Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FPAK divulgou regulamentação de 2009 para os ralis

01d1f06e.jpeg

A FPAK emanou ontem um comunicado onde divulga alguns pormenores relacionados com a futura regulamentação para os ralis em 2009. Resumidamente, e depois de ter reunido com os Coordenadores das "Comissões Especializadas FPAK", a Federação divulgou as linhas mestras relativamente ao tipo de pneus, duração dos Parques de Assistência, definição de "chicanes" nas Super Especiais, reconhecimento do percurso de Provas Especiais, entrega de prêmios e ainda sobre as provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis (VSH), finalizando com diretrizes relativas às taxas de inscrição nas provas.

Na sua reunião plenária do passado dia 20 de Outubro, a Direcção da FPAK tomou conhecimento das propostas apresentadas pelas de Clássicos, Circuitos, Ralis e Todo o Terreno, tendo aproveitado igualmente para analisar com os respectivos Coordenadores das Comissões, alguns outros pormenores relacionados com a futura regulamentação 2009.

Aqui fica o comunicado na íntegra:

REGULAMENTAÇÃO 2009

Na sua reunião plenária do passado dia 20 de Outubro, a Direcção da FPAK tomou conhecimento das propostas apresentadas pelas "Comissões Especializadas FPAK" de Clássicos, Circuitos, Ralis e Todo o Terreno, tendo aproveitado igualmente para analisar com os respectivos Coordenadores das Comissões, alguns outros pormenores relacionados com a futura regulamentação 2009.

De entre as matérias já acordadas no que se refere aos Ralis, destaquem-se as seguintes:

1) Tipo de pneus a utilizar nas Super Especiais (ou Provas Espectáculo do mesmo tipo): os pneus a utilizar nas Super Especiais (ou provas do mesmo tipo), serão obrigatoriamente do mesmo tipo de piso que corresponda aos das restantes Provas Especiais que integrem essa prova.

2) Duração dos Parques de Assistência: à excepção das provas de Campeonatos ou Taças FIA (que se regerão pelas regras FIA), os Parques de Assistência iniciais (de uma Etapa ou do dia) serão reduzidos de 20 para 10 minutos, passando os parques de Assistência intermédios de uma Etapa ou Secção, a ter uma duração de 30 minutos em vez dos actuais 20 minutos.

3) Definição de "chicanes" nas Super Especiais: quando foram utilizadas barreiras de pneus para a criação de "chicanes" artificiais, os pneus que delimitem as extremidades (de ambos os lados do percurso a seguir) dessas barreiras, deverão ser pintados com listas diagonais vermelhas e brancas, para melhor identificação visual pelos Condutores.

4) Reconhecimento do percurso de Provas Especiais: as viaturas a utilizar para o reconhecimento prévio das PE's, terão que ser viaturas absolutamente de série, não sendo autorizados "Roll-bar" ou pneus especiais, nem a utilização de equipamentos de intercomunicação via rádio entre os dois membros da equipa.
Caso a quilometragem total do conjunto das PE's de uma prova não exceda os 75 km (extensão total da soma de cada um dos percursos das diferentes PE's que a integram), o período de reconhecimentos será reduzido a um único dia para todos os inscritos.

5) Entrega de prémios no final da prova: as cerimónias de entrega de prémios no final de cada Rali, deverão ocorrer obrigatoriamente no "pódio" de chegada, não sendo autorizado que essa cerimónia se venha a efectuar em qualquer outro local e em momento posterior ao do final da prova.

Para efeitos de entrega de prémios, será utilizada a classificação provisória obtida após a conclusão da última Prova Especial, devendo os organizadores criar um reagrupamento antes do Controle Horário final da prova, de forma a ajustar os "timings" e a ordem de entrega de prémios.

6) Provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis (VSH): à excepção das provas que decorram integradas em campeonatos de graduação superior (COR ou CPR), todas as provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis 2009, deverão decorrer na sua totalidade durante um prazo máximo de 24 horas, com os reconhecimentos e as verificações iniciais a decorrerem no 1º período e a parte competitiva no período imediatamente seguinte.

O percurso total do conjunto das Provas Especiais que as integrem será limitado a um mínimo de 35 km e a um máximo de 45 km, com um máximo de 4 (quatro) Provas Especiais.

Devendo preferencialmente ser composto por um único e mesmo percurso a percorrer quatro vezes no mesmo sentido, admitindo-se, excepcionalmente, a existência de no máximo, dois percursos diferentes.

No caso de a prova ser disputada com um único percurso de Prova Especial a percorrer no máximo quatro vezes, a cada passagem seguir-se-á obrigatoriamente um reagrupamento e um Parque de Assistência, cuja duração será oportunamente definida no respectivo regulamento da prova.

Para o limite das quatro Provas Especiais, não será considerada a eventual inclusão (facultativa) de uma Prova Espectáculo (tipo Super Especial), decorra ela no início ou no final da prova.

7) Inscrições prévias nos Campeonatos e Troféus Regionais: será instituída a partir de 2009, a obrigatoriedade de inscrição prévia em qualquer Campeonato ou Troféu (seja ele nacional ou regional), para atribuição de pontuações nas respectivas competições.

Quaisquer concorrentes que participem numa prova desses Campeonatos ou Troféus e não se encontrem previamente inscritos nos mesmos, não obterão quaisquer pontuações nem retirarão pontos aos concorrentes que neles estejam regulamentarmente inscritos.

8) Taxas de inscrição nas provas: a FPAK irá analisar com todos os Clubes Organizadores seus Associados, a possibilidade de vir a ser estabelecida uma taxa de inscrição nas provas dos Campeonatos e Troféus Regionais de Ralis idêntica para todas as provas.

E que em caso de ser indispensável uma actualização em relação aos valores médios praticados em 2008, que a mesma seja de montante pouco significativo.

No que se refere às disciplinas de Clássicos, Todo o Terreno e Velocidade, as propostas apresentadas pelas respectivas Comissões estão ainda a ser avaliadas técnica e estatisticamente e as respectivas conclusões serão tornadas publicas apenas no início de Novembro.

Comunicado 068/2008-FPAK
Lisboa, 27 de Outubro de 2008

 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Duplo match point

38fbf93a.jpeg
Os dois títulos, de Pilotos e de Construtores, poderão já ficar decididos no Japão.

No primeiro caso, só Sébastien Loeb poderá chegar já ao ceptro e assim entrar para a história como o primeiro piloto que conseguiu ganhar cinco campeonatos já que a diferença de 14 pontos que Mikko Hirvonen têm de atraso nunca permitirá ao finlandês chegar ao título em terreno oriental, mesmo que Loeb desista.

As contas acabam até por estar bastante facilitadas para Loeb que será campeão se ficar num dos três primeiros lugares, independentemente do resultado de Hirvonen.

Mas há outras vias para o francês chegar ao título. Assim, por exemplo, Loeb será também antecipadamente campeão se terminar em quarto e Hirvonen não ganhar ou for quinto, sexto ou sétimo e o seu rival não conseguir melhor que o terceiro lugar. Na pior das hipóteses, Loeb pode ainda ser oitavo e ser campeão, desde que o piloto da Ford não consiga melhor que um quarto lugar.

Quanto aos Construtores, também só a Citroen pode aspirar ao título nesta prova. Mesmo que ambos os carros gauleses desistam (o que não acontece desde o Rali da Argentina de 2002), a Citroen pode sair já do Japão com o seu quarto título desde que a Ford não some mais do que cinco pontos. Num cenário que tem 36 pontos em disputa, a Ford soma um atraso de 23 pontos pelo que é fácil perceber que as suas reais possibilidades de chegar ao tricampeonato são quase residuais. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb e Citroen já podem ser campeões

bd1a96b1.jpeg
Os dois títulos, de Pilotos e de Construtores, poderão já ficar decididos no Japão. No primeiro caso, só Sébastien Loeb poderá chegar já ao ceptro e assim entrar para a história como o primeiro piloto que conseguiu ganhar cinco campeonatos já que a diferença de 14 pontos que Mikko Hirvonen têm de atraso nunca permitirá ao finlandês chegar ao título em terreno oriental, mesmo que Loeb desista.

As contas acabam até por estar bastante facilitadas para Loeb que será campeão se ficar num dos três primeiros lugares, independentemente do resultado de Hirvonen. Mas há outras vias para o francês chegar ao título. Assim, se por exemplo, Loeb será também antecipadamente campeão se terminar em quarto e Hirvonen não ganhar ou for quinto, sexto ou sétimo e o seu rival não conseguir melhor que o terceiro lugar. Na pior das hipóteses, Loeb pode ainda ser oitavo e ser campeão, desde que o piloto da Ford não consiga melhor que um quarto lugar.

Quanto aos Construtores, também só a Citroen pode aspirar ao título nesta prova. Mesmo que ambos os carros gauleses desistam (o que não acontece desde o Rali da Argentina de 2002), a Citroen pode sair já do Japão com o seu quarto título desde que a Ford não some mais do que cinco pontos. Num cenário que tem 36 pontos em disputa, a Ford soma um atraso de 23 pontos pelo que é fácil perceber que as suas reais possibilidades de chegar ao tricampeonato são quase residuais. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Peugeot apresentou o 207 RC Rallye

d8d09256.jpeg

Peugeot 207 RC Rallye é o mais recente modelo de competição da marca do leão, destinado aos pilotos amadores e a possíveis futuros campeões de ralis. Após o 207 Super 2000 (ralis), o Spider THP (circuitos) e o 207 LW (circuitos), este é o quarto modelo da gama 207 "made by Peugeot Sport" e entrará em competição em 2009, como Troféu de Ralis em Espanha e França, existindo a hipótese de se realizar em Portugal em 2010.

Derivado directamente do modelo de série, o 207 RC Rallye retoma a motorização THP (Turbo High Pressure) de 1.600cm3 turbo desenvolvida em colaboração com o BMW Group e já utilizada no Spider e no LW em circuitos. Este motor é associado à novíssima caixa de 6 velocidades com dentes direitos e é dotado de uma electrónica Magneti Marelli Sport e de uma rede eléctrica totalmente específicas. Os travões, cujo arrefecimento foi melhorado, foram largamente dimensionados para assegurar um nível de resistência mais elevado. Finalmente, o 207 RC Rallye desenvolve 180 cavalos para um peso total de 1120kg, sendo homologado em R3, o que implica a existência de um arco soldado, para maior segurança.

O 207 RC Rallye é um veículo concebidos para rodar em asfalto e em terra, a partir de uma transformação simples, rápida e pouco onerosa. Para passar de uma versão a outra, os principais pontos de transformação residem nos conjuntos mola/amortecedor, nos travões dianteiros e nas protecções.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen dominou dia caótico

476d1b7b.jpeg
Mikko Hirvonen lidera o Rali do Japão, numa prova em que Sébastien Loeb já entrou em "gestão" e encontra-se numa posição, a terceira, que lhe assegura já o título na prova nipónica, caso estas posições se mantenham até final.

O dia não correu muito bem para os lados da Stobart Ford, já que Francois Duval teve um aparatoso acidente na sexta especial. O belga, que estava na luta com Jari-Matti Latvala pela segunda posição na prova, viu o seu Focus derrapar e embater com grande violência de encontro a um rail, facto que causou grande danos no carro, e ferimentos no navegador, Patrick Pivato. Foi levado de helicóptero para o Hospital, já consciente e de momento desconhece-se a extensão ou mesmo a existência de lesões.

Os organizadores decidiram cancelar igualmente a sétima e oitava especiais. Com isto tudo, a segunda passagem pelos troços, para alguns concorrentes resumiu-se a 16 quilómetros.

Entretanto, o nervosismo apossou-se dos organizadores e comissários, que começaram a cometer erros em catadupa, ao ponto do co-piloto de Sébastien Loeb, Daniel Elena se ter recusado a abandonar um controlo enquanto não lhe fosse dada a respectiva carta de controlo. Para piorar as coisas, nenhum comissário falava inglês. Imagine-se a confusão que foi!

A juntar à grande confusão que foi a primeira etapa do Rali do Japão, o líder do rali, Mikko Hirvonen furou numa ligação, e mudou o pneu do seu Focus apenas em dois minutos, o que o "salvou" duma penalização, permitindo-lhe manter a liderança do rali.

Antes dos acidentes e problemas com a organização, Hirvonen logrou alcançar uma margem de 26 segundos para Latvala, que não teve andamento para acompanhar o seu colega de equipa.

Antes do acidente de Duval, a Ford chegou a ter em sua posse os três primeiros lugares da classificação, precisamente o que a equipa necessitava para Hirvonen levar a luta pelo título para a Grã-Bretanha.

Contudo, a Citroen poderá ficar sob pressão nos Construtores, já que Daniel Sordo desistiu devido a problemas com o turbo antes de sexta especial. Esta situação, permitiu a Petter Solberg ascender à quarta posição.

Armindo em décimo

No PWRC, Armindo Araújo é décimo classificado, a 1m05s do líder surpresa, o russo Evgeny Novikov. Tendo em conta toda a confusão existente, estão neste momento dez pilotos separados por um minuto, o que não é nada habitual no PWRC, pelo que nos restantes dois dias muita coisa irá ainda mudar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Patrick Pivato no Hospital

961ed2e8.jpeg
François Duval está de regresso aos grandes acidentes, e desta feita quem sofreu foi o seu navegador, Patrick Pivato, que teve de ser transportado de ambulância para o Hospital, já que o embate com a lateral direita do Focus, deixou muito combalido o infortunado navegador, que ficou mesmo preso dentro dos destroços do carro.

Pouco depois do acidente, as equipas de emergência entraram na especial, e de acordo com um porta-voz da Ford, Pivato estava consciente e foi levado para o Hospital para ser examinado. Desconhece-se a existência de lesões, mas assim que possível, serão divulgados mais detalhes relativos a este incidente.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo: "Não estamos longe dos pontos e acredito que vamos lá chegar"

ca3c3acd.jpeg
O primeiro dia do Rali do Japão foi particularmente complicado para os pilotos, que foram surpreendidos pela neve em algumas especiais. Armindo Araújo arrancou de manhã com uma afinação que não se enquadrava no tipo de terreno que acabou por encontrar, pelo que optou por jogar à defesa, sabendo que no PWRC os resultados também se conseguem com uma gestão de corrida.

Depois da passagem pela assistência o piloto português colocou o carro mais adaptado para o estado dos troços, mas depois realizou apenas três especiais, e entre elas as duas super-especiais, porque das restantes três classificativas duas foram anuladas e uma interrompida, devido ao acidente de François Duval, pelo que não foi possível subir na classificação. "Fomos surpreendidos na primeira passagem pelos troços, onde perdemos algum tempo para os mais rápidos com as condições extremamente complicadas que as especiais apresentavam. Tendo em conta a afinação que levávamos no Mitsubishi Lancer Evo IX, demasiado dura para o estado do piso, optámos por jogar pelo seguro. Sabemos que neste campeonato os resultados também se conseguem com uma boa gestão e estratégia, pelo que esperamos ganhar lugares nos dois dias que faltam", explica Armindo Araújo.

O piloto de Santo Tirso sente também que podia ter recuperado alguma coisa da parte da tarde, mas quase não andou. "Alterámos as afinações do carro e este ficou melhor, mas da parte da tarde só fizemos uma especial, porque dois foram anulados e outro interrompido devido ao acidente do François Duval. Estamos em 10º, mas não estamos longe dos pontos e acredito que vamos lá chegar. Amanhã os troços têm características diferentes e acredito que poderei recuperar", disse a terminar.

O segundo dia do Rali do Japão corre-se esta madrugada e terá um total de mais 10 provas especiais de classificação.

Classificação do PWRC após o 1º Dia:
1º Evgeny Novikov/Dale Moscatt - Mitsubishi Lancer Evo IX com 45m49,6s
2º Toshi Arai/Glenn MacNeall - Subaru Impreza WRX Sti a 5,3s
3º Eyvind Brynildsen/Denis Giraudet - Mitsubishi Lancer Evo IX a 16,5s
(...)
10º Armindo Araújo/Miguel Ramalho - Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m05,1s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Navegador de Duval fracturou a tíbia e a pélvis

961ed2e8.jpeg
O co-piloto de Francois Duval, Patrick Pivato não ficou muito bem tratado na sequência do violento acidente que a dupla da Stobart Ford foi hoje vítima no Rali do Japão, já que fracturou a tíbia e a pélvis. Será operado ainda hoje, em Sapporo.

Pivato ficou preso dentro do Ford Focus, na sequência do embate lateral, e as suspeitas dos médicos presentes no local, confirmaram-se pouco depois. O piloto belga também foi transportado para o Hospital para ser examinado, mas aparentemente não sofreu qualquer lesão. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gardemeister obrigado a tirar a carta no Japão

122a90ac.jpeg
O finlandês Toni Gardemeister vai sair do Japão com uma história para contar. É que para poder participar no Rali local, o piloto da Suzuki foi obrigado a tirar a carta... em oito horas!

O que aconteceu foi que a carta de condução internacional do finlandês não era aceite no país do Sol Nascente, o que o obrigou a frequentar uma escola de condução na cidade de Sapporo de maneira a tirar, novamente, a licença de condução.

"De manhã tive algumas aulas teóricas e, depois disso, fiz um exame teórico, exames aos olhos e depois tive algumas aulas práticas com um instrutor", explicou o piloto da Suzuki Rally Team, que não teve a sua vida facilitada pelo facto de ser piloto de competição.

"O exame prático foi estranho porque tive que o fazer com um Nissan ou Toyota, não sei bem, grande e antigo", começou por dizer, acrescentando que "o instrutor seguiu as normas de forma muito rígida, mesmo sabendo que eu era piloto".

Ao fim de oito horas, Gardemeister lá conseguiu a licença japonesa para conduzir e pilotar naquele país, o que não o livrou de uma identificação curiosa no seu Suzuki WRC, a qual terá de levar durante todo o rali: um símbolo de condutor recém-encartado no vidro de trás do seu carro (o equivalente local ao extinto "ovo-estrelado" português).AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo no Saudi Rally

bd6f9ad6.jpeg
Apesar de estar concentrado no Rali do Japão, Armindo Araújo já sabe que irá participar no Saudi Rally, prova candidata ao Campeonato do Médio Oriente de 2009 e que irá ter lugar entre 10 e 13 de Novembro. O piloto português foi escolhido pela organização da prova para ser a figura de cartaz do rali, alinhando não no seu habitual Mitsubishi Lancer Evo 9, mas numa unidade com as mesmas especificações e que será assistida por uma equipa local que está a trabalhar em parceria com a Ralliart Itália.

A escolha, ao que tudo indica, ficou também a dever-se a interesses de um dos patrocinadores do piloto português, a empresa Altayyar Travel Group.

Para Armindo Araújo, trata-se sem dúvida de uma boa notícia que lhe irá permitir não perder ritmo de competição entre o Rali do Japão e o Rali de Gales: "é verdade que está confirmada a minha presença nessa prova, mas não sei bem o que posso esperar em termos de resultado. Nesta altura, nem sei ainda exactamente que tipo de classificativas vou encontrar, apenas sabendo que algumas são delineadas no deserto. Não conheço também a concorrência. A única certeza que tenho é que não será um rali fácil", reconheceu o ex-campeão nacional. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen lidera, Loeb a caminho do título

308a7c05.jpeg
A Ford ocupa os dois primeiros lugares da classificação do Rali do Japão, com Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala a manterem, respectivamente, as mesmas posições que tinham no final do primeiro dia, enquanto Sebastien Loeb se prepara para confirmar a conquista do seu quinto título consecutivo, ao manter, confortavelmente a terceira posição. No PWRC, Armindo Araújo teve problemas, e viu-se obrigado a desitir.

Loeb está agora a cerca de um minuto de Hirvonen, perdendo mais algum tempo no decorrer do segundo dia de prova, mas nada que o tenha impedido de segurar o terceiro ugar com a maior das naturalidades, já que o quarto classificado é Chris Atkinson, a quase dois munutos e meio do finlandês da Ford, portanto, a cerca de minuto e meio de Loeb. O piloto francês não arrisca um milímetro, e num terreno desconhecido para todos (o local onde o Rali do Japão se disputa é novo), deixou as despesas da prova para os homens da Ford, no sentido de assegurar o mais depressa possível o seu objectivo.

Petter Solberg aproximou-se durante o segundo dia de prova de Loeb mas o piloto norueguês arrancou a roda traseira direita do seu Subaru, terminado aí o seu dia de prova: "Peço desculpa aos fans, mas vi uma oportunidade de me aproximar do Loeb e ataquei...", referiu Solberg. Os adeptos desculpam e agradecem, pois lutas por posições e espectáculo é que os ralis precisam.

Curiosamente, Chris Atkinson bateu no mesmo buraco que Solberg e atrasou-se, depois de realizar um pião completo no ar. Por sorte, foi só seguir em frente, depois de passado o susto.

Henning Solberg, que era sexto, desitiu devido a um problema com a suspensão, enquanto Per-Gunnar Andersson atrasou-se devido a um furo. Com isto tudo, Matthew Wilson (Stobart Ford) e Toni Gardemeister lutam agora pela quinta posição.

Classificação:
1. Mikko Hirvonen Ford 2h21:31.8
2. Jari-Matti Latvala Ford + 15.5
3. Sebastien Loeb Citroen + 53.5
4. Chris Atkinson Subaru + 2:26.0
5. Matthew Wilson Ford + 4:31.6
6. Toni Gardemeister Suzuki + 4:38.5
7. Per-Gunnar Andersson Suzuki + 5:11.8
8. Federico Villagra Ford + 9:59.6
9. Jari Ketomaa Subaru + 11:43.6
10. Evgeny Novikov Mitsubishi + 12:29.5
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo: "A sorte não tem estado connosco"

Armindo Araújo voltou a não ter sorte numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis. Depois de ontem ter optado por jogar pelo seguro na fase inicial e depois a anulação de três troços não lhe permitiram ir além de 10º, hoje rodou invariavelmente entre os cinco mais rápidos, vencendo mesmo a especial número 15, subindo ao sétimo posto. Mas logo a seguir, na segunda passagem pela segunda especial mais longa do rali, um problema de transmissão colocou ponto final na fantástica recuperação do piloto português e na possibilidade de sair do Japão com pontos.
c71f7d8a.jpeg

O trabalho com o novo engenheiro que acompanha o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX está a dar frutos, pois "o carro está muito melhor. Sempre que vimos ao parque de assistência conseguimos melhorar para as especiais seguintes, como foi hoje o caso, uma vez que vencemos logo o troço seguinte, mas infelizmente a sorte não tem estado connosco e acabámos por ter um problema de transmissão que nos obrigou a desistir", diz um pouco desalentado Armindo Araújo.

Amanhã o português vai regressar no sistema de super-rali, procurando continuar a evoluir o carro para as provas seguintes. "O nosso trabalho para amanhã vai ser rodar para continuarmos a melhorar ainda mais o comportamento do carro e a nossa ligação com o novo engenheiro. Foi pena o que se passou, porque estávamos a cumprir plenamente a estratégia delineada, já tínhamos chegado aos lugares pontuáveis e penso que era possível ainda melhorar um pouco mais. Mas as provas do Mundial são assim, muito duras e por vezes as mecânicas cedem", finalizou.

O último dia do Rali do Japão terá um total de nove especiais e corre-se na próxima madrugada. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pivato sujeito a duas operações

2f6ca89a.jpeg

Patrick Pivato, o co-piloto de François Duval, está em estado crítico mas estável, de acordo com os responsáveis do hospital Higashi Tokushukai, em Sapporo, onde foi submetido a duas intervenções cirúrgicas.

Durante a primeira operação, para realinhar a pélvis do francês, foram descobertas hemorragias internas mais sérias, o que obrigou a uma segunda intervenção.

Uma declaração emitida pela equipa Stobart refere que Pivato está a melhorar de forma gardual, mas que continua em estado crítico, embora estável.

O acidente ocorreu na sexta especial da primeira etapa, quando Duval embateu fortemente num muro, danificando o seu Focus e ferindo o seu co-piloto de forma séria.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Loeb deverá testar Red Bull

979ffdaf.jpeg

Numa altura em que se prepara para conquistar mais um título no WRC (basta-lhe manter o terceiro lugar no Rali do Japão), ficou-se a saber que Sebastien Loeb deverá voltar aos comandos de um Fórmula 1.

De acordo com a francesa RMC, Loeb deverá pilotar um Red Bull Renault RB4 no dia 17 de Novembro, em Barcelona, numa operação que só deverá ser possível graças à Red Bull, que patrocina também a Citroën no mundial de ralis.

Para Loeb, este será um regresso às pistas já que o francês competiu em Le Mans em 2005 e 2006.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hirvonen e Latvala em luta pela vitória

432cf3da.jpeg
Mikko Hirvonen continua na liderança do Rali do Japão, embora tenha que se debater com a crescente oposição de Jari-Matti Latvala, que no segundo Ford encetou uma luta pela vitória com o seu chefe-de-fila.

A apenas três especiais do final do rali, os dois pilotos da Ford parecem não querer abrir mão da vitória, com Latvala a atacar o seu companheiro de equipa na frente do rali.

Latvala tirou partido dos troços muito escorregadios, fruto das fortes chuvadas da manhã, e do facto de Hirvonen abrir a estrada para lhe ganhar bastante tempo, sendo que na 23ª especial retirou mesmo 13.8s ao líder. Ainda assim, na 26ª especial, Hirvonen respondeu e repôs alguma da sua vantagem, cifrando-se agora nos 9.3s.

Mas esta luta entre os dois Ford só está a ser possível porque Sebastien Loeb continua firme no terceiro posto, posição que lhe é suficiente para alcançar o seu quinto título no WRC. Já a quase dois minutos de distância, o piloto da Citroën tem-se limitado a levar o carro até ao final das etapas sem correr grandes riscos.

Mais atrás está Chris Atkinson, no Subaru Impreza, efectuando uma boa prestação num rali em que os carros nipónicos estão a demonstrar um andamento interessante, ainda que longe de poderem atacar os mais rápidos. A prová-lo está a recuperação de Petter Solberg até ao nono posto, depois de regressar ao abrigo do Superally.

Mais interessante ainda está a ser a prestação dos dois Suzuki, com Toni Gardemeister e Per-Gunnar Andersson a colocarem-se no quinto e sexto posto, respectivamente, naquela que será uma das melhores exibições dos carros amarelos na temporada de 2008. Matthew Wilson é o sétimo, à frente de Federico Villagra, da Munchi's Ford. Armindo Araújo regressou à prova ao abrigo do Superally e está a subir alguns lugares na classificação.

O rali encaminha-se para os derradeiros troços, onde pouco deverá mudar, pelo menos em relação ao título, já que no que diz respeito à vitória no rali tudo está em aberto entre os dois Ford.

Classificação após SS26:

1. Mikko HIRVONEN 2:55:43.2
2. Jari-matti LATVALA +9.3
3. Sebastien LOEB +1:58.3
4. Chris ATKINSON +3:21.8
5. Toni GARDEMEISTER +5:24.1
6. Per-gunnar ANDERSSON +5:27.8
7. Matthew WILSON +5:39.0
8. Federico VILLAGRA +13:31.1
9. Petter SOLBERG +13:53.2
10. Evgeny NOVIKOV +15:46.3

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb Campeão do Mundo

Sebastien Loeb tornou-se hoje o primeiro piloto a vencer cinco títulos mundiais de ralis, ao obter o terceiro lugar no Rali do Japão.

A vitória foi para Mikko Hirvonen, com Jari-Matti Latvala na segunda posição a contribuir para a dobradinha da Ford, um resultado insuficiente para evitar que o homem da Citroen assegurasse desde já a conquista do ceptro.

Loeb já tinha avisado que queria assegurar o título no Japão de modo a estar "livre" de pressão no Rali da Grã-Bretanha, e se assim o pensou, melhor o fez. As coisas não começaram da melhor maneira para si, já que a Ford colocou três dos seus pilotos nas primeiras posições, mas depois do despiste de François Duval, o francês ascendeu à terceira posição para não mais a largar.

Com este resultado, Loeb ultrapassa assim os quatro títulos de Tommi Makinen e Juha Kankkunen na página de recordes do WRC: "É uma sensação incrível, igualámos o recorde o ano passado e agora somos únicos."

Chris Atkinson foi quarto classificado, enquanto Per-Gunnar Andersson foi quinto e obteve o seu melhor resultado de sempre no WRC. O seu companheiro de equipa Toni Gardemeister ficou classificado logo a seguir, na frente de Matthew Wilson e Petter Solberg, que regressou no sistema se SuperRally para ser oitavo, o mesmo sucedendo a Dani Sordo, que aidna foi a tempo de alcançar a décima posição, atrás de Frederico Villagra.

Com este quinto título, Sébastien Loeb destaca-se como o único penta-vencedor mundial de ralis, e logo com cinco títulos consecutivos. Não foi agora que entrou no lote de pilotos de excepção, que nunca é demais recordar. Veja o vídeo dos melhores pilotos de ralis de sempre.

1. Mikko Hirvonen Ford 3h25:03.0
2. Jari-Matti Latvala Ford + 31.1
3. Sebastien Loeb Citroen + 2:30.6
4. Chris Atkinson Subaru + 3:42.4
5. Per-Gunnar Andersson Suzuki + 5:12.9
6. Toni Gardemeister Suzuki + 6:09.4
7. Matthew Wilson Ford + 7:05.3
8. Petter Solberg Subaru + 13:19.9
9. Federico Villagra Ford + 15:40.8
10. Dani Sordo Citroen + 17:08.5
AS:espi28:
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Armindo Araújo ainda chegou ao top 10

9e1ae6d5.jpeg
Não foi feliz a passagem de Armindo Araújo pelo Japão. Ainda assim, depois dos problemas de ontem, em que a quebra da transmissão obrigou a uma penalização de 25 minutos, cinco por cada troço não efectuado, e a queda para fora dos 10 primeiros, hoje o piloto português ainda conseguiu chegar ao nono lugar, ficando à porta dos pontos. Não foi o resultado desejado, mas Armindo provou mais uma vez que sem o percalço de ontem teria ficado dentro dos cinco primeiros.

No final o tetra-campeão nacional estava um pouco triste com o desfecho do rali "que não foi o que nós esperávamos. Foi uma prova muito difícil, com neve, chuva e muita lama. No primeiro dia não tinha o carro muito eficaz durante a manhã e à tarde quase não andei com a anulação de três especiais. Ontem estava já em sétimo e a rodar nos cinco primeiros nas classificativas, tinha mesmo ganho uma mas a transmissão cedeu. Foi pena, porque isso aconteceu na parte final de uma especial em que vinha a fazer a segunda marca e a ganhar muitos segundos a praticamente toda a concorrência. Hoje foi mais uma sessão de testes para Gales e espero poder tirar partido disso lá, até porque é um rali também com muita chuva e lama", explica.

Apesar do atraso de ontem, o tirsense hoje procurou fazer como sempre o melhor possível. "Não baixámos os braços, sabendo que chegar aos pontos não dependia de nós. Fizemos alterações na afinação de suspensão, que acabaram por não resultaram como eu esperava, mas era importante fazer quilómetros, para o novo engenheiro ter o maior número de dados para analisar. Saio de cabeça erguida, sabendo que fiz tudo o que estava ao meu alcance para conseguir um resultado melhor e que não fosse o problema de transmissão e teria ficado dentro dos cinco primeiros. Agora vamos para Gales e espero terminar bem a temporada", diz a terminar o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hanninen vence e comanda PWRC

853f17b3.jpeg
No PWRC o campeonato mudou de líder, já que a ausência de Andreas Aigner nesta prova, aliado à vitória de Juho Hanninen, permitiu ao finlandês passar a comandar a competição com seis pontos de avanço para o companheiro de equipa de Bernardo Sousa na Red Bull Rallye Team.

Nesta prova, contudo, as despesas iniciais foram feitas por Evgeny Novikov, com o jovem piloto russo (apenas 18 anos) a dominar desde as primeiras classificativas até à última especial quando o diferencial central do seu Mitsubishi Lancer Evo IX cedeu. Hanninen não hesitou e instalou-se na frente do rali, averbando o segundo triunfo do ano.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VIDEO: Acidente de Duval/Pivato

Patrick Pivato, o co-piloto de François Duval, foi submetido a duas intervenções cirúrgicas, uma para realinhar a pélvis, e outra para debelar hemorragias internas. Aparentemente, Pivato melhora de forma gradual, e está estável.

O acidente ocorreu na sexta especial da primeira etapa, quando Duval embateu fortemente num muro, danificando o seu Focus e ferindo o seu co-piloto de forma séria. Veja como tudo sucedeu:

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pivato evolui de forma positiva

2f6ca89a.jpeg

Patrick Pivato, o co-piloto de François Duval gravemente ferido depois de um despiste no rali do Japão, está a ver o seu estado de saúde evoluir de forma positiva.

De acordo com o director da equipa Ford, Malcolm Wilson, Pivato está a responder bem aos tratamentos, prevendo-se, no entanto, um logo caminho até à sua recuperação total.

"Estou muito satisfeito por poder dizer que ele passou uma noite muito melhor" começou por dizer Wilson, referindo, contudo, que "permanece em estado crítico e em coma induzido".

"Amanhã será efectuada mais uma cirurgia de modo a fixar a pélvis e a perna", observou, acrescentando que, na altura do acidente, temeu o pior.
"Quando se pensa na posição em que estávamos na sexta à noite, é um grande alivio para toda a gente que ele esteja a fazer os progressos que está a fazer. Ainda não está completamente livre de perigo, mas é óptimo ver os progressos que está a fazer", enalteceu o responsável da equipa BP Ford.

Pivato deverá permanecer no Japão por mais um mês, antes que possa ser transferido para o seu país.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb: "Vou tentar chegar ao sexto!"

1defe4f4.jpeg

Na sexta temporada completa que fez no Mundial de Ralis, Sébastien Loeb chegou onde nenhum outro piloto conseguiu: ao quinto título consecutivo.

Tal como em 2005, o francês e o seu navegador Daniel Elena, chegou ao ceptro no país do Sol Nascente, num rali onde teve que trocar a habitual rapidez pela estratégia, o que não foi do seu inteiro agrado, conforme explicou, logo depois de descer do pódio: "foi um fim-de-semana demasiado longo e frustrante em termos de condução, onde não me diverti muito".

Mas, o que vale um rali quando em cada um dos dedos de uma mão se pode colocar um título? Nada. Por isso, Loeb, desta vez, não poupou sorrisos quando falou da sua conquista: "sinto-me muito, mesmo muito feliz. Não posso dizer se este título é melhor que os anteriores quatro. O primeiro teve um sabor especial porque foi precisamente... o primeiro! Não quero dar a impressão que ganhar é um costume enraizado e é por isso que cada título tem um sabor diferente. O que não muda é o prazer de o partilhar com toda a equipa. Deram-nos sempre um carro com potencial para lutar pela vitória e este é também um título para toda a equipa. Não esqueço também o Daniel Sordo e o Marc Marti, que pelos resultados conseguidos contribuíram também para que fosse possível chegar ao título".

Motivação intacta

Mas após cinco títulos, uma pergunta é inevitável: a motivação é ainda a mesma do que em 2004? O francês traz a resposta na ponta da língua: "continuo apaixonado pelos ralis. É sempre excitante ganhar troços e lutar pela vitória. Claro que há coisas aborrecidas como os aviões e as longas viagens que nos "roubam" muito tempo e fazem com que quase nunca esteja em casa. Tenho uma filha e às vezes é bom regressar a casa, mas, com certeza que adoro lutar pelos triunfos e é isso que me dá motivação". Depois destas palavras, não restam dúvidas que o próximo objectivo de Loeb é "dar o título de Marcas à Citroen e depois... voltar no próximo ano para guiar o Citroen e tentar o sexto título!". É que como não esconde o piloto, "há duas coisas importantes nesta disciplina: o número de vitórias e de títulos!".

Mas para além de Loeb também Daniel Elena pode festejar o seu quinto título consecutivo. Há 10 anos ao lado de Loeb, o navegador monegasco mostrou-se igualmente "muito satisfeito, num ano que não foi tão fácil como as pessoas pensavam. Mas, para mim, mais importante que as estatísticas é o prazer que se tem nos troços, tirando partido da atmosfera da equipa e do trabalho do "Seb"".


Principais recordes de Loeb
5 Títulos de Pilotos (2004, 2005, 2006, 2007, 2008)
46 Vitórias (2002-2008)
10 Vitórias numa só época (2005, 2008)
6 Triunfos consecutivos (2005)
12 Pódios consecutivos (2005, 2006)

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb: "O primeiro sabe sempre melhor..."

1bb71e89.jpeg
O dia 2 de Novembro de 2008 ficará na história do Campeonato Mundial de Ralis como a data em que Sébastien Loeb e Daniel Elena se tornaram Campeões do Mundo de Ralis pela quinta vez consecutiva, feito único nos anais da disciplina. Efectivamente, desde 2004, ao volante de um Citroën Xsara e depois aos comandos do Citroën C4 WRC, a dupla domina por completo o Mundial de Ralis. Dominadores absolutos da disciplina, Sébastien e Daniel distanciaram-se assim de Juha Kankkunen e, sobretudo de Tommi Mäkinen, o único a ter alcançado quatro títulos consecutivos (1996 a 1999).

Como em 2005, obtiveram o título no país do Sol Nascente, quando ainda falta uma prova para o campeonato terminar e que se irá disputar daqui a três semanas no País de Gales. Sébastien Loeb/Daniel Elena e Dani Sordo/Marc Martí vão para essa prova com os C4 WRC tentar obter o título de Construtores.

S. Loeb: "O primeiro sabe sempre melhor..."

"Foi uma imensa alegria" exclamou no final um exultante Sébastien Leob. "Com o Daniel e o resto de todos os membros da equipa, fixámos como objectivo alcançar novo título, pelo que foi uma enorme satisfação conseguir este feito. Queria muito terminar a prova aqui no Japão para disputar o Rali de Gales de cabeça limpa. Este objectivo forçou-nos a realizar uma prova frustrante, longa e nada divertida. Tentámos não falar sobre o assunto, mas não foi fácil. Porém, a recompensa que se definia cada vez mais no final de cada especial era tão bela que acabou por valer a pena!"

"Não consigo dizer se este título é melhor que os outros quatro" reconhece o agora quíntuplo Campeão do Mundo de Ralis. "O primeiro terá sempre um sabor muito especial e particular; porque foi o primeiro! Não quero habituar-me muito, mas as sensações não são as mesmas. O que não muda é o prazer de partilhar as vitórias com toda a equipa, pois foram eles que nos deram um carro sempre pronto para tentar a vitória. Este título é também deles. E não me esqueço do Dani Sordo e do Marc Martí que, com os seus resultados, contribuíram para este resultado. Encontro marcado para Cardiff onde vamos tentar a dobrinha conquistando o título de Construtores."

D. Elena: "Não olho para as estatísticas mas retenho prazer de que desfrutamos no carro"

"Foi uma prova longa; mas muito agradável" referiu um entusiasmado Daniel Elena. "É o nosso quinto título e de cada vez, a sensação de satisfação é intensa. Não olho para as estatísticas, retenho, sobretudo, o prazer de que desfrutamos no carro, o ambiente da equipa e a cumplicidade com o Seb."

D. Sordo: "Com dez vitórias merecem amplamente o título"

"Estou verdadeiramente feliz pelo Sébastien e pelo 'Danos'" comentou Dani Sordo. "Com dez vitórias este ano, eles merecem amplamente o título. Para o Marc e para mim, é uma honra fazer parte da mesma equipa. Falta um rali para o fim da época e vamos tentar conquistar os pontos necessários para levar a Citroën ao título de construtores e garantir o nosso terceiro lugar no campeonato de Pilotos."

Sordo não terminou o Rali do Japão

A equipa espanhola não terminou o Rali do Japão. Depois do problema com o turbocompressor, a equipa pediu-lhe que abandonasse antes do pódio para que, como estipula o regulamento, possa estar em Cardiff, à partida do Rali de Gales com um motor novo.

O. Quesnel: "50 por cento dos nossos objectivos foram alcançados"

À saída do pódio, a emoção era visível na face de Oliver Quesnel, que celebrou o seu primeiro título aos comandos da Citroën Sport. "É uma sensação realmente muito agradável !" referiu com um largo sorriso o patrão da equipa. "Com o título de Sebastien e do Daniel, 50 por cento dos nossos objectivos foram alcançados. Depois de festejar como deve ser este resultado com toda a equipa Citroën Sport em Satory, iremos imediatamente concentrar-nos na última prova e apresentar-nos no País de Gales para tentar conquistar o primeiro lugar no Campeonato de Construtores. O talento dos nossos pilotos e a motivação da equipa serão preciosos argumentos."

SÉBASTIEN LOEB & DANIEL ELENA

5º Título consecutivo de Campeões do Mundo de Ralis*
1º rali de Sébastien Loeb: Florival em 1997 (França)
1º rali de Daniel Elena : Bauxite em 1992 (como co-piloto)
Início de parceria : 1998
1º rali do Mundial : Catalunha 1999 com um Citroën Saxo Kit Car
Primeira Vitória no Mundial de Ralis: Alemanha 2002 num Citroën Xsara WRC
Ralis disputados no Mundial de Ralis: 112 dos quais 98 com um WRC (2 com um Toyota Corolla WRC, 66 com o Citroën Xsara WRC e 30 com o Citroën C4 WRC)
Pódios no Mundial de Ralis: 72
Vitórias no Mundial de Ralis: 46 (18 com o Citroën C4 WRC e 28 com o Citroën Xsara WRC)
Para informação: Marcus Grönholm 30, Carlos Sainz 26, Colin McRae 25, Petter Solberg 13, Mikko Hirvonen 6, Jari-Matti Latvala 1, François Duval 1)

Títulos no Mundial de Ralis: 5 (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) recorde absoluto
Maior número de vitórias numa época: 10 (2005 e 2008 (antes do Rali de Gales 2008), recorde absoluto
Maior número de vitórias consecutivas: 6 em 2005, recorde absoluto
Pódios consecutivos: 12 em 2005 e 2006
Recorde de vitórias: Alemanha (8 consecutivas), Córsega (4 consecutivas) e Monte Carlo (5 não consecutivas)
Sébastien Loeb foi o único piloto não nórdico a impor-se no Rali da Suécia (2004)
Relação de provas disputadas/vitórias no Mundial de Ralis: 46,9% (46 em 98 disputadas), recorde absoluto.
Relação de provas disputadas/pódios no Mundial de Ralis: 72,4% (71 em 98)
Para informação: Apenas Carlos Reutemmann, ex-piloto de F1, fez melhor ao terminar no pódio as duas provas que fez (Argentina em 1980 e 1985)

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vodafone Rally de Portugal com muitas novidades

407aed77.jpeg

Depois de ter regressado ao calendário do Campeonato do Mundo de Ralis - WRC em 2007, ausente em 2008 pelo sistema de rotatividade imposto pela FIA, o Vodafone Rally de Portugal estará de volta ao convívio das mais importantes competições mundiais, entre 2 e 5 de Abril do próximo ano, levando às estradas do Algarve e do Baixo Alentejo os maiores nomes dos grandes ralis internacionais.

Trata-se, na verdade, de um regresso em grande, já que, na sua edição de 2009, o Vodafone Rally de Portugal será pontuável para nada menos do que três campeonatos: WRC - Absoluto, WRC - Junior e WRC - Produção, para além do Ford Fiesta Sporting International Trophy, o que desde logo deixa antever uma lista de inscritos bem recheada.

A prova do Automóvel Club de Portugal conta com 3 etapas e um percurso total de aproximadamente 1165 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 361 km, o que representa 31% do itinerário do rali.

Graças à disponibilidade manifestada, desde a primeira hora, pela administração do Parque das Cidades relativamente à utilização dos excelentes recursos do Estádio Algarve, esta infra-estrutura desportiva voltará a ser o centro nevrálgico do rali.

De salientar que, em 2009, a super especial do Estádio do Algarve estará de volta, sendo disputada por duas vezes, uma logo a abrir a parte competitiva da prova, na quinta-feira, dia 2 de Abril, e a segunda a encerrar esse mesmo quadro, no domingo, dia 5 de Abril, antecedendo a cerimónia de consagração dos vencedores.

Troços novos são novidade

O Vodafone Rally de Portugal manterá uma estrutura global semelhante à da edição de 2007, embora apresente muitas novidades em termos de traçado.

A primeira etapa vai para a estrada na sexta-feira, dia 3 de Abril, com uma dupla passagem por 3 classificativas:

? OURIQUE, numa nova versão, com cerca de 23,5 km
? SILVES, um troço totalmente novo com 21,5 km
? MALHÃO, numa nova versão de uma classificativa utilizada em 2007, agora com uma extensão de 22 km.

Do programa da segunda etapa, a disputar no sábado, dia 4 de Abril, constam mais três classificativas a percorrer por 2 vezes:

? SANTA CLARA, numa nova versão de cerca de 22,5 km
? ALMODOVAR, também uma nova versão com um pouco mais de 27 km. ? VASCÃO, introduzido na edição de 2008, mantém-se inalterado com quase 23 km

A terceira e decisiva etapa, que terá lugar no domingo de manhã, dia 5 de Abril, inclui uma dupla passagem por duas classificativas já tradicionais no Rally de Portugal, para além da já referida super especial no Estádio Algarve:

? LOULÉ surge este ano numa nova versão, com cerca de 22,5 km
? S. BRÁS DE ALPORTEL, com 16 km
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ogier não terá Citroën oficial em 2009

21f05ad1.jpeg
Olivier Quesnel, director da equipa oficial da Citroën, negou os rumores de que Sebastien Ogier, campeão de JWRC, iria ter lugar na equipa de fábrica em 2009, admitindo, no entanto, que o jovem piloto irá ter a possibilidade de competir com um C4WRC em seis provas da próxima temporada.

Confrontado com os rumores que davam Ogier como certo num carro da mesma equipa que Sebastien Loeb e Dani Sordo, Quesnel apressou-se a desmentir essa informação.

"Será um carro privado para o Sebastien [Ogier]. A M1 (equipa oficial) está completa e continuará igual", referiu o responsável da equipa francesa, garantindo que, de momento, "são seis [rondas] para o Seb [Ogier], mas se houver mais dinheiro tudo é possível".

Também as notícias que davam conta da ligação entre Conrad Rautenbach e a segunda equipa da Citroën (M2), a PH-Sport, foram desmentidas por Quesnel, que garantiu que "não e verdade. Dissemos que queríamos dois carros na equipa M2 e gostaríamos que o Conrad ficasse. Temos um contrato, mas não está assinado", referindo ainda que também Andreas Mikkelsen e Urmo Aava foram nomes aventados pela imprensa.

"Não há nada assinado", reforçou o francês.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pirelli quer criar WRC2

161debda.jpeg
A Pirelli quer criar no Mundial de Ralis (WRC) uma categoria em tudo semelhante à GP2, que funciona como antecâmara para a Fórmula 1, ao proporcionar a jovens pilotos a hipótese de competirem em ralis utilizando carros idênticos.

A ideia foi expressa por Paul Hambery, chefe do departamento de competição da Pirelli, que manifestou o desejo de oferecer aos jovens pilotos uma hipótese de se mostrarem ao volante de um WRC, mas também de aumentar a espectacularidade da competição, uma vez que isso iria aumentar o número de carros em prova.

Para o futuro imediato, em 2009, o programa Pirelli Star Driver irá providenciar cinco viaturas idênticas semelhantes para cinco pilotos, mas o desejo da marca é alargar essa oferta. "Porquê parar por aqui? Se houvesse 20 destes carros idênticos, teríamos qualquer coisa parecida com o GP2 nas corridas de F1", disse Hambery ao Autosport.com, explicando que nos moldes actuais "é incrivelmente difícil para as equipas encontrarem novos talentos".

"E os pilotos com bons orçamentos debatem-se com a pressão de ter que escolher onde demonstrar o seu talento e colocarem-se em destaque", referiu, observando ainda que "isto iria resolver todos esses problemas".

"É o que precisamos. Chamar-lhe-íamos WRC2, corríamos em cinco ou seis provas - algumas de asfalto, outras de gravilha e talvez uma de neve - e criaríamos um degrau de acesso ao WRC", prosseguiu Hambery, para quem esta fórmula teria de ser muito semelhante à seguida pela GP2, em especial no que diz respeito ao número de provas, de modo a manter os custos sob controlo.

"A Pirelli está a fazer um grande investimento para encontrar novos pilotos, o que é fantástico, mas pode-se fazer mais pelo desporto em si", concluiu Hambery, que revelou ainda não ter sido escolhido o carro para a próxima época do Pirelli Star Driver, embora tudo aponte para os Subaru Impreza de Grupo N.AS
 
Topo