Boas tardes
Tenho duas duvidas, gostaria que me pudessem ajudar.
Queria saber como funciona um condensador com relé e um platinado de um motor monofasico.
Atenciosamente
Micael Rodrigues
Boas
Eventualmente está a falar do circuito de arranque de um motor monofasico sem escovas.
Se for o caso o condensador é necessário para gerar campo girante, ou seja campo desfasado noutra bobine, necessário no instante de arranque. Depois do motor em andamento normal, essa parte do circuito pode ser desactivada ou não dependendo do tipo de motor.
O platinado pode desactivar o relé, que liga o condensador à tal bobine, quando o motor ganha rotação suficiente.
Cps
Sim e um sistema de arranque de um motor, mas a situação e a seguinte o platinado do motor esta aberto, esta estragado, deram-me a ideia de fechar o platinado, ligando os dois fios do platinado. E para fazer de platinado um condensador de relé eu queria saber como e que esse condensador se comporta.
O condensador com relé so faz o arranque do motor depois passar para um outro condensador.
Eu não entendi muito bem o que fazia esse relé.
Mas depois da sua explicação acho que e para desactivar um condensador para outro nao é?
Atensiosamente
Micael Rodrigues
Boas
Exactamente, nesse caso esse circuito e comutação de condensador é para reforçar o binário de arranque, ou quando o motor entra em esforço e a rotação baixa (reforçar o campo girante).
Por o platinado em curto (fechar), e um condensador em serie, iria fornecer uma corrente constante, que não é o que se pretende.
Pode tentar outra opção, um pequeno timer contacto fechado, tipo de 3 segundos ou mais (tempo típico do sistema ganhar rotação) no lugar do platinado, e o mesmo abre o contacto ao fim desse tempo, e desactiva o tal circuito de arranque.
Outra opção mais complexa, seria com um iman no veio, e uma bobine de captura, em que a tensão aumenta em função da rotação, a activar um circuito electrónico, que iria desactivar o relé. Mas esta situação já envolve conhecimentos de electrónica mais avançados.
Boas afinações
Boas
Mas se o condensador tiver um relé faz o que o platinado deveria fazer certo? e o platinado fica fechado para o circuito ficar fechado, e o motor pode girar a vontade
Resumindo o funcionamento dos condensadores:
Condensador de arranque: Serve par reforçar o binário de arranque o do motor e e gerar campo girante, para o arranque do motor. Condensador de 100uF
Condensador de Continuação: Ser continuar o atrasamento do campo girante este condensador e de 30uF
O platinado e para desactivar o condensador de arranque para o de continuação
Estou a fazer um relatório e precisava de ajuda, desde ja obrigado
Boas de novo
A descrição está correcta.
O platinado nesse caso é um interruptor que está fechado com o motor parado ou a baixa rotação. Quando é atingida determinada rotação o platinado abre.
Ou seja, no momento de arranque o platinado pode alimentar o relé, que liga o condensador de 100uF à tal bobine.
Quando o motor atinge a rotação necessária, o platinado abre, desliga o relé, que por sua vez desliga o condensador de arranque extra.
Como o platinado não está preparado para corrente elevada, a corrente é suportada por um relé, como no caso dos carros que podem ter relé para os faróis ou buzina, para que a corrente possa ser reduzida nos contactos dos actuadores "micro switch".
O relé também permite outro tipo de variantes como comutação.
Por um condensador no lugar do platinado, não resolve a situação, porque o mesmo a trabalhar em corrente alternada, AC 230V 50HZ, funciona como uma resistência fixa, que obedece à formula XC=1/2PiFC.
Cps
Cps
Boas
Mas o condensador com rele e só porque o platinado esta aberto e não fecha esta ( estragado) aquilo e um Laffert, difícil de encontra algumas peças.
O condensador com rele e só uma solução para o problema
Muito obrigado![]()