Boa noite amantes do Morse e Radiots.
No meu tempo de telegrafista nunca ouvira falar de CW, nem sabia que tinha ligação com o Morse. Despertou-me a curiosidade e fiz a pesquisa através do motor google. Afinal o CW não são pontos nem traços, mas sim uma música composta de sons curtos ou seja uma representação fonética do alfabeto morse, em vez dos pontos e traços usam os sons dits e dahs, prefiro o ti ra ra ri ou ou ti ra ra ra, como simbolo fonético, foi assim que aprendi e utilizei ao longo de quatro anos. Um abraço.
Katuasvic1:right::naodigas::naodigas:CW
Aqui está o segredo, ou 1 dos segredos de aprender morse, associamos um conjunto de sons a uma letra, é mais ou menos como aprender a ler com os ouvidos, ouves o som e imediatamente associas à letra e por fim à palavra, se tentamos distinguir os traços pontos e depois associar a letra o nosso cérebro não dá despacho e são 2 processos que só vão atrasar o reconhecimento do morse e se estás a escutar um operador experiente perdes uma porção de letras e é o caos, é claro que essa qualidade adquire-se com a experiência, a minha ainda é muito pouca até 12 wpm ainda apanho alguma coisa, mas isto vai-lá com o tempo.
Este tem sido o processo que estou a tentar usar, já ando mentalmente a enviar morse de alguma frases que me aparecem à frente durante o dia lolol, (tenho que ir ao médico).
-.-. --.- -.-. --.- -.. . -.-. - --..-- --..-- --..--
O morse é altamente viciante, fica aqui um vídeo de um italiano a "vibrar" com o morse com "paddle", e aumentar a velocidade, para aqueles que gostam de morse, reparem que este morse é um pouco diferente, quando ele informa a qualidade de recepção (559) ele transmite o nove -. que é a letra "N", porque? não faço a mínima ideia, e não me parece que seja erro.
YouTube - IK0YKK CW TX/RX DEMONSTRATION
cumprimentos
e já agora
YouTube - Morse Code Beats Text Messaging