Opiniões cada um tem direito à sua, mas permite-me discordar. Quando dizes que o Bullyin verbal é maldoso intencionalmente e objectivo, enquanto que o humor é sempre subjectivo, eu não concordo. Ao analisar alguns dos cartoons publicados, vejo bastante objectividade, objectividade essa que consiste em troçar e ridicularizar os costumes, habitos e crenças dos muculmanos. Onde está a subjectividade numa imagem em que o Mohammed surje de quatro com as partes intimas à mostra, por exemplo? Não vejo subjectividade nisto.. apenas uma tentativa de ridicularizar o habito da reza muçulmana.. isto é só um exemplo.
Eu não quero que ninguem me interprete mal, sou cristão e estou totalmente contra os actos hediondos que foram praticados. No entanto só me estou a tentar colocar no ponto de vista de um muçulmano, coisa que muitos não conseguem fazer.
Deixo aqui um acto a que assisti, e o qual causou alguma controversia por exemplo.. não sei se conhecem uma anedota do Fernando Rocha, em que ele "goza" com os deficientes, e na qual chega a comparar uma pessoa sem braços e sem pernas a uma tartaruga.. pois bem essa anedota gerou muita polemica pois houve muita gente que não gostou da piada..
É uma questão de ética, é preciso saber o que pode e o que não deve ser criticado, especialmente quando falamos de uma religião que tem milhares de fanaticos como é do conhecimento geral..
Neste momento é dificil entender-mos isto porque somos maioritariamente cristãos não praticamentes, e a religião já não nos diz muito. Mas temos de perceber que os muçulmanos são pessoas cujas vidas são regidas quase a 100% pela sua religião, e obviamente que devem ter ficado ofendidos ao verem este tipo de criticas à religião que orientou toda a sua vida..
Por exemplo se mostrarem aos vossos avos os cartoons do Charlie Hebdo com criticas à religião Cristã, eles não irão achar muita piada, não concordam? E se os mostrassem à 500 anos atrás eram mortos na fogueira..