Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Em declarações à Lusa, Nuno Oliveira, o diretor do PBG, afirmou que estes animais foram entregues no parque, "na sua generalidade juvenis, caídos de ninhos encontrados pelas pessoas. "Acabaram de se criar, foram reabilitados e agora vão regressar à Natureza", explicou o responsável, acrescentando que serão restituídos "nos locais onde foram recolhidos" nos concelhos de Gaia, Maia, Valongo, Matosinhos e S. João da Madeira.
Em média, o centro de recuperação de fauna selvagem no PBG recebe cerca de "3.000 animais por ano, sendo que cerca de 50% são restituídos à Natureza", precisou Nuno Oliveira, admitindo que "alguns chegam ao parque em muito mau estado, com tiros de caça, por exemplo, sem qualquer hipótese de sobrevivência".
A propósito da celebração do Dia Mundial do Animal, Nuno Oliveira recomendou à população que se "preocupe com a conservação da biodiversidade". "Parece que [as pessoas] ainda não perceberam que a biodiversidade não é só o lince da Malcata", lamentou.
O Dia Mundial do Animal comemora-se desde 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, e pretende chamar a atenção para as espécies em extinção, os maus tratos e a exploração dos animais. A 15 de Outubro de 1978 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos do Animal, publicada pela UNESCO e proposta por Georges Heuse, cientista e secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana.
Bnoticias