Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
PORTUGAL ENTRA NO EUROPEU COM VITÓRIA SOBRE A CROÁCIA
Portugal entrou a ganhar no Europeu de sub-21 e lidera o Grupo D a par da Suíça, depois de vencer a Croácia por 1-0 na noite desta quinta-feira.
Em jogo disputado em Koper, na Eslovénia, com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, Portugal dominou mais, sobretudo à beira do intervalo.
A superioridade verificou-se depois na segunda. Aos 63 e 64 minutos Rui Jorge resolveu mexer na equipa e compensou, já que quatro minutos depois de ter entrado, o portista Fábio Vieira marcou mesmo (68m), a passe de Dany Mota, depois de combinação com Thierry Correia.
Já dentro dos últimos 10 minutos Diogo Leite falhou na cara da baliza e a Croácia ainda ameaçou, mas sem eficácia, sendo audíveis as indicações de cautela de Rui Jorge.
Portugal e Suíça, que venceu mais cedo a Inglaterra, lideram então o grupo com 3 pontos – e os mesmos golos – no fundo estão Inglaterra e Croácia. Portugal volta a jogar domingo, com a Inglaterra.
PORTUGAL VENCE INGLATERRA E FICA A UM PONTO DOS QUARTOS DE FINAL
Portugal somou, este domingo, a segunda vitória em outros tantos jogos na fase de grupos do Europeu de sub-21. Em Ljubljana, na Eslovénia, a equipa de Rui Jorge bateu a Inglaterra por 2-0, com golos de Dany Mota, aos 64’, após assistência de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, aos 74’, numa grande penalidade convertida após falta sofrida por Gonçalo Ramos dentro da grande área.
Portugal soma seis pontos e assume a liderança isolada do grupo D mas ainda não tem assegurada a passagem aos quartos de final, precisando de, pelo menos, um empate no jogo com a Suíça (quarta-feira) para garantir o primeiro lugar e uma vaga na fase a eliminar.
Classificação:
1. Portugal 6 pontos/2 jogos
2. Croácia 3 pontos/2 jogos
3. Suíça 3 pontos/2 jogos
4. Inglaterra 0 pontos/2 jogos
Espanha e Itália apuram-se para os 'quartos' e ficam à espera de Portugal
Quatro seleções garantiram esta terça-feira a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa de Sub-21 e Portugal já conhece os possíveis adversários caso garanta o apuramento para a fase a eliminar: Espanha ou Itália.
Espanhóis e italianos confirmaram o favoritismo no Grupo B e seguem em frente. Com o avançado Abel Ruiz, do Sp. Braga, a titular, a Espanha derrotou a República Checa por 2-0 e garantiu o 1º lugar do grupo. Já a Itália bateu a seleção anfitriã do grupo (Eslovénia) por 4-0 e confirmou o segundo lugar.
Holanda e Alemanha foram as seleções apuradas do Grupo A, disputado na Hungria, que terminou com três equipas empatadas a 5 pontos e foi decidido no saldo de golos. Os holandeses golearam a seleção anfitriã por 6-1 e saltaram para a liderança do grupo, enquanto que a Alemanha se valeu do empate (0-0) diante da Roménia.
Hoje, às 17 horas, Portugal entra em campo na 3.ª e última ronda do Grupo D a depender apenas de si para seguir em frente, sendo que um empate com a Suíça é suficiente. Mas até a derrota poderá servir, dependendo do jogo entre Croácia e Inglaterra. O Grupo C também ficará fechado hoje, com Dinamarca, França e Rússia ainda na corrida pelas duas vagas.
Recorde-se que a fase a eliminar do Europeu de Sub-21 realiza-se entre 31 de maio e 6 de junho.
PORTUGAL VENCE SUÍÇA E ESTÁ NOS QUARTOS DE FINAL DO EUROPEU
Portugal venceu a Suíça, em Ljubljana, por 3-0 e está nos quartos de final do Europeu de sub-21, onde vai ter pela frente a Itália, no final de maio. Rui Jorge fez três alterações e lançou Daniel Bragança, Francisco Trincão e Tiago Tomás para os lugares de Florentino, Gedson Fernandes e Dany Mota.
Portugal manteve a excelente dinâmica das duas primeiras jornadas, em que venceu Inglaterra e Croácia, e, logo aos três minutos, Diogo Queirós aproveitou cruzamento de Vitinha para cabecear e fazer o primeiro golo da tarde. Já no segundo tempo, Francisco Trincão, aos 60 minutos, fez o segundo, numa recarga após um primeiro remate de Tiago Tomás, e Francisco Conceição, aos 65’, roubou a bola a Jasper Werff para, na cara do guarda-redes, concluir para o 3-0.
Portugal termina a fase de grupos com ‘folha limpa’, fruto de três vitórias em outros tantos jogos e ainda seis golos marcados e zero sofridos. No outro jogo do grupo, a Croácia perdeu por 1-2 com a Inglaterra mas, fruto do golo de Bradaric nos descontos, garantiu o segundo lugar e consequente acesso aos quartos de final.
ESTA É A LISTA DE CONVOCADOS DE PORTUGAL PARA O EUROPEU DE SUB-21
Rui Jorge divulgou, esta sexta-feira, a lista de convocados para a fase final do Europeu de sub-21, que vai decorrer entre 31 de maio e 6 de junho.
Pedro Gonçalves, chamado por Fernando Santos para a seleção principal, e Filipe Soares e João Mário, por opção, saíram da lista relativa à fase de grupos, regressando Romário Baró, Rafael Leão e Jota, que não estiveram nesse mesmo período, os dois últimos por lesão.
Portugal defronta Itália nos quartos de final, na Eslovénia.
Lista de convocados:
Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Luis Maximiano (Sporting);
Avançados - Danny Mota (Monza), Francisco Trincão (Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Jota (Vallodolid), Rafael Leão (Milan) e Tiago Tomás (Sporting).
O gigante tombou nos descontos: Holanda é a primeira equipa a chegar às meias
Está encontrado o primeiro semi-finalista do Euro sub-21, uma vez que a Holanda bateu a França em Budapeste para garantir a passagem à próxima fase, com o golo decisivo a chegar numa altura em que o jogo parecia condenado a ir ao prolongamento.
Les bleus, com uma equipa carregada de estrelas que não estariam fora de lugar num Campeonato de Europa dos mais crescidos, ainda esteve a vencer, mas acabou por tombar nos descontos do jogo e assim termina prematuramente a campanha de nomes como Upamecano, Konaté, Aouar ou Odssone Édouard.
Foi mesmo Upamecano, o camisola 4, que abriu o marcador no decorrer da primeira parte. O defesa central do RB Leipzig saltou mais alto do que toda a gente e de cabeça atirou a bola, cruzada por Moussa Diaby, para o fundo da baliza.
O defesa já tinha marcado pela seleção principal, mas nunca pelos sub-21.
O problema para os franceses foi que esta laranjinha mecânica também tinha as suas armas, que apareceram em destaque já no segundo tempo. Myron Boadu, avançado de 20 anos do AZ Alkmaar, bloqueou o remate de longe do seu companheiro Abdou Harroui, mas a bola ficou mesmo a jeito para o golo do empate, e o holandês não desperdiçou.
Aí o jogo cresceu em intensidade e volume de ocasiões, com ambas as seleções a chegar à baliza com perigo. Entretanto chegou o minuto 90 e parecia que o jogo seria decidido no prolongamento, e Aouar por pouco não colocou a França, favorita a vencer a prova, nas meias-finais, mas foi a Holanda a sorrir. Num contragolpe veloz, Justin Kluivert serviu Myron Boadu para o bis que surgiu ao cair do pano.
A Holanda vai defrontar, no dia 3, o vencedor do duelo entre Dinamarca e Alemanha.
Espanha vence no prolongamento e fica atenta ao jogo de Portugal
Pode haver um duelo ibérico na meia-final do Campeonato da Europa de sub-21, caso Portugal vença os italianos esta noite.
Isto porque a Espanha bateu a Croácia por 2x1, no prolongamento, após ter dominado durante o tempo regulamentar.
Uma primeira parte sem grandes acontecimentos, com ambas as equipas a entrarem com receio, foi substituído por uma segunda parte com um enorme volume de ocasiões, a maioria da seleção roja.
Fer Niño avisou no início do segundo tempo, Brahim Díaz também, mas foi preciso entrar Javi Puado para que o golo aparecesse. Foi ao minuto 66, apenas sete minutos depois depois de ter entrado, que o avançado do Espanyol bateu o guardião croata com um bom remate, que deixou a Espanha na frente.
Mesmo depois do golo os espanhóis continuaram por cima, apesar da Croácia também ter uma boa seleção (incluindo alguns elementos que vão estar no Euro 2020).
O destino do jogo parecia já estar decidido, até que aos 90+2 o árbitro assinalou uma grande penalidade favorável aos croatas, que Ivanusec marcou com precisão, atirando o jogo para o prolongamento.
No tempo extra o jogo equilibrou um pouco, talvez devido ao cansaço, mas mesmo assim sorriu à equipa espanhola no 110º minuto. Novamente Puado, que pode muito bem ter ganho um lugar a titular, deixou o guarda-redes caído e driblou pela pequena área até encontrar espaço para fazer o 2x1 final.
Alemanha sorriu nos penáltis e vai encontrar a Holanda nas meias
Fecha a ronda dos quartos de final do Euro sub-21, com mais um jogo de enormes reviravoltas nesta fase final da prova.
Desta vez foi a Alemanha, que chegou ao 88º minuto em desvantagem frente à Dinamarca, e ainda deu a volta ao jogo só para voltar a sofrer e, por fim, vencer nas grandes penalidades.
A Alemanha, favorita para este jogo mas com um adversário traiçoeiro no contragolpe, confirmou essa superioridade na primeira parte, com uma exibição dominante. A jovem mannschaft dispôs de várias oportunidades no decorrer do primeiro tempo, com Anton Stach em grande plano a servir os seus companheiros, mas não conseguiu marcar.
O segundo tempo teve um pouco mais do gelo escandinavo, com Jacob Bruun Larsen a evidenciar-se com uma enorme ocasião, antes de ser substituído por Wahidullah Faghir que, quase imediatamente (apenas três minutos depois), fez o golo, que só seria cancelado pelo empate de Nmecha, aos 88 minutos, no seguimento de um pontapé de canto.
O prolongamento também teve espaço para reviravoltas, com a Alemanha a colocar-se em vantagem pela primeira vez, num lance algo fortuito, só para sofrer de grande penalidade e ver o jogo a ir até ao derradeiro desempate.
Nas grandes penalidades sorriu a Alemanha, após um 8x7, e garantiu a passagem às meias-finais onde vai encontrar a Holanda.
Portugal nas meias-finais do Europeu Sub-21 após jogo 'louco' com a Itália
Portugal garantiu o acesso às meias-finais do Europeu de Sub-21, mercê de uma vitória por 5-3 diante da Itália, numa partida verdadeiramente de cortar a respiração que apenas foi resolvida no prolongamento
. Dany Mota brilhou com dois golos - um deles com uma bicicleta cheia de classe -, Gonçalo Ramos, Jota e Francisco Conceição marcaram um cada e foram decisivos numa noite na qual fica também a incrível fragilidade defensiva lusa.
Mesmo jogando melhor no plano ofensivo, Portugal sentiu imensas dificuldades perante os italianos, que marcaram três golos em desconcentrações contrárias e tiveram outros tantos lances perigosos também motivadas por essa questão.
Problemas que terão de ser solucionados por Rui Jorge tendo em vista as meias-finais, marcadas para quinta-feira, pelas 17 horas, diante da Espanha. Curiosamente, a Rojita também precisou o prolongamento para afastar a Croácia...
Portugal derrota Espanha e apura-se para a final do Europeu sub-21
A Seleção Nacional de sub-21 apurou-se, esta quinta-feira, para a final do Campeonato da Europa que se disputa na Eslovénia, ao derrotar a Espanha, por 1-0, em jogo da meia-final, carimbando a terceira presença na decisão da prova.
O golo que apurou a equipa das Quinas, na qual Diogo Costa, Dalot, Diogo Leite e Diogo Queirós se mantiveram como totalistas, foi apontado pelo espanhol Cuenca (80"), marcando na própria baliza ao tentar intercetar um cruzamento de Fábio Vieira.
Portugal, que vai defrontar os Países Baixos ou a Alemanha na final da competição europeia de seleções, nunca conseguiu erguer o troféu, que ainda pertence à congénere espanhola.
Os portugueses foram finalistas derrotados em 1994 e em 2015.
Com este triunfo sobre a Espanha - defesa menos batida da prova -, a seleção às ordens de Rui Jorge conseguiu a 12.ª vitória seguida em jogos oficiais, superando o registo da equipa portuguesa que atingiu a final do Euro há seis anos.
Alemanha é a seleção adversária de Portugal na final do Europeu de Sub-21
A Alemanha, duas vezes campeã, qualificou-se para a final do Europeu de sub-21, marcando encontro com Portugal, ao bater os Países Baixos por 2-1, na
Um "bis" de Florian Wirtz, que marcou logo no primeiro minuto e aos oito, selou a quinta presença na final dos germânicos, depois de duas com a Inglaterra (derrota em 1982 e vitória em 2009) e duas com a Espanha (triunfo em 2017 e desaire em 2019), enquanto Perr Schuurs reduziu para os holandeses, aos 67.
A final da edição 2021 do Europeu de futebol de sub-21, na Eslovénia e Hungria, está marcada para domingo, em Ljubljana, onde os alemães procuram o terceiro cetro e Portugal o primeiro, na terceira presença, após os desaires de 1994 e 2015.
O jogo tem início marcado para as 20 horas.
Portugal perdeu com a Alemanha (0-1) na final do Campeonato da Europa sub-21. Foi a única derrota dos comandados de Rui Jorge em toda a prova.
Numa partida marcada por uma grande exibição do guarda-redes Diogo Costa, o momento decisivo chegou no início da segunda parte. Aos 49’. Ridle Baku descobriu Lukas Nmecha e o avançado alemão contornou o guardião português e rematou para o fundo das redes.
Depois de 2009 e 2017, a Alemanha conquistou o terceiro título europeu da categoria. Já Portugal sofreu a terceira derrotas em finais desta prova.