Portal Chamar Táxi

Instalação de Antena com Motor DiSEqC 1.2

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0
Uma ajuda, o satélite do teu sul verdadeiro 16ºw, será o 15w Telstar 12, Tp: 12608 H 19279 2/3.

Os graus que deves colocar no motor, são 32º Norte.

Eu como curioso tentava o seguinte: Assinalar tdos e apenas os satelites da pré sintonia se faltar alguns acrescentar em outros. O satelite acima parece que será fácil de captar na Madeira. Sendo assim colocar o motor a zero buscar 15w Telstar 12 em usuals e afinar

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
6)

lnb alimentado a 13 V racebe os canais de polarização vertical
Alimentado a 18 V : polarzação horizontal

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Acabo de voltar do terraço do prédio, onde passei mais umas duas horas a tentar ver se avançava com alguma coisa. E antes de mais, quero agradecer pelas vossas respostas que tem me ajudado a compreender melhor como funcionam estas coisas.

Comecei por fazer o fazer o Factory Reset ao receptor, depois fiz o Hardware Reset by DiSEqC Motor e o Built-In Satellite Table Reset no motor. Não serviu de nada, continua o problema em que eu peço para o receptor deslocar a antena para um determinado satélite e este a desloca para outra posição qualquer. Depois então eu ajusto manualmente através dos botões do motor e lá apanho o satélite pretendido...e o receptor continua a fazer a tal confusão de dizer que está no Hispasat, mas só dar sinal de vida quando seleciono o Badr4/5/6. E eu sei que estou de facto no Hispasat, tanto que apanho os canais codificados da MEO!

Bem, mas o correcto posicionamento da antena vai ter de ficar para depois, antes acho mehor corrigir dois problemas graves: este da confusão dos satélites, e o outro, da falta de corrente suficiente para alimentar o motor.

Quanto ao primeiro problema não sei o que se passa, nem o que mais posso fazer...pelo que peço a vossa ajuda se possivel...

Quanto ao segundo problema, afinal esqueci de dizer ontem que um (outro) amigo meu imprestou-me um LNB que ele tinha e que supostamente era ideal para antenas ligadas a sistemas motorizados. Trata-se de um Invacom SNH-031. E hoje eu descobri que afinal é este senhor que anda a sugar toda a energia que o receptor envia, impossibilitando o correcto funcionamento do motor. Aquele problema do motor não arrancar quando solicitado deixa de acontecer se eu desligar o cabo que liga o LNB ao motor...

Já sei que provavelmente não poderei utilizar este LNB (embora o fabricante diga ser ideal para instalações como esta), mas mesmo o meu LNB (Iberosat LS 100) também fazia com que por vezes o motor não funcionasse corretamente...portanto, como posso resolver esta questão? Existe algum amplificador de corrente 13/18V?

De resto ainda tentei afinar novamente a antena, mas não consegui resultados melhores dos que já tinha obtido oontem. Pior, de tanto apertar e desapertar parafusos, noto que o material começa a apresentar alguns sinais de desgaste...começo a achar que vou mesmo ter de chamar algum técnico especializado, embora até já ache que este também terá dificuldades em afinar/resolver todos estes problemas!

Ainda fui ver se captava o Eutelsat 5W A tal como o DX2 sugeriu, mas este satélite não consta da lista de satélites disponiveis em Motor Setting. Tenho então de adicioná-lo manualmente? E outra questão ainda, nesse mesmo menu, alguns dos satélites que seleciono não têm Transponders de origem (diz lá Empty). Mesmo nesses casos o Sat Finder deve apitar se captar sinal de um desses satélites? Ou tenho de adicionar alguns Transponders antes?

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Comecei por fazer o fazer o Factory Reset ao receptor, depois fiz o Hardware Reset by DiSEqC Motor e o Built-In Satellite Table Reset no motor. Não serviu de nada, continua o problema em que eu peço para o receptor deslocar a antena para um determinado satélite e este a desloca para outra posição qualquer. Depois então eu ajusto manualmente através dos botões do motor e lá apanho o satélite pretendido...e o receptor continua a fazer a tal confusão de dizer que está no Hispasat, mas só dar sinal de vida quando seleciono o Badr4/5/6. E eu sei que estou de facto no Hispasat, tanto que apanho os canais codificados da MEO!
O que se pode estar a passar é tu teres feito busca a uma frequência do Badr quando a antena estava a captar sinal do Hispasat. Não interessa que canais lá estão, o que interessa é que essa frequência pertence à base de dados do Badr e, como tal, o motor desloca a antena para esse satélite.

Quanto ao segundo problema, afinal esqueci de dizer ontem que um (outro) amigo meu imprestou-me um LNB que ele tinha e que supostamente era ideal para antenas ligadas a sistemas motorizados. Trata-se de um Invacom SNH-031. E hoje eu descobri que afinal é este senhor que anda a sugar toda a energia que o receptor envia, impossibilitando o correcto funcionamento do motor. Aquele problema do motor não arrancar quando solicitado deixa de acontecer se eu desligar o cabo que liga o LNB ao motor...

Já sei que provavelmente não poderei utilizar este LNB (embora o fabricante diga ser ideal para instalações como esta), mas mesmo o meu LNB (Iberosat LS 100) também fazia com que por vezes o motor não funcionasse corretamente...portanto, como posso resolver esta questão? Existe algum amplificador de corrente 13/18V?
Não. Esses sistemas são assim e não há nada a fazer. Os motores DiSEqC 1.2 funcionam com aquilo que o receptor lhes fornece e se com o teu Iberosat funcionava melhor do que com o Invacom, é voltares a metê-lo. Eventualmente poderias procurar um receptor que tivesse maior amperagem de saída para o LNB, mas não acredito que haja porque as restrições impostas ao consumo dos equipamentos quando em funcionamento pelas normas ambientais obriga a que os receptores só tenham o mínimo indispensável de alimentação para periféricos.

Ainda fui ver se captava o Eutelsat 5W A tal como o DX2 sugeriu, mas este satélite não consta da lista de satélites disponiveis em Motor Setting.
É o costume: listas de satélites desactualizadas. Se em vez de Eutelsat 5W A (que é o nome do satélite desde Março de 2012!) procurares por Atlantic Bird 3 é capaz de lá estar...

DX2

Última edição:

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Passei há pouco numa loja especializada de material de satélite para ver se tinham algum receptor que debitasse mais di que 350mA, e afinal existem alguns que debitam 500mA. O técnico de lá disse-me que nesses casos ou muda-se o receptor para um destes, ou então adiciona-se um aparelho chamado posicionador, que vai alimentar o motor de forma independente do LNB. A questão agora é saber qual das duas opções será a melhor...e até agora só encontrei posicionadores que convertem o sinal DiSEqC para 36V, para uso com os motores de braço. Alguém sabe a designação desses posicionadores?

De facto o Atlantic Bird 3 está na lista. Este receptor permite fazer actualização de firmware, mas não encontro um site para fazer o download do mais recente...por onde andam?

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Mais uns minutos passados junto da antena...fiz antes uma actualização do firmware do receptor, encontrei aqui. De facto parece que o problema de a antena estar posicionada para captar um determinado satélite e apenas apresentar qualidade de sinal quando selecionado outro satélite, devia-se à falta de transponders guardados no receptor para o satélite que efetivamente a antena estava apontada. Bastou adicionar alguns transponders no receptor para o Hispasat, e então lá surgiu a escala da qualidade de sinal a dar sinal de vida.

Depois então estive a adicionar mais alguns transponders que tirei do site Lyngsat, mas alguns desses transponders depois de adicionados não mostravam dar nenhuma qualidade de sinal...um exemplo é o 12052H 27500. Supostamente esse transponder não é emitido para a Europa, sendo apenas captavel na América?

Quanto ao Atlantic Bird 3, não consegui o captar...mas hoje está vento por cá, o que dificulta essas buscas...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Passei há pouco numa loja especializada de material de satélite para ver se tinham algum receptor que debitasse mais di que 350mA, e afinal existem alguns que debitam 500mA. O técnico de lá disse-me que nesses casos ou muda-se o receptor para um destes, ou então adiciona-se um aparelho chamado posicionador, que vai alimentar o motor de forma independente do LNB. A questão agora é saber qual das duas opções será a melhor...e até agora só encontrei posicionadores que convertem o sinal DiSEqC para 36V, para uso com os motores de braço. Alguém sabe a designação desses posicionadores?
Bem, para dar uma resposta dessas, essa loja de especializada pouco ou nada tem.
Não se pode usar um posicionador com um motor DiSEqC. Os posicionadores são só para antenas com motor de êmbolo. Só te resta a opção da troca do receptor.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Mais uns minutos passados junto da antena...fiz antes uma actualização do firmware do receptor, encontrei aqui. De facto parece que o problema de a antena estar posicionada para captar um determinado satélite e apenas apresentar qualidade de sinal quando selecionado outro satélite, devia-se à falta de transponders guardados no receptor para o satélite que efetivamente a antena estava apontada. Bastou adicionar alguns transponders no receptor para o Hispasat, e então lá surgiu a escala da qualidade de sinal a dar sinal de vida.

Depois então estive a adicionar mais alguns transponders que tirei do site Lyngsat, mas alguns desses transponders depois de adicionados não mostravam dar nenhuma qualidade de sinal...um exemplo é o 12052H 27500. Supostamente esse transponder não é emitido para a Europa, sendo apenas captavel na América?
Eh pá, dos 3 sites dedicados à actualizações de satélites, transponders e canais, foste logo escolher o pior deles todos! Se queres estar sempre em cima das últimas novidades e ter as tabelas sempre actualizadas, vai ao KingOfSat ou ao FlySat. Só para teres uma ideia da desactualização do Lyngsat, esse TP já nem sequer existe no Hispasat.

DX2

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Quanto ao Atlantic Bird 3, não consegui o captar...mas hoje está vento por cá, o que dificulta essas buscas...
Provavelmente aí na Madeira só conseguirás captar o TP 11059H 23700 porque o feixe onde estão os canais do Fransat não chega aí. Tenta primeiro encontrar o satélite com este TP e depois vê se os outros têm ou não sinal.

DX2

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
De facto acho que o homem lá não percebeu bem que sistema é que eu tinha instalado...é que daquilo que eu vi, esses posicionadores convertem o sinal DiSEqC em 36V, e não apenas aumenta a corrente transmitida por esse sinal.

Bem, este investimento está saindo caro...mas sendo que a única opção é mudar de receptor, há algum em especial que seja recomendado? Nestas coisas de produtos de consumo electrónico costuma haver uma marca ou mesmo modelo específico que é popular por ter uma boa relação preço/qualidade. Daquilo que já li nos fóruns a marca Amiko é considerada uma dessas marcas populares, estou certo? Eles tem alguns modelos que debitam 500mA, e encontrei uma loja em Portugal que tem o HD8360 por 85€ já com portes de envio. Em segunda mão encontrei um HD8900 por 75€. A questão é, entre esses, qual a melhor opção? No ebay encontrei um receptor mais barato, um Strong PrimaSat II. Com os portes fica por 50€, mas não tem HDMI...

Tive uma pontaria com esse site então! Já anotei os sites recomendados, a partir de agora serão esses que irei utilizar, thanks :espi28:

Hoje não tive oportunidade de ir até junto da antena, vou ver se amanhã consigo tirar uns minutos para testar se com esse TP consigo captar o ex-Atlantic Bird 3.

lucato

GF Bronze
Entrou
Out 16, 2012
Gostos Recebidos
0
ola pumabr,
Não compres um receptor, troca o lnb. Esses lnb Invacom SNH-031 são auto alimentados e atrofiam o sistema todo. Para saber se tens cobertura, vai ao site lyngsat e procura a coluna Beam EIRP (dBW) C/N lock. Tu tens ter em conta que muitos dos satelites estão direccionados para europa central, a tua antena pode ser pequena

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu estava inclinado em arranjar um LNB destes porque vi que este é menos "sensível" ao vento...como o local onde tenho a antena instalada costuma ser ventoso, e esta ainda abana um pouco devido principalmente à folga do eixo do motor, com o outro LNB perdia muito mais facilmente o sinal do que com este. Basicamente o problema do vento passa a ser menos problemático com este LNB...

Pois, já me tinha apercebido disso. A Madeira ainda recebe sinal de alguns satélites, pelo que vi já os Açores estão em muito pior situação...obrigado pela dica :espi28:

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
DX2, ontem adicionei o TP que indicou, e funcionou! Nem tive de ajustar a antena, bastou mandar o motor a posicionar no local correto que surgiu logo sinal (embora a 60%). Ainda estive a testar outros TP's, mas apenas deu para captar algo em mais 3, sendo que desses, dois deles apenas capta uma qualidade de sinal de 30%. Ontem o vento continuava, logo ainda não pude fazer um posicionamento fino da antena, mas depois de o fazer vou procurar por outros satélites pelo mesmo método. Agora a minha dúvida é, como posso saber que TP's é que garantidamente deveria conseguir captar por cá?

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
Tens que consultar o flysat, nos mapas dos beams.
5w
EUTELSAT_5WA_Ku-band_Widebeam_Downlink_Coverage.png
EUTELSAT_5WA_Ku-band_Superbeam_Downlink_Coverage.png

9e
EUTELSAT_9A_Ku-band_Widebeam_Downlink_Coverage.png

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu não estou a encontrar a informação específica sobre os Transponders a que correspondem cada beam...

Por exemplo, neste site e caso específico, o site diz qual a potência de sinal recebido em determinado ponto do globo, assim como o diâmetro da antena recomendado, mas não diz que transponders são transmitidos com esse beam...e é essa info que me fazia jeito agora!

SatBeams - Satellite Coverage Maps - Sat Footprint Intelsat 10-02 (Intelsat 1002, Intelsat Alpha-2, Intelsat X-02, IS-1002) / Thor 5 (Thor 2R) / Thor 6 (Intelsat 1W, IS-1W)

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
No Flysat tem na coluna da direita, o beam a que pertence...depois podes clicar no beam, para ir aos mapas.

tp_E5WA_Super.jpg

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Ok, agora percebi o sistema, thanks :espi28:

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Bem, depois de andar a maxer na antena, nos transponders e etc, acho que consegui posicionar a antena no melhor que dá. Até este momento consegui captar 8 satélites diferentes, desde o Turksat 3A 42.0E, até ao Hispasat 30.0W. O que é mau é que ao tentar melhorar o sinal captado no Hispasat, acabo por perder qualidade ou mesmo a totalidade do sinal dos satélites a Este...portanto tive de fazer um "compromisso" de modo a poder captar pelo menos o Astra 19.2E, o Hotbird 13.0E e o Hispasat o melhor possivel.

Reparei que num ou noutro caso se pudesse fazer um ajuste fino da posição onde o motor pára para captar um determinado satélite, o sinal ganha em nível de qualidade. Usando o sistema DiSEqC 1.2 acho que dá para fazer esses ajustes e memeorizar então a posição ideal do eixo do motor, no USALS também dá para fazer isso? É que não há lá nenhuma opção para afinar essa posição...

Outra questão que tenho sobre esses sistemas, se eu tiver dois receptores ligados à mesma antena, eles podem entrar em conflito quando os dois receptores estiverem ligados ao mesmo tempo? A minha questão é sobre se há algum problema de comando entre os receptores e o motor, ou se cada um deles comunica de forma "autónoma" com o motor. Ou seja, se estiver num receptor a ver um canal do Astra, e depois ligar o outro para ver um canal do Hispasat, se na mesma o motor vai se mover para o Hispasat sem entrar em conflito com o primeiro receptor. Claro que nesse caso o primeiro perderá o sinal, mas a questão aqui é só mesmo a compatibilidade entre hardware e se há a hipótese de estragar algum componente numa situação dessas...

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
" Outra questão que tenho sobre esses sistemas, se eu tiver dois receptores
ligados à mesma antena, eles podem entrar em conflito quando os
dois receptores estiverem ligados ao mesmo tempo? "
Se quizeres ter 2 recetores , um comanda o motor, e o outro recebe um cabo direto do lnb de 2 saídas

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Não é então possivel usar um splitter, nem que seja posto entre o LNB e o motor?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Reparei que num ou noutro caso se pudesse fazer um ajuste fino da posição onde o motor pára para captar um determinado satélite, o sinal ganha em nível de qualidade. Usando o sistema DiSEqC 1.2 acho que dá para fazer esses ajustes e memeorizar então a posição ideal do eixo do motor (...)
O sistema manual é melhor do que o USALS porque podes afinar a posição da antena para bater certo com a tua instalação e assim tirar melhor rendimento de todos os satélites que consegues captar.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não é então possivel usar um splitter, nem que seja posto entre o LNB e o motor?
Para que é que precisas dum splitter quando podes usar um LNB de duas saídas, como diz e muito bem o nowready?

DX2

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Porque além de serem mais caros, já tenho um recém comprado... :Espi61:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Podes pôr o splitter na mesma só que, para além de não ser adequado para estar na rua, só deixa funcionar um receptor de forma independente de cada vez e com um LNB de duas saídas podem funcionar sempre os dois em simultâneo. E compras um LNB de duas saídas bom por menos de 20€, não é assim tão caro.

DX2

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Bem, sendo assim talvez compense...mas antes vou adquirir o tal receptor da Amiko. E então terei dois receptores, o da Amiko para controlar o motor e o outro que será o "passivo". Outra coisa que ainda tenho de comprar é o descodificador da MEO para poder ver os canais da TDT transmitidos pelo Hispasat. Se ao menos eles vendessem apenas o cartão descodificador...segundo sei depois pode-se pôr esse cartão em outros receptores que os canais focam descodificados na mesma, certo? Também não percebo a lógica desses receptores apenas permitirem visualizar os canais TDT quando podiam deixar ver também os canais FTA transmitidos pelo Hispasat. Será por causa da TV Record que é transmitido pelo mesmo satélite aberto, enquanto a MEO o tem no serviço pago?