Portal Chamar Táxi

Ajuda disco multimedia

xinks

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Ajuda disco multimedia, amigos alguem me sabe dizer como é que se colocam legendas nos filmes AVI, DIVX, XVID etc ao fim de filme e legendas terem sido enviados juntamente para o disco multimedia? eu faço assim:
sincronizo as legendas com o filme com o subtitle workshop, meto exactamente o mesmo nome nos dois fecheiros, se depois de fazer isto as subir para o ConvertXtoDVD o programa diz-me que o filme já tem um subtitulo externo, se abrir o filme com um programa tipo Mediaplayer Classic, VLC etc. as legendas já aparecem, mas se pegar nesse mesmo filme e o enviar para o disco multimedia, o filme rola bem mas as legendas não aparecem mesmo que carregue na tecla subtitulo do comando diz-me que o filme não tem legendas, porque será? as legendas que eu envio são no formato SRT (formato suportado pelo disco) por outro lado se meter no disco algum filme já convertido para DVD e ele tiver algum subtitulo, nesse caso as legendas já aparecem e o filme rola com legendas sem qualquer problema, alguem me sabe dizer o que devo fazer para que as legendas tambem possam aparecer nos outros formatos?
Obrigado.

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
tenta meter o filme e a legenda na mesma pasta...:espi28:

xinks

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
já fiz isso inclusivê meti o fecheiro de video com o mesmo nome que meti nas legendas SRT e o gajo não quer

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Legendas Externas, Legendas Fixas e Legendas Embutidas

Legendas Externas são as legendas que não estão "impressas" permanentemente no filme. As Legendas Fixas, claro, são aquelas legendas que foram codificadas junto com o filme e não podem ser desligadas ou removidas, a não ser com reprocessamento do filme usando filtros especiais como o MSU Subtile&Logo Remover (e ainda assim com resultado questionável).

Considere também que legendas externas são as que estão contidas em arquivos separados do arquivo do filme ou, em outras palavras: que estão fora do container do video. As legendas contidas no mesmo container que o video são Legendas Embutidas e seguem regras diferentes, sendo por isso tratadas aqui de forma diferente.

O único formato de legenda embutida compatível com AVI que é aceito pelos DivX players do mercado é o usado pelo DMF/DivX6

Formatos de legendas externas

Todos os aparelhos DivX a suportar legendas DivX reconhecem três formatos básicos de legenda: SRT, SUB e SMI. Os três são formatos baseados em arquivos de texto puro (podem ser lidos por um humano), do tipo que você encontra facilmente na internet em sites como TITLES.TO e LEGENDAZ.COM.BR e que podem ser editados facilmente com o Notepad.

Abaixo, uma descrição sucinta dos formatos, ordenada por popularidade:

Formato SRT (também conhecido como formato SubRip) - Legendas sincronizadas por tempo (00:00:00:000). A numeração sequencial obrigatória de cada legenda torna difícil a tarefa de inserir, "na munheca", textos que não estavam na legenda original (mas localizar e modificar textos é facílimo).

1
00:00:01,458 --> 00:00:02,273
você está bem?

2
00:00:05,408 --> 00:00:06,763
Sim, estou bem.

Formato SUB (também conhecido como formato MicroDVD) - Legendas sincronizadas por frames ({0000}{0000}).

{16538}{16586}Que coisa bonita.
{16616}{16664}Obrigado. Obrigado.
{16767}{16793}Conhecendo-te como te conhecemos, Jerry...

Eu prefiro evitar esse formato, porque além de ser muito dfícil de "ler" ele é dependente da framerate (quadros por segundo) do filme. Uma legenda SUB feita para um filme de 25fps (PAL) vai ficar totalmente fora de sincronismo com um filme de 23,976fps (NTSC) e vice versa.

Formato SAMI - Muito mais complexo que os anteriores, embora ainda baseado em arquivos texto. Formato desenvolvido pela Microsoft que é o menos popular de todos, por larga desvantagem.

Apesar do formato SAMI ter suporte a formatação (é o único dos três), todos os DivX players do mercado ignoram totalmente toda informação de formatação presente nos arquivos .SMI. Não fui capaz de alterar a exibição das legendas (tamanho da fonte) pela manipulação dos arquivos .SMI. E olha que eu tentei bastante.

Como no Windows o DirectVobSub se encarrega de reconhecer os formatos de legenda, não importando com que extensão você salve o arquivo, é muito comum você ver um arquivo SRT com extensão SUB e vice-versa. Mas a verdadeira aparência de cada formato é a listada acima!

Entretanto, nem todos os players DivX são tão espertos. Como regra geral, uma legenda TAL deve ter a extensão .tal ou não será lida pelo aparelho.

Infelizmente, cada aparelho usa uma "fonte" diferente para exibir essas legendas na tela. E a maioria deles usa fontes que vão de péssimas a ruins, exigindo o uso de firmwares modificados para se ter fontes realmente boas.

A figura abaixo mostra exemplos extremos. Primeiro a péssima legenda original do DVP642 e depois a "mais ou menos" legenda original do LG DK8321N. Pelo menos com a legenda do LG é possível ler o texto :)

ve aqui o resto:

DIVX - Legendas - Jefferson Ryan

:espi28:

Problemas freqüentes com legendas
tem la a esplicar

xinks

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0