Portal Chamar Táxi

Anacom tenta resolver falhas no sinal da TDT

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
ng1244417_435x190.png


Anacom tenta resolver falhas no sinal da TDT

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) encontrou uma solução temporária para as falhas de sinal da TDT. Durante 180 dias a PT – responsável pela transmissão do sinal digital de televisão – vai poder utilizar três emissores para cobrir as zonas onde é mais difícil ver TV desde o apagão.
A solução faz parte de uma deliberação emitida pela Anacom a 18 de Maio, momento em que a entidade reguladora admitiu a existência de problemas técnicos «que impediram a visualização dos quatros canais de acesso gratuito por períodos demasiado prolongados».
A Anacom justifica, contudo, o facto de a licença de utilização dos transmissores de Monte da Virgem, Lousã e Montejunto ser temporária por ainda se estar «a proceder à optimização da rede». Ou seja, o regulador acredita que, no final destes 180 dias, a PT fará «os ajustamentos técnicos» necessários para «ultrapassar com a maior brevidade possível os constrangimentos registados».
Para a Anacom não se trata de reforçar a cobertura de TDT, porque desde o início do processo de transição que aquele organismo tem vindo a afirmar que o sinal chega a 94% da população portuguesa por via terrestre e a 6% por satélite.
No blogue ‘TV Digital em Portugal’, o engenheiro de Telecomunicações Eliseu Macedo chama, porém, a atenção para a dificuldade em obter sinal em algumas zonas do país, explicando que a situação se poderá agravar no Verão: «Nas últimas semanas, têm-se verificado muitas falhas de recepção na rede TDT, originando milhares de queixas. Estas falhas acontecem sobretudo à noite e são mais frequentes nos dias quentes».
O especialista explica que a Natureza por vezes atrapalha a captação do sinal. «Estas falhas devem-se a um fenómeno natural muito conhecido na troposfera e ao facto de a rede portuguesa trabalhar em frequência única em todo o território continental», escreve no blogue.

Deco diz que PT não está a cumprir contrato

Apesar de a Anacom continuar a insistir na ideia de que estas falhas afectam apenas «uma parte residual da população» – como se lê na deliberação emitida a 18 de Maio –, a verdade é que o número de queixas na Deco disparou desde 26 de Abril, data do apagão final da televisão analógica.
«Entre Janeiro e Abril de 2012, recebemos 684 reclamações relacionadas com a TDT. Só desde o dia 26 de Abril foram quase outras tantas. Ao todo, são já mais de 1.300 as queixas registadas», afirma Ana Tapadinhas, jurista da Deco.
«Os principais motivos das reclamações são as falhas de sinal ou o facto de as pessoas ficarem sem televisão durante partes do dia», explica, lembrando que estas situações são reportadas em zonas que – segundo o site da PT – têm sinal de TDT por via terrestre. «O site tem imprecisões que levaram as pessoas a comprar descodificadores em regiões onde, afinal, são necessários satélites», critica a jurista, explicando que isto tem «consequências económicas».
Ana Tapadinhas considera que as falhas de sinal podem constituir um «incumprimento do contrato» assinado entre a PT e o Estado no âmbito do concurso público que atribuiu àquela operadora a transmissão da TDT. E critica o facto de a Anacom não estar a tornar pública a monitorização à cobertura digital. «Há muita informação que não é divulgada».
Até agora, a Deco tem reencaminhado todas as queixas para a Anacom, por considerar que é aquela entidade «que deve assegurar os direitos das pessoas afectadas, sobretudo as que são mais idosas ou mais pobres e têm menos capacidade reivindicativa». De resto, muitos dos problemas detectados ocorrem precisamente no interior do país.

Televisão é ‘bem essencial’

Também a Provedoria de Justiça está a reencaminhar as queixas que recebe para a Anacom. Só em Maio foram seis – de um total de 23 desde Abril de 2011 – as reclamações sobre a qualidade do sinal. Sobre os custos elevados dos aparelhos descodificadores foram oito as queixas que chegaram ao Provedor.
No entanto, a Provedoria não está ainda a analisar as questões jurídicas que podem ser suscitadas por este problema. Mas o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia acredita que as falhas de sinal «podem pôr em causa o direito constitucional ao acesso ao serviço público de televisão». O jurista lembra ao SOL que, apesar de a Constituição se referir apenas aos conteúdos transmitidos pela televisão, a verdade é que «sem sinal não há acesso a conteúdos».
Alguns autarcas de zonas do interior sem sinal de TDT têm referido que está posto em causa o direito à informação – também previsto na Constituição. O jurista Francisco Teixeira da Mota tem um entendimento diferente. «O Estado não pode opor-se ao acesso à informação, mas não tem de a disponibilizar».
Apesar disso, recorda que a televisão é tradicionalmente vista pelos tribunais como um bem essencial. «Lembro-me de que, quando havia penhoras, se deixava em casa das pessoas sempre alguns bens: a cama, a mesa e a televisão a preto e branco».

Fonte: SOL
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Palpita-me que estes emissores são mesmo provisórios... Esta TDT (Trapalhada De Televisão) vai de mal a pior.

Senão vejamos,

Aqui na minha zona e por toda a zona centro do país , uma boa parte das pessoas tinham as antenas de UHF orientadas para a Lousã para receberem os canais analógicos.

Com a chegada do Digital e o fecho dos emissores analógicos tiveram de orientar as antenas para outros emissores, Aveiro, Agueda, Figueira da Foz, etc. pois o emissor da Lousã do canal 56 é de pouca potência e tem um alcance bastante limitado.

Outros ainda tiveram de recorrer à TDT (DTH) por satélite pois por via terrestre não recebiam sinal.

Agora, com a chegada dos novos emissores muitas pessoas estão a reorientar as antenas novamente para a Lousã para fugir ao fenómeno da propagação troposférica e assim conseguirem ver televisão todos os dias (e noites).

Os tais que tiveram de optar pelo satélite, agora como já têm sinal estão a comprar equipamentos e antenas para TDT (terrestre).

Se efectivamente daqui por menos de seis mêses esses novos emissores forem desligados, volta tudo à posição anterior. Isto é, quem recebia por satélite passa novamente a receber só por satélite e os outros terão de reorientar novamente as antenas para os emissores de Aveiro, Águeda, Figueira da Foz, etc.

Depois de tudo isto, na maior parte dos casos tudo funcionará sem grandes problemas durante mais uns mêses. Quando chegar a primavera de 2013 (se não fôr antes) volta a propagação troposférica e com ela os problemas, pois não me acredito que se vá encontrar solução eficiente para o problema.

Nessa altura haverá que reposicionar as antenas para as esconder do fenómeno, regressam as redes para proteger o diopolo e mais umas quantas artimanhas para conseguir ver televisão.

Boa sorte!

Esta é a Trapalhada De Televisão que temos...
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá


Eu acho que resolução deste problema há só algumas pessoas que o conseguem resolver que são os instaladore e não são todos, são aqueles que conhecem o "funcionamento do fenomeno", têm equipamento de medida que quanto mais avançado melhor mas os mais simples também resolvem razoalmente bem, e em alguns casos tem que ter alguma imaginação. Existe casos muito complicados mas existe também soluçoes seja por terrestre ou DTH

No entento a anacom e a PT pode melhorar bastante a rede, mas não vão conseguir só por eles a resolução total do problema
 
Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos a mim disseram-me que estas novas frequencias eram provisorias, até a pt resolver os problemas, se assim for quem perde é o cliênte, porque os profissionais que não pertencem aõs extaladores da pt andarem a oriêntarem sempre as antenas, á vontade da pt e a custearem o tempo e as deslocaçoes á sua conta, esta tdt em portugal parece uma personagem dum filme de desenhos animados .
Amigos se eles não sabem o que andam a fazer, que entreguem a quem sabe e que não andem a brincar aõs tecnicos, porque começão a ficar desacreditados eu se tive-se uma empresa não os queria nem velos .
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Amigos a mim disseram-me que estas novas frequencias eram provisorias, até a pt resolver os problemas.

Se assim fôr, acho que podemos ficar descansados pois serão provisórios para sempre pois o problema da rede SFN nunca irá ser resolvido.

Penso que não é só a mim, mas dava-me imenso jeito saber se realmente estes emissores vêm para ficar ou nem por isso.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Penso que não é só a mim, mas dava-me imenso jeito saber se realmente estes emissores vêm para ficar ou nem por isso.

Dava jeito a milhares de pessoas. Por acaso aqui na minha zona se apontar a antena para o emissor de Ceira, ela fica tambem mais ou menos apontada para o novo emissor da Lousã, tenho uns receptores que até dá para acumular os canais dos 2 emissores, mas não são todos
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Dava jeito a milhares de pessoas. Por acaso aqui na minha zona se apontar a antena para o emissor de Ceira, ela fica tambem mais ou menos apontada para o novo emissor da Lousã, tenho uns receptores que até dá para acumular os canais dos 2 emissores, mas não são todos

Pois também já fiz isso em alguns televisores com TDT. Receptores ainda não vi nenhum que desse para acumular canais de diferentes frequências. Que marca de receptores conheces que dá para fazer isso?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Pois também já fiz isso em alguns televisores com TDT. Receptores ainda não vi nenhum que desse para acumular canais de diferentes frequências. Que marca de receptores conheces que dá para fazer isso?

Não fixei a marca, mas hoje vou ver
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Pois também já fiz isso em alguns televisores com TDT. Receptores ainda não vi nenhum que desse para acumular canais de diferentes frequências. Que marca de receptores conheces que dá para fazer isso?

Testei num iberosat daqueles com modulador e da para inserir canais de varias frequencias, e inclusive ordena-los.

Penso que todos os que tem o firmware que aparece a mensagem a dizer "nao ha canais" quando se carrega num numero invalido dao para acumular canaisde varias frequencias.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Fonestar 895HD Permite acumulação

Sigmatek dvbr-420 hd Não permite
Strong 8105 Não permite
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
O Max T 90 hd da maximal faz isso é os que tenho vendido ultimamente mas no armazem para já estam esgotados
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Ntech 2300hd permite
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Hoje estive em casa de um familiar na zona da Maia, onde se recebe bem o canal 42 do Monte da Virgem.

Este meu familiar recebeu recentemente uma carta remetida pela "TDT" dando a conhecer os novos emissores.

Passo a transcrever parte dessa mesma carta:

" Caro(a) telespectador das emissões de canais gratuitos através da TDT...
Caso se tenha deparado com dificuldades na visualização das emissões de televisão via TDT, nomeadamente,interrupções de serviço em alguns períodos do dia, informamos que ativamos um conjunto de novos emissores de modo a melhorar o serviço de televisão:
- Emissor do Monte da Virgem, a operar no Canal 42 da Banda de UHF;
- Emissor do Monte da Lousã, a operar no Canal 46 da Banda de UHF;
- Emissor de Montejunto, a operar no Canal 49 da Banda de UHF."


Esta carta não faz qualquer referência a que esses emissores sejam provisórios.
Apenas refere que a antena pode ter de ser reorientada, e que é necessário resintonizar os equipamentos.
Será que afinal estes emissores vêm mesmo para ficar?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Hoje estive em casa de um familiar na zona da Maia, onde se recebe bem o canal 42 do Monte da Virgem.

Este meu familiar recebeu recentemente uma carta remetida pela "TDT" dando a conhecer os novos emissores.

Passo a transcrever parte dessa mesma carta:

" Caro(a) telespectador das emissões de canais gratuitos através da TDT...
Caso se tenha deparado com dificuldades na visualização das emissões de televisão via TDT, nomeadamente,interrupções de serviço em alguns períodos do dia, informamos que ativamos um conjunto de novos emissores de modo a melhorar o serviço de televisão:
- Emissor do Monte da Virgem, a operar no Canal 42 da Banda de UHF;
- Emissor do Monte da Lousã, a operar no Canal 46 da Banda de UHF;
- Emissor de Montejunto, a operar no Canal 49 da Banda de UHF."


Esta carta não faz qualquer referência a que esses emissores sejam provisórios.
Apenas refere que a antena pode ter de ser reorientada, e que é necessário resintonizar os equipamentos.
Será que afinal estes emissores vêm mesmo para ficar?


Se é para ficar, não sei. O que sei é que o emissor da Lousã, ou por efeitos do fenomeno de outro emissor doutro país ou por outra razão, em alguns locais também não resolve o problema. Tem que se recorrer ao dth que ao que parece e segundo informações da pt está a ter uma adesão muito alta que a propria pt não esperava
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Se é para ficar, não sei. O que sei é que o emissor da Lousã, ou por efeitos do fenomeno de outro emissor doutro país ou por outra razão, em alguns locais também não resolve o problema. Tem que se recorrer ao dth que ao que parece e segundo informações da pt está a ter uma adesão muito alta que a propria pt não esperava

Mas supostamente a PT só vende equipamentos DTH para zonas não cobertas pela TDT convencional.
Além disso a DTH tem diversas desvantagens que já aqui foram referidas.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Mas supostamente a PT só vende equipamentos DTH para zonas não cobertas pela TDT convencional.
Além disso a DTH tem diversas desvantagens que já aqui foram referidas.

Sim, aqui na minha zona é facil não teres sinal, basta teres uma vivenda com um pinhal ou uma moradia na direção do emissor, solução DTH
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
A tecnica da PT para resolver o problema da TDT está a passar por colocar todos os emissores instalados nas faixas litorais quer, a atlântica a este, quer a algarvia, é colocar os emissores a não emitir paralelo á orla marítima alem de estar a baixar o ângulo vertical da radiação. As localidades da orla marítima vai ser coberta pelos emissores mais a interior. estas operações são graduais, isto é para se ir fazendo por tentativas e já começaram a ser feitas. Está ainda em estudo a implantação de novos emissores
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
A tecnica da PT para resolver o problema da TDT está a passar por colocar todos os emissores instalados nas faixas litorais quer, a atlântica a este, quer a algarvia, é colocar os emissores a não emitir paralelo á orla marítima alem de estar a baixar o ângulo vertical da radiação.

Se deixarem de emitir paralelamente à orla marítima, muitas zonas agora cobertas com TDT deixarão de estar.

Muitas pessoas que já investiram em equipamentos, antenas e instalações vão ficar outra vez sem TDT.

Se isso é mesmo verdade mais uma barraca da Tv Da Treta.

Em muitos casos o que vai valendo são os emissores do Monte da Virgem, Lousã e Montejunto mas não chegam a todoo lado.
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Se é para ficar, não sei. O que sei é que o emissor da Lousã, ou por efeitos do fenomeno de outro emissor doutro país ou por outra razão, em alguns locais também não resolve o problema. Tem que se recorrer ao dth que ao que parece e segundo informações da pt está a ter uma adesão muito alta que a propria pt não esperava

Só não resolve onde não chega mesmo nada. antes havia interferências (fenómeno), DTH, agora, não apanhando nada, DTH. é que aqui lousã e monte da virgem, basta um cheirinho na antena, amp a seguir (e pré amp em alguns casos) e é sempre a partir!
 
Topo