Portal Chamar Táxi

Judo

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Neto é 5º na Taça do Mundo

O judoca foi o atleta português a chegar mais longe na Taça do Mundo de Roma, com um 5º posto na categoria de -81 quilos.

O judoca João Neto terminou hoje na quinta posição na categoria de -81 kg da Taça do Mundo de Roma, enquanto os restantes portugueses foram afastados nas eliminatórias.

Neto bateu o norte-americano Travis Stevens e o letão Konstantins Ovcinnikos, mas foi afastado pelo alemão Sven Maresch.

Na repescagem, o judoca português derrotou o ucraniano Artem Vasylenko e, no apuramento para o terceiro lugar, voltou a perder diante de um germânico, desta vez Robert Gess.

Na mesma categoria, Diogo Lima saiu derrotado do combate com o francês Alain Schmitt, depois de ter vencido o japonês Kazushi Nishioka, e Miguel Medeiros, depois de bater o francês Maxime Aminot, foi afastado por Gess.

Em -100 kg, João Taveira perdeu, logo no primeiro combate, diante do francês Christophe Humbert.

Sábado, Jorge Fernandes e Sergiu Oleinic terminaram em sétimo, nas categorias de -66 kg e -73 kg, respectivamente.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Pina encabeça cartaz na Holanda

João Pina, campeão europeu em -73 kg, encabela o cartaz dos judocas portugueses que participam no fim-de-semana no Grande Prémio de Roterdão, Holanda, no qual Telma Monteiro, vice-campeã mundial nos -57kg, estará ausente.

O campeão da Europa, que tem como principal objectivo angariar pontos para subir no ranking mundial, terá a competir na mesma categoria o judoca André Alves.

Presentes em masculinos estão ainda Diogo Lima e João Neto (campeão europeu em 2008), em -81kg, e Sergiu Oleinic, em -66 kg.

Em femininos destaque para a luso-cubana Yahima Ramirez, em -78 kg, Leandra Freitas, em -48 kg, e Ana Sousa, em -52 Kg.

O Grande Prémio de Roterdão é uma prova que pode atribuir 200 pontos, e tem prémios monetários no valor de 3000 euros.

sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
João Pina conquista o ouro em Roterdão

campeão da Europa brilha na Holanda

O judoca português João Pina, campeão europeu nos -73kg, conquistou este sábado a medalha de ouro da categoria no Grande Prémio de Roterdão, Holanda.

O judoca olímpico, 12.º do ranking da federação internacional de judo na categoria -73 kg, começou por vencer o holandês Richard Smit (yuko), depois afastou o venezuelano António Rivas (ippon), o alemão Christopher Voelk (waza-ari) e o russo Murat Kodzokov (ippon) e no derradeiro combate, na final, bateu o holandês Dex Elmont (yuko).

Também em -73 kg, André Alves ganhou o primeiro combate das eliminatórias, face ao russo Batradz Kaytmazov (ippon), mas cedeu, por yuko, frente ao polaco Tomasz Adamiec.

O também olímpico João Neto, em -81 kg e que ocupa o 49.º lugar do ranking, ficou-se também pelas eliminatórias, com uma vitória, frente ao belga Joachim Bottieau, e uma derrota, perante o holandês Guillaume Elmont.

Já o representante luso nos -81 kg, Diogo Lima, atualmente no 35.§ lugar do ranking, venceu, por ippon, o canadiano Antoine Valois-Fortier, mas cedeu no segundo combate, também por ippon, frente ao italiano António Ciano.

Nos combates disputados sexta feira, Ana Sousa (-52 kg) e Sérgio Oelinic (-66 kg) terminaram no nono lugar, depois de vencerem o primeiro combate e perderem o segundo.

Já em -48 kg, Leandra Freitas não foi além do primeiro combate, ao perder com a atleta arménio Gayane Arutiunyan.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Atletas lusos preparam-se para o Campeonato do Mundo de Júniores

Oito atletas portugueses integram a comitiva que irá participar no Campeonato do Mundo de Júniores, que arranca amanhã, dia 21 de Outubro, e termina no próximo dia 24, em Agadir, Marrocos.

A prova, destinada aos jovens entre os 17 e os 19 anos, conta este ano com uma novidade: passa a ser admitida a participação de dois atletas por categoria de peso, a cada país.

A selecção portuguesa, presente em Agadir, é constituída, no sector feminino, por Marta Santos (JCL), que competirá na categoria dos -52Kg, e Carina Gouveia (SFUA), nos -63Kg. A equipa masculina é composta por João Castro (ULHT) nos -55Kg, André Soares (JCSJ) e Luís Mendes (AAC) nos -60Kg, Rafael Cardoso (CNS) nos -66Kg, Antoine Massart (AAC) e Tomás Costa (ULHT) nos -73Kg.

Os judocas lusos encontram-se acompanhados pelos treinadores nacionais Filipa Cavalleri Serpa e João Neves, estando ainda em Marrocos Nuno Carvalho, árbitro internacional mundial, que foi convocado pela Federação Internacional de Judo.

A Federação Portuguesa de Judo definiu como objectivos para esta participação portuguesa em Marrocos a conquista de dois lugares de honra (um sétimo e um nono lugar).

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Portugueses fecham participação com quatro eliminações

Mundiais de judo decorrem em Agadir, Marrocos.

Os quatro judocas portugueses que hoje competiram nos Mundiais de judo em juniores foram todos afastados nas “poules”, com João Castro (-55 kg) e André Soares (-60 kg) conseguirem disputar dois combates cada.


Na “poule” B de -55 kg, João Castro venceu o canadiano Alexandre Dibartolo, por ippon, tendo perdido o combate seguinte, frente ao italiano Fábio Basile, também por ippon.


Na categoria -60 kg, André Soares venceu o argelino Hocine Touahri, por waza-ari, e perdeu depois com o japonês Nishio Kyosuke, por ippon. Na mesma categoria, Luís Mendes foi derrotado pelo azeri Mirza Asgarov, por yuko.


Em femininos, Carina Gouveia (-63 kg) foi derrotada no primeiro combate pela croata Barbara Matic, por ippon.


Com estes resultados, termina a participação portuguesa nos Mundiais de judo, que decorrem em Agadir, Marrocos, depois de sábado terem sido afastados Rafael Cardoso (-66 kg), Tomás Costa e Antoine Massart (-73 kg) e Marta Santos (-52 kg).



sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Tiago Lopes afastado da Taça Europeia Boras

O português Tiago Lopes terminou hoje a sua prestação na Taça Europeia Boras, que decorre na Suécia, após ter sido eliminado no segundo combate frente ao britânico Nathon Burns, na categoria -66 kg.

O judoca luso ficou assim pela fase preliminar, depois de ter vencido o encontro com o russo Anton Khoroshilov por "ippon" (pontuação máxima). Burns derrotou Tiago Lopes, garantindo um waza-ari.

Ainda assim, Tiago Lopes é o participante português a sair da Taça Europeia de Boras com melhor classificação, depois de Miguel Medeiros, na categoria de -81 kg, e de Tiago Rodrigues, em -90 kg, terem sido eliminados no sábado, nos primeiros combates.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Trio a caminho do Masters

Portugal, ao que tudo indica, terá três atletas no Masters de Baku, no Azerbaijão, que reunirá, entre 15 e 16 de janeiro de 2011, os 16 melhores judocas do ranking mundial em cada categoria de peso.

Os olímpicos Telma Monteiro (57 kg) e João Pina (73 kg), e Joana Ramos (52 kg) estão no top-10 da lista da FIJ, encontrando-se em boa posição para fazerem parte da elite internacional, quando faltam apenas seis provas pontuáveis, designadamente a Taça do Mundo de Apia (Samoa) e Grand Prix de Abu Dabhi (EAU), ainda este mês, Taça do Mundo de Swon (Coreia do Sul), Grand Slam de Tóquio (Japão) e Grand Prix de Quindao (China) em dezembro.

A judoca do Benfica, vice-campeã mundial, é a que está mais bem classificada, sendo 2.ª (1342 pontos) na recente lista divulgada este mês, logo atrás da japonesa Kaori Matsumoto, com 2050. Já o atleta do Sporting, campeão europeu na sua categoria, ocupa o 9.º lugar (640 pontos), numa lista liderada pelo sul-coreano Ki-Chun Wang (1430). Joana Ramos (ACM), é 10.ª (580 pontos).

Record
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Leandra Freitas em 5º lugar no Europeu sub-23


A judoca portuguesa repetiu em Sarajevo a classificação alcançada em 2009 na mesma categoria.

A portuguesa Leandra Freitas classificou-se hoje na quinta posição na categoria de -48 kg do Campeonato da Europa de judo de sub-23, a decorrer até domingo em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina.

A judoca portuguesa, que venceu a "poule" D, cedeu no quinto combate frente à ucraniana Maryna Cherniak, por ippon, com duplo waza-ari.

Antes, no quarto combate, referente às meias-finais, Leandra Freitas, campeã da Europa de sub-20 em 2007, não conseguiu superiorizar-se à belga Amélie Rosseneu, que ganhou por ippon.

Na fase preliminar, Leandra Freitas venceu a sérvia Ljiljana Savanovic, a espanhola Aida Sarmiento Palao e a alemã Katharina Menz, o primeiro por waza-ari e os restantes por ippon.

No ano passado, no Campeonato da Europa de sub-23 em Antalya, na Turquia, a judoca lusa também se classificou em quinto lugar.

Em -52 kg, Ana Sousa foi afastada no primeiro confronto da fase preliminar, com a austríaca Tina Zelmer, que averbou um waza-ari.

No sábado, André Alves (-73 kg) entra em acção. O português vai lutar com o vencedor do combate entre o eslovaco Martin Zagorov e o romeno Adrian Nicolae Merge.

sapo desporto
_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
André Alves conquista o bronze

No europeu de sub-23


O judoca português André Alves conquistou este sábado a medalha de bronze nos Europeus de sub-23, em Sarajevo, ao vencer o turco Hasan Vanlioglu, por ippon, no combate de acesso ao terceiro lugar na categoria de -73 kg.

André Alves, de 22 anos e que tinha dito estar a fazer a sua melhor época de sempre após uma lesão, tinha sido já este ano terceiro classificado na taça europeia de Londres e na Taça do Mundo de Praga.

Hoje, em Sarajevo, o judoca do Algés venceu três combates e perdeu um, este ainda no quadro principal e frente ao húngaro Attila Ungvari, que viria a conquistar o título europeu da categoria.

O judoca começou por derrotar o romeno Nicola Merge, por ippon, e de seguida, no despique que definiu o vencedor da Poule A, perdeu com Ungvari, passando para a repescagem.

No quadro de "consolação", André Alves derrotou o azeri Nadir Babayev, por yuko, e no combate para a medalha de bronze venceu pela pontuação máxima (ippon) o turco Vanlioglu, assegurando a única medalha de Portugal nestes Europeus de sub-23.

Na sexta-feira, a judoca Leandra Freitas (-48 kg), que terminou em quinto lugar, também tinha estado num dos combates de acesso ao bronze, mas neste caso com apuramento direto e depois de ter sido derrotada nas meias-finais.

A judoca teve uma "dupla deceção", ao perder primeiro a hipótese de estar na final, numa derrota com a belga Amélie Rosseneu, por decisão dos juízes no prolongamento, e depois já no combate para o bronze, no qual foi batida pela ucraniana Maryna Cherniak.

Ana Sousa (-52 kg), a outra portuguesa nestes Europeus, tinha sido eliminada ao primeiro combate, frente à austríaca Tina Zelmer.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Joana Ramos na final em Abu Dhabi

A internacional portuguesa Joana Ramos (10.ª do ranking mundial) apurou-se para final do Grand Prix de Abu Dhabi, na categoria de -52 kg, ao derrotar nas meias-finais a polaca Marta Kuban (79.ª) por yuko. A luta pelo lugar mais alto do pódio será discutido esta tarde com a brasileira Erika Miranda (11.ª) que derrotou a espanhola Ana Carrascosa (4.ª).

Até à final Joana derrotou sucessivamente as judocas Ngandeu Weyinjam (Camarões) e Aynur Samat (Turquia).

A vice-campeã Mundial de -57 kg Telma Monteiro (n.º 2) assistiu à meia-final de Joana Ramos já na bancada após ter ficado surpreendentemente afastada da prova, a última que a Selecção faz esta época, logo no primeiro confronto, com a chinesa Yang Liu (n.º 107), que viria a ficar na 5.ª posição após ter sido derrotada no combate a seguir pela campeã olímpica Giulia Quintavalle.

Recorde-se que amanhã entram em acção os únicos dois elementos masculinos da Selecção presentes nos Emiratos Árabes Unidos, o campeão europeu João Pina (-73 kg) e Diogo Lima (-81 kg).

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Joana Ramos conquista medalha de ouro

No grande prémio de Abu dahbi


A judoca portuguesa Joana Ramos (-52) conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro no Grande Prémio de Abu Dhabi, ao derrotar na final a brasileira Erika Miranda, por yuko.

Para chegar à final, Joana Ramos tinha já eliminado Ngandeu Weyinjam (Camarões), Aynur Samat (Turquia) e Marta Kuban (Polónia).

Em -57, Telma Monteiro foi derrotada pela chinesa Yang Liu, logo na primeira ronda.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Pina e Diogo Lima eliminados

No Grande Prémio de Abu Dhabi


Os portugueses João Pina e Diogo Lima foram esta terça-feira eliminados prematuramente no Grande Prémio de Abu Dhabi de judo, caindo às mãos dos alemães Christopher Voelk e Sven Maresch, respetivamente.

Na categoria de -73 kg, João Pina ficou isento da primeira ronda e afastou na segunda o bielorrusso Mitar Mrdic, por ippon, acabando por cair na terceira fase frente a Christopher Voelk.

Já Diogo Lima (-81 kg) passou a primeira ronda, depois de afastar o moldavo Valeriu Duminica, mas perdeu com Maresch, que viria a vencer a prova.

Terça feira, Joana Ramos (-52) conquistou a medalha de ouro, ao derrotar na final a brasileira Erika Miranda, por yuko.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma Monteiro é campeã nacional

A judoca do Benfica voltou a se sagrar campeã nacional na categoria de -57 quilos.


Telma Monteiro venceu as quatro adversárias das eliminatórias por Ippon. A judoca do clube da Luz eliminou primeiro Cindy Alves nos oitavos de final e Inês Ramalho nos quartos. Nos dois combates, a judoca precisou apenas de um minuto e meio para alcançar a pontuação máxima.

Nas meias-finais, Monteiro defrontou Ana Jorge e o Ippon aconteceu a 26 segundos do final do combate.

Na derradeira prova, a finalista derrotada, Joana Nunes, foi ao tapete por Ippon passados dois minutos e vinte segundos.

Sapo Desporto
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma Monteiro: «Masters é para ganhar»

Confiança após a conquista do 4.º título nacional


Telma Monteiro já se encontra em contagem decrescente para atacar a 2.ª edição do Masters, que se disputa a 15 e 16 de janeiro de 2011, em Baku. Ausente no ano transato da prova mais forte da modalidade – reúne os 16 melhores do ranking mundial por categoria de peso –, a olímpica do Benfica (9.ª em Atenas’04 e Pequim’08) quer estrear-se na capital do Azerbaijão com mais um resultado de grande nível, para juntar ao seu medalheiro impressionante [ver quadro].

“O Masters é uma competição muito forte e é para ganhar ou, pelo menos, para alcançar um bom resultado, que passa pela conquista de uma medalha”, considerou Telma Monteiro, momentos depois de conquistar o quarto título nacional, ao bater na final dos -57 kg Joana Nunes.

A atleta não tem tido a vida fácil, devido ao esforço em conciliar os treinos com os estudos, visto frequentar o 2.º Ano de Educação Física na Universidade Lusófona: “O Masters é uma prova que não aparece na melhor altura. O Mundial provocou um desgaste grande e também tenho de estudar. Mas vou trabalhar para recuperar a forma”, garantiu a vice-campeã mundial, de 24 nos, que terá igualmente como pontos altos da próxima época o emblemático Torneio de Paris, o da Alemanha, o Europeu e o Mundial.

Maior contacto

Telma revelou ainda que a categoria de -57 kg não a pára de surpreender, para mais porque as novas regras não a ajudam: “Os ataques implicam um maior contacto físico, pelo que as diferenças de peso e de força fazem-se notar mais. Há atletas que depois das pesagens chegam a ganhar 6 quilos durante as provas, enquanto eu se ganhar um já é muito, tendo pesado 56,4 kg no Nacional. Só na máxima forma poderei ter hipóteses de contrariar as minhas adversárias”, admite.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Diogo Lima eliminado no segundo combate em Tóquio

Diogo Lima, único português em prova no Grand Slam de Tóquio, foi eliminado no segundo combate da prova nipónica.

O judoca luso, que competia na categoria de -81 kg, começou por vencer o georgiano Giorgi Baindurashvili, por 'yuko', tendo caído depois diante o britânico Euon Burton, que acabaria por conquistar o bronze.


abola
_____
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Pina e Joana caem um lugar

Grand slam de Tóquio realinha o ranking mundial para o masters


O Grand Slam de Tóquio, dominado no fim-de-semana pelo Japão, motivou um realinhamento do ranking mundial, que apura os 16 melhores judocas por categoria de peso para o Masters de Baku (15 e 16 de janeiro de 2011), causando a descida em um lugar para o campeão europeu (73 kg) João Pina e para Joana Ramos (52 kg).

O olímpico do Sporting desceu do 9.º para o 10.º lugar, agora com 640 pontos, mas sem qualquer ameaça à presença na capital do Azerbaijão, visto faltar disputar apenas uma prova pontuável para a lista da federação internacional (IJF), o Grand Prix de Qindao (China), que decorre nos dias 17 e 18 deste mês.

O futuro reforço dos leões para 2011, Joana Ramos, também desceu, do 5.º para o 6.º posto (740 pontos), devendo manter o estatuto de cabeça-de-série na primeira prova de grande nível do próximo ano.

Quanto ao expoente máximo da modalidade em Portugal, a vice-campeã mundial Telma Monteiro (57 kg), do Benfica, manteve o 2.º posto no seu peso, com 1.342 pontos, apresentando-se em Baku com o estatuto de segunda cabeça-de-série, logo atrás da líder, a nipónica Kaori Matsumoto.

O Grand Slam de Tóquio teve a participação do português Diogo Lima (81 kg), mas o atleta do Lisboa Ginásio acabou eliminado ao segundo combate.

Campeões de juniores. Torres Novas acolheu, entretanto, os Nacionais de juniores por equipas. Em masculinos, venceu o Judo Clube de Lisboa, à frente da Lusófona (2.ª), Sporting e Académica (3.ªs).

Em femininos, ganhou a Sociedade Filarmónica União Agrícola, seguida do Sporting (2.º), Judo Clube da Marinha Grande e Clube Naval do Funchal (3.ºs) a completarem os pódios. A.R.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma Monteiro no Masters de Baku

Prova decorre dias 15 e 16

Telma Monteiro vai representar Portugal no Masters de Baku, prova que vai decorrer entre os próximos dias 15 e 16, no Azerbaijão.

A informação é avançada pelo site do Benfica, clube da atleta, que sublinha que a prova vai ter a participação dos 16 melhores judocas do Mundo por categoria de peso.

A judoca portuguesa, atual número 2 do ranking mundial, vai competir na categoria de -57 kg.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Portugal com quatro judocas na Taça do Mundo de Sófia



Leandra Freitas e Ana Hormigo (-48kg), Ana Cachola (-63kg) e Yahima Ramirez (-78kg) serão as representantes portuguesas na Taça do Mundo feminina de judo.

O treinador nacional Michel Almeida vai liderar os trabalhos da equipa portuguesa na prova que vai decorrer nos dias 29 e 30 de Janeiro em Sófia, na Bulgária.


abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Nuno Delgado dá a maior aula do mundo em Cabo Verde

O judoca português de origem cabo-verdiana, Nuno Delgado, está na Praia para lançar um movimento de solidariedade social. "Achieve, Collect and Give Back* - Maior aula de judo do Mundo" é o nome desta iniciativa cujo lançamento internacional aconteceu ontem, dia 12 de Janeiro, à tarde na capital cabo-verdiana.

"O objectivo deste projecto é um só: formar campeões para a vida," afirmou o judoca Nuno Delgado durante a assinatura do protocolo com a Câmara da Praia (CMP). No documento assinado, a câmara compremete-se em colaborar, a nível da disponibilização de espaços para a actividade em causa, realização de eventos, entre outros, com a Escola de Judo Nuno Delgado, impulsionadora do projecto.

Segundo explica o judoca, Nelson Mandela é a grande inspiração para todo o conceito por trás desta iniciativa que visa a implementação de um programa cívico e desportivo junto de escolas primárias em bairros marginalizados em Portugal, para crianças dos 6 aos 10 anos, e que agora se estende a Cabo Verde.

Este movimento que arrancou a nível internacional na Praia, vai agora para outras cidades, como é o caso de Paris (6 de Fevereiro), Lisboa, Porto, Guimarães, entre outras. Um dos objectivos é a angariação de fundos para poder dar às crianças das escolas contempladas um kit, composto por dois tapetes de judo, um fato, um saco e uma t-shirt.

Depois da assinatura do protocolo na Câmara da Praia, teve lugar na praça Alexandre Albuquerque uma demonstração de judo com cerca de 20 alunos das escolas da modalidade existentes na capital. Ouviu-se também o hino deste movimento e foi estendida a bandeira do "Achieve, Collect and Give Back - Maior aula de judo do Mundo" por todos os presentes no local (ver fotos).

Este movimento termina no dia 11 de Junho, em Lisboa, com a realização da uma iniciativa que promete ser marcante - a "Maior Aula de Judo do Mundo" no Terreiro do Paço - um evento que se pretende que entre para os recordes do livro de Guiness.

Esta iniciativa ocorre no âmbito das festividades alusivas ao Dia da Democracia, 13 de Janeiro.

Sapo Desporto
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma e Pina visam pódios no Masters

Portugal apresenta quatro atletas de top em baku

Quando falta pouco mais de um ano para a realização dos Jogos Olímpicos, Portugal começa a delinear a sua representação para Londres’2012, colocando pela primeira vez quatro atletas no Masters, cuja 2.ª edição se disputa hoje e amanhã em Baku, no Azerbaijão.

Depois de Suwon’2010 (C. Sul), onde Yahima Ramirez (Casa Povo de Rio Maior) e Joana Ramos (Sporting) foram precocemente eliminadas, logo no combate inaugural da prova que admite os 16 melhores do ranking mundial, a Seleção surge desta vez mais consistente, não só porque a dupla está mais experiente, mas também porque os expoentes máximos da modalidade, os olímpicos Telma Monteiro (Benfica) e João Pina (Sporting), respetivamente vice-campeã mundial e campeão europeu, poderão dar continuidade à sua alta cotação.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma nas meias-finais do Masters de Baku

Com a prova parada no Serhedchi Olympic Sports Center para a hora de almoço, Telma Monteiro (-57 kg) é a única sobrevivente dos três judocas portugueses que participaram neste primeiro dia do Masters de Baku, competição que reúne os 16 melhores do ranking mundial de cada categoria.

A atleta do Benfica encontra-se nas meias-finais e, no mínimo, já assegurou onde defrontará a sul-coreana Jan-Di Kim.

Telma Monteiro (25 anos), mantém-se assim na corrida por uma medalha nesta sua estreia no Masters após a temporada passada ter estado impedida de competir na Coreia do Sul por se encontrar a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

Nos quartos-de-final a vice-campeã mundial e n.º 2 do ranking mundial começou o dia a derrubar a americana Marty Malloy por ippon, tendo apenas necessitado de 1.53 minutos. Mais difícil apresentava-se a tarefa frente à atleta da casa Kifayat Gasimova, mas Telma resolveu a questão com um wazari e permitindo que a rival apenas somasse dois yukos.

Tal como Telma, do outro lado do quadro dos -57 kg, a bicampeã mundial Kaori Matsumoto mantém-se imbatível na prova, igualmente com uma vitória e um yuko. Nas meias a japonesa medirá forças com a espanhola Concepsion Bellorin.

Menos felizes foram Joana Ramos (-52 kg) e João Pina ao ficarem eliminados da luta pelas medalhas logo no combate inaugural e ambos por ippo. Joana perdeu com a luxemburguesa Marie Muller e o campeão europeu de 2010 frente ao holandês Dex Elmont, ao qual ainda em Outubro ganhara na final do Grand Prix de Roterdão.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
João Pina e Joana Ramos eliminados no World Masters



Os judocas portugueses João Pina (-73 quilos) e Joana Ramos (-52 quilos) foram eliminados este sábado na primeira ronda do World Masters, em Baku, no Azerbaijão.

João Pina foi afastado por ippon em três minutos pelo holandês Dex Elmont, enquanto Joana Ramos perdeu também por ippon com a luxemburguesa Marie Muller.

Yahima Ramirez (-78 quilos) começa amanhã a participação frente à francesa Audrey Tcheumeo.

Já este sábado a portuguesa Telma Monteiro ganhou a medalha de ouro da categoria -57 quilos, ao bater na final a japonesa Kaori Matsumoto.


abola

_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Estava farta de ouvir o hino japonês» – Telma Monteiro

[
telma8.jpg




Telma Monteiro (-57 kg) venceu Masters em Baku. Na final dominou a campeã mundial que há quatro meses lhe ganhou em Tóquio





À partida para o Azerbaijão Telma Monteiro avisara que estava «confiante» para o Masters de Baku, a exclusiva prova que apenas admite os 16 melhores do ranking em cada categoria. Não estava enganada.

Num dia inesquecível e mostrando consistência física acima do habitual, aspecto em que teve particular cuidado na preparação, Telma (25 anos) conquistou a medalha de ouro dos -57 kg na estreia na prova. Há um ano ficara impedida de disputar a primeira edição em Suwon (Coreia do Sul) por estar a recuperar de lesão na perna esquerda. Agora, no Serhedchi Olympic Sports Center, garantiu a primeira medalha de Portugal na competição e no seu incrível palmarés. «É um dia perfeito»

Melhor ainda foi o facto de, na final, ter derrotado a campeã do Mundo e grande rival, Kaori Matsumoto, por wazari - somando também um yuko - e deixando a japonesa em branco. Magnífico! Em Setembro, Matsumoto ganhara-lhe em Tóquio, durante o prolongamento na decisão do título mundial, com Telma esgotada fisicamente. Desta vez não!

«A época passada, apesar de ter sido muito boa [sete pódios no Circuito Mundial] faltaram as vitórias. Talvez por ter começado um bocado atrasada, devido a lesões. Mas, agora, arrancar o ano logo a vencer é muito bom», começou por afirmar Telma a A BOLA. «Dei o máximo. Foi o primeiro Masters e ainda por cima, a forma como ganhei a final e contra a Matsumoto... É um dia perfeito. Deixou-me emocionada. Na altura, fiquei bastante alegre mas, agora, estou mais calma. Não podia perder uma vez mais com ela... Estava a ficar um bocado farta de ir às finais e ouvir o hino japonês», diz entre gargalhadas. «Até já o sei de cor», acrescenta após ter amealhado 6 mil dólares (4500 euros) pelo êxito e 400 pontos para o ranking.



abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Telma só se mostrará nas grandes provas

CONTAGEM DECRESCENTE PARA LONDRES'2012

Telma Monteiro, recente vencedora do Masters de Baku, três vezes vice-campeã mundial e tricampeã europeia, já tem o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres’12 praticamente garantido, pelo que a judoca do Benfica, de 25 anos, apenas irá escalar, na primeira metade da época, as grandes provas internacionais da temporada, designadamente o Grand Slam de Paris, Grand Prix de Dusseldorf, Europeu de Istambul e Mundial, também na capital francesa.

O DTN Luís Monteiro justificou a decisão de poupar a pérola internacional: “Até ao Europeu, cumpre-se a primeira fase da qualificação olímpica e a Telma já tem as pontuações máximas, pois apenas contam os cinco melhores resultados para o ranking mundial. Sendo assim, não precisa criar vários picos de forma e desgastar-se. Por outro lado, a federação tem poucos recursos, dado que o circuito cresceu muito, tornando-se megalómano em termos financeiros. Vamos canalizar recursos para outros atletas, que ainda não têm os pontos suficientes para Londres’12, de maneira a escalarem o máximo de provas da Taça do Mundo”, justificou o técnico.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,064
Gostos Recebidos
439
Seleção feminina sem chama em Sófia

Trio eliminado na Taça do Mundo

A primeira jornada da Taça do Mundo de Sófia, na Bulgária, não foi nada positiva para a Seleção Nacional feminina, já que as três judocas em competição foram, este sábado, precocemente eliminadas.

Na categoria de -48 kg, a olímpica Ana Hormigo (União Albicastrense), 7.ª em Pequim'08, ainda venceu à decisão a ucraniana Marija Novikova, mas foi eliminada pela arménia Gayane Arutiunnyan, por ippon, enquanto Leandra Freitas (Nacional da Madeira) não resisitiu (ippon) à igualmente ucraniana Maryna Chernyak.

Já nos -63 kg, Ana Cachola (Judo Clube do Algarve) ainda ganhou (ippon) à búlgara Elena Grigorova, mas depois foi afastada (ippon) por Severine Nebie, do Burkina Faso.

A luso-cubana Yahima Ramirez (-78 kg) é a única atleta da Seleção que ainda poderá pontuar parta Londres'12. A judoca da Casa do Povo de Rio Maior defronta este domingo a turca Yilmaz Nazmive no primeiro combate.

Record
 
Topo