Portal Chamar Táxi

Disco Externo Iomega HD

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Boas Noites a todos os membros.
Sou novo nesta coisa dos foruns, por isso espero estar no caminho certo :)

Bem o meu problema é o seguinte...
Eu tenho um disco externo Iomega HD de 1TB à quase 1 anos e até hoje não me deu qualquer tipo de problema, nem tenho razões de queixa...
Acontece que, hoje de manhã liguei o portátil, liguei o disco externo para jogar, tudo na maior. Por volta das 21h o meu irmão removei o cabo USB do disco externo, quando o voltei a ligar, recebi uma mensagem de que para utilizar o disco, teria de o formatar. Tentei várias vezes desligar o disco e voltar a liga-lo, reiniciei o portátil várias vezes, experimentei o disco externo no pc do meu pai, e deu o mesmo erro. Desisntalei e instalei as drives e nada.
Até desmontei o disco da caixa, para ver se havia algum problema na "estrutura".

Mas mesmo assim... nada mudou.

O grande problema de todos, é que eu de 1TB só tinha 200GB livres, e cerca desse 1TB, 300GB são jogos, o resto são ficheiros importantes(facturação, ficheiros de clientes, etc...) os quais não posso perder de maneira alguma.

O disco é este: http://go.iomega.com/en/products/ex...prestige-esata/?partner=4740#overviewItem_tab

Alguem me poderá ajudar com este meu problema?

Cordeais Cumprimentos.
--
Filipe Macau

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
67
Boa noite,

Assim de repente ocorrem-me 4 possíveis soluções.

1 - Faz um chkdsk ao disco.

2 - Ligar o hd a um sistema com linux.

3 - Usar um software de recovery ex: "Easy Recovery Pro".

4 - Formatas o hd

Se nenhum destas opções resultar ou não forem viáveis, aconselho a que esperes por mais algumas opiniões.

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Pois é disco avariado...

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Não tenho acesso a um sistema linux :/
Tentei fazer, .../chkdsk :G (onde :G é o disco externo em questão) e diz que o "caminho" não está correcto.
Qual o melhor programa de recovery que seja mais eficaz?
O problema é que já tentei formatar o HD e também não me deixa.

Uma coisa curiosa...
Eu tenho um Mac OS G4, e tentei ligar o disco externo a ele, e deu... eu conseguia ver e abrir todos os ficheiros como antes, mas não conseguia edita-los, nem elimina-los.
Depois, na esperança de funcionar, liguei-o novamente ao portátil, e continuava sem dar :/

Mais alguma sugestão?

Não esquecendo que agradecia se alguem me pode-se indicar o melhor programa para recovery.

Cumprimentos.
--
Filipe Macau

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
67

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Bem já o saquei o programa que disses-te maar3amt.
Vou agora experimentar e espero que muito em breve volte com excelente noticias. :)

Cumprimentos.

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Boas Tardes a todos.
Infelizmente regreço com más noticias, o disco continua na mesma :/

E continuo sem acesso a um sistema Linux (não o saco da net, pois tenho Banda Larga).

Usei o Easy Recovery Pro, mas mesmo assim não funciona de maneira nenhuma :(

Liguei-o a um Win 98, ele começou a ler os ficheiros todinhos que estão no disco (pelo Arranque Automático) mas no fim disse que o disco teria de ser formatado para o poder utilizar :/

Também pensei em liga-lo com disco rigido a uma das minhas torres, mas quando o desmontei, deparei-me com o problema de não ter os cabos necessários para tal coisa :/

Pensei em utilizar o Hiren's Boot 12, já me foi util quando me esqueci da password do meu portátil, e em outras situações... Mas não me recordo se é prático neste caso...

Vou sacar (pois o que tinha, estava no disco externo -.-).

Espero voltar com bons resultados :)

jfaneves

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo a melhor opçao acho que seria liga-lo como slave noutro pc etentar sacar os dados para outro disco, até podes arrancar com o disco do sistema operativo e tentar entrar no disco pelo sistema de reparaçao ou entao experimenta o acronisbootcd, tem a volta de 160mb o que aqui tenho e gravas num cd como iso, já me tem feito jeito, vou-te enviar por pm
abraço

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
amigo a melhor opçao acho que seria liga-lo como slave noutro pc etentar sacar os dados para outro disco, até podes arrancar com o disco do sistema operativo e tentar entrar no disco pelo sistema de reparaçao ou entao experimenta o acronisbootcd, tem a volta de 160mb o que aqui tenho e gravas num cd como iso, já me tem feito jeito, vou-te enviar por pm
abraço

Boas jfaneves.
Já tentei desmontar o disco externo, mas não tenho os cabos necessários para o ligar como o 2º disco rigido :/

Podes-me enviar um link desse programa sfv?

Obrigado pelas sugestões e pela vossa ajuda ;)

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Sim li StoneSour, é bem capaz, pois recomendaram-me um programa para fazer um diagnóstico ao disco, em que mostrava um quadro com o espaço ocupado, espaço livre, e partes danificadas... Problema... O quadro estava todo a vermelho (danificado) :s

Talvez hoje ou amanhã passe ali no Forum Montijo (à PC Clinic) para ver se me sabem dizer alguma coisa, é que como tenho pen de net é dificil pesquisar mais a fundo e fazer o download de programas, sem saber se terem o resultado a 100% :/

Já para não falar no material que tenho todo lá dentro :/

Eu chateio-me sériamente com isto, pois eu já tenho passado dias inteiros a jogar, e por acaso nem era um jogo muito "pesado" (Assassins Creed: Brotherhood) e eu sai durante 2h para ir fazer umas compras e quando voltei continuei a jogar calmamente. Quando "mudo de cenário", o jogo dá um erro que não consegue ler o suposto "disco". Então tirei do jogo, desliguei e liguei o cabo do disco externo (sem nunca desligar o disco da electrecidade) e quando o liguei apoareceu-me a mensagem de que para o utilizar tinha de o formatar, ou que necessitava de ser formatado.

O mais engraçado, mas que não mete piada nenhuma, é que eu o mando formatar e mesmo assim ele diz que não consegue formatar :/

Resumindo, estar a sacar novamente quase 300GB em jogos (só Setup's) mais cerca de 400GB já com os jogos instalados e todos a 100% :(

Enfim, para tentar remediar um pouco a situação, ando a ver de peças "geitosas" para montar um pc (torre) com cerca de 4TB e mais um disco externo de 6TB (aquilo mais parece uma UPS lol [podem ver no site da FNAC: Fnac.pt: 6TB,Disco Externo,Informática Informática, TV, telemóveis, fotografia, comprar, escolher, comparar online ]) Agora assim de placas gráficas não ando muito actualizado :/
A motherboard é esta: CHIP7.pt - Mb asus chipset intel h61 sk1155 2xddr3 matx-p8h61-m lx
As RAM's são DDR3 da Kingston: Kingston Memória RAM DIMM 4GB DDR3 1333MHz, Memória Desktop. Comprar na Fnac.pt
Agora ainda me falta muitas peças, sugestões e lojas onde os preços sejam mais acessiveis são bastante bem vindas :)

Em relação ao meu disco externo, quero agradecer a todos os que me tentaram ajudar :)
Se precisarem de alguma coisa disponham ;)

Cordeais Cumprimentos.

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Se já era difícil recuperar, quando ele pede para formatar NUNCA se deve fazer. Provavelmente acabaste de matar todas as tuas esperanças em recuperar alguma coisa.

Em relação ao "é bem capaz" não é bem capaz está mesmo avariado. O que estou a tentar dizer desde que abriste o tópico mas parece que ainda não percebeste. :shy_4_02:

A ultima coisa que podes tentar fazer é arrancar com uma distro de linux e ver se aparece. Senão diz-lhe adeus

Sem mais assunto,
Cumprimentos,
StoneSour

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Distro de Linux?
Ontem ainda tentei instalar o Linux Mint 9 que tinha aqui para casa, mas não sei porquê ele não queria instalar :/

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
Eu tive um problema algum tempo atrás com uma HDD e consegui recuperar tudo o que tinha como o Ubuntu Rescue Remix.

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Obrigado StoneSoul, vou agora sacar e testar :)

Fonsec@, podes-me dizer se esse programa está inserido no ficheiro que o StoneSoul me aconselhou?

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Gostos Recebidos
0
Ja estou a sacar, para experimentar :)