• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cuidado com as drogas "legais"!

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0



Cuidado com as drogas "legais"!




558290.jpg




Podem ser facilmente adquiridas nas smart shops


Segundo a definição preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é toda a substância que, introduzida no organismo vivo, modifica uma ou mais das suas funções. Esta definição engloba substâncias legais -bebidas alcoólicas, tabaco e certos medicamentos, bem como ilegais : cocaína, LSD, ecstasy, opiáceos, entre outras.


As drogas legais sintéticas são desenvolvidas em laboratório. São susceptíveis de produzir os mesmos efeitos das drogas ilegais, podendo ser até mais perniciosas. Certo é que assistimos a uma aumento exponencial de 'smartshops' em Portugal.

Locais onde este tipo de drogas são facilmente adquiridas, porque não são consideradas drogas propriamente ditas. Ou seja, estas substâncias químicas, são lícitas porque aproveitam um vazio legal, já que os seus efeitos são idênticos às drogas ilícitas.

É preciso esclarecer que muitos dos seus efeitos colaterais ainda são desconhecidos. O seu efeito sobre a saúde física e mental é imprevisível e há o risco de se tornar dependente. Podem ser tóxicas para os seres humanos, mesmo as substâncias ‘naturais’ ou ‘plantas naturais’ podem causar danos como insuficiência renal, coma e mesmo a morte.


Estas substâncias que não são para consumo humano



Muitas destas drogas não são para consumo humano, já que se tratam de fertilizantes agrícolas ou para serem usadas em animais. São vendidas sob várias formas, de estimulantes a afrodisíacos, de energizantes a calmantes.

Costumam ser comercializadas sob a capa de produto para plantas ou incensos, daí que possam estar à venda, contornando a lei e permitindo muitas vezes que os responsáveis destas lojas se isentem a assumir as consequências negativas.


Certo é que se desconhece os efeitos a médio e longo prazo do consumo destas drogas. Algumas ou todas elas podem ter efeitos secundários perigosos. Quem consome substâncias depressoras do sistema nervoso central pode sentir-se ansioso ou agressivo, apesar de a droga ser usada pelos seus efeitos calmantes.

A chamada 'bad trip' é em tudo semelhante a um ataque de pânico. São também frequentes estados psicóticos como alucinações, delírios e esquizofrenia.


Alguns exemplos de drogas legais



Como já referimos, este tipo de drogas são, sobretudo, fertilizantes e substâncias para uso não humano. No caso dos fertilizantes os mais comuns são : Charlie; Bloom; Blow; Kick; Bliss; Rush; Blast; Charge; Jungle Dust ; Special Gold; Mojo ; Mitseez; Diablos XXX Extreme, 'Miau-Miau'; 'Levanta mortos'. O bloom, 'Pure Bloom' ou 'Bloom +', é muito utilizado já que facilita as interacções sociais através da desinibição comportamental.


Existem ervas para os mais diversos fins, desde estimulantes a relaxantes (exs : erva legal Magic, Magic Mushroom (cogumelos mágicos); Alface brava; Catuaba; Gotu Kola Erva de São João; Flor de Maracujá (Passiflora); raíz de ginseng; Guaraná; Lírios branco ou Waterlily; Mistura Algeriana (Algerian Blend); Muira Puama (Herbs of the Gods); Nêveda; Noz de cola; Raiz de Maca; Solidéu (Skullcap ); Valeriana)


No que respeita aos incensos, há igualmente um enorme leque de ofertas (exs : 2012; Blaze; Bonzai; Shiva Ultra Strong; iHigh (Black and White); Jamaika Gold; M.I.B.; Skunk).


Para além do já referidas , importa ainda enunciar as drogas psicadélicas (exs: Amanita muscaria; Druids Fantasy; Hawaian B. W.; Kratom ; Tribe ou Tripe; Voacanga africana; Salvia ).


Responsabilidade penal mas também Civil



A venda de produtos, mesmo que legais, não exime de responsabilidade civil quem produz ou vende este tipo de produtos. Ou seja, se alguém consumir estas misturas de ervas ou drogas sintéticas e se sentir mal, pode responsabilizar civilmente quem produziu e/ou vendeu o produto.

Depois apurar-se-á se o produto foi consumido para os fins a que se destina e da forma prescrita, se a informação da embalagem era suficiente, se correspondia ao conteúdo, etc. Ou seja, mesmo que o estabelecimento esteja devidamente licenciado para a venda de produtos, se eles causarem danos há o direito de reclamar indemnização.


sapofamilia

 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Boa noite.

Obrigado pelo post.
Todos os estabelecimentos desse tipo deviam ser encerrados. Isto na minha opinião.

Abraço
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Segundo noticias vindas a público, "O secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, anunciou hoje (14-01-2013) que a legislação que proíbe a venda de "drogas ilegais" nas "smartshops" deverá estar concluída até ao final da semana, pondo fim ao negócio destas lojas."

Vamos aguardar pelas medidas a serem tomadas, não basta a eliminação de um ou outro produto, o problema continua a ser real, apenas "dissimulado".

Excelente post Amiga


:shy_flower_2_text:
 
Topo