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Cantinho do Rally

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David Richards "Estamos preocupados com as regras de 2009"

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David Richards não escondeu que a Subaru está a preparar uma entrada em grande em 2009, estando apostando na criação de uma equipa "B", o mesmo é dizer, em inscrever quatro Impreza WRC2008 no Mundial do próximo ano.

"Estamos preocupados com as regras de 2009. Não só o número de ralis será reduzido de 15 para 12, como também só poderemos ter quatro mecânicos a trabalhar nos carros. Isto cria-nos enormes dificuldades. Nos últimos anos, temos feito cerca de 40 participações por época e, se seguíssemos as regras de 2009, teríamos que ficar pelas 24, o que não é do nosso agrado", referiu o "patrão" da Prodrive.

Aliás, ainda segundo o mesmo responsável, "sabemos que a Citroen também está preocupada com este problema. A nossa solução passa por avançar para as equipas satélites, porque é a única maneira de manter os postos de trabalho na equipa e não despedir pessoas no final deste ano", assumiu.

Assim, a Subaru será a terceira equipa a constituir formações "B", depois da Citroen apoiar os C4 de Aava e Rautenbach (ainda que estes carros corram na estrutura da PH Sport, e, portanto, gozem de relativa autonomia face à Citroen Sport) e a Ford garantir o apoio directo às formações da Stobart e Munchi's. Em relação a pilotos que possam ser integrados na nova equipa, não faltam nomes, mas Richards já deixou claro que, pelo menos um deles, "gostava que fosse inglês"...AS
 

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Toni Gardemeister: "Rali provou que estamos no bom caminho e a progredir"

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Pela terceira vez este ano, os dois Suzuki oficiais chegaram ao fim, com Toni Gardemeister a quedar-se pela nona posição e Per-Gunnar Andersson a ficar à porta do "top ten". Mas, mais uma vez, e naquela que foi a verdadeira "odisseia grega", os SX4 continuaram a sentir muitos problemas de motor e também alguns de travões, o que voltou a impedir que nenhum dos pilotos conseguisse fazer registos de cronómetro capazes de deixar os adversários de boca aberta.

Após as alterações efectuadas pela equipa ao seu SX4 WRC, Toni Gardemeister mostrou-se muito satisfeito com o trabalho. O seu único grande problema foi a poeira que encontrou nos troços: "Tivemos um bom dia, apesar da poeira ter sido um problema sério em algumas das especiais. Com o tempo muito quente e sem vento, o pó mantinha-se no ar. Felizmente senti-me muito à vontade com o carro e o motor pareceu-me muito bom. Este rali provou que estamos no bom caminho e a fazer bons progressos" referiu Toni Gardemeister.AS
 

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Lisboa-Dakar talvez em 2010 ou 2011

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Na expectativa de que o Dakar regressará em 2010 ou, o mais tardar, em 2011 ao continente africano, a realização do Pax Rally 2008 "surge da vontade de manter o elo com os nossos parceiros, nomeadamente a ASO", como reconheceu João Sachetti, director de Comunicação da João Lagos Sports, para quem "é importante que quando o Dakar regresse a África se possa recuperar a largada a partir de Lisboa".

Coincidência ou não, há quem garanta que os Jogos Santa Casa estarão actualmente a negociar com a ASO a possibilidade de manter o Euromilhões como "main sponsor" do Argentina-Chile 2009, isto na perspectiva do Dakar regressar a África e voltar a partir de Portugal.

A partida do Dakar já teve lugar em muitos locais distintos, entre França, Espanha, mas estes últimos anos em Portugal elevaram muito o significado da partida, pois muito mais do que inócuos prólogos, Lisboa foi sempre o ponto de partida para etapas duras, competitivas, excelentes aperitivos para um percurso com a entrada em África por Marrocos.

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O ano zero do Pax Rally

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Depois do Rali da Europa Central, disputado em Abril passado na Hungria e Roménia, é agora a vez de Portugal propor a sua prova de compensação a todos aqueles que se viram penalizados financeiramente pela anulação do último Lisboa-Dakar, entre pilotos, equipas, patrocinadores, organizadores, e autarquias, mesmo se a ideia da Lagos Sports é projectar este conceito a anos vindouros.

Com a curiosa designação de Pax Rally 2008, estará na estrada entre os dias 10 a 14 de Setembro, ligando Lisboa a Portimão, prometendo acolher a elite nacional e internacional das equipas do todo-o-terreno, estando praticamente garantidas as presenças das equipas oficiais da Mitsubishi, Volkswagen e X-Raid/BMW, numa prova aberta a carros, motos e quads (só os camiões estarão excluídos).

Dando continuidade à parceria iniciada há já três anos com a Amaury Sport Organization, e pese embora as divergências que surgiram logo após o cancelamento do Lisboa-Dakar 2008, a João Lagos Sport associa-se agora à Escuderia de Castelo de Castelo Branco (já que a FPAK exigiu um clube detentor do respectivo alvará federativo) para organizar "um rali que valorize a modalidade e projecte a imagem de Portugal no Mundo", como salientou Joana Lemos, presidente do Comité Executivo da prova, na cerimónia de apresentação oficial do Pax Rally, realizada terça-feira passada no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Percurso variado

Preocupando-se em oferecer um percurso variado e que privilegie os vários estilos de pilotagem, a organização planeou um figurino com cinco etapas que perfazem cerca de dois mil quilómetros, metade dos quais em sectores cronometrados, com duas especiais inéditas, uma outra já utilizada no Lisboa-Dakar 2007 e outras duas recuperadas da prova deste ano.

Fugindo à repetição da partida no Centro Cultural de Belém, será o histórico Parque Eduardo VII, bem no centro da capital, a acolher agora o pódio de partida, na manhã do dia 10 de Setembro, um dia depois dos tradicionais procedimentos administrativos e técnicos.

A primeira jornada incia-se com um percurso de ligação a rondar a centena e meia de quilómetros, transportando os concorrentes para lá do rio Tejo, já nas franjas da Beira Baixa, onde terá lugar uma especial cronometrada com 220 km, atravessando os concelhos de Mação, Vila do Rei e Oleiros, terminando o dia em Castelo Branco. Dali sairá a segunda e mais longa etapa deste rali, com 450 km (230 de especial) rumo à planície ribatejana e ao Alto Alentejo, contornando o Parque Natural do Tejo até à chegada a Benavente, local de saída da terceira tirada, que percorrerá os terrenos da Lezíria ribatejana e do Campo de Tiro de Alcochete, em 190 km cronometrados, num percurso idêntico ao da primeira etapa do (anulado) Lisboa-Dakar 2008.

A quarta etapa, a 13 de Setembro, partirá de Alcochete rumo a Portimão, passando pelo litoral alentejano, num percurso de 500 quilómetros, 290 dos quais contra o relógio, com pisos arenosos e rápidos, no reatar daquela que foi considerada em 2007 uma das mais duras etapas do Dakar. Para terminar, a curta e rápida especial de 65 km, também ela semelhante ao do figurino do último Lisboa-Dakar, com partida e chegada em Portimão, onde terá lugar a coroação dos vencedores.

As etapas do Pax Rally 2008

Data Partida/Chegada Especial
10/9 Lisboa/Castelo Branco 220 km
11/9 Castelo Branco/Benavente 230 km
12/9 Benavente/Alcochete 190 km
13/9 Alcochete/Portimão 290 km
14/9 Portimão/Portimão 65 km
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Delecour estreia-se no TT

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Seguindo o exemplo de outros pilotos que fizeram carreira nos ralis, François Delecour prepara a sua passagem para o todo-o-terreno, cumprindo a sua estreia na disciplina no próximo Transoriental de René Metge, com partida a 12 de Junho, em Saint Petersburg, na Rússia, e chegada 17 dias depois a Pequim, na China, para um total de 10.726 km, dos quais 3.713 em percurso cronometrado.

Vice-Campeão do Mundo de Ralis em 1993 e antigo piloto oficial da Ford, Peugeot e Mitsubishi, Delecour chegou a participar num Dakar em 1989, então guiando um dos carros de assistência rápida de Ari Vatanen. "É o passo lógico na minha carreira", reconheceu o francês, que cumprirá o baptismo nesta nova disciplina num Buggy V8 de duas rodas motrizes inscrito pelo Team SMG de Philippe Gache. "É um desafio suplementar, na medida em que estou mais habituado aos 4x4 tradicionais. Em todo o caso, é um carro 'exótico', muito competitivo e agradável de conduzir", garantiu Delecour, que nesta prova terá terá o experiente Jean- Pierre Garcin como navegador.

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Helder Oliveira foi operado ao joelho esquerdo

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Helder Oliveira foi operado na passada semana, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ao joelho esquerdo devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior. A cirurgia, realizada pelo Dr. Mário Bessa antigo médico do Futebol Clube do Porto, foi bem sucedida e, neste momento, Helder Oliveira encontra-se em período de recuperação que poderá durar entre quatro a seis meses.

A operação estava já prevista mas foi adiada para que o piloto pudesse participar no Rali Vodafone Transibérico. Depois de ter averbado o quarto lugar na única prova portuguesa a contar para a Taça do Mundo de todo o terreno, Helder Oliveira aspira agora a uma participação no Dakar sul americano. Desta forma, e no sentido de conseguir angariar mais apoios, o piloto espera em Setembro estar totalmente recuperado para disputar algumas das provas agendadas no calendário do todo o terreno nacional.AS
 

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Novo Subaru acima das expectativas

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Um dos momentos mais aguardados na prova grega aconteceu na quarta-feira que antecedeu o arranque do rali, quando a Subaru apresentou oficialmente aquele que se espera seja o último WRC a ser homologado pela FIA segundo as actuais regras dos World Rally Cars: o Impreza WRC2008, baptizado com o nome de código S14.

Trata-se do primeiro Impreza WRC "hatchback" e que terá, ao que tudo indica, 30 meses de vida útil (até à extinção dos actuais WRC) e que corresponde também ao 13º World Rally Car a receber uma homologação FIA.

Novo praticamente de uma ponta à outra (à excepção do motor, que manteve a sua bem nascida arquitectura de quatro cilindros opostos, acrescentado mais 50 Nm de binário), a versão 2008 do Impreza apresenta um chassis maior que permite um ganho de 10 cm na distância entre eixos, mas que, apesar de tudo, ainda fica a 5 mm do recordista Ford Focus.

Ao nível do sistema de travagem, os discos AP são agora maiores graças à forma das novas jantes BBS. Por outro lado, a BOS continua a ser o fornecedor ao nível dos amortecedores que foram totalmente revistos face aos utilizados na versão anterior e que tantas "dores de cabeça" deram aos responsáveis da Prodrive. Quanto à aerodinâmica, Christophe Chapelain, o principal responsável por esta área dentro da equipa, preocupou-se, sobretudo, em aumentar o apoio aerodinâmico traseiro através da construção da enorme asa que ajudará também a aumentar a velocidade de passagem em curva. Finalmente, no que toca à transmissão, o seu design é também novo, o que permitiu reduzir o peso do conjunto, sem, no entanto, alterar a posição face ao motor.

Depois de uma prova cujos resultados ultrapassaram até as melhores expectativas, David Richards mostrou-se plenamente satisfeito, garantindo que "encaramos este evento como um longo teste e este acabou por exceder as nossas melhores expectativas, até porque fomos sempre aprendendo mais e mais...". Opinião idêntica no final tinha Petter Solberg, para quem o novo carro acabará "por ser tornar vencedor, logo depois de evoluir um pouco mais, num caminho que deverá ser feito passo a passo". AS
 

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Citroen contra a regra do pneu único

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A equipa Citroen Total acabou por ser das mais prejudicadas em termos de resultados devido à adopção da regra do pneu único, combinada com o explosivo "cocktail" apresentado pelas duras especiais gregas.

Daniel Sordo, por exemplo, perdeu o comando na parte final do segundo dia, depois de furar duas vezes e ser obrigado rodar com um pneu completamente desgastado, numa situação que Olivier Quesnel, director da equipa, classificou de perfeitamente desnecessária se as regras fossem outras.

Na óptica do "patrão" da Citroen Sport, "as nossas instruções e os melhores esforços dos nossos pilotos para gerir os pneus não foram suficientes para evitar estragos. Isto volta a levantar a questão da validade de haver apenas um tipo de pneu para um rali específico e, particularmente, num tão duro e difícil como o da Grécia".

A este facto acresce ainda a impossibilidade de serem efectuados mais rasgos nas borrachas, o que poderia ajudar a aumentar a aderência, obrigando os pilotos a correrem menos riscos. Sem dúvida, uma questão a pensar em próximos Conselhos Mundiais.AS
 

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Fomos saber se o Rali da Grécia é demasiado duro

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"Se ganhar o rali não é demasiado duro, se perder, deverá sê-lo..."
As pedras durante todo o rali não perdoaram. Este não é um rali para alguém que se preocupe com a "saúde" dos carros e, mais ainda, se esse for o seu carro.

Mas será que isto é um problema para as equipas oficiais? Os "patrões" das principais formações não têm problema em entrar neste debate. Afinal, é ou não este rali demasiado duro? Malcolm Wilson, da BP Ford Abu Dabhi, considera que, "a avaliar pelos danos, o rali deste ano foi mais duro do que o normal. Mas é difícil dizer se é demasiado duro. Actualmente, acho que os danos advêm não do estado dos pisos, mas da interdição de usar "mousses" nos pneus.

Antigamente, com este sistema os pneus aguentavam muito mais, pois absorviam-se muito mais os impactos. Agora a sua construção é mais dura e os carros acabam por absorver muito menos os impactos, o que os faz detriorar com o passar dos quilómetros". Para Olivier Quesnel, da Citroen Sport, as dúvidas são maiores: "Às vezes parece que é demasiado duro, outras não.

Talvez a estrada seja exageradamente dura para os privados, mas não sei exactamente o que dizer! Venha perguntar-me isso quando o rali tiver terminado e eu tiver a folha das classificações na mão". Evidentemente, se ganhar, o rali não será demasiado duro, se perder o rali deverá sê-lo...

E o que pensará Daniel Elena, o navegador de Sébastien Loeb, sobre isto? "Sim, é duro". Mais do que outro qualquer? "Talvez o Chipre fosse pior". Mas, na verdade, nem uma palavra sobre o antigo Rali Safari, onde Loeb ainda participou por uma vez.AS
 

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FLASH NEWS do Rali da Grécia

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Dani Sordo queixou-se de problemas de tracção no Rali da sardenha, mas a equipa concluiu que isso se deve ao seu estilo de condução, já que o carro é exactamente igual ao de Sébastien Loeb, que não reportou qualquer problema dessa índole.

Entre os 13 carros oficiais presentes, os dois Citroen C4 e os dois Focus da equipa BP eram os mais antigos, sendo que a Citroen alinhou com o chassis que utilizou no México e a Ford com os chassis com que correu na Argentina. A Subaru era a única equipa que apresentava chassis totalmente novos.

Tirando a Subaru, que apresentou um carro totalmente novo, a Suzuki foi a única a apresentar novidades na Grécia. Os dois SX4 WRC tinham montados cárteres mais resistentes com uma protecção de borracha instalada debaixo do depósito.

Apesar das evoluções, o SX4 de Gardemeister não evitou diversos problemas de motor, levando o piloto quase ao desespero no troço mais longo e rápido do primeiro dia: "Vim completamente a fundo, a arriscar tudo e, mesmo assim, perdi quase um minuto para os mais rápidos!".

Nasser Al-Attyiah não vai a casa há quatro meses...

Depois de ter participado no último Rali Vodafone Transibérico, há semana e meia, Nasser Al-Attyiah voltou a marcar presença no Rali da Grécia para realizar a prova do PWRC, sendo, de resto, um dos principais protagonistas. Contudo, o piloto que trocou o BMW X3 da X-Raid pelo Subaru Impreza STI não disfarçou o cansaço deixando escapar que "incrivelmente não vou a casa, no Qatar, desde o Rali da Suécia!". Que é como quem diz, há praticamente quatro meses!

Num rali duríssimo, não faltaram queixas quanto à dimensão das pedras encontradas na estrada. Henning Solberg foi um dos pilotos mais críticos chegando a referir que "as pedras aqui são tão grandes como os mais modernos televisores ou as máquinas de lavar!".

A Ford colocou a correr os mesmos Focus WRC07 do Rali da Argentina para Mikko Hirvonen (SUA) e Jari-Matti Latvala (STZ), e também para Khalid Al Qassimi (PXN, o seu carro da Jordânia e Sardenha). Os carros vão ter novas homologações para o Rali da Finlândia e nesta prova grega a Ford realizou várias alterações (secretas) nos carros de forma a melhorar o equilíbrio geral do carro.

Da Subaru ficou a saber-se que os chassis utilizados por Petter Solberg (08003) e Chris Atkinson (08004) são, como a própria referência deixa perceber, o terceiro e quarto carro construídos. Os dois primeiros, são os carros que têm servido para testes. A equipa testou durante cerca de 4.200km antes da estreia. Solberg e Atkinson testaram os seus carros em Chateau Lastours na semana anterior à prova grega. AS
 

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David Richards: "Acho que a redução para 12 provas em 2009 é negativa"

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David Richards, principal responsável pela equipa Subaru, deixou claro na Grécia que não está de acordo com o plano de reestruturação do calendário do Mundial de Ralis.

É no mínimo curiosa a forma que a Subaru encontrou para evitar ver-se obrigada a despedir pessoal, já que, como o próprio referiu "Estamos preparados para realizar "40 partidas" de Impreza WRC por ano, ou mais, e para o ano só ficarão previstas 24 para a equipa oficial. Acho que a redução para 12 provas em 2009 é negativa. O ideal seria manter as actuais 15 ou reduzir para 14", referiu Richards cuja equipa já anunciou ir criar uma equipa semi oficial no ano que vem. AS
 

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Subaru procura "novo" Colin McRae

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O responsável máximo da Subaru World Rally Team, David Richards voltou a referir que está interessado na contratação dum piloto britânico para a segunda equipa da Subaru em 2009, e poderá mesmo "correr o risco de "desenvolver" um jovem piloto britânico, a exemplo do que sucedeu com Colin McRae em 1993."

Recordamos que Richards tem "fama" de "ajudar a nascer" campeões mundiais de ralis britânicos, já que foi ele que "ajudou" Colin McRae em 1995 e Richard Burns em 2001. A intenção, agora é fazer o mesmo.

"Estou com vontade de voltar a fazer o mesmo que sucedeu com o Colin. Não imagino quem possa ser, mas com o Colin arriscámos e fomos bem sucedidos, pois levá-lo até Campeão do Mundo em 1995.", referiu David Richards.

Entretanto, surgiram notícias que referem a possibilidade de Guy Wilks correr com a Subaru ainda este ano, mas como Richard Taylor refere: "Caso avance, neste caso será apenas um acordo comercial, a exemplo do que sucedeu o ano passado, quando ele levou um Impreza WRC ao sexto lugar do Rali da Irlanda."AS
 

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Campeonato Open

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Rali de Cerveira com recorde de 80 inscritos

Com o Rali de Vila Nova de Cerveira, que o Targa Clube organiza no próximo domingo, o Campeonato Open chega a meio, regressando aos pisos de asfalto após a passagem pelos troços de terra de Arganil. Os interessados nesta competição têm aqui a companhia, para além do Campeonato Júnior e do Troféu Fastbravo, também dos Clássicos e do Regional Norte, para uma impressionante lista de 80 inscritos, o que constitui novo recorde nesta competição.

Único a exibir duas vitórias este ano, Pedro Peres é apontado como o principal favorito, mesmo se a regularidade de Jorge Santos o coloca ainda na posição de líder provisório da tabela, com mais 14 pontos que o Campeão em título. Reforçam ainda lista de candidatos aos lugares cimeiros Luís Mota, João Ruivo, Octávio Nogueira ou Ricardo Teodósio. Ao nível dos Clássicos, José Sousa mantém-se como o homem a bater, exibindo já três vitórias em outras tantas rondas disputadas. Por sua vez, no Troféu Fastbravo, João Barros Leite e Filipe Teixeira dividiram triunfos nas primeiras jornadas, mas é Óscar Coelho quem lidera as contas.

Horário


Domingo, 8 de Junho


Partida - V. N. de Cerveira 09h00
Parque de Assistência 09h03
PE 1 - Vilar de Mouros/Calvário 1 (7,06 km) 09h48
PE 2 - Fontela/Candemil 1 (6,48 km) 10h23
PE 3 - Covas/Calvário 1 (12,85 km) 11h13
PE 4 - Fontela/Candemil 2 11h50
Reagrupamento (V. N. de Cerveira) 12h15
Parque de Assistência 13h15
PE 5 - Vilar de Mouros/Calvário 2 14h00
PE 6 - Fontela/Candemil 3 14h35
PE 7 - Covas/Calvário 2 15h25
Parque de Assistência 15h52
Chegada - V. N. de Cerveira 16h15
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Campeonato dos Açores prossegue na Ilha Azul

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Terceira prova do Campeonato dos Açores, o Rali Ilha Azul constituirá uma espécie de "tira-teimas", quer para o líder Fernando Peres, quer para a concorrência, que estará particularmente desejosa de desfeitear o piloto do Porto, tanto mais que Gustavo Louro tem presença garantida na prova faialense, num muito aguardado regresso à condução em pisos de terra.

Com uma lista de 46 equipas inscritas, destaque ainda para as presenças de Rui Torres (Lancer Evo IX), Rui Moniz, este em Lancer VIII MR, e Pedro Câmara no Evo VIII alugado à Peres Competições.

No Lancer Evo VIII utilizado em 2007 por Ricardo Moura surgirá agora Paulo Rego, numa prova descomprometida de objectivos diz respeito, tal como sucederá com o continental Luís Cardoso. O Rali Ilha Azul é também pontuável para o Campeonato Regional de Ralis, onde militam os VSH.

6º Feira, 6 De Junho

Partida Horta - Largo.D. D'ávila E Bolama 18h 45m
Pe 1- Praia Do Almoxarife (1,68 Km) 19h 30m
Chegada Horta 20h

Sábado, 7 De Junho

Partida Horta 10h00m
Pe 2 - Caldeira /Chão Frio - 1 (11,35 Km) 11h03m
Pe 3 - Jaime Melo / Ribeira Do Cabo - 1 (17,19 Km) 11h.31m
Pe 4 - Cabeço Verde / Fajã - 1 (8,17 Km) 12h 04m
Pe 5 - Vulcão Dos Capelinhos / Varadouro - 1 (6,04 Km) 12h.32m


Assistência Horta - Alagoa

Pe 6 Caldeira /Chão Frio - 2 (11,35 Km) 14h 35m
Pe 7 Jaime Melo / Ribeira Do Cabo - 2 (17,19 Km) 15h 03m
Pe 8 Cabeço Verde / Fajã - 2 (8,17 Km) 15h 36m
Pe 9 Vulcão Dos Capelinhos / Varadouro - 2 (6,04 Km) 16h 04m
Chegada - Horta - Largo D. D'ávila E Bolama 17h 15m
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Europeu de Ralis na Polónia

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Rajd Polski começa hoje com "olho" no WRC

Tem hoje início com a realização duma super-especial em Mikolajki, cidade que acolhe o evento, o Rajd Polski. Quarta prova do Campeonato da Europa de Ralis, a prova polaca é também candidata ao WRC e um dos IRC Supporter Event de 2008. Apesar da aposta numa maior qualidade organizativa, a estrutura mantém-se praticamente inalterada com 14 classificativas em bom piso de terra no cenário de florestas e lagos do nordeste da Polónia.

Desportivamente, espera-se que ali exista muita animação desportiva apesar de muitos dos favoritos ao título voltarem a não comparecer pois, mais uma vez, disputam-se nos seus países de origem outras provas. Considerando-se o tipo de piso encontrado, o Mitsubishi Lancer IX é uma das "armas" de referência e, como tal, é a viatura escolhida por muitos dos principais inscritos nesta tirada.~

Entre estes está Corrado Fontana, habitual num Fiat Punto S2000 da HF Grifone, Luca Betti e o local Tomasz Czopik. Único com Fiat Punto S2000 está à partida o turco Volkan Isik cujo objectivo passa por subir mais alguns lugares na classificação do campeonato.

A "armada" de Peugeot 207 S2000 é grande pois juntam-se a um normal animador do campeonato europeu, Michal Solowow no carro da Cersanit, os concorrentes que estão habitualmente na frente dos ralis polacos. Nessas condições encontramos o francês Bryan Bouffier com a viatura da Peugeot Sport Poland mas também o polaco Krzystof Holowczyc e o sempre muito rápido Michal Kosciuszko.

Principais inscritos

1 Corrado Fontana - Carlo Cassina Mitsubishi Lancer IX
2 Volkan Isik - Kaan Ozsenler Fiat Punto S2000
3 Krum Donchev - Stoiko Valchev Subaru Impreza N14
4 Luca Betti - Maurizio Barone Mitsubishi Lancer IX
5 Giovanni Manfrinato - Chiara Corso Mitsubishi Lancer IX
6 Patrik Flodin - Goran Bargsten Subaru Impreza
7 Krzystof Holowczyc - Lukasz Kurzeja Peugeot 207 S2000
8 Michal Kosciuszko - Maciej Szczepaniak Peugeot 207 S2000
9 Michal Solowow - Maciej Baran Peugeot 207 S2000
10 Tomasz Czopik - Lukasz Wronski Mitsubishi Lancer IX
11 Bryan Bouffier - Xavier Panseri Peugeot 207 S2000
12 Kajetan Kajetanowicz - Maciej Wislawski Mitsubishi Lancer IX
14 Tomasz Kuchar - Daniel Dymurski Subaru Impreza
15 Sebastian Frycz - Jacek Rathe Subaru Impreza
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São Vicente combate crise

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Prova do Open da Madeira é amanhã

Tem lugar amanhã o Rali de São Vicente, organização do CD Nacional que é a segunda prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis da Madeira. Com seis classificativas, a prova dirigida por Nelson Ferreira leva ao norte da ilha a emoção dos ralis e, por apresentar custos de preparação e participação bastante reduzidos, afasta a crise que afecta os ralis madeirenses. Com 36 inscritos, a prova ultrapassa claramente as fasquias até agora atingidas pelos ralis que contam apenas para um campeonato.


Desportivamente, este evento que contará com Pedro Couceiro no carro 0 promete também bastante. Aos normais animadores do campeonato open - Emanuel Caldeira (VW Golf Kit Car), Mário Oliveira (Ford Sierra Cosworth), Rui Nunes (Ford Escort RS) e Francisco Tavares (Toyota Corolla 1600) - juntam-se agora Filipe Pires em Renault 5 Turbo bem como Filipe Freitas no seu habitual Renault Clio S1600 e João Magalhães que se estreia com um Peugeot 206 S1600, modelo igual ao utilizado por António Nunes.

Sábado, 7 de Junho

Partida 11h30
PE 1 - Vigia 1 (5,20 km) 12h06
PE 2 - Serra d'Água (12,50 km) 12h34
PE 3 - Vigia 2 (5,20 km) 13h42
PE 4 - Rosário (12,50 km) 14h00
PE 5 - Vigia 3 (5,20 km) 15h18
PE 6 - Ponta Delgada (5,00 km) 16h01
Chegada a São Vicente 16h41
Prova Espectáculo São Vicente 19h00

João Freitas Faria
 

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Targa Clube foi forçado a rectificar horário

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Recorde de 84 inscritos no Rali de Cerveira

Com um total de 84 inscritos, o Rali de Vila Nova de Cerveira marca um novo máximo absoluto de inscritos em provas pontuáveis para o Campeonato Open de Ralis. Marcada para o próximo domingo, a jornada da responsabilidade do Targa Clube superou as melhores expectativas do organizador, ao ponto do clube dirigido por Fernando Baptista ser mesmo obrigado a reformular o horário do rali que marca o fim da primeira metade do calendário do Open, após solicitar à FPAK o alargamento do número limite de equipas à partida.

Além dos principais concorrentes nacionais, destaque para as 19 equipas oriundas da vizinha Espanha, na sua maioria da Galiza, numa aposta totalmente ganha da projecção do nome de Cerveira para lá do Rio Minho.

Mas voltando ao teor desportivo do rali, está garantida a máxima qualidade neste elenco, para além da quantidade já conquistada. Todos os principais contendores vão estar representados em Cerveira, surgindo Jorge Santos e o seu Citroen Saxo Kit Car à cabeça desta lista, a ele cabendo a tarefa de defnder a liderança da competição, diante de nomes como Pedro Peres (Ford Escort Cosworth), motivado pela recente vitória em Arganil, Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer Evo IV)), João Ruivo (Fiat Stilo Multijet), Octávio Nogueira (Citroen Saxo Kit Car) ou Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo IV).

Com a presença dos Clássicos, do Troféu Fasbravo e do Troféu Regional Norte ficam mais três pontos de interesse para que os espectadores se desloquem até Cerveira no próximo domingo, estando a partida marcada para as 9 horas da manhã, enquanto o regresso ao pódio final para a consagração dos vencedores está agora previsto para as 17h05, mesmo em frente à Camara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

NOVO HORÁRIO

Domingo, 8 de Junho
Partida - V. N. de Cerveira 09h00
Parque de Assistência 09h03/09h23
PE 1 - Vilar de Mouros/Calvário 1 (7,06 km) 09h50
PE 2 - Fontela/Candemil 1 (6,48 km) 10h35
PE 3 - Covas/Calvário 1 (12,85 km) 11h45
PE 4 - Fontela/Candemil 2 12h30
Reagrupamento (V. N. de Cerveira) 13h00/13h30
Parque de Assistência 13h30/13h50
PE 5 - Vilar de Mouros/Calvário 2 14h17
PE 6 - Fontela/Candemil 3 15h02
PE 7 - Covas/Calvário 2 16h12
Parque de Assistência 16h40/17h00
Chegada - V. N. de Cerveira 17h05
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Ricardo Moura vence Rali Ilha Azul

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Ricardo Moura foi o grande vencedor da XIX edição do Rali Ilha Azul, terceira prova do Campeonato dos Açores. O piloto do Team Além Mar venceu com uma vantagem de 19,9s para Gustavo Louro, um dos grandes favoritos ao triunfo. O derradeiro lugar do pódio foi reclamado por Ricardo Carmo, a praticamente três minutos do vencedor.

Rui Moniz e Pedro Câmara foram quarto e quinto, respectivamente, enquanto que Fernando Peres foi somente sexto, a quase cinco minutos da dupla vencedora Ricardo Moura/Sancho Eiró.
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Open da Madeira/Rali de São Vicente

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Filipe Freitas brilha em casa

Filipe Freitas teve uma vitória tranquila no Rali de São Vicente, segunda prova do Campeonato Open de Ralis da Madeira. O piloto do Renault Clio S1600 esteve claramente na frente dos adversários nesta prova que se disputa na sua terra natal e que havia também já vencido em 2007. De forma espectacular, João Magalhães adaptou-se da melhor forma ao Peugeot 206 S1600 e foi segundo na frente de António Nunes, que completou o pódio.

O jovem João Silva foi quarto com um Citroën C2 e foi seguido de Samir Sousa que, num Peugeot 206 RC, bateu apenas por seis décimos de segundo Mário Oliveira, já bem mais adaptado ao seu Ford Sierra Cosworth. Num evento monopolizado pelos utilizadores de carros mais recentes, destacam-se os 8º e 9º postos de José Mendes em Ford Escort e Francisco Tavares em Toyota Corolla, respectivamente. Dominador do campeonato open, Emanuel Caldeira atrasou-se muito com dois furos no VW Golf Kit Car.

Classificação: 1º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa (Renault Clio S1600), 29m11,5s; 2º João Magalhães/Jorge Pereira (Peugeot 206 S1600), a 20,1s; 3º António Nunes/Jorge Gonçalves (Peugeot 206 S1600), a 25,1s; 4º João Silva/Luís Neves (Citroën C2), a 1m57,3s; 5º Samir Sousa/Duarte Miranda (Peugeot 206 RC), a 2m07,5s; 6º Mário Oliveira/Marco Sousa (Ford Sierra Cosworth), a 2m08,1s; 7º Ricardo Andrade/Bruno Gouveia (Citroën Saxo), a 2m56,1s; 8º José Mendes/Juan Pita (Ford Escort RS), a 2m59,6s; 9º Francisco Tavares/Duarte Coelho (Toyota Corolla 1600), a 3m13,4s; 10º Miguel Andrade/Roberto Freitas (Renault 5 GT Turbo), a 3m15,2sAS
 

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Pilotos locais dominam em "casa"

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Bebenek lidera na Polónia

Michal Bebenek, com um Mitsubishi Lancer IX, é o líder do Rali da Polónia, quarta prova do Campeonato da Europa de Ralis que apenas termina em Mikolajki. A prova candidata ao WRC 2009 tem sido dominada pelos pilotos que habitualmente disputam o campeonato local pois o francês Bryan Bouffier em Peugeot 207 S2000 é o segundo a 17,7 segundos do líder. O grande azarado do dia foi mesmo Michal Kosciuszko que teve problemas no seu Peugeot 207 S2000 e penalizou 50 segundos mas, apesar disso, é terceiro.

Também num Peugeot 207 S2000, Michal Solowow é, na quarta posição, o primeiro entre os concorrentes directamente empenhados no Europeu. Os seus rivais mais directos nesta competição encontram-se bastante atrasados pois o polaco Tomasz Czopik em Mitsubishi Lancer IX é apenas 9º e o turco Volkan Isik no Fiat Punto S2000 semi-oficial está na 12ª posição. O Rajd Polski prevê para amanhã, dia em que se cumpre a segunda etapa, a disputa de dupla ronda por três classificativas com extensão longa.

Classificação 1ª Etapa: 1º Michal Bebenek/Grzegorz Bebenek (Mitsubishi Lancer IX), 1h24m45,1s; 2º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000), a 17,7s; 3º Michal Kosciuszko/Maciej Szczepaniak (Peugeot 207 S2000), a 1m03,5s; 4º Michal Solowow/Maciej Baran (Peugeot 207 S2000), a 1m46,5; 5º Kajetan Kajetanowicz/Maciej Wislawski (Mitsubishi Lancer IX), a 2m06,3sAS
 

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Terceira prova do IRC realiza-se na Bélgica

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Ypres contará com várias novidades

O Ypres Rally, terceira prova do IRC a disputar na Bélgica, terá este ano várias novidades. A primeira e bem importante é que será a primeira prova a reunir quatro diferentes carros S2000 pois aos habituais Peugeot e Fiat juntam-se a VW, com dois Polo, e a MG, que fará alinhar Mark Higgins no ZR S2000.

Inicialmente representada pela JAS Motorsport, a Honda voltará a inscrever o Civic R3 mas agora com o apoio da Procar e uma viatura confiada ao jovem Alessandro Bettega.

A prova belga terá também a estreia do novo sistema de bandeira amarela que abandona o até agora utilizado. Será montado em todas as viaturas e em zona bem visível do painel de bordo um avisador de cor amarela que, recorrendo ao sistema GPS, avisará os concorrentes dum qualquer problema numa zona específica duma classificativa.AS
 

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Europeu de Ralis prosseguiu na Polónia

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Supremacia caseira

O Rali da Polónia, quarta prova do Campeonato da Europa de Ralis, IRC Supporter Event e evento candidato ao WRC 2009, foi dominado pelas equipas locais.

Michal Bebenek, em Mitsubishi Lancer IX, foi o vencedor desta prova em que assumiu a liderança logo no segundo troço cronometrado. A única intromissão entre os concorrentes polacos foi a do francês Bryan Bouffier, segundo em Peugeot 207 S2000, que, contudo, é um dos normais animadores do campeonato daquele país.

O grande azarado da tirada foi o muito rápido Michal Kosciuszko que foi primeiro obrigado a penalizar 50 segundos com problemas no seu Peugeot 207 S2000 e teve mesmo de abandonar já na segunda etapa. Último no pódio, Michal Solowow beneficiou dessa desistência e foi o melhor entre os inscritos no Europeu. Com este resultado, o piloto do Peugeot 207 S2000 da Cersanit passou a segundo no campeonato e aproximou-se do líder Luca Rossetti.AS
 

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Cody Croker já lidera Campeonato Ásia Pacífico

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Chris West foi o vencedor do Whangarei Rally, o terceiro classificado, Cody Crocker, foi o melhor entre os concorrentes do Campeonato Ásia Pacífico de Ralis, mas o segundo classificado, o piloto de 21 anos Haydon Paddon alcançou o "prémio maior", ao vencer o "Pirelli Star Driver", um competição semelhante ao "BF Goodrich Drivers Team", onde se apura um piloto para participar num rali, após um processo de selecção.

Entre os pilotos elegíveis, todos com menos de 27 anos, seria seleccionado aquele que vencesse mais especiais nesta prova, mesmo não terminado o evento: A velocidade em desfavor da regularidade. O resultado foi favorável a Paddon, que irá assim acompanhar Brad Ayling na prova da Malásia.

No campeonato neozelandês, Richard Mason bateu na segunda especial, enquanto o participante do APRC, Takuma Kamada, aos comandos de um dos novos Impreza N14 de Grupo N, abandonou com problemas de motor. Assim, Cody Croker, que já decidiu manter-se aos comandos do antigo Impreza, mais fiável, ascendeu à liderança do Campeonato Ásia Pacífico, suplantando o japonês da Mitsubishi, Katsuhiko Taguchi.

Veja como se anda para aquelas bandas no Campeonato Ásia Pacífico:AS



 

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Open de Ralis

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Pedro Peres vence Rali Vila Nova de Cerveira

Terceira vitória consecutiva para Pedro Peres. Em Vila Nova de Cerveira, o piloto do Porto voltou a estar superior perante a concorrência, triunfando à frente de João Ruivo e Jorge Santos, o ainda líder da competição.

O piloto do Ford Escort Coswort venceu com uma margem de 16,4 para João Ruivo, a bordo de um Fiat Stilo Multijet. No derradeiro lugar do pódio, a escassos 0,7s, ficou Jorge Santos aos comandos de um Citroën Saxo Kit Car.


Pedro Raimundo (11º da geral) foi o vencedor entre os concorrentes ao Campeonato Júnior, num rali em que ficou sem o selector de velocidades logo de início.

1º Pedro Peres/Tiago Ferreira Ford Escort Cosworth 39m10,8
2º João Ruivo/Alberto Silva Fiat Stilo Multijet a 16,4s
3º Jorge Santos/Victor Hugo Citroen Saxo Kit Car a 17,1s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo Ford Escort RS 1800 a 1m19,3s
5º Aníbal Rolo/José Arantes Renault 5 Turbo a 1m21,8s
6º Luís Mota/Ricardo Domingos Mistubishi Lancer Evo IV a 1m29,4s
7º Manuel Coutinho/Manuel Babo Peugeot 206 GTI a 1m32,9s
8º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro Ford Escort RS a 1m39,3s
9º Joaquim Santos/Eduardo Gomes Ford Escort RS 1800 a 1m56,8s
10º António Segurado/Pedro Ágoas Ford Escort RS 1600 a 2m32m4s
11º Pedro Raimundo/Nuno R. Silva (Peugeot 206 RC), a 2m35,7s
12º Júlio Maia/Alexandre Rodrigues (Citroen Saxo Cup), a 3m05,7s
13º David Silva/Augusto Mendes (Fiat Punto), a 3m26,8s
14º José Figueiredo/Rui Coelho (Peugeot 206 GTI), a 3m32,0s
15º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fábia RS TDi), a 3m55,9s
16º Nuno Antunes/Luís Santos (Peugeot 205), a 4m10,5s
17º Vítor Torres/Barbara Torres (Ford Escort RS 2000), a 4m24,8s
18º Mário Mendes/Luís Santa Barbara (Datsun 1200), a 4m30,3s
19º António Oliveira/António Campos (Peugeot 205 GTI), a 4m41m5s
20º José Pedroso/Carlos Vieira (Ford Escort TC), a 4m43,1s
21º Ricardo Coelho/Marco Macedo (Toyota Starlet), a 4m46,7s
22º Jorge Leite/Estefânio Pinto (Nissan Sunny), a 5m05,5s
23º Ricardo Santos/Nuno Figueiredo (Peugeot 306), a 5m07,3s
24º João Marcelino/Rui Pinto (Citroen Saxo), a 5m39,5s
25º Sérgio Oliveira/José Vieira (Citroen AX), a 5m48,6s
26º Escuderia Rias Baixas/Marcelino Sio/Nerea de Diego (Hyundai Accent), a 5m57,7s
27º A. Maia Sport/Francisco Miranda/João Rocha (Peugeot 206 RC), a 6m06,6s
28º Catarina Sousa/Alexandre Santos (Peugeot 206 GTI), a 6m10,1s
29º Eduardo Monteiro/Paulo Monteiro (Ford Fiesta), a 6m19,3s
30º Escuderia Ferrol/Dani Vilasuso/Alberto Martiño (Fiat Punto HGT), a 6m19,3s
31º Capela Morais/Francisco Gomes (Peugeot 306 GTI), a 6m38,9s
32º Pedro Vaz/Amílcar Mateus (BMW 2002), a 6m42,6s
33º Sérgio Moutinho/Marco Gomes (Ford RS 2000), a 7m07,3s
34º Escuderia Rias Baixas/Javier Andrade/Mauro Barreiro (Peugeot 106), a 7m29,0s
35º Rogério Pires/Paulo Ribas (Datsun 1200), a 7,48,5s
36º Escuderia Rias Baixas/Fernando Sesto/Javier Barreiro (Peugeot 205 GTI), a 7m58,4s
37º Escuderia Rias Baixas/Santiago Iglésias/Andrea Gonzalez (Fiat Cinquecento), a 8m31m3s
38º Óscar Coelho/José Ferreira (Seat Marbella), a 9m41,6s
39º Renato Pita/Júlio Sousa (Nissan Micra Super S), a 9m47,2s
40º Fastbravo/Luís Campos/Fábio Vasquez (Seat Marbella), a 9m49,8s
41º Firmino Peixoto/Isaac Pedroso (Citroen AX), a 9m50,7s
42º Escuderia Rias Baixas/António Rodriguez/Santiago Sanchez (Opel Corsa), a 9m52,1s
43º Fábio Ribeiro/Saul Campanário (Seat Marbella), a 10m47,7s
44º Nuno Monteiro/Jorge Lemos (Citroen AX), a 11m58,2s
45º Gar. HM-Mister Churrasco/Rui Rocha/Orlando Duarte (Seat Marbella), a 12m07,6s
46º Fastbravo/Pedro Couto/Daniel Couto (Seat Marbella), a 12m07,7s
47º António Freitas/Hugo Lima (Austin 1275 GT), a 12m59,1s
48º SFR Racing/Carla Vides/Paulo Lopes (Seat Marbella), a 15m05,6s.AS
 

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Al-Attiyah provável na Baja de Monchique

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Figura já bem conhecida dos adeptos portugueses, sobretudo após a memorável exibição no recente Rali Vodafone Transibérico, coroada com uma recuperação até ao segundo lugar final, Nasser Al-Attiyah está muito perto de confirmar a sua presença na próxima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a Baja Serra de Monchique, agendada para os dias 28 e 29 deste mês.

Face à impossibilidade de se deslocar ao Brasil para ali disputar o Rali Internacional dos Sertões (17 a 28 de Junho), o rápido e multifacetado piloto do Qatar terá decidido, juntamente com Sven Quandt, aproveitar a deslocação a Portugal da estrutura da X-Raid, responsável pela preparação dos dois BMW X3 de Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia, para aqui cumprir mais uma etapa na sua preparação para o Dakar 2009.

Isto mesmo se o objectivo mais imediato até será preparar o debutante Pax Rally, em Setembro próximo, na medida em que a debutante prova da Lagos Sports também faz parte do extenso programa do ex-Campeão do Mundo de Ralis de Produção.AS
 
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