Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Sérvia bate Canadá e é a primeira finalista do Mundial de basquetebol
A Sérvia apurou-se esta sexta-feira, pela segunda vez, para a final do Mundial de basquetebol, depois de vencer o Canadá, por 95-86, na primeira meia-final da edição 2023, disputada em Manila.
Mesmo sem a sua grande estrela, Nikola Jokic, campeão da NBA pelos Denver Nuggets, a Sérvia volta ao encontro decisivo de um Mundial, nove anos depois da derrota com os Estados Unidos em 2014. Bogdan Bogdanovic voltou a ser a figura principal da equipa europeia, com 23 pontos e quatro ressaltos, num encontro em que Nikola Milutinov também esteve em destaque, com 16 pontos e 10 ressaltos.
Os canadianos, pela primeira vez nas meias-finais de um Mundial, não conseguiram completar o sonho de chegar à final, apesar dos 23 pontos de RJ Barrett. Dillon Brooks (16 pontos) e Shai Gilgeous-Alexander (15) foram os outros jogadores da equipa da América do Norte em bom plano.
Na final, a Sérvia vai encontrar os Estados Unidos, em busca de um recorde de seis títulos, ou a Alemanha.
Alemanha surpreende EUA e apura-se para a final do Mundial de basquetebol
Fez-se história no Mundial de basquetebol. Contra todas as previsões, a Alemanha derrotou os EUA (113-111) e apurou-se, pela primeira vez na sua história, para a final da competição, onde no domingo irá medir forças com a Sérvia - eliminou o Canadá na outra meia-final - pelo título.
Numa partida com elevada pontuação, o conjunto europeu esteve na liderança na maior parte do tempo e, apesar de ter tido 12 pontos de avanço no último quarto, aguentou a pressão norte-americana nos segundos finais e logrou um feito incrível.
EUA perdem com Canadá e ficam sem medalha no Mundial após jogo incrível
O Canadá derrotou os EUA por 118-127, após prolongamento, e conquistou o bronze, deixando assim os Estados Unidos sem medalhas pelo segundo Mundial de basquetebol consecutivo. Foi com contornos dramáticos que se desenhou este jogo do 3.º/4.º lugar, sempre muito equilibrado e com final impróprio para cardíacos.
A 4.2 segundos do fim do 4.º período, os EUA perdiam por 4 pontos mas Mikal Bridges empatou com um lance-livre e um triplo (ganhou o próprio ressalto após falhar o segundo lance-livre!). Kevin Olynyk, a seis décimas do fim, ainda teve oportunidade de dar logo o triunfo ao Canadá no tempo regulamentar mas o tiro ficou muito perto de entrar e o jogo teve de ir para o tempo extra. Aqui, o Canadá soube manter a cabeça fria e dominou claramente, selando uma vitória histórica.
Dillon Brooks, com 39 pontos (7 em 8 de três pontos), foi o grande destaque dos canadianos e da partida, com Shai Gilgeous-Alexander também em excelente nível (31 pontos, 12 assistências e 6 ressaltos). Nos EUA, estiveram em foco Anthony Edwards (24 pontos) e Austin Reaves (23).
Alemanha bate Sérvia e sagra-se campeã mundial de basquetebol pela primeira vez
A Alemanha venceu a Sérvia por 83-77 e conquistou o Mundial de basquetebol pela primeira vez na sua história. Na final mais equilibrada desde 2002, os germânicos conseguiram uma vantagem de 12 pontos no terceiro quarto, que foram depois gerindo na reta final apesar da aproximação sérvia nos minutos finais.
Uma vez mais, Dennis Schröder, distinguido como o MVP da competição, assumiu papel principal com 28 pontos, dois deles já no derradeiro minuto, numa penetração que lançou a sua seleção definitivamente para a vitória. No entanto, foi Franz Wagner, com 19 pontos e 7 ressaltos, quem foi eleito MVP da final. Na seleção que ficou com a medalha de prata, Aleksa Avramovic destacou-se com 21 pontos, vários deles na parte final, e foi novamente tenaz a defender. Bogdan Bogdanovic fez 17 pontos mas acabou por 'desaparecer' na segunda parte.
Esta foi a segunda medalha da Alemanha, depois do bronze em 2002 (nos tempos de Dirk Nowitzki), ao passo que a Sérvia voltou a ser derrotada na final, tal como em 2014 - conquistou cinco títulos mundiais enquanto Jugoslávia.