• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

As primeiras imagens do Rali de Portugal de 2023

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

Shakedown estava agendado para esta quinta-feira.

As primeiras imagens do Rali de Portugal de 2023





No coração do Concelho de Paredes, Baltar recebeu esta quinta-feira o shakedown do Rally de Portugal, naquela que era a antiga pista de ralicross.

1683810813169.png

Com 4,61 km para afinar os últimos pormenores para o arranque a contar do Rally de Portugal, os candidatos à vitória este fim de semana foram os primeiros a sair.

1683810825297.png

nm


1683810849406.png





1683810866681.png





1683810892546.png



1683810914395.png



1683810930518.png




1683810952952.png



1683810972719.png



1683810998978.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

Rali de Portugal começa hoje no centro do país


Prova decorre até domingo e terá 19 classificativas.


Rali de Portugal começa hoje no centro do país



A 56.ª edição do Rali de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo, arranca hoje com a disputa das primeiras oito das 19 especiais de classificação previstas para os três dias de prova.


A caravana, composta com cerca de 90 equipas participantes, vai para a estrada nos troços desenhados no centro do país.


Partindo de Coimbra, os concorrentes enfrentam as duplas passagens pelas classificativas da Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), passando por Mortágua (18,15 km), antes da estreia da super especial da Figueira da Foz, que substitui a que habitualmente se realizava na cidade dos estudantes.


Ao todo, este primeiro de três dias de competição tem 120,59 quilómetros cronometrados.


Depois da passagem pela região centro do país, os concorrentes rumam, no sábado e no domingo, ao norte e aos troços de Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,91 km), que também recebem duplas passagens, antes de a popular super especial de Lousada, na pista da Costilha, encerrar o segundo dia da competição.



No domingo, há ainda a estreia do troço de Paredes, que antecede a primeira passagem pela especial de Fafe (11,18 km) e a classificativa de Cabeceiras de Basto (22,23 km).


A derradeira especial, em regime de 'Power Stage' (com atribuição de 15 pontos extra pelos cinco mais rápidos), volta a acontecer em Fafe.
Como já é hábito, a chegada dos concorrentes acontece na cénica marginal de Matosinhos, a poucos quilómetros do centro operacional do rali, na Exponor.


O Rali de Portugal, que estará na estrada entre os dias 11 e 14 de maio, vai percorrer 329,06 quilómetros cronometrados, por entre um total de 1.636,25 quilómetros no centro e norte do país, ao longo de 19 classificativas.

nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
033-7699

DUPLA DA TOYOTA VAI ‘ABRIR’ A ESTRADA NA REGIÃO CENTRO



Elfyn Evans e Kalle Rovanperä, os dois primeiros classificados do Mundial – se excetuarmos Sébastien Ogier, que tem um programa parcial no WRC – serão os primeiros pilotos na estrada, amanhã, nas oito especiais da região Centro. Com a dureza prevista para os troços de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, a tarefa dos dois pilotos da Toyota Gazoo não se afigura fácil, pois os primeiros concorrentes na estrada vão ‘limpar’ o piso para os carros que se seguem na ordem de partida.


É por isso que nomes como Esapekka Lappi (o quinto na estrada) ou Dani Sordo (sétimo) são apontados como potenciais surpresas nesta edição do Vodafone Rally de Portugal, pelo menos na primeira etapa. Durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, a forte probabilidade de furos foi apontada como a principal preocupação das equipas na prova portuguesa, que, além disso, não terá assistência intermédia na etapa desta sexta-feira. Isso obrigará a uma natural gestão das mecânicas e dos pneus, um desafio acrescido para as duplas de pilotos, principalmente nas segundas passagens, com os troços naturalmente mais degradados.


Os 121,25 quilómetros cronometrados na região Centro terminam com a aguardada Super-Especial da Figueira da Foz, marcando o regresso daquela cidade ao Vodafone Rally de Portugal, depois da última presença, em 1997.


Aqui fica a ordem de partida dos Rally1 para a etapa de amanhã:


1. Evans / Martin (Toyota Gazoo)
2. Rovanperä / Halttunen (Toyota Gazoo)
3. Tänak / Järveoja (M-Sport Ford)
4. Neuville / Wydaeghe (Hyundai Shell Mobis)
5. Lappi / Ferm (Hyundai Shell Mobis)
6. Katsuta / Johnston (Toyota Gazoo)
7. Sordo / Carrera (Hyundai Shell Mobis)
8. Loubet / Gilsoul (M-Sport Ford)






1683876956878.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
EVANS-1

ELFYN EVANS FOI O MAIS RÁPIDO NO SHAKEDOWN DE PAREDES



Os pilotos do WRC Vodafone Rally de Portugal já rodaram, hoje, no tradicional Shakedown de Paredes, nas imediações e no interior do circuito de Baltar. Perante milhares de aficionados, Elfyn Evans (Toyota Gazoo) foi o mais rápido nas passagens pelo curto troço de 4,61 km, com o líder do Mundial a deixar o Hyundai de Esapekka Lappi a 0,1s e o Ford de Ott Tänak a 0,5s.


Na derradeira oportunidade de afinação das máquinas, Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis) foi o quarto mais rápido, a 0,6s de Evans, enquanto o campeão do Mundo em título, Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo), foi o sétimo classificado no Shakedown, tentando repetir o triunfo do ano passado em Portugal.



Oliver Solberg (Skoda) foi o melhor dos Rally2, com Ricardo Teodósio a ser o mais rápido entre os pilotos portugueses no Shakedown, com o i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal. Os concorrentes regressam a Paredes no próximo domingo para uma das novidades da edição deste ano, a classificativa de 11,05 km que abre a derradeira etapa.



Sessão de autógrafos e arranque oficial em Coimbra



Depois de Paredes, os concorrentes rumam à região Centro e à cidade de Coimbra, que volta a ser palco do arranque oficial da prova. A partir das 19h00, junto à emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra, os pilotos do Mundial e as melhores equipas portuguesas terão uma sessão de autógrafos que promete voltar a atrair uma legião de aficionados.



A partir das 20h10, o cenário único da Biblioteca Joanina, datada de 1717, recebe a fotografia oficial com as duplas do WRC, que depois iniciam a cerimónia de arranque oficial do 56.º Vodafone Rally de Portugal, a partir das 20h30. Um momento que incluirá uma homenagem ao malogrado Craig Breen


Shakedown:


1. Evans/Martin (Toyota), 2m53.4s
2?. Lappi/Ferm (Hyundai), a 0.1s
3?. Tänak/Jäveoja (Toyota), a 0.5s
4. Sordo/Carrera (Hyundai), a 0.6s
5. Katsuta/Johnston (Toyota), a 0.9s






1683877112206.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
SESSAO-DE-AUTOGRAFOS

MILHARES NO ARRANQUE OFICIAL EM COIMBRA



Está oficialmente na estrada a 56.ª edição do Vodafone Rally de Portugal. Largos milhares de aficionados saudaram as estrelas do WRC na cidade de Coimbra, que recebeu, esta quinta-feira, uma sessão de autógrafos com os pilotos do Mundial e as principais equipas portuguesas, num ‘banho’ de multidão que deu a melhor sequência ao Shakedown da manhã, em Paredes.


Os adeptos dos ralis (e não só) puderam contactar de perto com as grandes figuras do Mundial de Ralis, numa sessão realizada junto à emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra. Depois, os 16 pilotos e navegadores da categoria-rainha do WRC rumaram à histórica Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, datada de 1717, para uma fotografia oficial que juntou História e modernidade.


A cerimónia de partida oficial, na Praça da Porta Férrea, engalanada com efeitos de vídeo mapping, recebeu as 83 equipas que, a partir de amanhã, vão disputar as 19 classificativas nas regiões Centro e Norte do país, num percurso total de 325,35 quilómetros cronometrados.



PROGRAMA



Sexta-feira, 12 de maio

SS1 Lousã 1 (12,03 km) 09h05
SS2 Góis 1 (19,33 km) 10h05
SS3 Arganil 1 (18,72 km) 11h05
SS4 Lousã 2 (12,03 km) 13h35
SS5 Góis 2 (19,33 km) 14h35
SS6 Arganil 2 (18,72 km) 15h35
SS7 Mortágua (18,15 km) 17h05
SS8 Figueira da Foz (2,94 km) 19h05



1683877249548.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

Vodafone Rally de Portugal 2023

Terça-feira, 11 de abril 2023
Encerramento das Inscrições23h59
Ver artigo 4
Publicação do Road Book, Rally Guide 2 e mapas disponíveis
para concorrentes
Website oficial
Quarta-feira, 14 de abril 2023
Data de encerramento das encomendas de pneus PirelliVer artigo 7
Data de encerramento das encomendas de combustível FIAVer artigo 8
Terça-feira, 18 de abril 2023
Publicação da Lista de InscritosDNB
Domingo, 23 de abril 2023
Publicação do Media Safety PlanWebsite oficial
Terça-feira, 2 de maio 2023
Data de encerramento para a apresentação de pedidos especiais
para os Parques de Assistência
18h00
Website oficial
Sexta-feira, 5 de maio 2023
Data de encerramento para a nomeação do representante
oficial dos concorrentes
Ver artigo 2.9
Sábado, 6 de maio 2023
Abertura do Parque de Assistência para Construtores09h00
Exponor
Data de encerramento dos registos de helicópteroRally Office
Domingo, 7 de maio 2023
Abertura do Parque de Assistência para os restantes concorrentes09h00
Exponor
Segunda-feira, 8 de maio 2023
Registo de reconhecimento e recolha de códigos de acesso
individuais (e de smartphones, se escolhido) para a aplicação
de reconhecimento RS Lite (calendário a ser publicado no Boletim)
12h00/21h00
Exponor
Verificações administrativas e recolha de materiais e documentos
para os pilotos FIA P3, P4 e não prioritários (horários a publicar)
Reconhecimento - Dia 1 - Opcional (de acordo com o programa)14h00 / 20h00
Ver Appendix 2
Terça-feira, 9 de maio 2023
Reconhecimentos - Dia 2 (de acordo com o programa)08h00 / 22h00
Ver Appendix 2
Verificações administrativas e recolha de materiais e documentos
para os pilotos P1 e P2 (por marcação)
08h00 / 12h00
Website
Entrega dos equipamentos FIA de tracking - Espaço SAS14h00 / 20h00
Service Park
Data-limite para a conclusão do curso online FIA Safety Tracking
Device para pilotos e co-pilotos
21h00
Online
Quarta-feira, 10 de maio 2023
Reconhecimento - Dia 3 (de acordo com o programa)07h00 / 18h30
Ver Appendix 2
Selagens de componentes para equipas FIA P1 (horário a publicar)08h00 / 12h00
Service Park
Verificações técnicas e selagens para os restantes pilotos
(horários a publicar)
13h00 / 23h00
Exponor
Reunião com os Chefes de Equipa (por convite)15h00
Rally HQ
Briefing de segurança com os fotógrafos17h00
Media Centre
Briefing com os pilotos de helicópteros17h30
Rally HQ
Devolução de equipamentos de tracking - Espaço SAS17h00 / 21h00
Service Park
Publicação da lista de partida para o Shakedown
(FIA P1 e pilotos convidados)
18h00
DNB
Reunião de segurança de pilotos para todas as equipas
(obrigatória para pilotos e copilotos que participam pela 1.ª vez
num evento WRC)
20h00
Auditório Exponor
Sessão fotográfica de pilotos e copilotos da WRC. São necessários
o capacete e o fato (obrigatório para todas as Equipas Prioritárias
que participam pela 1.ª vez num evento WRC)
20h30
Rally HQ





Nota: O programa pode sofrer alterações por Regulamento, ou aditamento. As atualizações do mesmo podem não ser imediatas nesta página.





1683877425803.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

Quinta-feira, 11 de maio
Shakedown para pilotos FIA P1 e pilotos convidados09h01 / 10h30
Baltar
Shakedown para pilotos FIA P1, P2 e P310h31 / 12h00
Shakedown para pilotos não prioritários12h01 / 13h30
Meet the Crews12h30
Exponor
Conferência de imprensa FIA pré-Rally13h00
Media Centre
Publicação da Lista de partida para a Cerimónia de Partida
& Partida da Secção 1
15h00
DNB
Entrada dos Concorrentes no Parque de Partida18h00 / 20h00
Coimbra
Sessão de autógrafos18h00 / 20h00
Fotografia oficial com os pilotos WRC20h00
Coimbra
Cerimónia de partida20h30
Sexta-feira, 12 de maio 2023
Partida do Rally - Secção 108h15
TC0 - Coimbra
Meet the Crews (Diretores de Equipa & Pilotos do Top 3)22h15
Exponor
Publicação da Lista de Partida para a Secção 422h30
DNB
Sábado, 13 de maio 2023
Partida do Rally - Secção 406h00
TC8D - Exponor
Meet the Crews (Diretores de Equipa & Pilotos do Top 3)21h00
Exponor
Publicação da Lista de Partida para a Secção 622h00
DNB
Domingo, 14 de maio 2023
Partida do Rally - Secção 606h15
TC15D - Exponor
Partida do Wolf Power Stage12h15
SS19 - Fafe 2
Fim do Rally14h20
TC19D - Matosinhos
Cerimónia de Pódio - Entrega de Prémios15h45
Matosinhos
Verificações Técnicas Finais16h30
Exponor
Conferência de Imprensa FIA16h45
Media Centre
Publicação da classificação provisória19h00
DNB



1683877703139.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

Horário de funcionamento do Secretariado, Centro de Acreditação e Media Centre​

DataDia de semanaSecretariadoCentro de AcreditaçãoMedia Centre
08 de maio 2023Segunda09h00 - 21h00- -
09 de maio 2023Terça-feira08h00-20h0014h00-19h0014h00-19h00
10 de maio 2023Quarta-feira07h00-22h0008h00-20h0008h00-20h00
11 de maio 2023Quinta-feira07h30-21h0008h00-20h0008h00-22h00
12 de maio 2023Sexta-feira07h00-23h0008h00-13h0007h30-23h00
13 de maio 2023Sábado05h00-22h00-07h00-22h00
14 de maio 2023Domingo05h30-20h00-07h00-22h00






1683877741679.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
Anuncio Safety








SS1/4 - Lousã

Horário — 1ª passagem às 9:05 I 2ª passagem às 13:35

Depois de uma ausência de mais de vinte anos, o Rally de Portugal regressou em 2019 à Serra da Lousã, tendo este ano honras de abertura da parte competitiva do Rally. Enfrentando o já tradicional traçado estreado há quatro anos e que se desenrola numa densa zona florestal, com uma progressão muito técnica e seletiva, consagrando a naturalidade e dureza do cenário beirão. O troço culmina com a espetacular descida composta por inúmeros ganchos, terminando às portas da vila da Lousã.

Saiba o que visitar em Lousã através deste link.
LOUSA


Zona Espetáculo 3
Nesta Zona Espetáculo poderá assistir a uma secção muito técnica e rápida de curvas, num cenário típico da Serra de Lousã.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE3
Zona Espetáculo 4
A sequência dos tradicionais ganchos inicia-se neste ponto do troço. Aqui encontrará vários pontos estratégicos para assistir à passagem dos carros em total segurança.
Conheça os acessos a esta ZE aqui e aqui.
ZE4

Zona Espetáculo 5
Aqui encontramos mais uma sequência típica da Serra da Lousã. O acesso será feito após uma caminhada de cerca de 300m numa subida inclinada e intensa.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE6
Zona Espetáculo 6
Secção da classificativa cheia de emoções, com ganchos para todos os gostos. Uma zona de interessante a níveis técnicos da condução.
Conheça o ac1683878071252.pngesso a esta ZE aqui. ZE5

 

Anexos

  • 1683878071359.png
    1683878071359.png
    19.1 KB · Visualizações: 0

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

SS2/5 - Góis

Horário — 1ª passagem às 10:05 I 2ª passagem às 14:35

O troço de Góis repete o percurso de 2022 do Vodafone Rally de Portugal. As exigências do rápido percurso não deixarão margem para erros nem contemplação das deslumbrantes paisagens. O já tradicional gancho do Sobral marca a descida final proporcionando um frissom adicional aos pilotos do WRC na mais longa especial do dia.

Saiba o que visitar em Góis através deste link.
ZE6


Zona Espetáculo 7
Esta primeira Zona Espetáculo de Góis é composta por um cruzamento à esquerda e pelo início da rapidíssima subida para a cumeada da Serra, onde os espectadores têm à disposição uma diversidade de pontos de vista.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE7
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.​

Zona Espetáculo 8
Após uma abordagem mais lenta, ao cruzamento de acesso, os espectadores têm a possibilidade de assistir à continuação da subida em direção à cumeada da Serra.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE9

Zona Espetáculo 9
Zona verdadeiramente espetacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de mais de dois quilómetros num anfiteatro natural, na cumeada da Serra. Zona de acesso só para 4x4.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE10
Zona Espetáculo 10
Zona ampla e espetacular. Após uma longa descida, os concorrentes entrarão numa zona rápida, que fará as delícias de todos os espectadores presentes.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE11
Zona Espetáculo 11
Descida num piso bastante duro e irregular para o famoso gancho do Sobral, que promete uma travagem fortíssima e uma boa visibilidade para o final do troço.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE12





1683878151022.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

SS3/6- Arganil

Horário — 1ª passagem às 11:05 I 2ª passagem às 15:35

Intenso, diversificado em ritmo e cadência onde a emoção e o perigo iminente percorrem de mãos dadas as encostas da serra do Açor. Apesar dos padrões atuais de segurança obrigarem à colocação de rails de proteção nas zonas mais vertiginosas, este troço não deixará descurar o facto de que um pequeno erro poderá ser fatal para as ambições de pilotos e equipas.

Saiba o que conhecer em Arganil através deste link.
arganil


Zona Espetáculo 12
Zona de ampla visibilidade em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase três quilómetros e numa sequência de ganchos a subir.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE12
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Zona Espetáculo 13
Zona onde é possível observar a evolução dos concorrentes na subida até ao topo e ao gancho à direita. Zona de acesso para 4x4.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE14
Zona Espetáculo 14
Zona da tradicional descida do Alqueve, onde após a abordagem ao cruzamento, é possível ter uma excelente visibilidade em direção ao final do troço.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE15



SS7 - Mortágua

Horário — 1ª passagem às 17:05

Antes de rumarem à Figueira da Foz os pilotos enfrentam ainda a classificativa de Mortágua. O desafio passa por um seletivo percurso que goza de um irrepreensível e rápido piso junto aos eucaliptais tão característicos desta paisagem, onde o equilíbrio entre velocidade e técnica apurada podem ditar diferenças significativas na classificação.

Saiba o que visitar em Mortágua através deste link.
MORTAGUA


Zona Espetáculo 15
Zona de transição da terra para asfalto com alguma visibilidade. Com o passar dos concorrentes, poderá haver algumas atravessadelas dado que o asfalto ficará mais escorregadio.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE15
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Zona Espetáculo 16
Zona verdadeiramente espetacular em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de um anfiteatro natural.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE17



SS8 - Figueira da Foz

Horário — 19:05

Esta Super Especial marca o regresso muito aguardado da Figueira da Foz às provas do Vodafone Rally de Portugal. Numa cidade que já foi palco de tantos momentos inesquecíveis, este ano não será certamente exceção. A passagem foi desenhada junto ao forte de Santa Catarina e aproveita o parque de estacionamento, localizado mesmo em frente, para criar uma arena artificial onde o público pode acompanhar a ação através das bancadas, tendo como pano de fundo as paisagens azuis do Oceano Atlântico. Caso pretenda assistir à Super Especial da Figueira da Foz, deverá aquirir o bilhete através da Loja ACP.

Saiba também o que visitar neste município neste link.
Figueira da Foz





1683878197829.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

ONDE VER 2023 - 13 DE MAIO​



Anuncio Safety





SS9/12 - Vieira do Minho

Horário — 1ª passagem às 7:35 I 2ª passagem às 15:05



Este é o primeiro dos troços que encontram no coração da intrépida Serra da Cabreira o seu palco. A prova especial de classificação tem este ano como novidade os cinco quilómetros finais e o final junto à povoação de Agra. Os concorrentes vão serpentear a serra evitando excessos, tendo a Serra do Gerês como pano de fundo, servindo também de vigilante na progressão dos concorrentes. Após cruzar o asfalto na zona da Serradela, o troço entra numa zona mais clássica da Serra da Cabreira com alguns saltos à mistura.



Saiba o que visitar em Viera do Minho através deste link.
Veira do Minho

Zona Espetáculo 17
A primeira ZE do dia volta a ser a primeira zona de Vieira do Minho que assim repete o percurso estreado em 2022 . Esta ZE é constituída por um cruzamento e uma subida sinuosa característica do início deste troço.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE19
Zona Espetáculo 18
Zona ampla onde é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de cerca de um quilómetro. O percurso da prova dentro da zona espetáculo proporciona uma variedade de curvas que farão as delícias dos espectadores.
Conheça os acessos a esta ZE aqui e aqui.
ZE9

Zona Espetáculo 19
Os concorrentes progridem numa zona rápida e abordam uma curva bastante fechada para a direita, exigindo a máxima concentração. Zona de boa visibilidade em anfiteatro natural, numa parte do troço muito rápida.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE19
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Zona Espetáculo 20
Os concorrentes terão pela frente uma secção bastante rápida e desafiante, permitindo uma ampla visão dos acontecimentos numa zona de transição do asfalto para terra. O ponto culminante acontecerá num salto que marca a entrada na terra.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE22
Zona Espetáculo 21
Após uma aproximação rápida a este ponto, onde se inclui o tradicional salto de Vieira, os concorrentes abordam um cruzamento amplo antes de rumarem ao final do troço.
Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE23





1683879139181.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

SS10/13 - Amarante



Horário — 1ª passagem às 9:05 I 2ª passagem às 16:35



Desde 2015, o troço de Amarante continua a ser a PEC mais longa da prova com um total de 37,24 km. O percurso desta classificativa inicia-se em Mondim de Basto e utiliza em grande parte o antigo Marão, um clássico do Rally de Portugal dos anos 80. Sítios como o gancho do Fridão, a Ponte da Guiné e o gancho da Sapinha são percorridos novamente este ano como foram pela primeira vez, em 1969. Devido à sua distância, as equipas fazem uma abordagem distinta, onde a resistência e a gestão de andamento serão por certo trunfos decisivos num bom resultado neste terceiro dia de competição.



Conheça Amarante com mais detalhe através deste link.
Amarante


Zona Espetáculo 22



Neste local, no Concelho de Mondim de Basto, os concorrentes abordam um ganho para a esquerda a exigir grande técnica na sua manobra, típica deste mítico troço de ralis. Zona de acesso 4x4.



Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE24
Zona Espetáculo 23



Nesta Zona Espetáculo, os espectadores têm a possibilidade de assistir ao Rally no mítico gancho do Fridão, numa variedade de pontos de vista, que fará as delícias de quem assistir.





Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE23



Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.



Zona Espetáculo 24



Zona interessante de seguir dada à largura da estrada e também ao bailado dos concorrentes para abordar cada curva que compõe esta secção da classificativa.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE26

Zona Espetáculo 25


A ZE25 é uma novidade este ano no Rally. Sendo uma zona ampla, permite diversidade de pontos de vista, desde a aproximação em asfalto, bem como depois à entrada na terra em direção do final do troço.




Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE19
Zona Espetáculo 26


Esta é uma zona espetáculo proporciona grande visibilidade ao decorrer da prova e ainda uma variedade de pontos de vista para todos os espectadores presentes.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE9



SS12/15 - Felgueiras

Horário — 1ª passagem às 10:35 I 2ª passagem às 18:05


Após o regresso em 2021, o Vodafone Rally de Portugal ruma novamente às estradas do Monte de Santa Quitéria. O traçado é um autêntico carrossel na floresta, intercalando zonas rápidas com secções de condução bastante exigente, num percurso feito à medida do Rally quando foi utilizado pela primeira vez, em 1993.


Saiba o que visitar em Felgueiras através deste link.

Felgueiras


Zona Espetáculo 27



Esta zona localizada no início da classificativa permite assistir ao arranque e ainda à descida inicial que termina num gancho à esquerda. A falta de árvores e um anfiteatro artificial permite aos espectadores uma boa visibilidade.



Conheça o acesso a esta ZE aqui.



ZE27
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.


Zona Espetáculo 28


Zona em que o público pode acompanhar os concorrentes num gancho a descer à direita e também numa sequência de curva, onde os carros da frente poderão exibir toda a sua potência na abordagem ao longo do percurso.




Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE24



Zona Espetáculo 29



Esta zona espetáculo encontra-se na travessia de alcatrão após a descida do Santuário de Santa Quitéria, onde os espetadores poderão assistir a uma sequência de zonas rápidas antes do percurso entrar novamente na floresta.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE25



Zona Espetáculo 30



Na última zona da classificativa de Felgueiras, os concorrentes abordam uma longa curva à direita onde quem assiste poderá acompanhar do lado interior da mesma. Aqui, o espetáculo está obviamente garantido.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE26




1683879232823.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

SS15 - Lousada

Horário — 19:05


A pista da Costilha em Lousada, já há muito habituada a ser palco de duelos do automobilismo mundial, proporciona aos pilotos uma oportunidade única de se defrontarem diretamente com os seus adversários em pistas paralelas, ao longo de 3,36 km. É desta forma sempre espetacular e marcante que termina o segundo dia desta edição do Vodafone Rally de Portugal. Caso pretenda assistir à superespecial de Lousada deverá aquirir o bilhete através da Loja ACP.







Saiba o que tem Lousada guardado para si através deste link.
Lousada




1683879395570.png

 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

ONDE VER 2023 - 14 DE MAIO​


Partilhe:
Anuncio Safety




SS16 - Paredes




Horário — 1ª passagem às 7:05



A grande novidade para 2023 é a inclusão da prova especial de classificação de Paredes. O percurso aproveita em parte o percurso do shakedown vindo a terminar no mesmo sítio, o Circuito de Baltar. O troço tem de tudo, desde zonas muito rápidas a zonas lentas, em campo aberto, no meio de eucaliptais no que será um excelente desafio para os pilotos que irão percorrê-lo uma vez no inicio do ultimo dia de prova.


Saiba o que Paredes tem reservado para si aqui.
ZE32
Zona Espetáculo 32


Esta ZE é a ZE2 do Shakedown. Bastante técnica, esta zona é na verdade a pista do circuito de Baltar.


Ao longo de 800 metros os concorrentes irão progredir num misto de terra e asfalto até à tomada de tempos sempre à vista dos espectadores. Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.


Compre aqui o seu bilhete para esta Zona Espetáculo.

SS17/19 - Fafe


Horário
— 1ª passagem às 8:35 I 2ª passagem às 12:15



Considerado como “A Catedral dos Ralis em Portugal”, num perfeito paralelismo com a devoção e romaria que ali ocorre na passagem dos concorrentes. Os seus 11,18 km albergam os dois maiores cartões de visita da prova: o Confurco e a passagem no asfalto — sem esquecer o Salto da Pedra Sentada, que encerra o troço com chancela de ouro. A ambos os locais acorrem muitos milhares de pessoas, “em peregrinação”, para assistir à passagem da caravana do WRC. A festa começa na tarde anterior, quando se começam a juntar espectadores que guardam o melhor lugar para assistir à passagem dos carros, e dura até ao último concorrente passar pelo troço que será também palco da Power Stage.


Saiba o que visitar em Fafe através deste link.

Fafe

Zona Espetáculo 33


Esta zona espetáculo marca a entrada na parte mais conhecida do troço de Fafe. Os concorrentes aproximam-se em alcatrão para entrar na terra num gancho à esquerda num cruzamento.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE33
Zona Espetáculo 34


Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto de maior destaque. Dada a sua extensão ao longo da classificativa, poderá devidamente acompanhar os concorrentes durante alguns minutos, uma vez que esta zona espetáculo encontra-se num ponto alto, o que facilita a visibilidade por parte dos espectadores.
Conheça o acesso a esta ZE aqui. ZE34

Zona Espetáculo 35


Esta zona espetáculo tem na visibilidade o seu ponto forte. Os concorrentes podem ser devidamente acompanhados durante vários quilómetros antes de marcarem presença no ponto alto desta secção, o famoso Salto da Pereira — o primeiro de dois saltos que poderá ver e com que pode contar aqui no troço de Fafe.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE35
Zona Espetáculo 36


No conhecido Confurco, a visibilidade e o conforto estarão aliados para criar um ambiente que todos os anos se revela impressionante. Aqui os espetadores poderão acompanhar a descida até à EN311, a tradicional passagem pelo alcatrão, e depois a subida em direção ao final da classificativa e ao Salto da Pedro Sentada.

Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE36A-B
Zona Espetáculo 37


Zona espetáculo de excelência onde o famoso Salto da Pedra Sentada será aguardado por todos com enorme expectativa e emoção. Estando localizado a poucas centenas de metros do final da classificativa e do final da Power Stage, será por certo um final em grande para o Vodafone Rally de Portugal 2023.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE37
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.




1683879453796.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

SS18 - Cabeceiras de Basto

Horário — 1ª passagem às 9:35



Considerado por muitos um dos mais bonitos troços do Vodafone Rally de Portugal, Cabeceiras de Basto é este ano percorrido em sentido contrário ao das últimas edições: o seu início parte junto à aldeia de Busteliberne e tem um final na Área de Lazer da Veiga. As estradas a utilizar serão as mesmas dos anos anteriores, com a passagem pelas belíssimas paisagens da Serra da Maçã.


Saiba o que Cabeceiras de Basto tem para si através deste link.
Cabeceiras de Basto


Zona Espetáculo 38



Este ano realizada em sentido inverso, esta zona de espetáculo de grande beleza, localizada em anfiteatro natural e com muito espaço para acolher todos os espectadores. Zona acessível a 4x4.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE38
Zona Espetáculo 39


Zona de grande espetáculo com um gancho à esquerda seguido de uma zona sinuosa em anfiteatro natural, e, com a mudança do sentido do troço, a visibilidade ficou reforçada.


Conheça o acesso a esta ZE aqui.
ZE39
Esta zona apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.


Zona Espetáculo 40

Esta zona ganhou um ponto de interesse na aproximação sinuosa que tem ao cruzamento, onde os espectadores poderão assistir ao Rally numa zona técnica, antes de os concorrentes seguirem numa longa recta para o final do troço.



Conheça o acesso a esta ZE aqui.


1683879567645.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
Imagem-WhatsApp-2023-05-12-as-10

PIERRE-LOUIS LOUBET É O PRIMEIRO LÍDER



O líder do campeonato, Elfyn Evans, foi encarregue de “limpar” a estrada e abrir o troço ao longo dos 12,03 quilómetros da especial da Lousã. O galês registou um tempo de 9m10,6s, mas cedeu 5,3 segundos para Kalle Rovanperä e 5,6 para Ott Tänak.


Thierry Neuville admitiu ter sido um pouco cauteloso demais para conservar os pneus numa classificativa em que havia alguma poeira no ar. Pierre-Louis Loubet e Dani Sordo tiraram partido das suas posições de partida para estabelecerem os tempos mais rápidos, com o francês a liderar face ao espanhol por três décimos de segundo após a SS1.


O finlandês Teemu Suninen e o francês Adrien Fourmaux foram os primeiros a marcar o ritmo na disputada categoria WRC2.
Intervalos de 4 minutos para os carros de Rally1 esta manhã.


Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE


"Para ser honesto, a sensação foi boa, fui um pouco cuidadoso demais com os pneus em algumas secções. Fiz uma boa corrida, mas há um pouco de pó, mesmo com a diferença de quatro minutos nas partidas, mas estava no limite e ainda era possível conduzir".



Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN


“Pareceu um bom troço. Havia algum pó nas zonas de floresta, e não era fácil pressionar face á poeira que pairava, mas correu tudo bem”.

Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA



“Foi uma viagem tremida. Parecia que estávamos num cavalo de pau. Nas zonas com pedra era uma viagem muito mexida”.

Carro 33. EVANS/MARTIN


“Foi muito difícil, para ser honesto, especialmente a zona de ganchos no final. Mas, na realidade, era o que estávamos à espera”.

Carro 6. SORDO/CARRERA



O segundo tempo mais rápido para o espanhol. “Estava um pouco empoeirado em algumas zonas e tinha de ser cuidadoso com os pneus duros. Senti-me muito bem com o carro e o navegador está a fazer um trabalho fantástico”.

Carro 4. LAPPI/FERM



“Tudo bem. Uma especial limpa e que correu bem. Era um troço estreito e podes perder muito. Alguma poeira e tive de me retrair um pouco em algumas zonas. Temos intervalos de quatro minutos e é gerível na maior parte do tempo”. “

Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON



“Não foi assim tão mau, nos últimos dois anos estou a perder muito tempo aqui". Problemas com a tensão no Toyota.

Carro 7. LOUBET/LANDAIS



“Ahh, um bom começo. É muito bom. Ainda temos de continuar, mas foi um bom começo”.

Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON



Registou o tempo de 9min 22s com o WRC2 e bateu Mikkelsen por 3,3 segundos e Greensmith por 1,1.

Carro 23. SUNINEN/MARKKULA


O finlandês ganhou três segundos face a Solberg e foi o líder entre os WRC2 iniciais.



1683887933590.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393

PORTUGAL É UMA ESPÉCIE DE UNIVERSIDADE PARA PROVAS DE TERRA



A marca italiana de pneus prevê dificuldades nas segundas passagens desta sexta-feira e as raízes espalhadas pelos troços são também uma preocupação. Descreve ainda a 1.ª etapa como apresentando uma grande variedade de superfícies, desde areia a asfalto, com rápidas mudanças dentro da mesma especial, mas são mesmo as muitas e profundas raízes que podem constituir o maior problema tanto para as rodas como para o próprio carro, à semelhança do que sucedeu no ano passado.

Estas são as conclusões que emanam da análise pós reconhecimentos feitas pelos engenheiros da Pirelli, que confirma que o Vodafone Rally de Portugal é uma espécie de universidade para os ralis de terra co campeonato do Mundo, no qual nada é tomado por certo.


Mais detalhadamente, consideram que sexta-feira é o dia mais duro da prova, particularmente na ronda da tarde, que é mais longa do que a da manhã, e com condições generalizadamente piores do que as de 2022. São igualmente dignas de referência as numerosas secções de estrada com lombas, a presença de pedras e o grande desgaste dos pneus. A PE 5 parece ser a mais desafiante, porque o piso está pejado de pedras e tem secções cheias de raízes profundas.


Mesmo no sábado, a ronda matinal é mais curta do que vespertina, que é por sua vez a mais longa de todo o rali, com 76,02 km. A superfície abrasiva dos pisos decresce na generalidade relativamente ao dia anterior, tal como desgaste das ‘borrachas’. Todas as classificativas têm zonas de asfalto, e prevê-se maior humidade do que na sexta-feira, que será um dia 100 por cento seco. A PE 10-13 apresenta um total de três quilómetros em secções de asfalto e de paralelo, com as condições da estrada a piorarem nas segundas passagens.


As quatro classificativas de domingo apresentam pisos de abrasividade média e o teste mais desafiante promete ser a PE 18, com numerosas secções de terra solta e com a presença de lama.


Os pneus disponibilizados em Portugal são os Scorpion KX WRC para terra, desenvolvidos para Rally1 em duas misturas, ambas evoluídas relativamente a 2022, apresentando estruturas reforçadas e desenho otimizado. Para Portugal, a mistura macia SA, que garante ótima aderência mesmo em superfícies escorregadias, é a primeira escolha. A versão HA de mistura dura, que oferece maior durabilidade e resistência a superfícies mais abrasivas e com maior aderência, é a escolha opcional.



Os regulamentos permitem de 24 pneus de primeira escolha e oito de opção, aos quais são adicionados mais quatro para o shakedown, na mistura escolhida pelas equipas.



Os pneus destinados ao WRC2 e ao WRC3 são os Pirelli Scorpion K para terra, também disponíveis em mistura macia e dura. Para estas categorias são disponibilizados 22 de primeira escolha e oito opcionais, igualmente com mais um jogo para shakedown.





1683897039183.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
Imagem-WhatsApp-2023-05-12-as-12

TÄNAK LIDERA APÓS TROÇOS DA MANHÃ NA REGIÃO CENTRO



Ott Tänak (M-Sport Ford) entrou ao ataque no WRC Vodafone Rally de Portugal, com o campeão do Mundo de 2019 a liderar a prova do ACP quando estão decorridas três especiais – as primeiras passagens por Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km).


Com a tradicional dureza dos pisos na região Centro, as escolhas – e a gestão – dos pneus foi a grande prioridade dos pilotos, já a pensar nas exigentes segundas passagens, à tarde, quando as classificativas estarão mais degradadas. Pierre-Louis Loubet (M-Sport Ford), que era o último Rally1 a partir para a estrada, foi o mais rápido no primeiro troço do rali, na Lousã, com o seu companheiro de equipa, Tänak, a responder na especial seguinte, Góis, passando para a frente do rali. Vencedor em Portugal no ano passado, Kalle Rovanperä fechou a manhã com o melhor tempo no histórico troço de Arganil, embora o piloto da Toyota Gazoo esteja nesta altura no segundo lugar da geral, a 3,0s de Tänak.


Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), que era o sétimo na estrada, aproveitou para se colocar no terceiro lugar da geral, a 3,6s de Tänak, enquanto Thierry Neuville (Hyundai Shell Mobis) fecha a primeira secção de prova a 14,6s do estónio. O líder do Mundial, Elfyn Evans (Toyota Gazoo) teve naturais dificuldades ao ser o primeiro na estrada, e ao ‘limpar’ o piso para os carros seguintes, perdendo 18,0s para Tänak e estando na frente de Loubet, que teve um princípio de incêndio no seu Ford, continuando, no entanto, em prova. Mais atrasado está Esapekka Lappi (Hyundai Shell Mobis), a 26,5s da liderança, embora a segunda ronda por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta a especial de Mortágua, ainda possa alterar bastante a correlação de forças.


No WRC2, que tem em Portugal um dos pelotões mais competitivos de sempre, Adrien Fourmaux (Ford) lidera com 6,1s sobre o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), com Oliver Solberg (Skoda) no terceiro lugar, a 6,9s do francês. Kris Meeke (Hyundai) comanda a prova do Campeonato de Portugal de Ralis, com 1m08,8s de vantagem sobre Miguel Correia (Skoda) e 1m09,4s sobre Armindo Araújo (Skoda). O finlandês Roope Korhonen (Ford) lidera o WRC3.



WRC Vodafone Rally de Portugal - Classificação após SS3

1. Tänak / Järveoja (M-Sport Ford), 33m56.4s
2. Rovanperä / Halttunen (Toyota), a 3.0s
3. Sordo / Carrera (Hyundai), a 3.6s
4. Neuville / Wydaeghe (Hyundai), a 14.6s
5. Evans / Scott (Toyota), a 18.0s



1683897139625.png
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
7,754
Gostos Recebidos
393
Imagem-WhatsApp-2023-05-12-as-11

TÄNAK O MAIS RÁPIDO EM GÓIS



A ação continua ao rubro com os 19,33 km da classificativa de Góis. Sendo o primeiro na especial, a limpar a estrada, Elfyn Evans foi o mais lento de todos os pilotos de Rally1 na primeira PE e continuou a perder tempo na segunda (11,1s) para um Ott Tänak muito rápido e 6,4s para Takamoto Katsuta.



O tempo mais rápido registado por Tänak deu ao estónio a liderança absoluta, enquanto Dani Sordo foi o segundo mais rápido e manteve, assim, a 2ª posição, a apenas meio segundo do antigo Campeão do Mundo. Pierre-Louis Loubet foi quinto na etapa e caiu para terceiro na geral. Foi um bom começo para a M-Sport Ford World Rally Team com dois tempos mais rápidos e um 1-3 na classificação geral.



Adrien Fourmaux dominou entre os primeiros classificados do WRC2 e passou a ter uma vantagem de 3,9 segundos sobre Oliver Solberg. Grégoire Munster, piloto de WRC2, saiu da prova ao quilómetro três da primeira especial.




Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE




“Tive muito cuidado com os pneus e no fim do troço sentimos uma vibração que julguei resultar de delaminação. Está muito abrasivo. Temos de ser cuidadosos com os pneus”.




Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN




“Para ser honesto, este foi muito pior. O troço era mais rápido e estamos com muita subviragem o que nos leva a perder a tempo e a destruir os pneus dianteiros”.




Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA




“Foi uma especial muito exigente, especialmente na zona final com curvas e pedras. Tive algumas dificuldades com o ritmo e com água a pingar no para-brisas que levava a poeira a ficar colada”.




Car 33. EVANS/MARTIN



“Não sei se tem tudo a ver com o facto de estar a abrir os troços, mas também não está a corre como devia...”.



Car 6. SORDO/CARRERA




“Foi bom. Sujo em alguns locais e escorregadio. Não faço ideia como estarão os pneus”.



Car 4. LAPPI/FERM




“Tudo perfeito. Não me parece que tenha conseguido melhor”.



Car 7. LOUBET/LANDAIS



“Foi demasiado cauteloso no início”.



Car 20. GREENSMITH/ANDERSSON



Teve um deslize na etapa. Perdeu 12 segundos para Mikkelsen. "Sinto-me realmente como se não tivesse aderência. Não consigo acertar com a travagem e o apex. Tentei ser mais limpo no final da especial”.




Car 21. SOLBERG/EDMONDSON




“Muita poeira no interior do carro, uma quantidade insana de poeira. Os pneus, muito mais duros do que pensava. Tinha pneus macios muito maus. Vamos ver como será o tempo. Penso que tenhamos perdido muito tempo. Estou contente com a condução, mas o piso está muito solto”.



Car 22. GRYAZIN/ALEKSANDROV



“Ainda há muita areia em alguns locais. A especial era difícil. A parte intermédia não era mesmo nada fácil.





Car 23. SUNINEN/MARKKULA



“A sensação é boa. Está calor e poeirento”.




Car 24. MIKKELSEN/ERIKSEN


“É muito bom estar de volta ao carro. A primeira especial era difícil com tanta poeira e fomos cautelosos. Também estava à espera que os WRC tivessem limpo mais o troço. Tudo passa por aguentar o primeiro dia sem problemas de maior”.




Car 25. FOURMAUX/CORIA



“Estamos muito contentes com o nosso ritmo esta manhã. O carro está a funcionar bem. Optámos por uma escolha de pneus diferente dos restantes, vamos ver como corre”.




Car 26. ROSSEL/DUNAND



“A minha sensação não é má. Tentei não cometer erros. Não está a ser fácil com os pneus, mas é igual para todos. Vamos ver”.




Car 28. MUNSTER/LOUKA



Capotou no quilómetro 3 da SS1. A dupla saiu incólume.







1683897221891.png
 
Topo