Portal Chamar Táxi

Burlas & Esquemas

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160


Tentarei aqui alertar e divulgar situações de burlas e esquemas [ fraudelentos] que se encontram na internet mas e não só ...

Financiamentos com base em "assets" Custódiados

(para aplicação em "Roll Programs", HYIP ou similares)

Foi relatada, no Brasil, uma nova onda de fraudes que podem ser classificadas como uma variante sofisticada do "Roll Program".

Em síntese um intermediário aproxima-se de um empresário que esteja a precisar de um financiamento. Noutra variante a vitima é um investidor qualquer com boa capacidade financeira, mas sem necessidades particulares de financiamento.

No caso do empresário, o intermediário afirma existir a possibilidade de obter um financiamento no exterior usando como garantia títulos, acções ou outros valores (reais e bons) depositados num banco através de um contracto de "Custodia" e depois oferecidos em garantia. Este financiamento seria sujeito a umas regras muito particulares.

O mais relevante é que, para permitir juros reduzidos (ou para que as garantias oferecidas permitam tomar um empréstimo muito maior do valor delas), o dinheiro obtido através deste financiamento deverá ficar durante um determinado tempo (de alguns meses até 2 anos, normalmente) num programa de aplicação de alta rentabilidade.

O financiamento é realmente disponibilizado (este tipo de financiamentos baseados em depósitos ou custodias podem existir realmente) e depois sujeito ao mesmo fim do dinheiro aplicado em "Roll Programs" (veja capitulo).

A diferença é que o banco que disponibilizou o financiamento tem como garantia os seus títulos ou acções e no momento em que você não devolver o dinheiro do empréstimo o banco vai tomar a sua garantia (legal e honestamente, aliás, sendo que o banco normalmente não tem nada a ver com este esquema).

Na variante para investidores normais o que se promete é simplesmente a multiplicação do valor dos títulos depositados sem que estes precisem ser vendidos ou liquidados (ou seja um ganho financeiro muito maior do obtido simplesmente com a rentabilidade dos títulos). Mas o fim é sempre o mesmo.

Financiamentos com "Pedras Preciosas"

ou "Títulos" como garantia

Esquema bem desenvolvido no Brasil (mas não só) onde é abordado um empresário que precisa de um financiamento e propõe uma linha de financiamento vindo do exterior com juros e condições maravilhosas (juros bem abaixo de 10% ao ano e prazos de 10 anos ou mais, carências etc.).

O financiamento estaria baseado numa garantia formada por pedras preciosas (frequêntemente esmeraldas, mas diamantes também são usados) depositadas num banco (ou não) e acompanhadas de laudos indicando valores elevados.

O empresário deveria alugar esta garantia que seria depois usada para dar entrada no pedido de financiamento junto ao banco estrangeiro (que supostamente estaria ciente da operação e aceitaria esta forma de garantia).

Depois de assinado o contrato para o aluguer das pedras preciosas (no qual não se garante nada além do direito a usar as pedras para obter um financiamento) o empresário ficará á espera da disponibilização do financiamento até receber a informação que aconteceu algo errado e não vai ser libertado. Mas o dinheiro do "aluguer" não vai ser devolvido, conforme o contracto. Numa variante os locadores das pedras e intermediários do financiamento simplesmente desaparecem.

Em todos os casos pode ter certeza que as pedras alugadas não valem nada ou quase nada. Em vários casos os golpistas alegam, a suporte da tese deles, que a lei permite o pagamento de dividas na justiça com pedras. Isso é verdade, mas uma coisa é pagar uma divida com pedras através de uma ordem judicial e outra coisa é convencer um banco ou um financiador qualquer a aceitar voluntariamente este tipo de garantia para libertar um financiamento em dinheiro (quem conseguir que me avise).
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160


Tentarei aqui alertar e divulgar situações de burlas e esquemas [ fraudelentos] que se encontram na internet mas e não só ...

Financiamentos para Empresas com "Custos Adiantados"

Além dos esquemas citados anteriormente, aqui entra em jogo a fantasia dos golpistas. Já vimos de tudo ... em muitos casos tratam-se de propostas bem montadas e apresentadas e muito parecidas com outras realizáveis. Iremos apresentar os casos mais comuns ou interessantes que vimos até hoje.

Um bastante comum é o famoso "seguro de garantia", já parcialmente citado noutras seções. O golpista propõe um financiamento vantajoso (muitas vezes vindo do exterior) suportado exclusivamente num seguro garantia. Financiamentos com seguro podem existir realmente, dependendo dos casos, só que com modalidades e vários outros detalhes fundamentais muito diferentes. O que tem que perceber-se é que nenhuma seguradora simplesmente faz um seguro sem receber alguma garantia do segurado, além do prêmio.

O "seguro", neste golpe específico, tem que ser pago adiantado e depois de X dias haverá a suposta libertação dos recursos. Paguem o "seguro" e nunca mais verão o dinheiro do prêmio (que será embolsado pelos golpistas e não pela seguradora) e, obviamente, nem o do financiamento. Tomámos conhecimento dos golpistas apresentarem, para este fim, seguradoras fictícias ou seguradoras "frias", controladas por eles e sediadas em paraísos fiscais. Lembrem-se que nos verdadeiros financiamentos com seguro a seguradora normalmente aceita que você pague o prémio no momento em que receber a libertação do dinheiro e não antes, além disso exigia fazer o pagamento do prémio directamente à seguradora (que seja conhecida e de um país respeitável, de preferência), pedindo um recibo, e não a intermediários, fazendo isso poderá pedir à seguradora um reembolso caso algo não funcione.

Outros custos parecidos que já apareceram como justificação para o golpe são "custos de bolsa, banco ou corretora para conversão de títulos/acções em dinheiro para a libertação do financiamento", "custos legais ou de advogados (quase sempre internacionais) para várias razões", "custos de viajens para ir fechar/negociar não sei o quê, não sei onde", "custos bancários para operações de extruturação financeira ou para transferências ou outras desculpas" ... etc.

Veja bem, estes custos podem realmente ser necessários em operações de financiamento verdadeiras, mas muitas vezes são usados como desculpas para golpes. É preciso analisar o conjunto da operação para determinar se é um golpe ou não, e para fazer isso é preciso usar alguém que conheça estes assuntos profundamente.

Outro caso bastante comum é o dos financiamentos "extruturados" baseados ou garantidos por "títulos" ou "garantias" que serão depois, supostamente, descontados num banco para obter o dinheiro. As histórias neste caso são bastante variadas ... fala-se de garantias obtidas através de suborno de funcionários do banco, ou, às vezes, de garantias pelo dobro/triplo do valor a ser financiado e que se pagariam sozinhas através de complexas e/ou misteriosas operações de investimento de parte dos recursos obtidos.

As histórias parecem bem montadas, cheias de termos técnicos, verdadeiros ou supostos, obviamente em língua inglesa. Coisas do tipo "Loan Guarantee", as famosas "Prime Banks", "Fixed Income Instruments", "EuroBonds", "Bonds", "Irrevocable Loan Guarantee Commitment Letter", "Letter of Credit" (veja secção especifica sobre as Standby LC, acima) etc ... Através de operações que envolvem algum destes termos seria criada uma extrutura que supostamente resultaria num financiamento fácil, rápido e barato, muitas vezes sem necessidade de garantias reais.

Às vezes os golpistas acrescentam um pouco de "Floreado" para mostrar seriedade e firmeza, coisas tipo pedidos de Identificação, Balanços e Planos de Negócios etc... a serem supostamente avaliados por alguém.

Obviamente tudo isso tem um "custo prévio" ... variável, mas suficiente para os golpistas ficarem felizes se você entrar no esquema !! Aliás, se você fizer bem as contas verá que estas propostas, analisadas profissionalmente e em detalhe, não tem sustentação de números, nem hipotética.

Um caso à parte, muito original, é o em que, chegou ao nosso conhecimento recentemente, onde uma pessoa, dizia-se herdeira de uma grande fortuna. A versão era que estava prestes, finalmente, a receber tal herança e que tinha decidido aplicar estes recursos em financiamentos. Para tanto assinava-se um contrato com condições muito boas e tinha que depositar-se uma pequena quantia (de 2 mil a 4 mil €uros) para cobrir toda uma série de despesas "operacionais, bancárias, de corretagem e seguro" (a série completa !) ... depois disso, obviamente, o dinheiro não chegava e/ou a herança não era libertada (o que dá na mesma !). Parece que, em alguns casos, esta pessoa chegou a emitir vultuosos cheques (representando a libertação do valor do financiamento) em troca de cheques da empresa "tomadora" representando os custos e despesas. Os vultuosos cheques, adivinhem, eram cheques sem provisão !!
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160


Tentarei aqui alertar e divulgar situações de burlas e esquemas [ fraudelentos] que se encontram na internet mas e não só ...

Operações de Investimento "Casadas"

e Mandatos amplos

Este é um âmbito de fraude muito delicado porque envolve uma actividade exercida sériamente e honestamente por vários bancos e empresas de investimentos e "asset management".

Quero portanto deixar claro que o esquema explicado nesta secção não se aplica a todos os casos e todas as propostas mas é simplesmente um relato de factos que podem acontecer e já aconteceram com empresas desonestas ou pouco sérias.

Na prática uma sociedade de investimentos contacta um investidor prometendo um bom retorno (mas não impossível, para manter credibilidade) em troca de um mandato amplo de administração dos recursos investidos. Neste mandato será previsto que a sociedade poderá aplicar os recursos nos títulos ou instrumentos que achar melhores e não será prevista nenhuma responsabilidade para investimentos errados, sendo isso considerado como risco do investidor em relação ao mercado.

O objectivo da sociedade golpista é na realidade fazer com que o dinheiro desapareça. É importante ressaltar, novamente, que existem sociedades sèrias a pedir um mandato de administração similar e que cumprem os acordos, administram os recursos profissionalmente e nada tem a ver com fraudes.

O "desaparecimento" do dinheiro, nos casos das fraudes, acontece normalmente através de uma serie de operações casadas ou "especuladoras", desenvolvidas frequentemente com a cumplicidade de uma corretora (pode acontecer, inclusivé, em países de primeiro mundo), e muito difíceis de serem identificadas e perseguidas.

Vamos dar um exemplo de uma operação deste tipo para perceber melhor como funciona:

- O investidor assina um mandato de administração amplo a favor da sociedade X para administrar USD 1 milhão depositado numa conta dele em determinado banco. A sociedade, com base no mandato, e com a cumplicidade de uma corretora, efectua duas operações intra-dia do mesmo valor sobre um determinado título (o mesmo), acção, ou índice financeiro.

Numa operação eles compram de manhã e vendem à tarde e na outra eles vendem a descoberto de manhã e recompram à tarde (pra cobrir a venda a descoberto). O título escolhido é um título com amplas oscilações de preço, digamos que o título valesse 10 USD de manhã e tenha subido à tarde para 12 USD (poderia ter descido para 8 USD que o resultado seria o mesmo). Uma das duas operações feitas no dia terá ganhado 2 dólares por título (ou seja 20%, ou USD 200 mil sobre o milhão do investidor) e a outra terá perdido a mesma quantia. A corretora cúmplice, que normalmente regista a titularidade das operações só no fim do dia, registará a operação que perdeu 20% em nome do investidor e a que ganhou 20% em nome de uma sociedade Y ligada aos golpistas da sociedade X.

Resultado o investidor terá perdido na bolsa 20% do capital dele e uma sociedade fantasma terá ganho aqueles mesmos 20%. Afinal na bolsa quando alguém perde sempre há alguém que ganha.

A manobra vai repetir-se dia após dia até que não sobre mais nada. E o investidor não poderá fazer muita coisa porque a perda será apresentada como "azar" que pode acontecer no mercado financeiro, as operações que perderam são reais e poderão ser verificadas pelo investidor junto da própria Bolsa e o amplo mandato concedido à Sociedade de Investimentos preservará os golpistas de qualquer responsabilidade.

Esta técnica é muito usada também para "criar" perdas noutros tipos de fraude como os "roll programs", HYIP e esquemas parecidos.
 

Gige

GF Prata
Entrou
Fev 16, 2013
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
Pirataria

Informação importante de burla...



fiz a minha parte, divulguem..
 
Última edição por um moderador:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Construção : Burlas continuam

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção vai lançar na próxima semana uma campanha de alerta para a atuação de redes mafiosas de recrutamento em Portugal, numa altura em que continuam as queixas de fraudes laborais com origem nos Camarões.

"Vai ser lançada uma campanha, com o apoio da secretaria de Estado das Comunidades, nas zonas onde há mais trabalhadores expostos a esta situação [de fraude] para emigrar, nomeadamente nos concelhos de Marco de Canaveses, Cinfães, Baião e Vila Real", disse à agência Lusa Albano Ribeiro, presidente do sindicato.

Reconhecendo que as fraudes associadas à procura de trabalho no estrangeiro ocorrem em todo o país, Albano Ribeiro adiantou que é nestas zonas que "há mais trabalho das redes mafiosas", que, segundo disse, "estão perfeitamente identificadas", sendo compostas por canadianos, espanhóis, portugueses e camaroneses.

A rede alicia os trabalhadores através de anúncios de emprego na Internet, oferecendo salários que podem atingir os 200 euros/hora, solicitando depois o envio de determinadas quantias em dinheiro a pretexto de assegurar as despesas iniciais de alojamento no país de destino do trabalhador.

"Para os Camarões, começaram por cobrar 300 euros na primeira fase de tratamento do processo ou seja para fazer o contrato, mas houve trabalhadores que pagaram 800. Depois marcam encontro [com os trabalhadores] e não aparece ninguém", disse Albano Ribeiro.

O sindicalista adianta que continuam a chegar ao sindicato queixas de trabalhadores apanhados na fraude e muitos pedidos de informações sobre as empresas que promovem o recrutamento.

Um desses casos é o de Ângelo Pinto, 31 anos, natural de Loures, que recentemente respondeu a um anúncio de trabalho para os Camarões.

Após vários contactos, sempre por e-mail, com a empresa em causa, Ângelo Pinto, a quem era oferecido um salário de 100 euros/hora, recebeu uma listagem de alojamentos nos Camarões para escolher, devendo em contrapartida enviar 450 euros.

Suspeitando das intenções dos supostos empregadores, Ângelo Pinto procurou, em diversos contactos para o Instituto de Emprego e embaixada dos Camarões em França, verificar a idoneidade da empresa, acabando, depois de um telefonema para o sindicato, por desistir do processo.

Albano Ribeiro adiantou que o problema das fraudes relacionadas com contratações para os Camarões já foi comunicada à Polícia Judiciária e apela à Ministra da Justiça para que intervenha junto do homólogo camaronês para tentar resolver a situação.

O sindicalista disse que, perante a perspetiva de desaparecimento de 40 mil postos de trabalho na construção civil, os trabalhadores, que já estão muito expostos, vão passar a estar ainda mais, sublinhando que as redes mafiosas "se aproveitam da fragilidade dos trabalhadores" para os explorar.

Albano Ribeiro aconselha, por isso, os candidatos a um emprego no estrangeiro a dirigirem-se aos serviços da secretaria de Estado das Comunidades ou do sindicato para se informarem, considerando que são estas as instituições que os podem "ajudar a partirem de forma organizada".

O sindicalista anunciou ainda que em breve irá deslocar-se ao Canadá para contactos com sindicatos e empresários que precisam de trabalhadores para que os portugueses que possam ir para o Canadá, que tem 3000 vagas na construção civil, "vão de forma organizada, com os mesmos direitos e deveres".

"É este o caminho que o sindicato tem que fazer para que as redes mafiosas não aumentem a sua intervenção e explorem mais os trabalhadores", disse.

fonte : cm
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Alerta para burlas via telefone

A GNR da Póvoa de Lanhoso alertou esta quarta-feira para uma burla que se traduz na promessa de um prémio monetário em troca de uma chamada que supostamente custaria 60 cêntimos mas que, na verdade, ultrapassa os 25 euros.

O alerta, enviado à agência Lusa pela Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR daquela localidade, informa que o número para o qual as pessoas contactadas são aliciadas a ligar é o 607 930 013.

Segundo aquela força policial, a população é contactada através de uma chamada de um número não identificado por um individuo que se intitula "representante da ZON" e que "informa" que quem atendeu ganhou um prémio de 200 euros.

No entanto, "para obter a recompensa a pessoa terá que ligar para o número 607 930 013, sendo que o custo da referida chamada seria apenas de 60 cêntimos".

Uma vez feita esta chamada, a pessoa é confrontada com "cerca de 30 questões" e é-lhe feita a promessa de que, "no final", terá direito ao suposto prémio.

Mas, avisa a GNR, "o que acontece é que as pessoas que acabam por ligar não ganham nenhum prémio, bem como a chamada efetuada para o número acima indicado tem um custo de 24,87 euros, mais IVA".

A GNR deixa, por isso, o aviso: "Não atendam números não identificados".
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Actualização de dados Sodexo é golpe de vigaristas

Na constante tentativa de tomar dinheiro de internauta descuidado/a, o/a spammer vigarista investe na língua portuguesa e cria um substantivo: Clienta. Para evitar transtornos, o melhor é esquecer a recomendação de clicar em qualquer lugar, especialmente no quadro indicado, ainda que seja cliente ou clienta do serviço.

O link remete para uma o URL ... que hospeda a página falsa :



Quem informar os dados solicitados pelos vigaristas é conduzido para outra página falsa, ... que diz o seguinte:

Confirmação cadastral confirmada com sucesso.



Uma vez confirmada a confirmação, você passou seus dados pessoais para os vigaristas e agora é só aguardar o prejuízo.

Em sua página verdadeira, a Sodexo apresenta o alerta de segurança :



A Mensagem original é esta :

 
Última edição:

nick100

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 1, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá boa tarde. Gostaria que me dessem uma informação. Conheci uma rapariga na no facebook, que se chama Rosane Lorant, da Costa do Marfim. Ela pediu-me depois de alguns dias de conversa, 175€ para pagar a conexão de Internet. o que regateei até ao fim, dizendo-lhe que só poderia pagar 30€. Ela pediu-me para fazer a transferência via western union. Assim o fiz, mas sem ter referências bancárias. Apenas dei a minha identificação na western e limitei-me a mandar os 30€, por descarga de consciência. Não tenho a certeza do que vai acontecer, mas estou preocupado. Agradecia que alguém me ajuda-se. Obrigado
 

grik

GF Prata
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
119
Gostos Recebidos
0
Porque regateaste o que ela te dava em troca e porque temes o que pode acontecer?

Obviamente que nao era uma rosane a falar era um tipo qualquer.
Porque razão perdeste 30€?

Claro que o dinheiro já era mas se lhe deste alguma forma de possível chantagem podem usar isso contra ti.

Outra coisa. Provavelmente ajudaste a financiar alguma organização criminosa. Só não entendo porque começaste a falar é muito perigoso falar com estranhos no facebook. 70% dos utilizadores são perfis falsos alguns secundários de pessoas normais e outros para tentar burlar ou fingir gostos, chamam se bots. Paga de X a um site e ele movem milhares de contas a fazer gosto da página ou alguma coisa.

Facebook é perigoso adicionem apenas pessoas que conhecem e que fazem pessoalmente ou telefone com elas para assegurar que o perfil é mesmo dessa pessoa
 

nick100

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 1, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Vou ter mais cuidado com estes casos. Temo que provavelmente com os dados na transferência de dinheiro pela western union possam usar para mais coisas. Compras, talvez.. Ainda não aconteceu nada, pois foi recente, mas temo vir acontecer algo mais.. Obrigado pela resposta. Cumprimentos
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0
Ja viste agora a tua conta bancaria ? Se te retiraram dinheiro, bloqueia tudo em relação a ela, pois é natural que voltem a sacar e muda de conta.

Bj
 

nick100

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 1, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Ja viste agora a tua conta bancaria ? Se te retiraram dinheiro, bloqueia tudo em relação a ela, pois é natural que voltem a sacar e muda de conta.

Bj

Sim. Cheguei a ver, mas como fiz a transferência em dinheiro na Western Union, com uma morada diferente da que tenho no banco, ainda não aconteceu nada. Felizmente...;) Bj...
 
Última edição:

alliensat

GF Platina
Entrou
Dez 12, 2006
Mensagens
633
Gostos Recebidos
19
ela mostrou-te sequer ao menos o par....:est48::est48::est48::naodigas:
 

satportugal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2008
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Moedas angolanas estão enganando e dando prejuízos no brasil
chegou a moda a portugal estas moedas estão a passar por 2 euros
 
Topo