Portal Chamar Táxi

alfabeto morse

Katuasvic

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2008
Gostos Recebidos
0
30 dias sim, mas pelo canal do suez. Depois da Guerra dos 7 dias, no Médio Oriente, a rota passou a ser pela costa de África. Trajecto muito mais longo. Fica o esclarecimento.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
30 dias sim, mas pelo canal do suez. Depois da Guerra dos 7 dias, no Médio Oriente, a rota passou a ser pela costa de África. Trajecto muito mais longo. Fica o esclarecimento.

OK Katuasvic, fica então o esclarecimento.
Um abração

ct1

GF Bronze
Entrou
Jan 23, 2008
Gostos Recebidos
0
Olá amigos da velha guarda e amantes do morse , li estes tópicos e acho que muitos de nós passamos pelo RTM , penso que era o único sítio onde formavam radiotelegrafistas , é que já lá vão uns 35 anos e a memória já não é o que era , e para uma colega CT que disse pq não se fala em CW , eu penso que naquele tempo o nome que eles falavam era mesmo só Morse, se não estou em erro o CW é mais linguagem de outras transmissões que não as militares , se estou enganado as minhas desculpas.
73'

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Código Morse usa-se em muito lado nomeadamente nas ajudas de radio, como por exemplo indicativos de ADF,TACAN, VOR, Comunicações HF, etc...

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Olá amigos da velha guarda e amantes do morse , li estes tópicos e acho que muitos de nós passamos pelo RTM , penso que era o único sítio onde formavam radiotelegrafistas , é que já lá vão uns 35 anos e a memória já não é o que era , e para uma colega CT que disse pq não se fala em CW , eu penso que naquele tempo o nome que eles falavam era mesmo só Morse, se não estou em erro o CW é mais linguagem de outras transmissões que não as militares , se estou enganado as minhas desculpas.
73'

Talvez haja uma diferença entre morse e cw. Sempre tenho ouvido falar em código morse. Alguém ouviu falar em código cw. Claro que não, por isso há uma diferença e essa diferença resume-se no seguinte: CW é apenas um veículo de transmissão, digamos que seja um transporte. Mais resumido ainda: CW é o transporte, o morse é o transportado, ou viajante, como lhe queiram chamar.
:Espi06:
Se alguém possuir mais conhecimentos que desmistifique...
Cumps - C.S.I.
73

Última edição:

Katuasvic

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2008
Gostos Recebidos
0
CW e o Morse

Boa noite amantes do Morse e Radiots.
No meu tempo de telegrafista nunca ouvira falar de CW, nem sabia que tinha ligação com o Morse. Despertou-me a curiosidade e fiz a pesquisa através do motor google. Afinal o CW não são pontos nem traços, mas sim uma música composta de sons curtos ou seja uma representação fonética do alfabeto morse, em vez dos pontos e traços usam os sons dits e dahs, prefiro o ti ra ra ri ou ou ti ra ra ra, como simbolo fonético, foi assim que aprendi e utilizei ao longo de quatro anos. Um abraço.
Katuasvic1:right::naodigas::naodigas:CW

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
No meu tempo de telegrafista nunca ouvira falar de CW, nem sabia que tinha ligação com o Morse. Despertou-me a curiosidade e fiz a pesquisa através do motor google. Afinal o CW não são pontos nem traços, mas sim uma música composta de sons curtos ou seja uma representação fonética do alfabeto morse, em vez dos pontos e traços usam os sons dits e dahs, prefiro o ti ra ra ri ou ou ti ra ra ra, como simbolo fonético, foi assim que aprendi e utilizei ao longo de quatro anos. Um abraço.

Igualmente pra ti, um abração amigo Katuasvic.

Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Como podes verificar, fui o 935/70.
Vê a mensagem privada que eu te mandei

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo CSI, afinal somos muitos "picapaus".
Eu devo ser o mais antigo.
Fui sargento miliciano comecei no BT e terminei em Santa Margarida com pasagem por Tancos.
Tudo isto em 58 e 59.
Lembro-me da forte adrenalina vivida durante as transmissões nas manobras anuais em que estávamos em rede com os outros países da NATO durante horas a transmitir e receber mensagens cifradas.
Tinha um camarada que era RT profissional na estação da Marconi em Vendas Novas que conseguia manipular a chave com o pé direito e transmitir com alguma velocidade.
Houve uma coisa que me ficou desta actividade de RT e que preservo ciosamente: A capacidade de abstração ao ambiente que nos rodeia que conseguimos com a concentração.
Verifico que estão todos bem treinados.
Eu nunca cheguei aos vossos calcanhares.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Cardo, nos anos 50? então és um pouco mais velho do que eu. Em 58 eu apenas tinha 5 anos. :espi28:

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Sim é verdade. Tenho 71. Ainda restamos alguns dessa altura em que fui RT.
Eu fui o único que não fui para a India porque me colocaram nas forças da NATO.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
É preciso é saúde amigo. Eu também para lá caminho e não sei se lá chego a essa idade. Era bom...
:espi28:

Katuasvic

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2008
Gostos Recebidos
0
Recordações Telegráficas...

Boa tarde CSI. Parece-me que os Radiots estão agora a saír da toca. Afinal ainda somos muitos e bons ao que parece. Para que o fórum não acabe, terás de alargar o seu conteúdo a todas as peripécias e histórias relacionadas com a nossa antiga especialidade. É uma forma de mantermos contacto.
Um Abraço,
Ex. 1º Cabo Radiot. de STM
katuasvic

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boa tarde CSI. Parece-me que os Radiots estão agora a saír da toca. Afinal ainda somos muitos e bons ao que parece. Para que o fórum não acabe, terás de alargar o seu conteúdo a todas as peripécias e histórias relacionadas com a nossa antiga especialidade. É uma forma de mantermos contacto.
Um Abraço,
Ex. 1º Cabo Radiot. de STM
katuasvic

A pouco e pouco "eles" vão aparecendo. Se não vierem mais estamos cá nós. :espi28:

karkov

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas.

Que tal os telegrafistas cá do sítio contarem aos mais novos qual era o método de ensino que foi usado para aprenderem o CW?
Sim, porque o problema da aprendizagem do CW, está no método de ensino.

Já me contaram que na guerra do ultramar toda a gente aprendia CW desde carpinteiros, pedreiros etc, enfim, todas as pessoas que nunca tiveram contacto com o CW mas que se transformaram em belíssimos telegrafistas.

73 dah dit dah

jota carlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Gostos Recebidos
0

Aqui está o segredo, ou 1 dos segredos de aprender morse, associamos um conjunto de sons a uma letra, é mais ou menos como aprender a ler com os ouvidos, ouves o som e imediatamente associas à letra e por fim à palavra, se tentamos distinguir os traços pontos e depois associar a letra o nosso cérebro não dá despacho e são 2 processos que só vão atrasar o reconhecimento do morse e se estás a escutar um operador experiente perdes uma porção de letras e é o caos, é claro que essa qualidade adquire-se com a experiência, a minha ainda é muito pouca até 12 wpm ainda apanho alguma coisa, mas isto vai-lá com o tempo.
Este tem sido o processo que estou a tentar usar, já ando mentalmente a enviar morse de alguma frases que me aparecem à frente durante o dia lolol, (tenho que ir ao médico).

-.-. --.- -.-. --.- -.. . -.-. - --..-- --..-- --..--

O morse é altamente viciante, fica aqui um vídeo de um italiano a "vibrar" com o morse com "paddle", e aumentar a velocidade, para aqueles que gostam de morse, reparem que este morse é um pouco diferente, quando ele informa a qualidade de recepção (559) ele transmite o nove -. que é a letra "N", porque? não faço a mínima ideia, e não me parece que seja erro.

YouTube - IK0YKK CW TX/RX DEMONSTRATION

cumprimentos

e já agora YouTube - Morse Code Beats Text Messaging

Última edição:

Katuasvic

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2008
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal. Aquele italiano do youtube é um barra em morse. Claro que a chave é muito mais sofisticada do que aquela que nós usavavamos nos anos 70. Também a nossa técnica era diferente, mesmo assim atrevo-me a dizer que a minha velocidade de transmissão rondava os 100 a 120 caracteres por minuto, a recepção era a mesma em cifra, em claro era mais fácil derrapar pois queria logo adivinhar a frase. Abraço

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Seria isto que querias colocar?:espi28:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas.

Que tal os telegrafistas cá do sítio contarem aos mais novos qual era o método de ensino que foi usado para aprenderem o CW?
Sim, porque o problema da aprendizagem do CW, está no método de ensino.

Já me contaram que na guerra do ultramar toda a gente aprendia CW desde carpinteiros, pedreiros etc, enfim, todas as pessoas que nunca tiveram contacto com o CW mas que se transformaram em belíssimos telegrafistas.

73 dah dit dah

O Método consta do seguinte:
Começas por ouvir e distinguir as letras e - t - n, depois de estarem decoradas, vão acrescentando mais e a pouco e pouco vais conseguindo decorar a música. Porque afinal isto trata-se de música. Tão simples quanto isso.

--... ...-- (73)

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal. Aquele italiano do youtube é um barra em morse. Claro que a chave é muito mais sofisticada do que aquela que nós usavavamos nos anos 70. Também a nossa técnica era diferente, mesmo assim atrevo-me a dizer que a minha velocidade de transmissão rondava os 100 a 120 caracteres por minuto, a recepção era a mesma em cifra, em claro era mais fácil derrapar pois queria logo adivinhar a frase. Abraço

Bom, parece que dominas bem o morse. Onde estiveste? Na Marinha? se sim, em que ano e por onde passaste?

Eu estive lá de 1970 a 1975 e passei por Cabo Verde (Estação Radionaval de São Vicente)

karkov

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas.
É isso mesmo:espi28:

Copiei e colei lá do you tube mas...não deu.

Também não reparei no logo do referido site que está aqui ao lado do sapo.

73 TU

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Não entendi a tua resposta (é isso mesmo)