- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,103
- Gostos Recebidos
- 1,166
Pode achar que não existe grande problema, mas a verdade é que há medicamentos que nunca deve misturar com álcool. Uma farmacêutica revelou ao Daily Mail o que está em causa. Poderia achar que se tratava apenas de uma perda de eficácia dos fármacos, mas podem até levar a outro tipo de efeitos.
Deborah Grayson deixou o alerta e revelou que esta mistura pode acabar por levar a hemorragia interna, coágulos e danos no fígado.
"Já tive pacientes que tomaram analgésicos e acabaram a passar mal depois de misturá-los com álcool. Diziam que tinham bebido álcool pensando que, se bebessem só um pouco, ficariam bem, mas depois sentiram-se muito mal."
Explicou que a gravidade pode estar relacionada com o tipo de medicamento que toma. Alertou que alguns podem mesmo ser pior do outros.
Medicamentos que não deve misturar com álcool
Conheça os medicamentos que nunca deve tomar juntamente com álcool e os perigos que pode estar a correr.
Antibióticos
"Nunca é aconselhável consumir álcool durante o tratamento com antibióticos, mas o metronidazol é o que causa a pior reação. Se misturar este antibiótico específico com álcool, pode causar um mal-estar significativo. O aviso está na embalagem, mas às vezes as pessoas não percebem que uma quantidade mínima é o suficiente."
Anticoagulantes
"São medicamentos que salvam vidas, pois impedem a formação ou o crescimento de coágulos sanguíneos que, se não tratados, podem levar a um ataque cardíaco ou um AVC. A questão é que o álcool pode interferir na forma como o corpo processa o anticoagulante, o que aumenta o risco de coágulos sanguíneos e hemorragias internas."
Medicamentos para PHDA
"O álcool pode aumentar os efeitos do medicamento e tornar mais provável o aparecimento de efeitos colaterais. Em alguns casos, o efeito do álcool pode acabar por ser mascarado."
Antidepressivos
"O álcool pode piorar o humor e reduzir a eficácia dos antidepressivos. Certos antidepressivos, incluindo amitriptilina e mirtazapina, podem causar sonolência e tontura. Os efeitos são agravados pelo álcool."
Antipsicótico
"Os medicamentos antipsicóticos podem causar sonolência significativa por si só. O álcool intensifica esses efeitos e pode afetar ainda mais o humor e tornar perigosa a combinação dos dois."
Comprimidos para dormir
"A combinação de álcool com comprimidos para dormir aumenta a sonolência e o risco de quedas, principalmente em idosos. O álcool também interfere nos padrões normais de sono e reduz o benefício geral da medicação."
IN:NM
