Portal Chamar Táxi

Informação Como usar o ar condicionado do carro pode dar multa em Espanha (e não só)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
46,047
Gostos Recebidos
1,052
naom_685a898647481.webp


E se fosse multado por estar a utilizar o ar condicionado do seu carro? Há países em que isso pode acontecer em certos países da União Europeia.


Aqui ao lado, em Espanha, segundo o El Pais, a Lei de Tráfego proíbe que os automobilistas deixem o motor ligado com a viatura imobilizada.


Numa situação de paragem, o condutor não pode agir de forma a prejudicar o meio-ambiente, o que pode resultar numa multa caso o motor permaneça ligado desnecessariamente. E, com o motor desligado, o ar condicionado não pode ser usado.


Caso consigam demonstrar que a situação durou por mais de 120 minutos, as autoridades espanholas podem aplicar uma coima de 100 euros.


Em Itália, há um enquadramento similar. O Código de Circulação daquele país prevê a sanção com multa a quem deixar o ar condicionado ligado com o automóvel parado durante um curto período de tempo, podendo a coima chegar aos 220 euros.


A lei alemã pune emissões de gases de escape "evitáveis" com multa até aos 80 euros, enquanto em França ter o motor ligado numa situação de paragem dá coima de 90 euros.


Há, também, o caso do Reino Unido, onde o Código Rodoviário estipula que "não se deve deixar um carro estacionado sem pessoas com o motor em funcionamento ou deixar o motor de um veículo a funcionar desnecessariamente enquanto esse veículo está estacionário numa estrada pública". A mesma lei insta a acionar o travão de estacionamento e desligar o motor "para reduzir emissões e a poluição sonora". Segundo a RAC, as autoridades podem cobrar uma multa se um condutor se recusar a desligar o motor quando abordado.


Consumos desnecessários


Mesmo se a lei nada disser quanto ao motor do carro ficar ligado desnecessariamente durante uma paragem, como é o caso de Portugal, essa prática não deixa de acarretar prejuízos.


Desde logo, o consumo de combustível. Se não está a circular e mantém o motor ligado, está a queimar combustível na mesma, quando não precisa de o fazer.


O desgaste dos componentes do motor é outro aspeto a considerar, sobretudo se o mantiver ligado mesmo estando imobilizado durante longos períodos de tempo. Para além, claro, do aspeto da poluição ambiental evitável.

IN:NM
 
Topo