Gémeas Andreia e Ana Robalo brilham na Europa dos trampolins
As jovens ribatejanas trouxeram da Dinamarca uma medalha de ouro e duas de prata.
As irmãs gémeas, Andreia e Ana Robalo, têm apenas 16 anos, são ginastas de eleição. Brilharam nos Campeonatos da Europa de Juniores, que se disputaram em Odense, Dinamarca. Andreia conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, e Ana conquistou uma medalha de prata. Vivem na pequena aldeia da Fajarda, concelho de Coruche e treinam todos os dias em Salvaterra de Magos. São iguais como duas gotas de água, têm gostos muito parecidos, mas recusam a ideia de que têm que ter ou fazer tudo igual.
Andreia e Ana já são uma referência da ginástica acrobática em Portugal e pedem meças a nível europeu e mundial, mas são de uma simplicidade tão forte que desarmam qualquer mortal. Na conversa que mantivemos com as duas campeãs mostrou-nos duas jovens que ainda estão nas nuvens, parece não acreditarem ainda que se tornaram alvos da curiosidade de Portugal e dos portugueses.
As vitórias na Europa, como as muitas vitórias que já conseguiram em Portugal, não modificou em nada a vida das duas irmãs gémeas, continuam a viver na mesma aldeia da Fajarda, a estudar na mesma escola, a conviver com os mesmos amigos e a deslocarem-se diariamente cerca de quarenta quilómetros, transportadas no automóvel, conduzido pela mãe, para treinar duas horas e meia em Salvaterra de Magos. Apenas o aparecimento dos jornais e das rádios, agitou a rotina das suas vidas.
Andreia Robalo, a nova campeã da Europa de duplo-mini trampolim, e a irmã gémea Ana, queriam ser ginastas de solo, mas na zona onde vivem não havia clube onde a praticar, procuraram e aos 11 anos, vieram até à Associação Desportiva de Salvaterra de Magos (ADSM) para experimentar os trampolins, o experiente professor, Carlos Matias viu de imediato que tinha ali duas pedras preciosas para lapidar e já não as deixou fugir.
Começaram a treinar e os resultados começaram a aparecer quase de imediato. “Em Portugal são campeãs em todos os escalões, às vezes chego a pensar que definem em casa qual é que vai ganhar”, revela o treinador Carlos Matias.
Entrevista na edição semanal que sai quinta-feira
"O Mirante"