- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,970
- Gostos Recebidos
- 1,209
Especialistas em cuidados da pele alertaram para o uso excessivo das esponjas de banho, notando que usá-las mais do que duas/três vezes por semanas poderá levar a problemas sérios e mesmo infeções.
Segundo os dermatologistas, conforme destaca o jornal Punch, as esponjas - especialmente as sintética - podem criar bactérias, fungos, e mofo se não forem devidamente higienizadas, podendo causar problemas de pele como erupções cutâneas, irritação e mesmo infeções bacterianas.
O uso constante destas esponjas, sobretudo as mais ásperas, pode desgastar a barreira natural da pele, deixando-a mais seca e propensa a infeções. Nos casos das pessoas com pele sensível ou atópica, o risco é ainda maior.
"As esponjas de banho esfoliam a pele. Embora a esfoliação seja benéfica, deve ser limitada a uma ou duas vezes por semana. A esfoliação excessiva pode levar à rutura da barreira cutânea", revelou a dermatologista Edesiri Ighorodje.
"Também aumenta a absorção de substâncias nocivas, como componentes tóxicos encontrados em produtos para clareamento da pele", alertou.
Por outro lado, a dermatologista Aamna Adel foi bem mais radical, mostrando-se totalmente contra as lufas ou esponjas de banho.
"Poderão pensar que ajuda a vossa pele a ficar mais limpa, mas enganam-se. É uma das coisas mais nojentas que existe porque fica no chuveiro a acumular bactérias, fungos e mofo, e depois isso espalha-se pelo vosso corpo", afirmou.
Para a dermatologista dever-se-á usar simplesmente as mãos para lavar o corpo ou, em alternativa, um acessório para colocar o gel de banho, como uma luva de silicone (que deverá ser higienizada).
Pessoas com mais de 65 anos não devem tomar banho todos os dias
Se se deve estar atento aos acessórios que se usa para tomar banho, o mesmo aplica-se à frequência de banhos e no caso das pessoas idosas estes não deverão ser todos os dias, pelo menos no seu sentido mais tradicional.
Embora a maioria das pessoas esteja habituada a tomar banho diariamente, a frequência sugerida pelos especialistas é de dois banhos por semana (que incluem sabão pelo corpo todo) e uso de sabão a cada três dias.
"A partir dos 65/70 anos, o ideal é passar o corpo por água diariamente, mas só usar sabonete a cada três dias - evitando esfregar", realça a dermatologista Sylvie Meaume.
Para além disso, a barreira natural da pele - denominada filme hidrolipídico - também enfraquece com a idade. Ou seja, se a pele do rosto e do corpo for lavada de maneira muito intensa e frequente, esta camada poderá ser removida, o que leva à irritação e desidratação da mesma.
IN:NM
