- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,125
- Gostos Recebidos
- 1,215
Na hora de abrir uma garrafa de espumante existem dois tipos de pessoas. Por um lado, tem as que gostam de dar todo um espetáculo, atirar a rolha para bem longe e desperdiçar metade da garrafa com a espuma. Por outro, há as que preferem fazê-lo em segurança e sem qualquer risco de acertar com a rolha em alguém.
O espumante é uma bebida com alguma pressão e convém que tenha cuidado como a abre. Se já tem a garrafa no frio pronta para mais logo, só lhe falta saber como abrir como um profissional.
Como abrir uma garrafa de espumante
Madeline Puckette é especialista na área e ao website Wine Folly revelou os vários passos que deve seguir na hora de abrir uma garrafa de espumante. Em primeiro lugar, retire o papel que esteja à volta da zona da rolha.
Na grande maioria dos casos existe uma espécie de patilha para ajudar e facilitar este processo. Depois, retire a cápsula de arame. Aqui também existe uma zona mais saliente para rodar e retirar o invólucro.
Explica que deve manter a mão em cima da rolha para a manter presa. Depois, incline a garrafa num ângulo de 45 graus e comece a rodar a garrafa. Sim, em vez de rodar a rolha, é a garrafa que deve ser mexida.
Deverá começar a sentir a rolha a sair. Se o fizer lentamente, a pressão será mais controlada e rolha sairá em segurança. A especialista indica que este processo é indicado para qualquer tipo de vinho espumante.
Como guardar uma garrafa de espumante depois de aberta
Se a levou para rua ou abriu em casa, pode acontecer não beber a garrafa de espumante até ao fim. Não se preocupe que existem formas de armazenar o espumante para que se mantenha em condições de ser bebido mais tarde e sem perder todas as bolhas.
Assim, segundo o website Vacu Vin, deverá fechar a garrafa com uma rolha de espumante ou com uma rolha especial. Depois, deve sempre mantê-la no frigorífico uma vez que as temperaturas baixas vão ajudar a manter as bolhas. Selar a garrafa acaba por ser a melhor solução.
E uma colher? Resulta?
Pode pensar que sim, mas a verdade é que a ciência não comprova esta teoria. De acordo com um estudo realizado por Michel Valade, e publicado no Le Vigneron Champenois, esta solução não é a mais indicada uma vez que fará com que existe na mesma a perda de bolhas.
Após dois dias guardado no frio, este teste mostrou que usar uma rolha de cortiça ou outra especial diminiu a pressão da garrafa em apenas 10%. Por outro lado, uma colher de café, ou de prata, retirou em 50% a pressão.
IN:NM
