Portal Chamar Táxi

Antena TDT Simples

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
antena tdt simples

ola amigos

aqui vai mais um teste desta vez com cabo de 1.50 cm igual que esta no video ,
a grande diferença foi , alterei as medidas( 12.5 cm = 125 mm )como mostra o video :left: para ( 19 cm =190 mm ) esta medidas foram tomadas em conta as diversas medidas que aqui foram apresentadas
para minha supresa em poucos segundos ficou dar tdt, estas novas medidas oferecem bons resultados :espi28:
teste esse realizado por volta das 22 horas ,

cabo que se transforma em antena e muito bom

atenção testem sempre com cabo no exterior e mais fácil ..:espi28:

abraço

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Sem querer atirar mais lenha para a fogueira, permitam-me que deixe aqui a minha opinião acerca do assunto deste tópico.

Não me dei ao trabalho de fazer a dita antena com cabo coaxial, mas acredito que funcione na perfeição em muitos locais mesmo distantes do emissor.

Tenho uma antena que veio com uma pen TDT que não é mais do que duas pequenas antenas telescópicas, que, quando esticadas ficam com um comprimento total de apoximadamente 255mm.

Estou quase a 20Km do emissor e estou a receber a TDT com esta antena sem qualquer perturbação e nem precisa de estar perto de uma janela.
E se eu vos disser que quando ocorrem os fenómenos da propagação esta é a única antena que continua a funcionar. Acreditam? Tem uma explicação muito fácil, tenho sinal suficiente, mesmo dentro de casa, e estando ela dentro de casa está "escondida" dos sinais que chegam fora do intervalo de guarda vindos de emissores distantes.
Com uma boa antena exterior, naqueles momentos mais criticos bem que posso roda-la 360º que nada feito.
Cada caso é um caso. Acredito que em algumas situações uma antena feita com cabo coaxial pode ser mais eficaz do que a melhor antena existente no mercado.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Regra geral a mais dos 10 Km já se tem que recorrer a um pre-amplificador de 10Db ou mesmo a amplificador de mastro para dar mais uns 30 ou 40 Db para se poder ter sinal estavel.

a mais de 5 a 10 Km (em linha de vista) duvido que esse fio de 75 homs composto apenas por dieléctrico e malha, faça milagres sem ser santificado pelo Bento XVI.

Amplificadores a 10 Km de distância do emissor? Com o devido respeito, a minha experiência diz-me que não. Se o sinal for suficiente, só servem para amplificar ruído e os tais sinais de propagação que citou, tornando a intalação mais vunerável.
Na minha opinião, amplificadores só em último caso se mesmo necessário nem que seja a 50Km do emissor.

No que respeita a receber a TDT com uma antena caseira a mais de 5 ou 10 Km não duvide pois é mesmo possível. Já experimentei com apenas 10 cm de fio de cobre a cerca de 1 metro do chão e funciona na perfeição. Estou a mais de 18Km do emissor de Aveiro. Mas como já disse cada caso é um caso e não há dois iguais.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Amplificadores a 10 Km de distância do emissor? Com o devido respeito, a minha experiência diz-me que não. Se o sinal for suficiente, só servem para amplificar ruído e os tais sinais de propagação que citou, tornando a intalação mais vunerável.
Na minha opinião, amplificadores só em último caso se mesmo necessário nem que seja a 50Km do emissor.

No que respeita a receber a TDT com uma antena caseira a mais de 5 ou 10 Km não duvide pois é mesmo possível. Já experimentei com apenas 10 cm de fio de cobre a cerca de 1 metro do chão e funciona na perfeição. Estou a mais de 18Km do emissor de Aveiro. Mas como já disse cada caso é um caso e não há dois iguais.

Não é bem assim. É verdade que os amplificadores causam ruido mas com sinais médios não consegues ligar mais do que 2 a 3 tvs (e tens que usar cabos curtos) sem amplificador. Se for um edificio moderno, com quadro ited, devido á quantidade de cabos existentes, nem uma tv consegues

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O problema das instalações ITED com sinais médios não são os comprimentos de cabo, são os splitters que vêm nas ATI. Eu já fiz várias instalações sem amplificação em moradias com ATI, com sinais puros na casa dos 70/75dB, algumas com 6 ou menos tomadas e pelo menos 3 com mais de 8.
É que é preciso ver uma coisa: se tivermos nem que sejam 70dB de sinal puro para distribuir e a ATI tiver um splitter de 8 saídas, podemos contar com mais de 50dB nas tomadas, o que é perfeitamente suficiente. Se metermos amplificação, temos mais sinal nas tomadas mas isso não quer dizer que a qualidade melhore. De certeza vai mas é piorar.

DX2

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
O problema das instalações ITED com sinais médios não são os comprimentos de cabo, são os splitters que vêm nas ATI. Eu já fiz várias instalações sem amplificação em moradias com ATI, com sinais puros na casa dos 70/75dB, algumas com 6 ou menos tomadas e pelo menos 3 com mais de 8.
É que é preciso ver uma coisa: se tivermos nem que sejam 70dB de sinal puro para distribuir e a ATI tiver um splitter de 8 saídas, podemos contar com mais de 50dB nas tomadas, o que é perfeitamente suficiente. Se metermos amplificação, temos mais sinal nas tomadas mas isso não quer dizer que a qualidade melhore. De certeza vai mas é piorar.

DX2

Sim , tambem os splitters, mas não te esqueças que há apartamentos e moradias por vezes com 200 ou mais metros de cabo

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
tdt sem antena

Bem depois de vários testes feitos com essa ponta de cabo coaxial aqui fica mais um após ter retirado antena exterior e respectivo cabo coaxial para reparar ,foi ai que resolvi colocar tal ponta de cabo coaxial no amplificador de mastro para minha sopresa , intensidade do sinal 80 , força do sinal 90

Este teste foi realizado ao longo da tarde de sabado,,,, muito bom

Antena TDT - Como Fazer uma Antena tdt Caseira em 5 minutos - YouTube

abraço

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
Bem como e de conhecimento de muitos portugueses entraram em funcionamento 3 emissores , após ter feito nova procura de canais no canal 42 vindo monte da virgem para meu espanto essa mesma frequência chega 100 % de sinal com aquela ponta de cabo coaxial que se transforma em antena , encontro-me em linha recta do emissor 27 km segundo a informação Google earth
Tdt canal 42 esta 100%

abraço

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Bem depois de vários testes feitos com essa ponta de cabo coaxial aqui fica mais um após ter retirado antena exterior e respectivo cabo coaxial para reparar ,foi ai que resolvi colocar tal ponta de cabo coaxial no amplificador de mastro para minha sopresa , intensidade do sinal 80 , força do sinal 90

Este teste foi realizado ao longo da tarde de sabado,,,, muito bom

Antena TDT - Como Fazer uma Antena tdt Caseira em 5 minutos - YouTube

abraço

tu tens uma ponta de cabo a fazer de antena num amplificador de mastro?

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0

------------------------------------------------------------------------------------
neste momento não ! só coloquei essa ponta de cabo no amplificador de mastro para teste,,,teste esse realizado longo de uma tarde :espi28:
a ponta de cabo que faz maravilhas --:Espi06: por aqui

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0

Ai tu não sabias? hahaha! pergunta ao DX2 que ele também já conhece, lol!

Só aqui é que as pontas de cabo não funcionam...

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

isso é só para gozar um pouco c, isto da tdt.

manda para a pt por exemplo.

nós sabemos que por vezes em locais de boa reçessao que tudo é possivel mas isto nao passa de uma brincadeira.

que estiver disposto a andar c, a ponta do vivo e massa do cabo coaxial ás voltas bem pode preparar uma cruzeta da roupa e pendurar no estendal,e assim fica mais descansado.

um abraço a todos.

marques 1956

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

isso é só para gozar um pouco c, isto da tdt.

manda para a pt por exemplo.

nós sabemos que por vezes em locais de boa reçessao que tudo é possivel mas isto nao passa de uma brincadeira.

que estiver disposto a andar c, a ponta do vivo e massa do cabo coaxial ás voltas bem pode preparar uma cruzeta da roupa e pendurar no estendal,e assim fica mais descansado.

um abraço a todos.

marques 1956
--------------------------------------------
essa ponta de cabo rola na boa por aqui não e brincadeira amigo e realidade ,como já tenho descrevido em varios post,s este teste foi realizado numa tv sunsung e numa box combo
encontro-me 27 km do emissor linha reta . com sinal 100%

abraço

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Ainda não percebi qual é a dificuldade em perceber ou acreditar que uma simples ponta de fio pode servir de antena e funcionar na perfeição.

Depende como é evidente do sinal que chega ao local!

E até digo mais, em alguns casos funciona melhor do que uma antena apropriada montada em cima do telhado.

Algumas semanas atrás fui a casa de uma pessoa para tentar resolver um problema desses causados pela propagação troposférica. A antena tinha sido montada há bastante tempo ainda antes de se ter detectado este problema.

Como estava a chover não pude ir a cima do telhado e resolvi experimentar a antena milagrosa com uma ponta de cabo coaxial e pendurei-o próximo de uma janela.
Está assim há várias semanas, e nunca mais voltou a falhar, apesar de já ter apanhado vários picos de propagação..

Explicação: Muito simples, apesar de estar a 17Km do emissor recebe sinal suficiente para funcionar e como está dentro de casa, está protegida do "fenómeno".

Agora é assim, isto serviu para desenrascar, pois a mim não me cabe na cabeça deixar o serviço assim em casa de alguém (só se for na minha).

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu não duvido do bocado de fio a fazer de antena, o que tecnicamente não é correto é usar um bocado de fio num amplificador

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
Eu não duvido do bocado de fio a fazer de antena, o que tecnicamente não é correto é usar um bocado de fio num amplificador

-------------------------------------------
então porque , provoca estragos no amplificador ??

ate já

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Então porquê? Provoca estragos no amplificador?
Provocar estragos não, mas pode criar auto-oscilação e reemissão do sinal porque não tem o mesmo equilíbrio que uma antena.

DX2

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
-------------------------------------------
então porque , provoca estragos no amplificador ??

ate já

Estragos penso que não, mas é por varias razoes

1 - questão de princípios - se tiveres que te deslocar diariamente para a rua ao lado, não vais comprar um autocarro, isto é, dá-me ideia que vives num local com bom sinal que em principio uma antena alimentas 4 ou 5 tvs sem problemas. Porque vais usar um amplificador que consome, embora pouca tudo bem, mas consome corrente.
2 _ questão técnica - O amplificador amplifica os sinais que podem ser desejaveis ou não , alé disso cria ruído, para teres uma ideia que é o ruído se tiveres um amplificador de audio quando não tens som tens um barulho de fundo, isso é o ruído algo parecido com a radiofrequência onde não se ouve. esse ruido onde o sinal é alto não cria problemas, mas com uma mini antena ninguem te garante que ela apanha sinais altos
3 - quanto mais sofisticado é o sistema mais vulnerável é ás avarias

Última edição: