• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Gardnarella,Gastrite,Giardíase,Glaucoma,Glicogenos e,Gota,Gripe,Gripe do Frango,Outros

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Olá amigos;
Como é do vosso conhecimento, Saúde & Bem Estar consta de variadissimos temas divididos por vários tipos de
DOENÇA/INFORMAÇÃO e para que não se verifique dispersão de assuntos, convido todos os membros a postarem por ordem alfabética.

Sendo assim, a partir desta data, todo o tipo de Informação relacionado com a letra G, será lançado neste tópico.


G



Gardnarella

Gastrite

Giardíase

Glaucoma

Glicogenose tipo I

Gota Gripe

Gripe do frango

Outros


Com esta reorganização, pretendemos melhor consulta de quem nos visita, para que seja mais fácil obter o pretendido relativamente ao assunto, Saude & Bem estar.

O nosso muito obrigado a todos vós por cumprirem c/ o determinado.
 
Última edição:

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Genéricos baixam de preços

medicamentos.jpg

Descida de preços Desde a última quarta-feira que mais de 1800 medicamentos genéricos baixam de preços. A medida vai permitir aos utentes pouparem cinco milhões de euros ao ano e ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) poupar cerca de dez milhões, divulga a Lusa, segundo uma estimativa do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento.
A descida de preços abrange exactamente 1.861 medicamentos e 13 substãncias activas, que entre Janeiro e Dezembro do ano passado apresentaram quotas de mercado superiores a 50 por cento, informa a Lusa. A redução máxima de 12 por cento, ao abrigo da portaria nº. 300-A/2007, abrange medicamentos para o tratamento da depressão (paroxetina e setralina), próstata (finasterida), epilepsia (gabapentina), tensão alta (ramipril e lisinopril), osteoporose após a menopausa (ácido alendrónico), antibióticos (cerftriaxona e ciprofloxacina), medicamentos para tratamento de infecções de fungos (terbinafina), anti-inflamatórios (meloxicam), problemas do estômago (ranitidina) e ainda medicamentos para prevenir tromboses (ticlopidina).

Fonte:Atlântico Expresso


 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Parceria com a Organização Mundial de Gastroenterologia
A 29 de Maio de 2008 celebra-se o Dia Mundial para a Saúde Digestiva, e para assinalar a data a Danone e a Organização Mundial de Gastroenterologia associaram-se com o objectivo de sensibilizar o público em geral e a comunidade médica para a importância da saúde digestiva e a necessidade de promover estilos de vida saudáveis, onde a alimentação assume cada vez mais um papel preponderante, na prevenção das doenças digestivas.

Esta acção passa pelo envio de informação a cerca de 9.500 médicos em todo o país. Para o público em geral estão previstas uma campanha em televisão e diversas acções no ponto de venda através de folhetos informativos e sampling de produto Activia disponível em Hipermercados e Supermercados de norte a sul do país.

Estudos clínicos desenvolvidos no Centro de Investigação Daniel Carasso comprovam a eficácia Activia, na regulação do trânsito intestinal lento e diminuição da sensação de barriga inchada, a partir de duas semanas. Como tal Activia desafia a sentir a diferença e convida ao consumo diário de um destes iogurtes, integrando-o numa alimentação equilibrada e num estilo de vida saudável.

Activia é um alimento probiótico pois contém microorganismos vivos que, ao serem ingeridos em quantidades suficientes, exercem efeitos benéficos para a saúde.

Activia associa aos fermentos tradicionais do iogurte (Lactobacillus bulgaricus e de Streptococcus thermophilus), um fermento especial e exclusivo, o Bifidus ActiRegularis, que resiste ao processo digestivo chegando vivo em grandes quantidades ao intestino ajudando na regularização do trânsito intestinal lento e na redução da sensação de barriga inchada, um problema que afecta 1 em cada 6 mulheres portuguesas (U&A 2007 – TNS).

Do ponto de vista nutricional, Activia é considerado um alimento equilibrado, pois é uma fonte de cálcio, com proteínas de alto valor biológico e vitaminas B2 e B12.

Activia está disponível nas variedades Natural, 0%, Pedaços, Aromas e Líquido, num total de 23 tipos de sabores e texturas diferentes.

Fonte:Inforpress
 

Sugomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 9, 2008
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
23 truques contra constipações

Um certo inimigo invisível persegue-o. Encare-o de frente e defenda-se o quanto antes para que não tenha que ficar de "molho" nas longas noites de Inverno.

1-Marque o passo
Para evitar os espirros, caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Cientistas da Universidade de Oklahoma (EUA) observaram 79.000 pessoas durante um ano e descobriram que aquelas que faziam desporto com regularidade tinham menos probabilidades de adoecer do que as restantes.
Como é que o exercício físico combate os gérmenes? Num outro estudo relacionado com o tema, uma equipa da Universidade Cristã do Texas (EUA) fez uma recontagem das células do nosso sistema imunológico e descobriu que as pessoas que praticam actividades físicas têm um número bastante mais elevado do que as sedentárias.

2-Gargareje
Um estudo levado a cabo por um grupo de japoneses revelou que as pessoas que fazem gargarejos bucais três vezes por dia estão menos sujeitas às constipações.

3-Porte-se bem
Os sentimentos de culpa e de arrependimentos podem fazer com que se constipe, pelo menos é o que defende um estudo publicado na revista especializada Psychosomatic Medicine.
Numa prova, os estudantes puderam escolher entre escrever acerca de um episódio vergonhoso ou um que lhe provocava a indiferença. Os que optaram por recordar uma experiência da qual se sentiam culpados mostraram uma descida nos níveis das substâncias antivirais. Por outro lado, os que preferiram temas neutros não registaram alterações.

4-Prefira o verde
A fama do verde já vem de longe. Em pleno século II, o famoso médico Galeno falava do poder "limpador e curativo" dos espargos.
"É certo que os componentes antioxidantes deste vegetal o convertem num valioso aliado na altura de fortalecer o sistema imunológico, uma virtude que é comum a todas as verduras em geral", confirma a Dra. Maria Teresa Costa, consultora de Clínica Geral.
Os espargos são também uma importante fonte de ácido fólico, necessário para a divisão das células do sistema imunitário, e que parece apresentar-se em poucas quantidades nas pessoas com gripe.

Nota: Não se surpreenda se aumentar as suas visitas à casa de banho, já que os espargos são diuréticos.

5-Promova o sexo
Segundo um estudo recente, praticar sexo frequentemente (segundo os respectivos investigadores norte-americanos, “frequentemente” equivale a duas vezes por semana) ajuda a lutar contra a constipação e a febre.
Os cientistas da Universidade Wilkes da Pensilvânia (EUA) sustêm que, desfrutando do coito, aumentamos os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo que está na saliva e nas mucosas, e que combate os gérmenes.

6-Opte pelo natural
"A equinácea estimula o sistema imunitário a desencadear um ataque contra o vírus", conforme o livro "O Poder Curativo das Vitaminas e dos Minerais" (Selecções do Reader's Digest).
Em complemento, refere ainda que "A vitamina C não evita uma constipação mas pode encurtar-lhe a duração ou reduzir os sintomas. Os rebuçados de zinco podem também ajudar a parar uma constipação, talvez pela destruição do próprio vírus. Uma infusão de flor de sabugueiro é também anticatarral, além de fortalecer o sistema respiratório".

7-Beba chá
Mas não é um chá qualquer. De acordo com o livro "O Poder Curativo das Vitaminas e dos Minerais", "chás de milfolhada, hortelã-pimenta e flor de sabugueiro ajudam a aliviar os sintomas da gripe. Misture quantidades iguais das plantas, deite 200 ml de água a ferver sobre 10 g de mistura, deixe infundir durante 10 minutos e coe. Beba três vezes ao dia.
Uma infusão de gengibre com 10 g da raiz por 100 ml de água a ferver é também eficaz".
Outra dica: os chás de tília e de milfolhada ajudam a eliminar as toxinas.
"Se a sua constipação ou gripe levam com frequência a uma infecção bacteriana, como a sinusite ou a bronquite, tome alho assim que notar os sintomas - o alho contém compostos que podem evitar que as bactérias invadam os tecidos", conforme o mesmo livro.

8-Procure ambientes equilibrados
As alterações drásticas de temperatura são propícias a uma grande constipação.
"O uso de aquecedores e ar condicionado desumidifica o ar ambiente, secando os orifícios e os seios nasais, até que se tornam incapazes de travar os gérmenes", explica a Dra. Maria Teresa Costa, acrescentando:
"O ambiente não deve ser demasiado seco nem demasiado húmido, cerca de 55 por cento".

9-Ingira zinco
Este mineral "é indispensável ao funcionamento do sistema imunitário. O zinco ajuda a proteger contra constipações, gripes, conjuntivites e outras infecções", conforme alega o livro "O Poder curativo das Plantas e Minerais", prosseguindo:
"Num estudo de 100 pessoas na fase inicial de uma constipação, as que chupavam pastilhas de zinco de 2 em 2 horas recuperaram cerca de três dias mais cedo do que as que chuparam pastilhas de placebo".
As principais fontes de zinco são a carne de vaca e porco, fígado, aves, ovos, marisco, queijo, feijão, frutos secos e gérmen de trigo.

10-Coma a sopa
Sobretudo se for de legumes. "O melhor é preparar uma sopa de verduras com sumo de limão", recomenda a Dra. Maria Teresa Costa. Além de aportar minerais e vitaminas (sobretudo a C, fornecida pelo limão), hidrata.

11-Limpe o prato
Coma bem e não espere mais de 3h, 3h30 até à próxima refeição. Investigadores holandeses descobriram que ao ingerir alimentos aumentam os níveis de citocinas, isto é, moléculas peptídicas envolvidas na comunicação entre as células, essenciais à estimulação do sistema imunológico (as citocinas são produzidas por células do sistema imunológico, como os macrófagos e linfócitos).

12-Sue
Faça uma sauna ou banho turco. Um grupo de investigadores alemães investigou os benefícios práticos da sauna no controle das constipações e das infecções respiratórias em 22 crianças.
Nos 18 meses que durou a investigação, metade das crianças que não faziam sauna faltaram ao colégio. Os investigadores alemães constataram que os que suavam mais tinham uma melhor circulação sanguínea, o sangue era mais oxigenado e, como consequência, um sistema imunológico mais forte.

13-Beba um copo
Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela estudaram os padrões de consumo de álcool de 4.000 pessoas e descobriram que dois copos de vinho tinto por dia podem reduzir o risco de apanhar uma constipação até cerca de 60%.
Mas não se entusiasme, nem a cerveja nem as demais bebidas têm o mesmo fim.

14-Conheça o gengibre
Ao longo dos tempos foi-se apurando as propriedades terapêuticas do gengibre e acredita-se que algumas das suas substâncias químicas podem ajudar a erradicar o vírus da constipação.
"As suas propriedades anti-inflamatórias sugerem que o gengibre possa aliviar a constrição dos brônquios causada por constipações ou gripes", é o que refere o livro "O Poder Curativo da Vitaminas e do Minerais", aconselhando ainda:
"Para aliviar uma constipação ou gripe, beber até quatro chávenas de chá de gengibre por dia, conforme o necessário para aliviar os sintomas”.

15-Relaxe
A meditação pode alterar as funções cerebrais e imunológicas, segundo uma experiência levada a cabo pela Universidade de Wisconsin (EUA).
Os trabalhadores de uma empresa de biotecnologia dividiram-se em dois grupos. Um deles realizou sessões periódicas de meditação enquanto os membros do outro limitaram-se a seguir a sua vida normal.
Depois de ambos receberem a vacina antigripe, os que meditavam geraram mais anticorpos contra a gripe do que os restantes.

16-Prepare o picante
Muitas das especiarias que compõem o molho curry têm propriedades antivirais e também podem incentivar as secreções protectoras.
A pimenta de cayena, por exemplo, é expectorante e ajuda a descongestionar os seios nasais.
Por sua vez, a capsaicina ajuda o corpo a produzir mais antigénios.
De acordo com a Dra. Marília Fernandes, nutricionista, a capsaicina, fitoquímico que confere o gosto picante à pimenta vermelha, tem propriedades funcionais como a dissolução de muco dos pulmões, expectorante, descongestionante, antioxidante e antibacteriana, entre outros.

17-Tome bactérias
Um iogurte probiótico por dia pode reduzir o número de catarros e gripes já que aumenta os níveis de bactérias "boas" na garganta e nos seios nasais.
"Estudos também realizados em animais e em seres humanos sugerem que o consumo de L. Casei Imunitass produz melhoria da performance do sistema imunitário", referiu o nutricionista Dr. João Breda, por altura do 17º Congresso Internacional de Nutrição.
Segundo estudos recentes, os alimentos com princípios activos melhoram a função do sistema imunológico e promovem a síntese de nutrientes como a vitamina B.

18-Alegre essa cara
"Manter uma atitude positiva pode ajudá-lo a evitar as constipações", asseguram os investigadores da Universidade de Wisconsin (EUA).
Chegaram a esta conclusão após medir os padrões cerebrais de um grupo de pessoas sãs e compará-los com os seus níveis de anticorpos antivirais.
Ao fim de seis meses, constataram que as pessoas com maior actividade no hemisfério esquerdo do cérebro (a região que controla o humor) também registavam níveis de anticorpos mais altos.

19-Faça amigos
Uma investigação realizada na Inglaterra demonstrou que as pessoas com uma vida social intensa e com um grupo de amizades amplo padecem menos de constipações do que os indivíduos que permanecem isolados.
De acordo com o livro "O Poder Curativo das Vitaminas e dos Minerais", esse estudo teve por base 276 homens e mulheres, sendo que os que viviam em ambientes sociais variados tiveram menos sintomas de constipação, mesmo quando os investigadores lhes colocaram o vírus directamente no nariz.

20-Agasalhe-se
A exposição ao frio provoca constipações.
Se dúvidas havia, foi encontrada agora a primeira prova desta relação. Uma equipa do Common Cold Center, em Cardiff, afirma ter descoberto que existe, de facto, essa associação.
Para chegar a esta conclusão, pediu a colaboração a 180 voluntários em que metade destes ficou durante 20 minutos com os pés dentro de água fria.
No final, 29% acabaram por ficar constipados num espaço de cinco dias, comparativamente a apenas 9% do grupo de controlo, que não ficou exposto ao frio.

21-Coma algas
Um investigador japonês defendeu o recurso às algas castanhas no combate à gripe, uma vez que estas têm propriedades antivirais mais eficazes e menos efeitos secundários do que os medicamentos actuais.
O responsável, Yuto Kamei, especialista em Biotecnologia Marinha na Universidade de Saga (Japão), afirmou que a substância extraída da alga "sargassum piluliferum", existente em zonas marinhas pouco profundas, poderá também ser utilizada contra outras doenças virais como a Sida, já que o seu princípio activo impede a multiplicação dos vírus.

22-Delicie-se com chocolate
Se não leu o artigo sobre os os milagres do cacau, fique então a saber que o chocolate contém uma substância, a teobromina, que pode ajudar na prevenção e no tratamento da tosse causada, por exemplo, por uma constipação.
Numa investigação do Instituto Nacional do Coração e dos Pulmões - apresentada na Sociedade Torácica Britânica, em Londres -, os cientistas provocaram artificialmente tosse em 10 não fumadores saudáveis.
De seguida, deram-lhes teobromina e uma outra substância presente na pimenta. No final, concluíram que a primeira é mais eficaz. "Não sabemos como funciona, mas dá-nos a crença de que pode ser utilizada em tratamentos", explicou à BBC Omar Sharif Usmani, médico do Instituto Nacional do Coração e dos Pulmões (UK).

23-Não beba
Chris Del Mar, da Universidade de Queensland, na Austrália, veio contrariar todos os conselhos habituais dos médicos que recomendam que se ingiram muitos líquidos nos estados gripais.
"Não existem provas suficientes para se afirmar que quem tem uma infecção respiratória deve beber muita água", aponta o cientista num artigo publicado pelo British Medical Journal, afirmando ainda ter dados que sugerem que dar líquidos a pacientes com infecções respiratórias pode causar danos.
Segundo o mesmo, o organismo humano liberta grandes quantidades de uma hormona que retém a água quando uma pessoa tem uma infecção respiratória como uma constipação ou bronquite.
Beber mais quando estes níveis estão elevados pode conduzir a um excesso de líquidos ou a baixas concentrações de sódio, necessárias para as funções corporais normais.

Fonte: Men'sHealth
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Estudos científicos confirmam poderes

equinacia.jpg
Equinácia e zinco previnem gripes Um recente estudo científico, publicado no prestigiado jornal britânico The Lancet, analisou a eficácia da equinácia (um dos três importantes componentes do Vitacê(R)), tendo demonstrado que esta planta ajuda a prevenir as gripes e as constipações, encurtando a duração e a intensidade dos sintomas quando já instalados.
Este estudo elaborado por Craig Coleman, professor de Farmácia na University of Connecticut e sua equipa de colaboradores, reúne as conclusões de 14 ensaios clínicos, envolvendo um total de 1.600 voluntários. Os resultados deste estudo demonstraram que a equinácia diminui o risco de aparecimento de um resfriado comum em 58% e a duração de um resfriado de 14 dias. Shah S. A., Sander S., White C. M., Rinaldi M., Coleman C. I., Evaluation of echinaceae for the prevention and treatment of the common cold: a meta-analysi; The Lancet Infect Dis 7: 473-80; 2007.
Outro estudo científico, recentemente divulgado pelo The Journal of infectious Disease (Março de 2008) e coordenado por uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Wayne State University de Detroit e da Escola de Medicina da University of Michigan em Ann Arbor, veio confirmar a importância do zinco (outro dos três importantes componentes do Vitacê(R)) no tratamento e prevenção das gripes e constipações.
Os resultados deste estudo demonstram que a administração do zinco reduz visivelmente a duração dos sintomas da gripe e constipação - 4.0 VS 7.1 dias de duração destas patologias, 2.1 VS 5.0 em situações de dor de garganta e 3.0 VS 4.5 dias em casos de descargas nasais.

Fonte:Atlântico Expresso


 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Descida no número de casos novos de gripe

Ministra da Saúde afirmou hoje que o número de casos relacionados com a epidemia da gripe tem descido todos os dias. A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou hoje, em Santa Maria da Feira, que o número de casos relacionados com a epidemia da gripe tem descido todos os dias. «Estamos já num plano de descida do número de novos casos de gripe por dia, de acordo com os nossos recentes indicadores», disse Ana Jorge.

Fazendo um ponto de situação, a ministra da saúde disse que a procura aos serviços de urgência desceu, «mantendo-se constante», enquanto o número de internamento é «um pouco superior ao habitual» em época de gripe.

Sublinhou que os internamentos nos hospitais têm a ver com as consequências das complicações resultantes da epidemia da gripe, mas adiantou que o Governo está a acompanhar «permanentemente» a situação.

«Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se faz sentir maior necessidade, estamos a ter capacidade de resposta», disse Ana Jorge, salientando que os hospitais militares não receberam até ao momento qualquer paciente devido a uma eventual sobrelotação das unidades centrais.

«Sempre que haja capacidade de resposta nos nossos hospitais, tentando que as pessoas fiquem nas unidades localizadas na sua área de residência, não será preciso camas de reserva», explicou. «A intervenção está a responder àquilo que foram os planos de contigência accionados», acrescentou.

A ministra da Saúde falava à margem de uma visita ao Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no âmbito das comemorações do 10º aniversário daquela unidade.

A funcionar desde 04 de Janeiro de 1999, o "São Sebastião" foi o primeiro hospital-empresa do país, tendo sido no final do ano de 2005 transformado em entidade pública empresarial.

A unidade serve cerca de 384 mil habitantes dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, Ovar, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

Fonte:Sapo saúde

 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Pais pouco alertados para gastroenterites nos bebés

Mais de 66.500 infecções anuais por rotavírus originam cerca de dois mil internamentos


Apesar de os médicos apontarem a gastroenterite por rotavírus como a infecção com mais probabilidade de afectar uma criança até aos cinco anos, quase 40% dos pais desconhece a doença. Ora esta atinge mais de 66 mil crianças por ano.
Extremamente frequente e contagioso, o rotavírus está na origem da maioria das gastroenterites em crianças. Segundo contas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP, que criou um site - rotavirus - específico sobre a doença), obriga a cerca de 16.500 consultas e mais de dois mil internamentos anuais. Mas não tem tratamento específico.
Ora, apesar deste quadro, quase 40% dos pais "não conhecem ou nunca ouviram falar do rotavírus". A conclusão é de um estudo encomendado pelo laboratório que produz a vacina de protecção contra esse vírus.
Para lá dos resultados em torno desta forma de prevenção - que o Ministério da Saúde e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) recusaram recentemente integrar no Plano Nacional de Vacinação -, o trabalho vale essencialmente como chamada de atenção para uma infecção muito prevalente: raras serão as crianças que não têm uma gastroenterite por rotavírus até aos 3 anos, quando não várias. E a primeira acontece geralmente entre os seis meses e os dois anos, idades em que se manifesta com maior gravidade, obrigando ao internamento.
Ainda assim - e porventura por força da polémica em torno da vacinação - a percepção dos pais melhorou entre 2007 e 2008. Há dois anos, só 37% conheciam o rotavírus. No ano passado, já eram 59%. No entanto, só 11% manifestaram preocupação com a infecção (menos ainda do que em 2007), preferindo eleger a mais fatal meningite como a mais inquietante. Consequentemente, só 50% dos pais sabe da existência de uma vacina.
Ora, esta é, para os 102 pediatras inquiridos, a prevenção eleita contra o rotavírus (91%, logo seguida da lavagem frequente das mãos, 47%). Recomendada por especialistas europeus para todas as crianças, custa 160 euros, mas a DGS recusou a vacinação universal "devido ao pequeno peso/carga" da doença no país.
A SPP fala, contudo, em 66.500 infecções anuais. E os pediatras designam a gastroenterite por rotavírus como a doença com maior probabilidade de afectar crianças (85%), embora seja a quinta na ordem das mais preocupantes.

javascript:ShowHelpBox()


Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.


DN




O Jornal de Notícias não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nas ligações externas.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1

gripe.jpg
Media "esquecem" mortes por tuberculose e meningite Dezenas de milhares de pessoas estão a morrer de tuberculose e meningite todas as semanas, mas os media continuam a centrar atenções na gripe A H1N1, que causou até hoje 65 mortes, denunciam organizações internacionais.
Num vídeo publicado na Internet (Swine flu alert! News/Death ratio: 8176 - Gapminder.org), a Fundação Gapminder, sediada na Suécia, salienta que, nos primeiros 13 dias de gripe A, foram publicadas mais de 250 mil notícias sobre as 31 mortes causadas por esta estirpe.
No mesmo período, a fundação encontrou no agregador de notícias Google News 6.500 notícias sobre as 63 mil mortes causadas nesses 13 dias pela tuberculose, sobretudo em África e na Ásia.
Hans Rosling, da Fundação Gapminder, salientou que o rácio de notícias por cada morte causada pela gripe A foi naquele período superior a oito mil, enquanto na tuberculose ficou em 0,1.
A Gapminder é uma fundação sem fins lucrativos criada em 2005 para promover o desenvolvimento global sustentável e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas, através da utilização de ferramentas multimédia que facilitam uma melhor compreensão de dados estatísticos.
Também os Médicos Sem Fronteiras alertaram recentemente para "o crescimento pouco comum" da epidemia de meningite que assola a África Ocidental, assegurando que este ano pelo menos 1.900 pessoas morreram desta doença na Nigéria, Níger e Chade.
Esta organização não governamental médica sublinhou que, apesar de não ser a gripe A, que prende actualmente a atenção da comunidade internacional, a meningite é "uma doença muito contagiosa, que pode matar metade dos doentes se não receberem tratamento".
As epidemias de meningite são um flagelo comum nos países da África ocidental, adianta o movimento, específicando que, "este ano, estão a ter uma amplitude pouco comum".
Segundo os Médicos Sem Fronteiras, na Nigéria, "esta é a pior epidemia de meningite desde 1996", com mais de 50 mil casos e 1.500 mortos.
O Níger foi "relativamente menos atingido, mas a epidemia está a propagar-se nas regiões do Sul do país. 6.465 casos de meningite e 288 mortos foram já registados nas regiões de Dosso, Maradi e Zinder".

Fonte:Correio dos Açores


 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Tudo que você precisa saber sobre a Gripe


banner_gripe_779_149.jpg



A gripe, o vírus, os sintomas, transmissão, prevenção, tratamento, vídeos, notícias atualizadas, etc.
Informe Especial

InfluenzaSuina1.jpg
influenzaa_h1n1.jpg


O que é
A influenza A, ou Nova Gripe, inicialmente chamada de gripe suína, é uma doença respiratória causada pelo vírus A(H1N1). Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Veja as recomendações do Ministério da Saúde.
O vírus
O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.

Vacina
Não existe vacina para a gripe A (suína).
A
vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1.

Contágio
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos.
Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói o vírus da gripe suína.

Sintomas
A gripe A (suína) apresenta os mesmos
sintomas da gripe humana comum.
Como Prevenir
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica .
• Não usar medicamentos sem orientação médica.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Gripe A (H1N1) toda a verdade.

Boas pessoal gostaria de perguntar a cada membro da comunidade o que pensam sobre toda a história desta nova variante da gripe.

Consta-se, fala-se numa possível criação deste vírus em laboratório como solução para combater as faltas de vendas...

Será o homem capaz de fazer isto simplesmente para produzir lucros $?

Tudo isto me deixa a pensar, porque tanto alarmismo em torno desta gripe que no meu ponto de vista é nada mais nada menos que uma forte gripe sazonal, o tratamento não é feito da mesma forma? Com os mesmos medicamentos?

Porque é que os laboratórios começaram logo a produzir uma suposta vacina de prevenção?

Porque é que esses mesmos laboratórios aconselham a que todos os países incluam esta vacina nos seus respectivos planos de vacinação?

Morrem pessoas com a gripe A? Certíssimo mas será que com a gripe sazonal não tem havido mortes ao longo destes últimos anos? Quero querer que existem escalões de risco entre a sociedade em que uma simples gripe sazonal pode matar.

Resumindo, todo este alarmismo em torno da gripe A é fogo de artifício, é adubo para fomentar as vendas dos laboratórios tanto os produtores das vacinas como os produtores de tamiflu, antigripine, cêgripe entre todos os outros.


Poderei estar enganado e não sou de longe nem de perto a pessoa mais indicada para falar disto mas aqui fica a minha opinião relativamente ao assunto.
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Marcio já que iniciou o assunto, deixo um mail que recebi a pouco, não sei até onde faz sentido, mas refere a uma revista que em 2000 já falava desta variante da gripe. Está em caps pque não alterei a mensg original.




ESTAVA PREVISTA A EPIDEMIA......SÓ ATRASOU 9 ANOS...

ONTEM A TARDE EU E MINHA ESPOSA ESTÁVAMOS ORGANIZANDO ALGUMAS REVISTAS VELHAS E ENCONTRAMOS UM EXEMPLAR DA REVISTA SAÚDE DE JUNHO/2000.

PARA NOSSA SURPRESA, ELA TEM UM ARTIGO SOBRE AS PRINCIPAIS GRIPES JÁ OCORRIDAS.

PASMEM QUANDO OLHAMOS A TERCEIRA PÁGINA DA REPORTAGEM (PAG 75), E ENCONTRAMOS O VÍRUS H1N1, E TODA A SUA RELAÇÃO COM A QUESTÃO SUÍNA... O QUE NÃO SABIAMOS ENTRETANTO E QUE O VIRUS H1N1 ERA O PROPRIO VIRUS DA GRIPE ESPANHOLA QUE MATOU CERCA DE 20 MILHOES DE INDIVIDUOS EM 1918. OU SEJA, NÃO SE TRATA DE UMA NOVA GRIPE, MAS SIM A PRÓPRIA ESPANHOLA... ACREDITO QUE ISSO ESTEJA SENDO MANTIDO EM CERTO SIGILO PARA EVITAR PÂNICO NA POPULAÇÃO.

A MATÉRIA É MUITO BOA E DÁ UMA BOA IDÉIA DE TODA A EVOLUÇÃO.
VEJAM EM ESPECIAL AS PÁGINAS 76 E 77 QUE APRESENTAM OS SINTOMAS E A FORMA QUE ESSE VÍRUS ESPECIAL ATUA.

(EVIDENTEMENTE O MESMO MECANISMO QUE ESTÁ SENDO VEICULADO NA IMPRENSA).
REPASSEM PARA SEUS CONTATOS PARA QUE ELES ESTEJAM A PAR DO ASSUNTO.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Vacina da Gripe Sazonal Sem Protecção Contra Gripe A lembra DGS

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu uma Circular Informativa sobre a vacinação contra a gripe sazonal para a época 2009/2010, onde alerta para o facto da vacina da gripe sazonal não conferir protecção contra o vírus da gripe A e defende a prescrição criteriosa da mesma, dando prioridade aos grupos de risco.http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={9CA17C1A-4DC4-431B-B4F4-56158E99F928}
DGS_logo.jpg
Na circular informativa, a DGS salienta que “a vacina contra a gripe sazonal não confere protecção contra o vírus da gripe A” e que “a sua prescrição deve ser criteriosa”, tendo em conta os alvos prioritários: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de seis meses de idade; e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Recorde-se que as receitas médicas com prescrição exclusiva de vacina contra a gripe, para a época gripal 2009/2010, emitidas a partir de 1 de Setembro de 2009, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano.
No geral, a DGS recomenda a vacinação aos cidadãos com alto risco de desenvolver complicações pós-infecção gripal e aos que têm uma probabilidade acrescida de lhes transmitir o vírus, bem como ao pessoal dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados (domiciliários ou em instituições).
Data: 11-09-2009
Fonte: Portal do Cidadão com DGS
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Linha saúde 24

Aqui fica o número da linha saúde 24.

808242424


Este número serve para falar directamente pelo telefone com um profissional de saúde que o(a) ajudará a resolver algum problema de saúde.
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,372
Gostos Recebidos
162
Gripe A: China regista primeiro caso mortal no Tibete

A China registou o primeiro caso mortal de gripe A (H1N1) no domingo no Tibete, anunciou hoje o Ministério da Saúde chinês em comunicado, sem referir qualquer dado sobre a vítima.
O Ministério afirmou que foram registados 21.453 casos confirmados de gripe H1N1, dos quais 4.560 ainda estão em tratamento.

De 13 casos graves, oito restabeleceram-se e um morreu, referiu.

Diário Digital / Lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Vitacê Júnior apoia Aldeias de Crianças SOS

gripe.jpg



Defenda os seus filhos de gripes e constipações e ajude as aldeias SOS Entre 1 de Janeiro e 30 Abril de 2010, por cada embalagem vendida de Vitacê Júnior será doado, pela Prisfar à Associação das Aldeias de Crianças SOS, 0.25 cêntimos.

Esta acção insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da Prisfar (farmacêutica do grupo Omega Pharma direccionada para o mercado da automedicação) e pretende apoiar esta instituição sem fins lucrativos que tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco que não podem cuidar delas.

Desta forma, ao mesmo tempo que protege os seus filhos de gripes e constipações propícias a esta altura do ano, está a ajudar muitas outras crianças apoiadas pelas Aldeias de Crianças SOS.

A administração da Prisfar entende que “esta iniciativa surge da consciencialização do papel que a nossa companhia deve ter ao estar inserida numa comunidade.” Quanto à escolha da associação a apoiar, refere que “dadas as características do Vitacê Júnior, a escolha de uma instituição como as Aldeias de Crianças SOS, cuja missão passa por apoiar crianças em situações de vida mais precárias, nos pareceu clara”.

Para Nuno Tavares, director-geral das Aldeias de Crianças SOS Portugal, “o apoio de empresas como a Prisfar é sempre importante para a nossa instituição. Só pelo facto de as empresas se lembrarem de nós quando idealizam este tipo de iniciativas tão meritórias é sinónimo de que estamos a desempenhar um bom papel na comunidade o que faz com que acreditem no nosso trabalho e no apoio que prestamos às cerca de 120 crianças nas nossas três aldeias”.

Vitacê Júnior, disponível em xarope, está especialmente indicado na prevenção ou recuperação das gripes, constipações, situações de fraqueza e falta de apetite e tem na sua composição alguns ingredientes activos essenciais para o reforço do sistema imunitário tais como geleia real, prebióticos, própolis, vitamina C, zinco, lecitina de soja e aveia.

Fonte:MediaHealth Portugal


 
Topo