Portal Chamar Táxi

Convidados/visitas

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Todos nós recebemos convidados/visitas nas nossas casas.

Sempre foi "imperativo" receber bem as pessoas em nossa casa... assim coloca-se uma toalha na mesa lavada, comida, bebida e, sendo caso disso, até se se chega a disponibilizar uma cama! Os nossos convidados/visitas não podem partir insatisfeitos!

Mas hoje o convidado/visitante precisa, antes de mais, de rede.... e é aqui que a "porca torce o rabo"!

Normalmente temos a nossa rede protegida por uma senha e, na maior parte dos casos, não a temos memorizada na cabeça. Lá vamos à procura desta e a fornecemos.

O que acontece a partir daqui? Depois dos convidados/visitantes saírem mudamos a password? Existem outros "perigos" associados a esta situação?

Claro que não se deve fornecer a senha da rede a um vizinho, mas nesta situação?

Gostava de saber a opinião do pessoal.

Depois coloco aqui a minha solução.

luisxavier

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, a primeira coisa que se deve fazer após a instalação do novo router é automaticamente mudar a password, ou para uma antiga ou para algo "familiar".

Quanto aos vizinhos e acessos indesejados, não posso opinar, vivo numa terra pequena em que maioritariamente existe população envelhecida e não usam a Internet. Mas normalmente não tenho necessidade de a alterar. Há quem de x em x tempo faça uma limpeza de todos os dispositivos ligados a rede wifi para evitar esse tipo de problemas!

Cumprimentos, Luis Xavier

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, a primeira coisa que se deve fazer após a instalação do novo router é automaticamente mudar a password, ou para uma antiga ou para algo "familiar".

Quanto aos vizinhos e acessos indesejados, não posso opinar, vivo numa terra pequena em que maioritariamente existe população envelhecida e não usam a Internet. Mas normalmente não tenho necessidade de a alterar. Há quem de x em x tempo faça uma limpeza de todos os dispositivos ligados a rede wifi para evitar esse tipo de problemas!

Cumprimentos, Luis Xavier

A questão não é essa... imagina que recebes a visita de um ou vários amigos que precisam de rede. Como vais fazer para lhe disponibilizar a tua rede?

luisxavier

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Gostos Recebidos
0
Não, normalmente mantenho a mesma pass. Pc's e outros equipamentos ligados à rede?

Edit: mas ao invés de mudar a pass, tens a alternativa de entrar no router e excluir que teve acesso. Assim a pass mantém-se e não correr riscos de irem para a janela usar a net

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Não, normalmente mantenho a mesma pass. Pc's e outros equipamentos ligados à rede?

Edit: mas ao invés de mudar a pass, tens a alternativa de entrar no router e excluir que teve acesso. Assim a pass mantém-se e não correr riscos de irem para a janela usar a net

Ok então tu sugeres que se trave o acesso aos equipamentos (MAC ADRESS) dos teus amigos depois de estes saírem... se algum dia vierem é só desbloquear.

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
Boas nunca tive necessidade de dar acesso a visitas, porque nunca me pediram para ter acesso a net.

Mas a algum tempo atrás uma vizinha pediu-me para ter acesso at
é lhe virem instalar a net e o que fiz posteriormente foi só dar acesso aos mac adress da minha casa.

Este sistema não é 100% seguro, se alguém quiser mesmo entrar pode muito bem simular o mac e entrar.

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas nunca tive necessidade de dar acesso a visitas, porque nunca me pediram para ter acesso a net.

.

Mas se fosse o caso e até fosse algo com alguma regularidade? O que farias ou o que achas que é o mais adequado?

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Gostos Recebidos
0
eu então faço de outra forma. tiro a pass quando tenho amigos em casa e precisam. depois de partirem meto a pass outra vesz

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
Se fosse o caso em minha opinião seria o método do acesso por mac, em vez de ter de andar sempre a mudar e password cada vez que que as visitas vinham a casa.

Agora se receberes muitas visitas e não sempre os mesmos talvez alterar a password seja melhor.

Hoje em dia quase toda a gente tem um smartphone com o qual pode aceder a net e teres de andar a adicionar mac's ao router deixa de ser pratico.

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0
É sempre chato recusar. Podem é controlar com o Wifi Security que sempre que entrar alguém que não esteja na lista de confiança, o programa alerta

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
É sempre chato recusar. Podem é controlar com o Wifi Security que sempre que entrar alguém que não esteja na lista de confiança, o programa alerta

Não conheço esse programa... instala-se num PC? E já agora o que fazes ou farias na situação que criei? Era isto (Wifi Security)?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Todos nós recebemos convidados/visitas nas nossas casas.

Sempre foi "imperativo" receber bem as pessoas em nossa casa... assim coloca-se uma toalha na mesa lavada, comida, bebida e, sendo caso disso, até se se chega a disponibilizar uma cama! Os nossos convidados/visitas não podem partir insatisfeitos!

Mas hoje o convidado/visitante precisa, antes de mais, de rede.... e é aqui que a "porca torce o rabo"!

Normalmente temos a nossa rede protegida por uma senha e, na maior parte dos casos, não a temos memorizada na cabeça. Lá vamos à procura desta e a fornecemos.

O que acontece a partir daqui? Depois dos convidados/visitantes saírem mudamos a password? Existem outros "perigos" associados a esta situação?

Claro que não se deve fornecer a senha da rede a um vizinho, mas nesta situação?

Gostava de saber a opinião do pessoal.

Depois coloco aqui a minha solução.
Se for um modem do operador, que já traz uma palavra-passe com um nível de segurança elevado, e se os convidados forem de perto ou da vizinhança, o que eu faria seria meter uma diferente só para a ocasião e fornecer-lhes essa. Depois de eles se irem embora voltava a meter a original, que é sempre fácil de saber porque geralmente vem escrita no próprio equipamento, mas mesmo assim não estou a ver os "convidados" virem para a tua porta tentar aceder à net através da tua rede com a palavra-passe que lhes deste.
Se forem de longe não vejo qual é o problema em lhes dar tua a palavra-passe.
O mesmo se pode aplicar a um modem não do operador, desde que definas uma palavra-passe para tua utilização. O resto seria como sugeri acima.

No meu caso não tenho esse problema porque o modem 4G indica no visor quantos utilizadores estão ligados ao Wifi e permite dar acesso só ao número de equipamentos que eu quiser, até ao máximo de 10. Se estiver definido para 1, só 1 é que acede.

DX2

Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois DX2 antes de mais não devemos utilizar a palavra-passe que vem nos equipamentos do operador.

Mas imagina que tens um vizinho teu convidado em casa... mudas a passwd para ele, para ti e para os teus, uma vez que o acesso tem que ser para todos.Isso não dá um pouco de trabalho?

Outra questão: o teu vizinho fica com acesso aos restantes dispositivos uma vez que fica dentro da mesma rede...

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0
Não conheço esse programa... instala-se num PC? E já agora o que fazes ou farias na situação que criei? Era isto (Wifi Security)?
Bom dia,

Softperfect Wifi guard

É. Gratuito. Instalas no PC. O prog. Faz busca de dispositivos e tu aí identificas cada um.

Eu costumo dar a pass qd me pedem. Mas raramente tenho discos partilhados na rede.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pois DX2 antes de mais não devemos utilizar a palavra-passe que vem nos equipamentos do operador.

Mas imagina que tens um vizinho teu convidado em casa... mudas a passwd para ele, para ti e para os teus, uma vez que o acesso tem que ser para todos.Isso não dá um pouco de trabalho?

Outra questão: o teu vizinho fica com acesso aos restantes dispositivos uma vez que fica dentro da mesma rede...
Era o que eu faria porque se convidasse pessoas para a minha casa ou se recebesse visitas, era para convivermos e não para estarmos todos agarrados aos dispositivos e ligados à internet.

DX2

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Era o que eu faria porque se convidasse pessoas para a minha casa ou se recebesse visitas, era para convivermos e não para estarmos todos agarrados aos dispositivos e ligados à internet.

DX2

Ok, mudas a passwd... quanto ao resto não é assim tão "linear" mas não estamos a "discutir" sobre isso.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ok, mudas a passwd... quanto ao resto não é assim tão "linear" mas não estamos a "discutir" sobre isso.
Então nesse caso esquece a minha opinião, porque ao não me colocar numa situação como a que descreveste no início do tópico, não precisaria duma solução para ela.

DX2

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Onde moro até podia ter a minha rede wi-fi sem passwd. Para além de mim só mais duas casas possuem alguém com dispositivos que necessitem de rede. Uma dessas está a uma distância que não permite captar o sinal e na outra os possíveis utilizadores nem darão pela existência da minha rede, pois são “limitados” nestas “andanças”

A minha senha wi-fi foi dada a duas pessoas, um familiar que cá vem de vez em quando e a uma pessoa que esteve cá de férias proveniente do Canadá.
Mas já cheguei a ter aqui convidados e, contrariamente ao que poderá acontecer com as visitas do DX2, precisavam de rede… eles e eu, pois para além de comer e beber muito durante longas horas, precisávamos, de quando em vez, aceder à rede pelos mais variados motivos.

Ora eu não “tenho” a passwd na cabeça… até porque é longa e chata de se estar a ditar para este e para aquele!

Como atrás descrevi, ter a minha rede desprotegida nem era grande mal por aqui… assim a forma mais rápida que arranjei foi ligar um AP que tenho e já toda a gente tinha rede aberta. Mas isto é aqui… eu tenho noção que é um escancarar que não deve ser feito onde existe uma grande densidade populacional (prédios/comércio, etc).

Foi cá dito que se coloca uma nova senha enquanto os convidados estão em casa… bom isso é uma trapalhada muito grande! É que vamos ter que redefinir a senha nos restantes dispositivos que se encontram em casa… e depois a mesma trapalhada para voltar a colocar a que estava em uso ou outra. Mas como ficamos: fornecemos a em uso e depois de todos saírem procedemos à mudança? Se calhar é o mais aconselhável…

Se colocamos um convidado dentro da nossa rede este terá acesso a dispositivos com partilha dentro desta…

Eu não sei o que é melhor fazer com esta situação… por acaso descobri a forma mas está dependente de hardware. Gostaria de ter mais opiniões para quem não tenha a opção que vou descrever:

Andava a navegar pelo router FriztBox! 7330 quando descubro este item:

# guest acess

Esta funcionalidade vai criar uma nova rede wi-fi, encriptada ou não e se é encriptada coloca-se uma passwd, simples, que facilmente se possa lembrar e de fácil edição (ex: bemvindo).

Esta nova rede coexiste com a que funciona normalmente ou seja, passam a existir duas redes wi-fi emanadas do mesmo router. A mais valia desta rede “guest acess”, pelo menos aqui, será a de que não permite acesso aos meus outros dispositivos com capacidade de partilha!

Todos os dispositivos de casa continuam ligados à normal rede wi-fi, pelo que os dispositivos “estranhos” trazidos pelos convidados terão acesso à rede “guest acess”.

Acabada a visita é só desabilitar a função (deve-se o fazer).

Esta foi a minha “solução”, obviamente que só foi possível graças a este maravilhoso FritzBox! (não sei se está presente em todos os modelos). Duvido que equipamentos fornecidos pelos operadores possuam tal função, mas nada como verificar. Se alguém usa outras marcas de routers, verifique se existe esta função e já agora coloque por cá a informação.

2mgobk3.png
aqui, dentro da minha rede, são visíveis todos os dispositivos partilhados​

239yjm.png
a configuração no router e o PC ligado à rede "visitas" (guest acess)​

10z95c2.png
quando ligado pelo "guest acess" não são visíveis os dispositivos que estão na rede "normal"​

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
Essa é a situação ideal, o problema é nem todos os routers tem essa opção, o meu não tem.

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
É possível que determinados modelos possam "adquirir" esta função....

Não se tenha a menor dúvida que é uma falha de segurança, grave, dar a nossa rede a terceiros... estes até podem não saber que os seus dispositivos estão infectados!

Fiz uma procura por router guest acess e existe muito "material" sobre o assunto. Uma página que visitei (link da tradução).

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
252
Essa é a situação ideal, o problema é nem todos os routers tem essa opção, o meu não tem.

fonseca tens a certeza k nao dá?

olha que um simples thomson tg 784 dá eu estou farto de fazer isso em empresas até olha aqui a minha.........

attachment.php
attachment.php
attachment.php

Anexos

• segunda rede.jpg
    segunda rede.jpg
    32.5 KB · Visualizações: 58
  • segunda rede 2.jpg
    segunda rede 2.jpg
    33.5 KB · Visualizações: 59
  • segunda rede 3.jpg
    segunda rede 3.jpg
    32.7 KB · Visualizações: 59

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois se calhar existem muitos com esta possibilidade e não se sabe, como era o meu caso....

"quanto mais sei, mais sei que nada sei"