Portal Chamar Táxi

[Ajuda] Após cair Net...

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
28
Boas,
Tenho como server cccam em dm500s com o firm gemini 4.10.
O problema aqui é que quando a net cai, a cccam já não volta
a funcionar, tendo que fazer um restart manualmente.
Haverá maneira de colmatar este problema?
Agradeço desde já
Cumpts

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Gostos Recebidos
0
A CCcam quando se reinicia a box fica activa ou tem de ser activa manualmente?

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Gostos Recebidos
0
Ámigo por norma a cccam mesmo que a net caia assim que voltar ela fica logo on pois a cccam não desactiva após queda da rede simplesmente fica tudo off (clientes e servers ) muda de imagem aposta numa mais recente e verifica se faz isso novamente , ussa a gemini 4.7 que não é mazinha isto claro se quiseres continuar com a gemini .

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
28
Boas,
Quando se reinicia a dm, a cccam faz restart...mas o problema ñ é aqui.
É mesmo quando a net cai, lá fica o server cccam off, tenho que manualmente
com o dcc fazer restart.
Mas o amigo meumeu deve ter razão, se meter uma gemini mais recente (4.70)
deve resolver o problema.
Obrg
Cumpts

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Gostos Recebidos
0
Sim amigo faz isso , realmente não é normal ela reagir assim , como ja disse o facto de a net cair não devia bloquear ,mete o server off mas assim que a net voltar ela por si mesmo fica normal (on).

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
28
Boas,
Até agora, desde que meti a gemini 4.70, ainda não houve problema algum,
pode ser que se aguente assim.
Cumpts

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas,
Até agora, desde que meti a gemini 4.70, ainda não houve problema algum,
pode ser que se aguente assim.
Cumpts

Normalmente deve manter ok , pois não era normal fazer isso .

k19

GF Ouro
Entrou
Abr 25, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá a todos

podiam explicar porque "caí a net" !......

não me parece normal haver muitas quebras de internet

:espi28:

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Gostos Recebidos
0
Á pois realmente podes andar a procura do problema onde não á pois pode ser problema da net e não da dream .

k19

GF Ouro
Entrou
Abr 25, 2007
Gostos Recebidos
0
Á pois realmente podes andar a procura do problema onde não á pois pode ser problema da net e não da dream .

se houver trafego excessivo o router crasha e a net cai, penso eu de que!...

por vezes nem arranca o emulador ou fica vários minutos a tentar ligar todos os peers.

se for o caso é melhor reduzir o numero de ligações ou arranjar uma net melhor (e sem partilhas de internet)

Última edição:

Xgolds

GF Prata
Entrou
Jan 7, 2010
Gostos Recebidos
0
Espero que o companheiro B@eta tenha resolvido o problema.
Mas se não resolveu, o problema estará na configuração do router. Nada como verificar se no router está activo este campo DNS Relay, ou algo do género, dependendo do modelo do router.
Quedas da Net há muitas sim senhor. Porquê?
Depende das distâncias que estamos da central de distribuição. Depende dos routers, uma vez que uns aguentam mais ou melhor do que outros os baixos valores de SNR.
Há routers que com valores inferiores a 10 db de SNR, quer seja no down ou no up, já provocam perda de sincronismo.
Não adianta ter 12 ou 24 mega contratados, se nos chegam a casa 6 megas rasoaveis com SNRs muito baixos. É preferivel pedir ao operador para estabilizar a linha para 4 megas e termos estabilidade sempre sem quedas.
Hoje em dia, as coisas evoluiram bastante, e quer uma DM500Hd ou DM8000 suportam qualquer número de linhas, sejam elas 50 ou 100, sem a box ficar a pensar no fim do reboot.

Cumpts

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
28
Espero que o companheiro B@eta tenha resolvido o problema.
Mas se não resolveu, o problema estará na configuração do router. Nada como verificar se no router está activo este campo DNS Relay, ou algo do género, dependendo do modelo do router.
Quedas da Net há muitas sim senhor. Porquê?
Depende das distâncias que estamos da central de distribuição. Depende dos routers, uma vez que uns aguentam mais ou melhor do que outros os baixos valores de SNR.
Há routers que com valores inferiores a 10 db de SNR, quer seja no down ou no up, já provocam perda de sincronismo.
Não adianta ter 12 ou 24 mega contratados, se nos chegam a casa 6 megas rasoaveis com SNRs muito baixos. É preferivel pedir ao operador para estabilizar a linha para 4 megas e termos estabilidade sempre sem quedas.
Hoje em dia, as coisas evoluiram bastante, e quer uma DM500Hd ou DM8000 suportam qualquer número de linhas, sejam elas 50 ou 100, sem a box ficar a pensar no fim do reboot.

Cumpts

Boas,
Já tive a ver se tinha a opção DNS Relay no router e não tem.
Na realidade após uma quebra de net, nem sempre a cccam volta
a si...umas vezes fica a funcionar (sobe) e outras não.
Mas sendo assim penso que seja pelo nº de clines!!!???
Por causa da net, não sei se será, faço sempre testes de adsl e chega-me
sempre 6mb, por isso penso estar estabilizada.
Cumpts

Xgolds

GF Prata
Entrou
Jan 7, 2010
Gostos Recebidos
0
Bom dia
Penso que o número de linhas não tem influência, até porque o sistema do carlos silva, mesmo com muitas linhas consome apenas alguns "Kapas" nunca "Megas".
Não sei qual é router em causa, mas o problema estará nas configs do router, uma vez que quanto a net cai, não está a atribuir comunicação á box novamente.
Quanto ao facto de ter 6 mega nas medições, que adianta isso se a nossa linha telefónica física para os trazer até ao nosso router se esgana toda, e ao mínimo abanão lá cai a net.
Convinha ver nas estatisticas do router quais os valores de SNR (Signal-to-noise ratio) para o downlod e para o upload, pricipalmente nas horas mais críticas que é entre as 19 e as 22,30 altura em que estes valores descem um pouco devido a ser um periodo de hora de ponta.
Como já disse quanto maior velocidade contratada menores são estes valores, e quando descem abaixo dos 10 db (decibeis) temos quedas de net na maior parte dos routers.
Outra coisa a considerar é a actulização do dns no router, funciona muito melhor do que o inadyn na box.

Cumpts

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
28
Boas,
O router é um Cisco (linksys) WAG120N, e este até é muito fácil nas configurações,
se alguém me der umas dicas, ou até mesmo o amigo Xgolds, como meter o dito a funcionar com melhor desempenho, agradeço.
Quanto ao dns está a actualizar no mesmo.
Cumpts

M@K

GF Ouro
Entrou
Jan 15, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas,
O router é um Cisco (linksys) WAG120N, e este até é muito fácil nas configurações,
se alguém me der umas dicas, ou até mesmo o amigo Xgolds, como meter o dito a funcionar com melhor desempenho, agradeço.
Cumpts

já tentas-t ver se tens alguma actualizaçao para esse router ????

tens aki a ultima versao Firmware_ver.1.00.06 , pode ser k resulte :espi28:.

já tive esse router com o ultimo firm e funcionava 5*.

abraço

Xgolds

GF Prata
Entrou
Jan 7, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas,
Cumpts

Amigo não conheço bem esse router, por isso não poderei dar grande ajuda, mas deve andar aí uma niquice menos bem na parte do DHCP ou perto dessa área.
Pelo que dizes, achas que estará tudo bem configurado, e não duvido disso, e actulizar o soft como já foi dito aqui por outro colega pode resolver.
No entanto mesmo com o router bem configurado, não resolves os problemas de quedas da net. A maneira de eliminar essas quedas é ligar ao operador, reclamar das perdas de sincronismo adsl, e pedir para estabilizarem a linha. Depois disso vais perder alguma velocidade contratada, mas ganhar mais alguns decibeis no SNR que te darão estalibidade total na linha.

Cumpts

k19

GF Ouro
Entrou
Abr 25, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigos

Quando alertei para este assunto neste tópico foi no sentido de pensar que o problema estaria em algo deste genero e não na dreambox (o amigo b@eta pode fazer um teste metendo menos linhas activas).

Penso que o amigo xgolds será uma das pessoas mais indicadas para ajudar, pois pouco percebo de routers.

Mas posso partilhar a minha experiência no assunto (embora possa não ter uma boa solução):

- Onde vivo tenho acesso a 2 ligações de internet por cabo (não estão ligadas por wirless)

--- 1ª Net Sapo 24 Mb download 1024kb de upload (mede-se 19Mb e 800kb) (esta net é partilhada por várias fracções do edifício, mas utilizada com muito bom senso) - pelo facto de estar partilhada e ter vários swichs e retransmissores perde largura de banda (espero não estar a dizer asneiras). Quando passei as +/- 30 clines, neste caso não crasha mas a dream fica meio maluca e demora muitos minutos a ligar os peers (ou deixa mesmo alguns por ligar).

--- 2ª net Sapo 8 Mb download 1024 kb upload (mede-se 7Mb e 800kb) exclusivamente minha, neste caso não tenho qualquer problema (já tive 70 clines e nada se passava, podia continuar a aumentar que ligava todos os peers em cerca de 30 segundos).

Como disse estou pouco à vontade para falar de routers e nets (como se costuma dizer vou-me desenrascando mal). Mas neste 2º caso não noto qualquer quebra de net (embora tal possa existir) pelo que sempre pensei que fosse a "largura de banda". Ou o que falo de "largura de banda" será o snr que fala o amigo xgolds??

Última edição: