- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,103
- Gostos Recebidos
- 1,166
Apesar de parecerem aparentemente inofensivos, por serem aracnídeos microscópios, os ácaros são os principais impulsionadores dos sintomas das doenças das vias respiratórias nas épocas mais húmidas.
Não deixam marcas no corpo como percevejos ou outros insetos, mas são capazes de o deixar de cama, com comichão nos olhos e com sintomas semelhantes aos de uma gripe, mas que o vão fazer sentir derrotado.
Se tem problemas respiratórios, crises de asma ou alergias respiratórias, como rinite previna-se deste flagelo.
Os especialistas de limpeza da The Spruce começam por alertar que esta praga costuma a sua presença em locais como colchões, tapetes, almofadas, sofás, e até em bonecos de peluche. No fundo, procuram locais onde encontram as condições de calor e humidade reunidas.
Como se pode reduzir a presença ácaros?
Mude a cama com frequência
Se acha a sua cama quente e aconchegante, não pense que é o único. Uma família de ácaros, provavelmente, poderá estar a usufruir desse mesmo conforto. Para evitar que isso aconteça opte por trocar e lavar a roupa de cama com frequência.
Congele!
Sim, leu bem. Os itens que não podem ser lavados devem ser colocados num saco plástico e posteriormente deve congelá-los, pelo menos durante 24 horas para matar os ácaros. Se tiver crianças aplique este método a bonecos de peluche, especialistas sublinham que vai notar melhorias drásticas na saúde respiratória das crianças.
Remova tapetes e "alcatifas de parede a parede"
Dada a dificuldade para limpar este tipo de superfícies, se se quiser livrar do maior número possível de ácaros, geralmente, o melhor é optar por remover tapetes e tapetes estilo carpete de parede a parede. Os especialistas recomendam substituir este tipo de tapetes por madeira, azulejo ou vinil que possa ser esfregado diariamente.
Aspire com frequência
Aspire sempre que conseguir, idealmente diariamente e, se possível, a vapor quente.
Reduza a humidade em casa
Os ácaros adoram humidade.
Experimente reduzir os níveis de humidade através de um desumidificador e abrindo janelas em dias secos e ventosos.
Se já testou estas técnicas e os sintomas persistem, opte por consultar um profissional de saúde.
IN:NM
