioetanol.

O Focus X Road, cuja produção está limitada a 300 unidades, será comercializado exclusivamente no mercado holandês.

Fonte: AutoHoje
 
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