- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,581
- Gostos Recebidos
- 1,116

Um novo estudo que juntou especialistas das universidades de Sun Yat-sen, China, de Helsínquia, Finlândia, e de Leipzig, na Alemanha, revelou que existe um conjunto de alimentos que podem ajudar a reduzir a gordura do fígado em 50%. Poderá ser uma solução de tratamento para doentes com doença hepática gordurosa não alcoólica.
O novo estudo juntou 200 pacientes com esta doença. Ao longo de quatro meses foram divididos em dois grupos. Um deles consumiu porções diárias de amido resistente. O outro consumiu a dieta habitual.
O estudo revelou que em poucos meses, os doentes que consumiram mais doses de amido resistente, como o encontrado em batatas e algumas leguminosas, tiverem até menos 50% de gordura neste órgão.
Esta dieta ajudou também a reduzir a inflamação e a trazer melhoria na microbiota intestinal. Concluíram assim que pequenas mudanças alimentares podem ser eficazes na melhoria desta doença.
Leia Também: Estudo preocupa: Efeito do consumo de bebidas diet é "impressionante"
Revelam que podem ser uma esperança para pessoas que sofrem desta patologia. É uma condição que acaba por afetar quase um terço da população mundial. O amido resistente foi a chave do estudo. Os investigadores explicam que é algo que pode ser encontrado em batatas, arroz, leguminosas e bananas verdes.
Como melhorar a sáude do fígado (e não só)
Este tipo de amido ajuda a alimentar bactérias intestinais benéficas e produz mais componentes anti-inflamatórios. Juntar estas sugestões às suas refeições diárias pode ser uma forma simples que reverter o acumular de gordura no fígado e melhorar a sua saúde.
No caso do grupo de recebeu a dieta de amido, a gordura no fígado reduziu de 25% para 13%. Já no caso do outro grupo, que recebeu a dieta habitual, teve apenas uma redução na gordura de 24% para 21%.
A melhoria do microbioma intestinal foi outra das vantagens apresentadas com este tipo de terapia. A redução de uma bactéria responsável pelo acumular de gordura no estômago foi evidente. Desta forma, pequenas alterações na dieta podem trazer melhorias na saúde do fígado e não só.
O que deve ter sempre em casa para melhorar a saúde do fígado
Ao agregador de blogues HuffPost, a especialista em nutrição Ana Luzón revela alguns dos alimentos em que deve apostar para evitar inflamações e doenças graves no fígado.
Em primeiro lugar, explica que vegetais como brócolos, couve-flor e couves de Bruxelas são perfeitos. "Promovem a desintoxicação e reduzem o stress oxidativo."
Por outro lado, o alho e a cebola também são perfeitos. "Estimulam as enzimas hepáticas que são responsáveis por eliminar as toxinas." Aposte também em frutas cítricas e ainda em cozinhar com azeite.
Alimentos ricos em ómega-3 são outros nos que deve apostar. É o caso do salmão, da cavala, sardinha ou dos frutos secos. Tenha ainda em casa aveia e grãos integrais.
O chá verde é mais um dos alimentos que vão fazer a diferença. "Ajuda a reduzir a gordura acumulada." Frutos vermelhos, como mirtilos e amoras, deixam também o fígado protegido.
Por fim, explica que não se deve esquecer das leguminosas, da curcuma e do gengibre.
IN:NM