Assunto: TDT
Boa Noite.
Desde já peço desculpas pelo tamanho do texto.
Já algum tempo (à cerca de 5meses, mais ou menos) que comprei um TDT na worten da marca “easy home tdt compact Ds” para testar aqui em casa a ver se estava operacional. Do que fui informada pelos técnicos da Worten apenas tinha de ligar o TDT à televisão, sintonizar os canais e funcionaria perfeitamente. Acontece que fiz o que me disseram, mas a imagem nunca funcionou direito (a imagem falhava bastantes vezes, bem como ate chegava a parar, sendo impossível ver televisão através do TDT), pelo que era preferível ver através da televisão analógica.
Falei com alguns dos meus familiares, a ver se conseguiam ver através do TDT mas o problema que encontravam era o mesmo.
Acontece que alguns dias andei à procura na internet de informação para as causas do meu problema, e encontrei aqui no fórum este “debate” que achei bastante útil e interessante.
Li todos os comentários e com alguma informação adicional percebi o funcionamento do TDT, bem como “descobri” o erro pela qual a TDT não funcionava em minha casa (suponho eu que o erro seria que tinha de desligar o sinal de VHF, ficando apenas com o sinal UHF).
Ontem durante o dia estive de volta da minha antena, desliguei o sinal VHF, ficando apenas com o sinal UHF. Depois de realizado este passo verifiquei que a televisão já dava bastante melhor, já quase não falhava, no entanto como o amplificador de mastro que tinha já era bastante velho, tinha humidade e bastante ferrugem), achei melhor comprar um novo.
Comprei este amplificador da teka
(
Vale do Paiva :: Electrodomésticos :: Frigoríficos Side by Side :: Máquinas de Lavar :: Ar Condicionado), instalei-o (o fio que vem da antena liguei-o na 1ª entrada, e o que sai na ultima, os do meio não usei - suponho que está bem ligado foi assim que me aconselharam onde o comprei) mas surgiu-me um problema.
Depois de tudo instalado, quando liguei a televisão é quase impossível ver televisão, a imagem está sempre a parar. Fui à opção “procura de canais” (opção que o TDT tem no seu menu) onde verifiquei que a intensidade do sinal varia entre 59 e 60, mas a qualidade do sinal varia entre 70 e 95 (atinge diferentes valores neste intervalo, isto de segundo a segundo). Suponho que neste momento não consigo ver televisão por este motivo, mas não sei o motivo pela qual isto está a acontecer (será oscilação da antena?), por isso e que deixo aqui o meu problema a ver se alguém me pode ajudar acerca deste assunto.
Informação adicional: tenho o amplificador de mastro abaixo da antena aproximadamente 1.30metros, do amplificador sai um fio, onde ao fim 3 metros tenho um splitter com duas saídas também da marca TEKA (
Repartidor 2 Saidas 2.4GHz Teka 290533, Preços Repartidor 2 Saidas 2.4GHz Teka 290533 - ShopMania ), e depois saiu um cabo para cada televisão, cada um com 6 metros. Não tenho nenhum alimentador. Será necessário? Sou da Zona de Braga.
Espero que me Possam ajudar.
Obrigado
José Carlos