• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atentado faz 70 mortos no Iraque

Este novo atentado ocorre a menos de uma semana da retirada anunciada das forças norte-americanas das cidades iraquianas.

Pelo menos 70 pessoas morreram, muitas delas mulheres e crianças, e outras 150 ficaram feridas num atentado ocorrido num mercado do bairro xiita de Sadr City, indicou o comando central das operações militares em Bagdad.

Segundo a fonte no Ministério do Interior, um triciclo motorizado cheio de explosivos cobertos com legumes e fruta deteve-se à entrada do mercado de aves, numa hora de grande afluência. O condutor deixou o veículo e fugiu antes de ocorrer a grande explosão às 19:00 locais, que causou uma destruição considerável.

"O caos reina no hospital. Há feridos por todo o lado, entre os quais mulheres e crianças", disse Najem Ali, um funcionário de 30 anos que sofreu ferimentos nas mãos e no pé esquerdo.

É o segundo atentado com um saldo particularmente mortífero em menos de uma semana no Iraque.

No sábado, 72 pessoas morreram na província de Kirkuk, situada a 250 quilómetros a norte de Bagdad.

Um bombista suicida fez explodir o seu camião cheio de explosivos no centro da localidade de Taza. Mais de 80 casas ficaram destruídas.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Ex-detidos em Bagram denunciam torturas

Um grupo 27 de ex-detidos na prisão norte-americana de Bagram, no Afeganistão, acusa os americanos de os terem submetido a maus tratos. O Pentágono desmente as acusações e garante que todos os prisioneitos foram tratados "humanamente".

Os detidos em causa foram presos entre 2002 e 2008 por susposto envolvimento com grupos como a al Qaeda ou os taliban. Nenhum deles foi formalmente acusado ou levado a tribunal.

Entrevistados por jornalistas da BBC, os relatos de maus-tratos repetiram-se. As descrições incluíram violência física, privação do sono durante dias, privação de água, a obrigação a posições stressantes durante horas, envenenamento, ameaças com cães e ameaças de morte com armas de fogo. Um dos entrevistados disse que foram "tratados como animais".

Nos últimos oito anos, centenas de homens foram levados para Bagram sob supeita de envolvimento com a al Qaeda ou com os taliban. As entrevistas destes 27 indivíduos à BBC chegaram depois de o presidente norte-americano Barack Obama proibir a tortura. Os prisioneiros continuam, porém, sem acesso a advogados.

Em Bagram suspeita-se que estejam quase 700 detidos, mas os Estados Unidos da América nunca revelaram a lista de prisioneiros nem as suas nacionalidades.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Responsáveis do aparelho de informação da ETA detidos

Agentes franceses detiveram, esta quinta-feira, em França Javier Arruabarrena Carlos e Ohiana Garmendia Marín, considerados pelas autoridades espanholas como responsáveis pelo aparelho de informação da organização separatista basca ETA.
A operação, realizada em conjunto pelas forças policiais dos dois países, decorreu na localidade de Charenton-le-Pont, a sudeste de Paris.

Javier Arruabarrena estava vinculado ao comando Vizcaya, entre 1999 e 2000, sendo-lhe atribuídas, entre outras acções, a colocação de uma bomba contra uma patrulha da Guarda Civil, que não chegou a explodir porque a patrulha mudou de rota.

Em Outubro de 2008 foi julgado à revelia em França e condenado a cinco anos de cadeia por formar parte dos grupos de reserva da ETA.

Ohiana Garmendia também já tinha sido julgada à revelia em 2007 e condenada a quatro anos de prisão por recrutar activistas para a ETA em Espanha.

As detenções ocorreram 48 horas depois de ser desarticulado em Guipuzcoa (País Basco) um comando da ETA formado por três pessoas que, segundo a polícia, se preparavam para realizar atentados.

Também na quarta-feira, as autoridades francesas detiveram o alegado membro da ETA Mikel Barrios.

Diário Digital / Lusa
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Repressão poderá fazer cair o Governo diz Ayatollah dissidente


O grande ayatollah iraniano dissidente Hossein Ali Montazeri advertiu hoje que a continuação da repressão das manifestações pacíficas no Irão poderá fazer cair o Governo.

"Se o povo iraniano não pode reivindicar os seus direitos legítimos em manifestações pacíficas e é reprimido, o crescimento consequente da frustração poderá destruir as bases de qualquer governo, por mais forte que seja", disse o grande ayatollah num comunicado hoje divulgado.

Montazeri, cujo estatuto é o mais elevado no clero xiita iraniano, apelou por outro lado aos seus compatriotas para que contestam a legitimidade da reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad para prosseguirem o movimento.

O grande ayatollah foi um dos primeiros a criticar duramente o poder e o escrutínio de 12 de Junho.

"Infelizmente, essa excelente oportunidade (eleitoral) foi utilizada da pior forma possível", escreveu o religioso quatro dias depois da votação, ao comentar a vitória esmagadora do presidente ultra-conservador como "qualquer coisa que nenhum espírito são pode aceitar"

Condenou também as autoridades pela forma violenta como reprimiu as manifestações e acusou-as de fazer "um ajuste de contas com os intelectuais, activistas e pensadores, e de prender sem razão numerosos responsáveis da República islâmica".

O grande ayatollah, que chegou a ser apontado como sucessor do fundador da república islâmica, o ayatollah Ruhollah Khomeini, esteve sob residência fixa durante bastante tempo devido às suas críticas ao poder.

Montazeri, cujas opiniões são seguidas por grande número de fiéis, instou hoje o poder a "criar uma comissão imparcial capaz de encontrar uma saída aceitável para a eleição", num desafio ao Conselho dos Guardiães da Constituição, uma instituição dependente do guia supremo, o ayatollah Ali Khamenei, encarregada de examinar as queixas sobre os resultados do escrutínio e que indicou claramente estar disposta a validar.

Mir Hossein Mussavi, principal adversário de Ahmadinejad nas eleições, foi o primeiro a pedir que os resultados fossem examinados por uma comissão independente.

Depois do anúncio desses resultados, a 13 de Junho, os apoiantes de Mussavi saíram às ruas para protestar. No sábado passado, essas manifestações terminaram em confrontos que oficialmente provocaram 10 mortos e mais de 100 feridos.

DN
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Vizinhos dizem que família de Neda foi expulsa de casa


As autoridades iranianas expulsaram a família de Neda Agha Soltan, a jovem iraniana morta com um tiro no peito durante protestos da oposição, da sua casa em Teerão.

Segundo vizinhos citados pelo jornal The Guardian, a expulsão foi em retaliação à divulgação da sua morte num vídeo que circulou pelo mundo inteiro como símbolo da repressão violenta do governo aos manifestantes que protestam pela suposta fraude na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo os vizinhos, a família já não vive no apartamento no oeste da capital iraniana, já que foram forçados a deixar o local após a morte de Neda, filmada por um outro manifestante.

As imagens são fortes e transformaram-se no símbolo da opressão das forças de segurança aos protestos, que ocupam há 10 dias as ruas de Teerão.

A família de Neda, seguindo a tradição persa, colocou um aviso de luto e uma faixa preta no prédio. Segundo os vizinhos, ambos foram retirados.

No dia seguinte, a polícia ordenou que deixassem o prédio. Desde então, os vizinhos recebem ligações alertando para que não discutam a morte de Neda com ninguém, nem participem nos protestos.

Nesta quarta-feira, as autoridades iranianas citadas pela agência Irna afirmaram que os atiradores que mataram a iraniana Neda podem tê-la confundido com a irmã de um terrorista do país.

As autoridades iranianas rejeitam a denúncia de que milicianos Basij, ligados à Guarda Revolucionária, tenham sido os responsáveis pela morte da mulher e culpam «os grupos que querem criar uma divisão na nação».

Segundo o governo, a morte de Neda, considerada mártir da liberdade política no regime teocrático iraniano, foi planeada para «acusar o Irão de lidar de maneira violenta com a oposição».

A agência afirma ainda que uma investigação sobre a morte de Neda foi iniciada, «mas, de acordo com as evidências obtidas até o momento, pode dizer-se que foi morta por engano».

Segundo a CNN, os atiradores teriam confundido Neda com a irmã de um Monafeghin, membro da Organização Mujahedin do Povo do Irão, que promove um governo marxista e secular para o país. O grupo é responsável por uma campanha violenta contra o regime fundamentalista iraniano que já matou políticos, juízes e membros do gabinete.

A União Europeia retirou este ano o grupo da lista de organizações terroristas, causando a indignação de Teerão, que acusou os europeus de «fazer amigos e cooperar com terroristas».

A agência Irna afirma ainda que os responsáveis pela morte de Neda podem ter considerado que mataram um dos oposicionistas e «por isso distribuíram imediatamente o vídeo da morte na media oficial e não oficial para alcançar os seus objectivos assassinos contra o governo iraniano e a revolução».

Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Choque de comboios em Madrid faz 57 feridos

Dois comboios suburbanos chocaram na estação de Aluche, provocando 57 feridos ligeiros, dos quais 12 necessitaram de ser transferidos para um hospital da capital espanhola.

Francisco Prados, responsável das equipas de emergência enviadas para o local, explicou aos jornalistas que todos os feridos saíram dos comboios acidentados pelo seu próprio pé, com muitos a receberem apoio por crises de ansiedade, traumatismos ou dores cervicais.

O acidente ocorreu às 07:45 (menos uma hora em Lisboa), quando um dos comboios recuou e chocou com outro que estava parado em Aluche. Era hora de ponta e seguiam nos comboios 1800 passageiros.

Foi já aberto um inquérito para apurar as causas do sucedido. Ao que tudo indica, um primeiro comboio não efectuou a paragem prevista na estação de Aluche, tendo recuado pouco depois. Esta manobra terá causado o embate no segundo comboio, que já estava parado na estação.
fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Xanana alegadamente envolvido em escândalo de corrupção

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, estará alegadamente envolvido num caso de alegada corrupção e a FRETILIN, principal partido da oposição, exige que se demita do cargo, noticia hoje a emissora australiana ABC.

Segundo a rádio, em causa está um contrato, no valor de 3,5 milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões de euros), que Xanana Gusmão assinou com a empresa Prima Food, que venceu um concurso internacional para fornecimento de arroz e que tem entre os accionistas mais importantes Zenilda Gusmão, filha mais velha do chefe do Governo timorense.

A legislação timorense proíbe «agentes da administração», políticos e burocratas de ganharem contratos com o Governo em negócios a que estejam ligados membros directos da respectiva família.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Milionário russo Berezovskide condenado a 13 anos prisão

O milionário russo Boris Berezovski, exilado na Grã-Bretanha, foi hoje condenado a 13 anos de prisão por um tribunal russo pelo desvio de fundos.
O empresário foi declarado culpado do desvio, em 1994, de 140 milhões de rublos (4,44 milhões de dólares) do fabricante russo de automóveis Avtovaz - que fabrica os carro Lada - e da rede de concessionárias Logovaz, que controlava na época.

A promotoria russa havia pedido uma pena de 15 anos de prisão.

O ministério público indicou que emitirá um novo pedido de extradição de Berezovski, um amigo do ex-presidente russo Boris Yeltsin que fez fortuna durante as controvertidas privatizações nos anos de 1990.

A Grã-Bretanha sempre negou esses pedidos e, em 2003, concedeu-lhe asilo político.

Até à data, a Rússia iniciou onze processos contra Berezovski, acusando-o de «tentativa de golpe de Estado», depois de uma série de entrevistas nas quais o magnata se mostrou partidário da queda do regime de Vladimir Putin.

fonte.diariodigital
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Em memória de Neda: Iranianos radicados em Portugal promovem vigília em Lisboa

Iranianos promovem vigília em Lisboa - Sapo Vídeos

A comunidade iraniana radicada em Portugal realiza, este domingo, uma vigília no Largo de Camões, em Lisboa, em memória de Neda e dos compatriotas mortos durante a revolta popular que se vive actualmente em Teerão.

A acção está agendada para as 20h30 e os organizadores apelam aos portugueses para se juntarem a esta causa munidos de lenços verdes, a cor que simboliza a actual revolta iraniana. “O povo português já ajudou outras causas e por isso pedimos que não se esqueçam dos iranianos que estão a lutar pelo direito à liberdade”, disse ao SAPO Omid (nome fictício que significa esperança em farsi).

De rosto tapado com receio de represálias, Omid explica que “todos os iranianos receiam dar a cara porque acreditam que em todos os países há pessoas a controlar todos os movimentos dos iranianos”.

Omid, a residir em Portugal há mais de 15 anos, acaba por ser também o rosto de um povo oprimido que “está prestes a explodir e a exigir a mesma liberdade que existe nos outros países”. Algo que, na opinião de Omid, nunca será alcançado com Ahmadinejad no poder”.

As imagens que chegam do Irão, através de filmagens realizadas com telemóveis e enviadas através de redes sociais, mostram momentos de grande tensão com algumas pessoas a serem abatidas a tiro. Neda foi uma delas. As imagens da morte desta jovem percorreram o mundo. O último olhar de Neda para a câmara emocionou a comunidade internacional.

Sapo
 
Última edição:

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Manifestantes ferem funcionário da embaixada iraniana em Estocolmo


Um funcionário da embaixada do Irão em Estocolmo ficou esta sexta-feira ligeiramente ferido quando manifestantes tentaram penetrar no recinto da missão diplomática nos arredores da capital sueca, anunciou a polícia local.
Entre 150 e 200 pessoas manifestaram-se em frente da embaixada durante a tarde, segundo a polícia, que isolou a zona à volta da vivenda situada em Lidingo, testemunharam jornalistas.

"A manifestação era pacífica, mas cerca das 16:00 (15.00 em Lisboa) um número indeterminado de pessoas saltou um muro e atacou um dos empregados da embaixada", precisou um dos comandantes da polícia de Estocolmo, Ulf Hoglund.

A polícia não revelou a identidade nem a nacionalidade do funcionário, ignorando-se se tinha estatuto diplomático.

De acordo com a informação divulgada pela polícia, o funcionário da embaixada foi esmurrado e pontapeado, e foi assistido na embaixada.

Os manifestantes, que continuaram o protesto, gritaram palavras de ordem contra o regime iraniano e exibiram cartazes de protesto contra as recentes eleições presidenciais.

"Ajudem-nos, libertem o Irão do regime terrorista", apelava um dos cartazes, escrito em inglês.

Lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Obama recorda Jackson como «artista espectacular» com «vários momentos trágicos»

Obama recorda Jackson como «artista espectacular» com «vários momentos trágicos»


Hoje às 20:56





Barack Obama apresentou, esta sexta-feira, as condolências à família de Michael Jackson, definindo o rei da pop como um «artista espectacular», mas com vários «momentos tristes» e até trágicos na vida. As declarações do presidente dos EUA foram feitas numa altura em que, um pouco por todo, o mundo se multiplicam as homenagens ao cantor.











Personalidades da política e cultura continuavam hoje a prestar homenagem a Michael Jackson.
Em Los Angeles, em frente ao hospital e próximo da mansão habitada por Jackson, milhares de fãs reuniram-se numa demonstração de afecto.
À porta da sua casa foram colocadas flores, bem como centenas de envelopes e cartões com mensagens de condolências.
Esta manhã, os detectives de Los Angeles revistaram a casa do cantor naquilo que foi descrito como uma operação de rotina.
De acordo com as informações avançadas, os detectives estavam particularmente interessados nos medicamentos do cantor.
No hospital onde Jackson morreu, várias pessoas cantaram em homenagem ao cantor.




tsf
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Um fenómeno chamado TMZ

Foram os primeiros a dar a notícia de Bo, o “primeiro- cão” norte-americano e da sua chegada à casa Branca, fintando o "Washington Post", que tinha assegurado o exclusivo. E acumulam primeiras notícias de celebridades em situações embaraçosas, como a detenção de Mel Gibson, embriagado e a praguejar expressões antisemitas. Ou da cara da cantora Rhiana, depois de ter sido espancada pelo namorado. Mas nunca pensaram chegar tão longe. Ontem foram os primeiros a gritar: morreu Michael Jackson. Todo o mundo conhece hoje a TMZ.

É como diz hoje o espanhol “El Mundo”. Ao contrário do que se podia esperar não foi uma das referências mundiais dos media a dar a inesperada notícia da morte do rei da pop. Não foi a CNN, não foi o “New York Times”, nem foi o “Los Angeles Times” – apesar de só terem avançado quando este decidiu averiguar por si próprio que era verdade. E só foi verdade quando o “LA Times" disse. Mas todo o mundo acabou por ter de citar a TMZ como primeira fonte.

Aliás, o tempo dos grandes jornais darem as notícias em primeira mão pode ter acabado. Elas agora chegam pelos media digitais. E ontem a Associated Press reconhecia o dia da morte de Michael Jackson como um marco na era dos novos media: “It was a where-were-you moment in a digital age”. Ou seja: onde é que estava no dia em que Michael Jackson morreu? Se não estava na net, no Twitter, no Facebook, esqueça, o seu tempo já passou.

É mesmo como a prestigiada “Time” reconheceu, num artigo dedicado ao site, publicado em Abril deste ano, quando o escritório da TMZ em Washington fez um ano: “TMZ is in the house”. Ou como acrescenta a “Newsweek”: inaugurou-se uma nova fase no jornalismo de celebridades.

O site de celebridades chegou ontem em primeiro mais uma vez. E desta vez foi em grande. Confirmaram que Michael Jackson tinha tido um ataque cardíaco, a hora a que a ambulância foi chamada à residência do cantor, falaram com o pai e até têm um pequeno vídeo com a corrida da ambulância que dizem ser a que transportou a estrela. Depois comunicaram que a reanimação na urgência do hospital de UCLA tinha sido falhada. Chegaram sempre primeiro. E mesmo assim, de acordo com um relato da correspondente norte-americana da cadeia de TV britânica Sky News, a TMZ ainda esperou para avançar com a informação. A hora oficial a que foi declarado o óbito foi, segundo o hospital, 14h26. A primeira notícia da TMZ foi colocada online às 17h20. O dia 25 de Junho de 2009 fica assim para a história do mundo e da cultura pop, com a morte do rei Michael Jackson, mas também para a história da TMZ. O perfil do site na Wikipedia foi logo prontamente actualizado com a frase: “A TMZ foi a primeira a dar a notícia da morte de Michael Jackson”.

A TMZ, detida pelo gigante AOL, ganhou o nome da “thirty mile zone”. Esta é a zona de cerca de 40 quilómetros que representa o coração de Hollywood, onde residem estúdios como os da Metro-Goldwyn-Mayer e onde as regras são ditadas pela indústria cinematográfica. É lá que tudo acontece.

À frente da TMZ está o homem que todos indicam ser o espírito do site: Harvey Levin, um ex-advogado de Los Angeles, que decidiu ser jornalista, e que é conhecido na cidade como o antigo apresentador do programa da CBS “Celebrity Justice”.

Dizem que as suas histórias bombásticas vivem de plantar jornalistas à porta das celebridades e dos bares mais “in” de Los Angeles toda a noite e todo o dia. “Não podem ser só entrevistas, “junkets” e tapetes vermelhos. Isso soaria a falso”, defendeu Levin num artigo da “Time”. Ontem a estratégia voltou a resultar.

Última Hora/Público
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Droga pode ter vitimado rei da pop (COM VÍDEO)

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_312F5AFC-F65B-4D19-8977-599111381A4D_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

Enquanto um pouco por todo o Mundo se chora o desaparecimento de Michael Jackson, avolumam-se as suspeitas de que a sua morte, na quinta-feira, terá sido causada por uso excessivo de drogas. A autópsia foi realizada ontem em Los Angeles, mas os resultados finais poderão levar semanas a ser conhecidos, pois faltam ainda os exames toxicológicos, fundamentais pa-ra se saber se sucumbiu a um excesso de medicamentos.

A polícia declarou entretanto que será aberta uma investigação à morte do artista, a quem, segundo fontes citadas pelo site TMZ, terá sido administrada uma injecção de Demerol (narcótico similar à morfina) às 11h30 de Los Angeles, cerca de três horas antes de declarado o óbito. Um médico que vivia na casa do cantor, Conrad Robert Murray, cardiologista, abandonou o seu automóvel no local. Este foi rebocado pela polícia, que ao final de ontem tinha localizado o médico e se preparava para o interrogar.

Entretanto, a chamada para o 911 (112 dos EUA) foi ontem divulgada e revela que Jackson já não respondia a tentativas de reanimação (ver caixa). Algo que confirma as informações de vários sites da internet que sustentam que os paramédicos encontraram o músico sem vida. No entanto, o médico terá insistido nos exercícios de reanimação, sem sucesso. Os paramédicos quiseram então declarar o óbito, mas o médico pessoal exigiu que levassem Jackson para o hospital.

O consumo de drogas por parte de Jackson é cada vez mais evidente, sobretudo agora que se aproximava o início da maratona de 50 concertos no O2 de Londres, o primeiro do qual a 13 de Julho. O advogado da família, Brian Oxman, revelou que Michael aparecia nos ensaios letárgico e que o uso de remédios estava a atrapalhar. Ontem, Lisa Marie Presley, primeira mulher de Jackson, declarou: 'Quando a autópsia for divulgada vai ser o inferno. Graças a Deus agora estamos a celebrá-lo.'

CHAMADA DE EMERGÊNCIA

Operador – Serviços de Emergência...

Homem não identificado – Preciso de uma ambulância com urgência.

– O que se passa?

– Temos um indivíduo que não respira. Tentámos reanimá-lo, mas não responde.

– Que idade tem?

– 50 anos.

– Está inconsciente?

– Sim, inconsciente, e não respira.

– Onde está ele, no chão?

– Não. Está na cama.

– Então ponha-o no chão. Estamos a caminho. Está alguém com ele?

– Temos aqui o médico dele, mas ele não responde à reanimação, nada.

– Alguém viu o que se passou?

– Não, só o médico. É o único que está aqui.

– E ele viu o que se passou?

– Doutor, viu o que se passou?

[Voz distante]

– Venham depressa. Ele está a tentar reanimá-lo, mas nada, por favor...

– Ok. Ok. Estamos a caminho.

CRIANÇAS E EXIGÊNCIAS NO CONCERTO DE LISBOA

Quando passou por Lisboa, em 1992, no decurso da ‘Dangerous Tour’, no Estádio de Alvalade, Michael Jackson pediu jovens bailarinos portugueses para o acompanharem em cena. O ex-bailarino António Laginha (colaborador do CM) foi o responsável pela selecção.

'Indiquei dois estudantes com cerca de dez anos, a Catarina Craveiro Lopes e Filipe Portugal. Entreguei-os a um assistente que os levou ao camarim do Michael Jackson. Esperei no túnel branco que conduzia ao palco até que Jackson passou perto de mim com ambas as crianças pela mão. Quando voltaram disseram-me que tinha sido maravilhoso estar em palco com ele e que Jackson tinha sido muito gentil e carinhoso, e que até cantou para eles', recorda Laginha.

Durante a estadia em Lisboa, Jackson pediu que a produção fechasse o Centro Comercial das Amoreiras para o visitar sozinho, exigiu um piano no hotel e um túnel desde a saída do carro até aos camarins no Estádio de Alvalade. Apesar das exigências, Álvaro Ramos, da produtora Ritmos & Blues , recorda 'um artista muito profissional, exigente com todos os pormenores do espectáculo, sempre preocupado em dar o melhor ao público'.

APONTAMENTOS

VENDAS DISPARAM

As vendas de discos de Michael Jackson dispararam. Na loja on--line Amazon ocupava ontem os 15 primeiros lugares. A reedição de ‘Thriller’, de 2008, liderava.

ATAQUE CIBERNÉTICO

O volume de pesquisas por Michael Jackson na internet levou a Google a interpretar o facto como um ataque cibernético.

DÍVIDAS DE 355 MILHÕES

Michael Jackson tinha dívidas acumuladas no valor de 355 milhões de euros.

UMA VIDA ENTRE A MÚSICA E OS ESCÂNDALOS

1958: Nasce a 29 de Agosto em Gary (Indiana). É o sétimo filho de Joseph e Katherine Jackson.

1966: Junta-se aos irmãos mais velhos no grupo Jackson 5, que levará a família a mudar-se para a Califórnia.

1980: Lança 'Off the Wall', o seu primeiro álbum a solo, produzido por Quincy Jones, com quem mantém uma longa colaboração.

1982: Após vários adiamentos, revela o disco 'Thriller', que será o mais vendido de sempre.

1984: Sofre queimaduras no couro cabeludo ao gravar um anúncio para a Pepsi.

1988: Muda-se para o rancho Neverland. Ganha uma nova alcunha: 'Wacko Jacko' (Jack maluco).

1990: Assina contrato com a Sony por 15 anos.

1993: É acusado de abusos sexuais de um dos adolescentes que com ele passavam temporadas.

1994: Caso arquivado por falta de provas. Em Maio casa-se com Lisa Marie Presley.

1996: Casa-se com Deborah Rowe, mãe de dois dos seus filhos.

2002: Aparece na varanda de um quarto de hotel com o seu terceiro filho suspenso fora da janela.

2003: É detido por suspeitas de abusos de menores. Será absolvido em 2005.

2009: Preparava-se para retomar a carreira quando morre devido a paragem cardíaca na tarde de 25 de Junho.
Vídeo Sapo

Luís Figueiredo Silva

 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Família de mártir expulsa de casa

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_7E803192-234E-4437-BF4B-6B9DEEC74CEF_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

A família de Neda Agha Soltan, a jovem iraniana que foi morta a tiro no passado sábado e se tornou no símbolo dos protestos, está a viver um novo pesadelo. Segundo os vizinhos, a polícia obrigou-a a abandonar o apartamento, na rua Meshkini, a leste de Teerão, e ninguém sabe para onde a levaram. O regime não abranda os actos de repressão, apesar do fim das manifestações.

Segundo adianta o jornal britânico ‘The Guardian’, a polícia nunca entregou o corpo à família, tendo enterrado Neda sem que qualquer dos familiares fosse informado. Obrigada a cancelar o funeral, a família foi ainda proibida de qualquer manifestação de dor. De acordo com a tradição persa, os familiares do falecido devem anunciar o luto e colocar uma faixa negra no edifício em que vivem. Mas a polícia retirou-a, recusando à família o direito de manifestar publicamente a sua dor e obrigando--a a abandonar a casa.

O motivo desta mudança forçada da família de Neda Soltan é impedir que Meshkini se converta num lugar de peregrinação. Como manda a tradição persa, após a morte da jovem, inúmeros familiares e amigos foram à sua casa apresentar os pêsames à família. O regime quis pôr um ponto final nesta manifestação de solidariedade à família, expulsando os familiares da casa. A rua onde Neda mora está agora vazia. A polícia secreta patrulha-a. Os apoiantes do líder da oposição, Hossein Moussavi, planeiam lançar balões com a mensagem: 'Neda, estarás sempre nos nossos corações.'

EXECUÇÃO DE MANIFESTANTES

Ahmad Khatami, um religioso conservador, apelou ontem às autoridades para executarem os promotores das manifestações para servir de lição às milhares de pessoas que nelas participaram.

'Quero que o órgão judiciário puna os que incitaram às manifestações de modo firme e sem misericórdia, para que aprendam a lição. Eles têm de ser punidos selvaticamente, sem piedade', afirmou Khatami, que é membro da Assembleia dos Peritos.

O clérigo adianta que os incitadores das manifestações têm de ser acusados de serem ‘mohareb’, um termo que se utiliza para designar aqueles que declaram guerra a Deus. Ao abrigo da lei iraniana, todos os ‘mohareb’ são condenadosà pena máxima: a execução.

APONTAMENTOS

MÉDICO FUGIU

Arash Hejazi, o médico que tentou salvar Neda no local, fugiu do Irão quando o vídeo sobre a jovem correu mundo. 'Acho que tentou perguntar porquê?', contou ao ‘Times’. Hejazi, que culpa a milícia Basij, vive no reino Unido e estava no Irão em negócios.

NÃO HOUVE FRAUDE

O Conselho dos Guardiões, órgão supremo no Irão, afirmou que não houve fraude eleitoral na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. As verificações dos últimos dias mostram irregularidades menores.

G8 CONDENA VIOLÂNCIA

O G8 lamentou a violência no Irão após as eleições e exortou o regime de Teerão a resolver a crise através do diálogo

RÚSSIA PREOCUPADA

A Rússia afirmou estar seriamente preocupada com o uso da força no Irão e a morte de civis. O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, pediu uma solução pela via democrática.
Sabrina Hassanali com agências
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Suécia: manifestantes ferem funcionário da embaixada iraniana

Um funcionário da embaixada do Irão em Estocolmo ficou esta sexta-feira ligeiramente ferido quando manifestantes tentaram penetrar no recinto da missão diplomática nos arredores da capital sueca, anunciou a polícia local.
Entre 150 e 200 pessoas manifestaram-se em frente da embaixada durante a tarde, segundo a polícia, que isolou a zona à volta da vivenda situada em Lidingo, testemunharam jornalistas.

"A manifestação era pacífica, mas cerca das 16:00 (15.00 em Lisboa) um número indeterminado de pessoas saltou um muro e atacou um dos empregados da embaixada", precisou um dos comandantes da polícia de Estocolmo, Ulf Hoglund.

A polícia não revelou a identidade nem a nacionalidade do funcionário, ignorando-se se tinha estatuto diplomático.

De acordo com a informação divulgada pela polícia, o funcionário da embaixada foi esmurrado e pontapeado, e foi assistido na embaixada.

Os manifestantes, que continuaram o protesto, gritaram palavras de ordem contra o regime iraniano e exibiram cartazes de protesto contra as recentes eleições presidenciais.

"Ajudem-nos, libertem o Irão do regime terrorista", apelava um dos cartazes, escrito em inglês.

Diário Digital / Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Egipto abre a fronteira com Gaza

As autoridades do Egito abriram neste sábado a passagem entre Rafah e Gaza, que permanecerá livre ao trânsito de pessoas até segunda-feira (29), informou o Ministério do Interior da faixa territorial. A medida vai beneficiar principalmente estudantes, palestinos doentes que precisam de tratamento fora da faixa de Gaza e os estrangeiros.

"Coordenamos com o lado egípcio a saída de todos aqueles que quiserem deixar [Gaza] e também a volta dos que estão no Egipto e querem entrar [em território palestino]", declarou Ghazi Hamas, chefe do órgão do governo do Hamas encarregado dos postos fronteiriços.

A passagem de Rafah permanece fechada desde que o movimento islâmico assumiu à força o controle da faixa de Gaza após expulsar às forças leais ao presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, em Junho de 2007.

Até então, o posto era controlado pela guarda presidencial de Abbas, sob a observação de oficiais europeus. Porém, depois que o Hamas tomou o poder, as forças leais a Abbas foram expulsas e os europeus abandonaram seu trabalho no posto. Desde então, a passagem é aberta ocasionalmente por motivos humanitários.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Terminaram buscas de corpos e destroços do Airbus A330

Terminaram oficialmente as buscas pelos corpos e destroços do voo AF 447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico há 26 dias, com 228 pessoas a bordo, quando fazia a travessia entre o Rio de Janeiro e Paris.
O anúncio foi feito, este sábado, pela Marinha e a Força Aérea do brasileiras que consideraram ser «insignificante» o que poderia ser encontrado a partir de agora.

As autoridades já tinham anunciado que as buscas terminariam por esta altura, por ser remota a hipótese de serem encontrados mais corpos.

Durante as buscas foram encontrados 51 corpos e recuperadas cerca de 600 peças do avião.

As causas da queda do aparelho continuam por apurar, mas está prevista para a próxima quinta-feira, dia 2 de Julho, a apresentação de um primeiro relatório, que está a ser feito pelo Comité de Inquérito e Análise francês, encarregue de investigar a queda do Airbus A330 da Air France.

Quanto às caixas negras, as buscas vão continuar através da Marinha francesa, que enviou para o local um submarino nuclear e outras embarcações.



lusa:espi28:
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Mahmud Ahmadinejad volta a criticar Barack Obama

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, voltou este sábado a criticar o presidente dos EUA, Barack Obama, acusando-o de intervir nos assuntos do Irão, noticiou a agência iraniana Irna.

Ahmadinejad, referindo-se ao presidente norte-americano, afirmou que «ele falou de reformas e de mudança. Porque é que agora ele intervém (nos assuntos internos iranianos) e faz comentários contrários às normas e à educação».

Esta sexta-feira, Barack Obama afirmou que estava «indignado» com a repressão dos manifestantes e advertiu Teerão que as violências contra os manifestantes poderiam ameaçar o diálogo directo desejado por Washington, apesar de assegurar que as negociações multilaterais sobre o dossier nuclear iraniano se mantinham.

Os responsáveis norte-americanos e europeus multiplicaram as criticas contra Teerão, denunciando a repressão das manifestações contra os resultados oficiais das presidenciais de 12 de Junho, das quais resultou a reeleição de Ahmadinejad


lusa:espi28:
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Grupos paramilitares depõem as armas na Irlanda do Norte

Grupos paramilitares da Irlanda do Norte leais ao Reino Unido anunciaram que abandonaram de vez as armas. O desarmamento foi confirmado pelo Governo Britânico e Irlandês.

Os líderes da Ulster Volunteer Force (UVF) e Red Hand Commando (RHC) confirmaram, em comunicado lido aos jornalistas em Belfast, que o processo de desarmamento está completo e que todas as armas e explosivos estão definitivamente desactivados.

Estes grupos, que defendiam a integração da Irlanda do Norte no Reino Unido, estavam há alguns anos sob pressão para que abandonassem as armas, seguindo o que fez o Exército Republicano Irlandês (IRA), em 2005, organização que estes grupos paramilitares combatiam.

“Os líderes do UVF e RHC cumpriram o que tinham prometido”, disse o Secretário de Estado Britânico para Irlanda do Norte, Shaun Woodward, em declarações à agência Reuters.

O “Ulster Defence Association” (UDA), outros dos grupos que também lutaram contra o IRA, anunciou que também começou o processo de desarmamento.

“A luta terminou. A paz e democracia foram asseguradas pelo que não há necessidade de continuar a resitência armada”, diz o UDA em comunicado



lusa
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
REPOST !!!!!!!!!!!! :isso_se_faz::isso_se_faz:
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo