Portal Chamar Táxi

A Caverna do Dragão - Portooooo!

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152

KELVIN AOS 92': Vítor Pereira recorda o golo dramático do FC Porto



 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152
MEPDZ2E_o.jpg
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152

SÉRGIO CONCEIÇÃO liga em direto para o FUTEBOL TOTAL​


 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
FC Porto reforça parceria com Federação da Guiné-Bissau

Comitiva da Federação de Futebol da Guiné-Bissau esteve esta segunda-feira no Estádio do Dragão. Foto: FC Porto

FC Porto reforça parceria com Federação da Guiné-Bissau

Pinto da Costa foi o anfitrião da visita que decorreu na manhã desta segunda-feira e onde esteve incluído Ivanildo, antigo jogador dos dragões e atual team manager da seleção guineense
O FC Porto e a Federação de Futebol Guiné-Bissau reforçaram, na manhã desta segunda-feira, as parcerias já existentes entre as duas instituições.
A reunião, que decorreu no Estádio do Dragão, teve, naturalmente, Jorge Nuno Pinto da Costa como anfitrião, sendo que a comitiva da federação guineense foi liderada pelo presidente, Carlos Alberto Teixeira. Quem também marcou presença na cerimónia foi Ivanildo, antigo jogador do FC Porto e que atualmente desempenha as funções de team manager da referida seleção africana.
955743b3-bd6a-49ab-be5b-dad08b626a1a.jpg


Ivanildo, à direita da fila de baixo, fez toda a sua formação no FC Porto antes de chegar à equipa principal. Foto: Facebook Ivanildo
«Foi uma satisfação muito grande receber a delegação da Guiné-Bissau, chefiada pelo presidente da Federação. Temos tradicionalmente muito boas relações e vários intercâmbios, estamos interessados em reforçar essa parceria, e foi um prazer, no meio desta comitiva, poder rever um antigo jogador nosso, o Ivanildo, que de certeza vai fazer um bom trabalho no futebol guineense porque foi sempre um rapaz com muito valor. Desejo a todos e a ele em especial as maiores felicidades e o presidente sabe que estamos ao dispor para tudo o que precisarem de nós. Já trocámos impressões de forma a que treinadores guineenses venham estagiar aqui no FC Porto. Estamos sempre dispostos a ajudar para que o futebol da Guiné-Bissau seja cada vez melhor», assinalou Pinto da Costa, citado pelos meios de comunicação oficiais dos dragões.
«Quero agradecer ao senhor presidente do FC Porto pela amabilidade de me receber. Esta visita é uma referência porque sabemos que muitos jogadores da Guiné-Bissau passaram pelo FC Porto e muitos outros ainda estão cá, por isso temos que criar pontes e sinergias entre o futebol da Guiné-Bissau e o FC Porto. Sabemos que o presidente do FC Porto é uma referência, uma pessoa que nos habituou de uma forma muito convicta a defender a sua condição de conseguir projetor o clube a este nível. Por isso, queremos que o FC Porto seja também uma referência na Guiné-Bissau. Estamos cá para conversar e para levar daqui a experiência deste grande clube e do seu presidente. Saí do Museu arrepiado, é algo nunca visto, mais uma vez enalteço a capacidade de liderança do senhor presidente por ter um Museu tão rico, vasto e com um significado muito importante. Também é uma lição, aprendi muitas coisas aqui. Parabéns ao FC Porto pela dinâmica que está a imprimir», declarou, por sua vez, Carlos Alberto Teixeira.
 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
Martim Fernandes após a estreia pelo FC Porto: «Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar»

Martim Fernandes

Martim Fernandes após a estreia pelo FC Porto: «Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar»


«Estrear-me pela equipa principal do FC Porto é o sonho de qualquer miúdo portista», diz
Com apenas 17 anos, Martim Fernandes fez sexta-feira a sua estreia pela equipa principal do FC Porto, entrando aos 74 minutos frente ao Vilar de Perdizes, em Chaves, numa altura em que a equipa já vencia por 2-0 para a Taça de Portugal. Nesta época, o lateral direito, internacional por Portugal em vários escalões de formação, já realizara sete jogos pela equipa ‘B’ dos dragões na Liga 2 e outros dois na Youth League.
«Estrear-me pela equipa principal do FC Porto é o sonho de qualquer miúdo portista ou que esteja no mundo do futebol. Não tenho palavras para descrever este momento, foi incrível», disse ao Porto Canal.
Vilar de Perdizes
0 : 2
FIM
FC Porto
«Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar-me e é sempre importante ter ao nosso lado os adeptos», completou.
O jovem jogador deixou ainda uma mensagem nas redes sociais dos dragões:

O treinador Sérgio Conceição falou da estreia de Martim e também de outro jovem da equipa B, João Mendes: «Fazem parte do plantel profissional do FC Porto. A equipa principal e a equipa B estão em constante comunicação. O Martim e o João treinaram já muitas vezes com a equipa principal, têm treinado esta última semana todos os dias. São dois jogadores jovens com quem contamos para o futuro.»
 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
«FC Porto é reconhecido a nível mundial»

A estreia de Alan Varela no FC Porto. Foto: instragam @fcporto

«FC Porto é reconhecido a nível mundial»


Alan Varela está totalmente integrado na grandeza dos dragões. A forma como foi recebido e o apoio da família na base da felicidade. Sonho da Champions é construído «passo a passo».
Dois meses de pura felicidade. Assim têm sido os últimos tempos de Alan Varela, os primeiros de dragão ao peito. Esse mesmo sentimento foi transmitido pelo jogador numa entrevista dada à Eleven Sports/DAZN Portugal, por ocasião da antevisão de mais uma ronda da Liga dos Campeões, que, desta feita, vai levar o FC Porto à Bélgica, para defrontar o Antuérpia, em partida referente à 3.ª jornada do Grupo H e que vai realizar-se na próxima quarta-feira (20 horas).
Alan Varela
Alan Varela FC Porto FC PORTO
«O FC Porto é muito reconhecido a nível mundial. A sua história é muito grande. Espero continuar a contribuir com um grãozinho de areia, jogo a jogo e em cada treino, para o melhor da equipa».
E para que as primeiras impressões tenham um selo tão positivo em muito contribuiu a receção de que Varela foi alvo. Desde que chegou à Invicta, assume o médio sul-americano, o tratamento que recebeu fê-lo sentir-se praticamente em casa. Algo que, de resto, ajuda a minimizar as saudades da família. Que, mesmo à distância, continua a ser um tremendo polo de apoio, confessa o jogador. «Sinto-me muito bem, muito confortável. As pessoas do clube tratam-me muito bem e os meus companheiros de equipa também. Estou extremamente contente por estar cá. A família, na Argentina, continua a transmitir-me todo o apoio para que eu possa estar bem e dar o meu melhor.»
Às portas de mais um encontro da melhor prova de competições da Europa, Alan Varela, que deve voltar a figurar nas opções iniciais de Sérgio Conceição – ficou de fora dos eleitos na partida frente ao Vilar de Perdizes, na passada sexta-feira, para a Taça de Portugal -, mostra-se confiante no sucesso portista. Até porque, ressalva, a derrota (0-1) com o Barcelona, na ronda anterior da Champions, ainda está ‘atravessada’ na garganta: «O desafio com o Barcelona foi muito duro. Especialmente pela derrota. O mínimo detalhe fez com que caísse para o lado deles, mas merecíamos um pouco mais.»

Antuérpia é mais uma etapa

Sem entrar em grandes detalhes sobre a deslocação à Bélgica e o confronto com o Antuérpia, Alan Varela abordou, ainda assim, a Liga dos Campeões no seu todo. Num panorama generalizado. E quando desafiado a falar de uma hipotética presença do FC Porto na final da prova, o argentino não excluiu esse cenário. Embora tenha demonstrado total clareza de análise.
«É a Champions, competição onde estão as melhores equipas da Europa. Não vai ser fácil, mas com o plantel que temos e a garra que colocamos em cada jogo, oxalá possamos passar [a fase de grupos]. Chegar à final? É preciso ir passo a passo e continuar a trabalhar diariamente para chegar a esse objetivo».
Sendo que, acrescentou ainda o jovem médio azul (azul de FC Porto e azul de Argentina), a possibilidade de jogar nesta montra europeia e num recinto com a dimensão do anfiteatro portista estiveram também na génese da decisão do jogador em rumar aos dragões. «A vontade de jogar pelo FC Porto e sentir a experiência do Estádio do Dragão era imensa, tal como o sonho de jogar da Liga dos Campeões», concluiu.

E porque dragão até rima com seleção…

Com apenas 22 anos e um percurso que tem vindo a ser realizado numa trajetória ascendente, é perfeitamente legítimo que Alan Varela tenha no horizonte o sonho de representar a seleção do seu país.
Nesta entrevista à Eleven Sports/DAZN Portugal, o médio sul-americano do FC Porto não esconde que a transferência para o FC Porto pode ter sido o passo decisivo para que, num futuro próximo, esse objetivo possa ser cumprido.
«Se posso estar mais perto de chegar à seleção? Penso que sim. Podemos dizer que há muito nível aqui na Europa. É óbvio que dei um grande passo na minha carreira, o FC Porto é um clube grande. Sinto que tenho de continuar a fazer o que tinha vindo a fazer no Boca Juniors, talvez até um pouco mais, para que um dia possa estar na seleção da Argentina».
Desafiado a comentar a diferença entre a Taça dos Libertadores e a Liga dos Campeões, o sul-americano foi claro: «São competições algo parecidas. Talvez aqui [na Europa] seja mais dinâmico, joga-se mais. Na América do Sul há mais paragens, muita fricção nos jogos. Essa é a diferença.»
Recorde-se que, apesar da juventude, Alan Varela transformou-se num dos elementos mais importantes do Boca Juniors nos últimos anos, tendo contabilizado, entre 2020 e 2023, nada mais nada menos do que 110 jogos (dois golos e quatro assistências) pelo emblema de Buenos Aires.
Os números e as exibições de Varela levaram o FC Porto a avançar em força para a sua contratação. Os dragões pagaram 8 milhões pela transferência (mais três mediante determinados objetivos), sendo que o Boca Juniors salvaguardou ainda 20 por cento de mais-valias numa transferência futura. De gigante para gigante até à seleção?...
 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
«Evanílson? Está disponível para ajudar a equipa. É esse o espírito de todos os jogadores»

O momento de Evanílson foi sublinhado por Conceição, mas, ainda assim, o técnico portista preferiu valorizar o coletivo

«Evanílson? Está disponível para ajudar a equipa. É esse o espírito de todos os jogadores»


Sérgio Conceição elogiou o momento vivido pelo avançado brasileiro na partida com o Antuérpia, mas reforçou a ideia que o mais importante é sempre o sucesso coletivo
Evanilson, com três golos marcados, foi o grande destaque da goleada imposta pelo FC Porto ao Antuérpia, a meio da semana, para a Liga dos Campeões.
Royal Antwerp
1 : 4
FIM
FC Porto
Na conferência de Imprensa deste sábado, Sérgio Conceição demonstrou a sua satisfação pela prestação do avançado brasileiro, mas, ainda assim, reforçou a ideia que tanto tem vincado ao longo dos anos que o mais importante é sempre o sucesso coletivo.
«O Evanílson está disponível e é mais um elemento do grupo de trabalho que está pronto para dar o seu contributo à equipa. Esse é o espírito do plantel. Claro que é sempre bom um avançado fazer golos, ainda para mais na melhor prova do mundo, mas mais importante é a equipa ter ganho e ter feito uma segunda parte fantástica. Porque para ele fazer golos alguém teve de o assistir e antes dessa assistência a bola passou por outros jogadores. Claro que três golos lhe deram mediatismo e todos nós ficamos felizes pelo Evanílson. Mas, sinceramente, fico ainda mais feliz pela equipa».
Recorde-se, a propósito, que a qualidade da exibição de Evanílson na Bélgica deu ao número 30 dos dragões o prémio de melhor jogador da semana da Liga dos Campeões.
Evanilson eleito melhor jogador da terceira jornada da Champions

Evanilson eleito melhor jogador da terceira jornada da Champions

Avançado fez hat-trick na goleada do FC Porto diante do Antuérpia, na terça-feira
 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
Derradeiro treino dos dragões confirmou meia dúzia de baixas (e lesão de Galeno) para a deslocação a Vizela

Galeno não vai poder dar o seu contributo à equipa da deslocação ao reduto do Vizela. Foto: IMAGO

Derradeiro treino dos dragões confirmou meia dúzia de baixas (e lesão de Galeno) para a deslocação a Vizela


Galeno e Wendell juntam-se a Iván Marcano, Zaidu, Gabriel Veron e Iván Jaime no lote dos lesionados
Tal como Sérgio Conceição anunciara na conferência de Imprensa desta manhã, Galeno está fora das opções para o embate diante do Vizela, agendado para este domingo à noite.
Sérgio Conceição revela mais uma baixa para o jogo com o Vizela

Sérgio Conceição revela mais uma baixa para o jogo com o Vizela

Treinador fez a antevisão ao encontro da nona jornada da Liga
De acordo com o boletim clínico emitido este sábado pelo FC Porto, o extremo luso-brasileiro está a contas com uma lesão muscular na coxa esquerda e, como tal, é baixa garantida para a partida da 9.ª jornada da Liga.
Vizela
20:30
FC Porto
Na mesma nota, acrescente-se, pode também ler-se que Wendell, Marcano, Zaidu, Gabriel Veron e Iván Jaime continuam aos cuidados do departamento médico dos azuis e brancos, pelo que nenhum constará das escolhas do técnico portista para a viagem ao Minho.
 

men1

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Mai 8, 2007
Mensagens
5,563
Gostos Recebidos
190
Vitória justa e saborosa do FC Porto

Eustaquio marca segundo golo do FC Porto em Vizela (Foto: JOSE COELHO/LUSA)

O MISTER DE A BOLA Vitória justa e saborosa do FC Porto


Vítor Vinha analisa a vitória do FC Porto em Vizela
1. Plano de ataque
O Porto iniciou o jogo ao ataque, assente num sistema de jogo em 1x4x4x2, faminto por resolver rapidamente o desafio. Vizela, anfitrião, não surpreendeu no onze, nem no habitual 1x4x3x3. A construção ficou a cargo dos centrais Pepe e David Carmo que procuraram ligar com os médios Alan Varela e Eustáquio, ou então com Pepê e Taremi, que trabalharam mais à frente, entrelinhas, em zonas interiores. Desta forma, o Porto Nnha vantagem no miolo: 4 vs 3. O goleador “europeu” Evanilson fixou os centrais do Vizela, realizando constantes movimentos à profundidade. O endiabrado Francisco Conceição, do lado direito, e João Mário do lado esquerdo, deram largura e criaNvidade ao ataque. Jorge Sanchez auxiliou a construção e o equilíbrio de jogo: na grande parte das vezes em que a bola chegou a Francisco Conceição, iniciou movimentos de rotura entre central e lateral (underlap), para receber, depois, o esférico mais à frente, e cruzar ou isolar, ainda mais, Conceição no 1x1 ofensivo.
2. Dominar para depois gerir
Agressivo e compeNNvo, rapidamente o Porto mostrou ao que ia. Conceição, numa iniciaNva individual, deu os primeiros sinais, com um remate cruzado ao lado. Circulando bem a bola, tanto em largura como em profundidade, o primeiro golo surgiu naturalmente. Taremi converteu penalty sobre Evanilson. Pouco tempo depois, remate ao poste por Conceição. Pepê e Taremi procuraram bem os espaços entrelinhas, tanto a receber a bola no pé para depois acelerar, ou com movimentos à profundidade intra linha defensiva do Vizela. Numa destas iniciaNvas, Evanilson desperdiçou o segundo. O FC Porto conNnuou a carregar, mas foi após uma recuperação de bola alta, imagem de marca da equipa de Sérgio Conceição, que Eustáquio fez um belo golo. 2-0 ao intervalo. Na segunda parte, geriu o jogo. Não correu riscos e, salvo remate de Samu por cima, não senNu a sua baliza ameaçada.
3. De menos a pouco mais
No início, o Vizela não teve argumentos para contrariar o caudal ofensivo adversário. Não conseguiu pressionar e, quando teve a bola, não ligou o seu jogo. Na sequência de um canto, Nuno Moreira rematou ao poste. Na segunda parte, dispôs da melhor oportunidade para marcar. Perda de bola de David Carmo em zona proibida e, Samu, perante Diogo Costa, rematou por cima.
4. A Figura
Francisco Conceição não foi autor de qualquer golo, mas foi um quebra cabeças para a linha defensiva adversária. Assumiu inúmeras iniciaNvas ofensivas, com momentos incisivos, rematou ao poste e fez uma exibição que reclama por mais minutos.Pepe liderou a equipa do FC Porto em mais uma vitória. Nem parece a idade que tem. Exibição imaculada do central azul e branco a defender, sempre extremamente seguro e com uma leitura perfeita dos lances. Os jovens centrais que aprendam, pois, Pepe, infelizmente, não irá durar para sempre.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152
Caminhos da História- Estádio do Dragão: 20 anos


 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152

⏰ Beat the Clock com Cláudio Ramos 🐉



 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
7,055
Gostos Recebidos
152

Entrevista de Pinto da Costa sobre o momento conturbado do FC Porto​



 
Topo