- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,652
- Gostos Recebidos
- 1,227
No que diz respeito aos suplementos, sem dúvida que o magnésio tornou-se numa das opções mais populares nos últimos anos.
Embora este mineral seja vital para o funcionamento do corpo - ajudando a reduzir a pressão arterial e melhorando o sono, por exemplo - a verdade é que a sua toma em excesso provoca alguns efeitos secundários.
Fique atento aos próximos 5 destacados por uma médica ao website BestLife.
1. Diarreia e problemas de estômago
Se perceber problemas de estômago depois de alterar a dose de magnésio, isto pode ser sinal de que está demasiado alta.
Segundo a médica Leann Poston, este mineral chega a ser utilizado em laxantes devido aos seus possíveis efeitos no sistema gastrointestinal.
"Os sais de magnésio atraem água para o intestino, causando fezes soltas e aquosas", afirma a médica. "A água é retida nos intestinos para diluir os sais de magnésio concentrados. Isto sobrecarrega o intestino, causando diarreia", completa.
Além da diarreia, a médica nota que as pessoas poderão sentir cólicas estomacais e náuseas.
2. Confusão
A sensação de confusão mental é também um dos sintomas do excesso de magnésio no organismo.
"Níveis muito elevados de magnésio perturbam o funcionamento normal dos nervos e músculos", realça Poston. "Podem interferir na libertação e absorção de substâncias químicas cerebrais que atuam como mensageiras no cérebro e no corpo, causando fadiga extrema e confusão", sublinha.
3. Pressão arterial baixa
Há quem recorra aos suplementos de magnésio para controlar a pressão arterial. No entanto, em alguns casos a pressão poderá ficar demasiado baixa, sendo necessário um acompanhamento médico.
4. Retenção urinária
Se tem dificuldades em urinar ou defecar, então é possível que tal esteja relacionado com o excesso de magnésio.
"O magnésio está envolvido na regulação da contração da musculatura lisa", nota Poston. "Quando os níveis de magnésio no sangue estão muito altos, isto poderá interferir na da musculatura da bexiga", adianta, referindo que tal dificulta o esvaziamento da bexiga mesmo quando está cheia.
5. Toxicidade por magnésio
Em alguns casos, a ingestão em excesso de magnésio poderá levar a um quadro de emergência médica conhecido como toxicidade por magnésio.
"Isto geralmente acontece quando se ingere mais de 5000 mg de magnésio", afirmou a médica, acrescentando que costuma acontecer quando as pessoas tomam laxantes ou antiácidos.
A toxicidade por magnésio pode ainda se manifestar através da obstrução intestinal e vómitos. "Níveis muito altos de magnésio podem danificar os rins, provocar fraqueza muscular, dificuldades em respirar e paragem cardíacas", realça. Em algumas situações, quando não comunicadas aos médicos, pode ser fatal.
IN:NM
