Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Portugal venceu (26-20) esta terça-feira a Dinamarca e qualificou-se para as meias-finais do Europeu de sub-20.
No jogo de abertura da Main Round 1, a Seleção continuou invicta, conseguindo abrir o resultado ainda na primeira parte e chegar ao intervalo na frente (17-10).
No tempo complementar, os nórdicos colocaram maiores dificuldades, mas os juniores lusos controlaram sempre o adversário, melhorando na defesa, onde brilhou o guarda-redes Diogo Rêma.
No ataque destacaram-sea os irmãos Kiko Costa (10 golos) e Martim Costa (5).
Portugal lidera a Main Round 1, com 4 pontos, seguido de Espanha (2), Dinamarca (2) e Hungria (0).
Os magiares perderam (30-32) com nuestros hermanos e defrontam esta quarta-feira Portugal, numa partida que apenas serve para cumprir agenda.
Já o Dinamarca-Espanha vai decidir o outro semi-finalista da série.
Numa partida perante a Hungria onde apenas cumpria calendário nesta quarta-feira, Portugal poupou as suas maiores estrelas, os irmãos Costa, Kiko e Martim, para as meias-finais do Europeu de sub-20, que será frente à Suécia.
Já com o primeiro lugar da Main Round 1 garantido, o selecionador Carlos Martingo aproveitou para utilizar jogadores menos utilizados, deixando de fora os principais artilheiros, pelo que a turma magiar aproveitou para dominar, desde logo na primeira parte (17-13).
Com uma vantagem clara ao intervalo, a Hungria, já sem hipótese de discutir as medalhas, aplicou-se e soube gerir o emcontro até final, triunfando, por 33-30.
Gabriel Cavalcanti, Pedro Oliveira e Tiago Teixeira destacaram-se pela Seleção, com 5 golos cada.
No outro jogo da Main Round 1, a Espanha bateu (40-34) a Dinamarca, pelo que também vai jogar a outra meia-final frente à Sérvia, que venceu a Main Round 2, apesar de perder (28-38) com a França.
Já a Suécia bateu (29-25) a Alemanha no outro duelo decisivo de acesso às meias-finais, que se realizam esta sexta-feira em Matosinhos.
Um livre de sete metros marcado por Kiko Costa a quatro segundos do fim colocou esta sexta-feira Portugal na final do Campeonato da Europa de sub-20, 'selando' uma sofrida vitória nas meias-finais ante a Suécia, por 25-24. Depois de ter jogado quatro vezes em Vila Nova de Gaia e uma em Gondomar, a equipa de Carlos Martingo atuou no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde já ganhava ao intervalo, por 12-10, tendo precisado do último lance para resolver o duelo.
O quinto golo de Kiko Costa, melhor marcador do jogo e de toda a prova, permitiu aos lusos chegarem pela segunda vez à final do Europeu de sub-20, 12 anos depois de a geração liderada por Gilberto Duarte e Rui Silva ter perdido frente à Dinamarca (24-30).
Portugal regressará a Matosinhos no domingo, para medir forças com a Espanha, que horas antes bateu a Sérvia (32-29), volvida uma semana exata sobre o triunfo apertado frente ao 'vizinho' ibérico na terceira e última ronda do Grupo A da primeira fase (36-35).
Ao melhor arranque nórdico, visível em vantagens madrugadoras de dois pontos (1-3 e 2-4), a formação das 'quinas' respondeu com personalidade e assumiu pela primeira vez o comando do duelo aos oito minutos (5-4), 'cavando', de seguida, um parcial de 3-1 (8-5).
Embalado pelo forte apoio nas bancadas, o conjunto de Carlos Martingo manteve essa tendência até ao intervalo - mesmo quando a Suécia ainda resgatou o empate (8-8) - ao ponto de manter uma margem de três golos (12-9), que muito se deveu a Diogo Rêma.
O guarda-redes nacional, que viria a ser eleito o melhor jogador do lado dos anfitriões, somou seis defesas no primeiro tempo e adicionou mais sete na etapa complementar, sendo crucial a suster a quebra de rendimento de Portugal no regresso dos balneários.
Superado um período repleto de equilíbrio, com oito vantagens tangenciais a favor dos lusos, a formação de Dennis Sandberg concretizou quatro tentos seguidos e inverteu a marcha do marcador (19-21), aos 45 minutos, ditando uma reta final vivida sob tensão.
Portugal voltou a reagir em moldes semelhantes (23-22) e até viu a Suécia recuperar a dianteira (23-24), antes de empatar por Pedro Oliveira e 'suspirar' de alívio com um livre de Francisco Costa na cara de um também inspirado 'guardião' Oscar Sävinger (25-24).
Portugal perde final do Europeu de andebol de sub-20 com a Espanha
A seleção portuguesa de andebol de sub-20 falhou hoje a conquista do Campeonato da Europa da categoria, ao perder na final diante da Espanha, por 35-37, em jogo disputado em Matosinhos.
Portugal chegou ao intervalo a vencer por 16-15 e no segundo tempo teve, mais do que uma vez, uma vantagem de quatro golos, mas acabou por ceder nos últimos 10 minutos da partida e permitiu a reação do adversário.
A formação comandada por Carlos Martingo consegue, assim, igualar o melhor desempenho luso num Europeu de sub-20, repetindo a medalha de prata de 2010, enquanto a Espanha conquista o troféu pela terceira vez, depois de 2012 e 2016.