- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,202
- Gostos Recebidos
- 1,103

A noite de sexta-feira, 22 de agosto, no Campo Pequeno contou não só com a colhida mortal do jovem forcado de 22 anos, Manuel Trindade, mas também com a morte de um espetador que assistiu ao momento.
Nos camarotes da praça taurina em Lisboa, Vasco Morais Batista, médico ortopedista de Aveiro, assistia à corrida, quando após a pega mal conseguida do forcado se sentiu mal.
Segundo o TouroeOuro, que cita uma fonte da empresa do Campo Pequeno, o médico de 73 anos, foi, de imediato, assistido por socorristas da Cruz Vermelha e pela própria segurança da praça, mas acabou por ser transferido para o Hospital de Santa Maria.
Lá, os médicos detectaram um aneurisma na aorta (maior artéria do corpo, responsável pelo transporte de oxigénio do coração para todo o organismo). A condição foi fatal. Vasco Morais Batista morreu na noite de sexta-feira.
Forcado de 22 anos morreu após ser colhido por touro
Na mesma noite, mas num outro hospital - de São José - Manuel Trindade era também socorrido pelos médicos, que também nada puderam fazer pelo jovem forcado que já deu entrada na unidade de saúde em "morte cerebral".
Durante a colhida violenta no Campo Pequeno, o touro de 695 quilos que Manuel tentou pegar causou lesões cerebrais ao jovem e levou a graves perdas de sangue, que foram irremediáveis.
O forcado realizava a primeira pega da noite, no animal da ganadaria Vinhas, que ganhou rapidamente velocidade e empurrou o jovem violentamente contra as tábuas da trincheira, na zona dos curdos. Manuel ficou inanimado no chão e foi de imediato assistido na enfermaria da praça.
Já no hospital, entrou em paragem cardiorrespiratória. Pouco depois, a equipa multidisciplinar que o acompanhava decretava o óbito.
Manuel Trindade era forcado em São Manços, mas residia em São Miguel de Machede, no concelho de Évora.
IN:NM