Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
A seleção de Portugal do escalão de sub-21 entrou com o pé direito no apuramento para o Europeu da categoria, ao derrotar a Bielorrússia, por 1-0, no Estádio José Gomes, na Amadora.
O golo do conjunto de Rui Jorge foi obtido por Fábio Vieira, de pontapé de penálti, ao minuto 32, a castigar uma carga na área de um adversário sobre André Almeida.
Os três pontos somados permite aos portugueses saltar para o terceiro lugar, entre seis equipas, atrás de Chipre e Grécia, ambas com quatro pontos, mas que possuem mais um jogo.
É a chamada goleada à moda antiga. Em jogo da fase de qualificação do grupo D para o Europeu Geórgia/Roménia 2023, Portugal recebeu o Liechstenstein, em Vizela, e, na primeira parte construiu resultado histórico: a maior goleada (em outubro de 2018 o Liechstenstein havia sido goleado por 0-9).
Quatro golos em apenas 19 minutos, é, sem dúvida, o sonho de qualquer treinador, com destaque para o póquer de Gonçalo Ramos. Então vamos lá à cronologia: Nuno Tavares (5 minutos), André Almeida (8’), Gonçalo ramos (12’, 19’, 24’ e 39’), Fábio Silva (13’ e 44’) e Fábio Vieira (37’ de penálti).
A segunda parte, com Rui Jorge a operar muitas alterações na equipa, teve um ritmo mais baixo, mas, ainda assim, o marcador voltou a mexer e aumentou para dois dígitos, com Tiago Tomás a fazer o décimo golo, aos 63 minutos, cabendo a Francisco Conceição fechar a contagem (76’).
Portugal foi, esta terça-feira, a Reiquiavique bater a Islândia, por 1-0, em partida da 5.ª jornada do grupo D de apuramento para o Euro-2023 de sub-21.
Depois de uma primeira parte em que Portugal sentiu grandes dificuldades – o guarda-redes Celton Biai brilhou e impediu o golo Islandês diversas vezes -, a Seleção Nacional chegou à vantagem já na segunda parte, ao minuto 55, por intermédio de Fábio Vieira. Após perda de bola da defesa nórdica, o médio do FC Porto, com um brilhante gesto técnico, dominou a bola e rematou de primeira para o fundo das redes de Andrésson.
A equipa de Rui Jorge amealhou a terceira vitória em outros tantos jogos e lidera o grupo, com nove pontos, um a mais do que a Grécia (mais um jogo). Portugal volta a jogar a 12 de novembro, em Chipre.
Exibição de luxo de Portugal! A Seleção Nacional de sub-21 apresentou um futebol à escala planetária e, com isso, goleou o Chipre, por 6-0, numa partida da 5.ª jornada do Grupo D da fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se em 2023, na Roménia e na Geórgia.
Com mais de 3 mil adeptos nas bancadas do Estádio de São Luís, em Faro, os comandados de Rui Jorge (que falhou o encontro por estar infetado com a Covid-19, sendo que, por essa razão, Romeu Almeida e Alexandre Silva, os adjuntos, lideraram a equipa a partir do banco de suplentes), Portugal já vencia por 2-0 ao intervalo, com golos de Gonçalo Ramos e Gonçalo Inácio. Nos primeiros 45 minutos, refira-se, Fábio Silva ainda desperdiçou um pontapé de penálti.
Na etapa complementar, Gonçalo Ramos faturou por mais duas vezes (completando, assim, o hat trick), com Fábio Vieira (que golaço!) e Henrique Araújo a inscreverem, também eles, os seus nomes na lista de marcadores deste encontro.
Com mais este triunfo, Portugal chega aos 15 pontos, fruto das cinco vitórias em outros tantos jogos (20 golos marcados e zero sofridos!) e regressa à liderança do Grupo D, com mais dois pontos e menos um jogo do que a Grécia, atual segunda classificada.
A Seleção Nacional de sub-21 continua esta fase de apuramento em março de 2022, com mais uma jornada dupla: com a Islândia (dia 25, em casa) e diante da Grécia (dia 29, fora).
Num jogo praticamente de sentido único, Fábio Vieira inaugurou o marcador para a equipa das quinas à passagem da meia hora, com um remate potente de pé direito à entrada da área.
No segundo tempo, Portugal voltou a entrar dominante e superiorizou-se à formação de Sergei Yasinski. Aos 48', Gonçalo Ramos alargou a vantagem de cabeça após grande trabalho de João Mário, e apenas sete minutos depois, aos 55', Fábio Vieira 'bisou' de penálti.
Já nos minutos finais, houve ainda tempo para a estreia de David da Costa a jogar... e a marcar. Depois de uma arrancada de Francisco Conceição do lado direito do ataque de Portugal, o extremo do FC Porto tirou um cruzamento com conta, peso e medida para o avançado do Lens, que atirou a contar.
A Bielorrússia ainda reduziu aos 90 minutos, numa iniciativa individual de Vasilevich, e Vitinha fechou as contas com um golaço de primeira de fora da área, uma 'bomba' que só parou no fundo das redes de Sokal.
Com este resultado, Portugal fica a uma vitória (sem contar com um eventual deslize da Grécia) do Euro'2023 de sub-21. A Seleção Nacional defronta o Liechtenstein no dia 7 de junho.
Portugal qualifica-se para o Europeu sub-21 no 'sofá'
Portugal garantiu esta segunda-feira a qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21 sem jogar. A equipa de Rui Jorge acabou favorecida pela derrota de hoje da Grécia, que foi derrotado por claros 3-0 pelo Chipre, na qualificação para o Europeu da categoria.
Desta feita, os lusos carimbaram o passaporte para a fase final da prova do próximo ano antes do jogo de terça-feira, no terreno do Liechtenstein.
Neste momento, a Seleção Sub-21 soma sete vitórias e um empate nos oito encontros disputados, o que se traduz em 22 pontos amealhados no grupo D, contra os agora 17 da Grécia, a segunda classificada.
Portugal procura o primeiro título na categoria depois de alcançar três segundos lugares: em 1994, 2015 e 2021.
PORTUGAL FESTEJA APURAMENTO COM GOLEADA NO LIECHTENSTEIN
A Seleção Nacional sub-21 goleou na visita ao Liechtenstein (9-0), na nona jornada do Grupo D de qualificação para o Euro-2023. Portugal, recorde-se, já tinha garantido o apuramento com a derrota da Grécia perante o Chipre (0-3).
Num jogo em que os quatro pontas de lança conseguiram inscrever o nome na lista de marcadores, Fábio Silva fez um hat trick (3’, 27’ e 57’), Vitinha bisou (45’ e 65’) com Henrique Araújo (83’) e Gonçalo Ramos (90’), lançados no segundo tempo, a deixarem marca. Paulo Bernardo (43’) e Fábio Carvalho (78’) ajudaram a dar volume à vitória num jogo em que Portugal dominou e cuja única situação negativa foi a saída de Francisco Conceição aos 23’, com dores no pé direito.
Com este resultado, Portugal segue no primeiro lugar com 25 pontos, mais oito que a Grécia, segunda classificada e próxima adversária da Seleção Nacional, no dia 11 de junho. Já o Liechtenstein é o último classificado, sem qualquer ponto ou golo marcado e com 63 sofridos.