- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,095
- Gostos Recebidos
- 1,214
O chá verde é uma bebida muito popular devido aos inúmeros benefícios que traz para a saúde. Segundo o website Health, esta planta está associada à melhoria da saúde cardiovascular. Há, inclusive, estudos que mostram que pode ajudar a reduzir a pressão arterial, no entanto, o seu consumo em excesso podem também causar efeitos indesejados.
Como é que o chá verde reduz a pressão arterial?
A pressão arterial, segundo o website do Hospital da Luz, é a força que o sangue exerce sobre a parede das artérias. Ora, quando essa pressão é exercida durante muito tempo poderá causar danos nos órgãos, aumentando o risco de doenças cardíacas, AVC e outras complicações. Este quadro clínico designa-se como hipertensão arterial, também conhecida como tensão alta.
O chá verde é benéfico porque contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar o corpo a relaxar os vasos sanguíneos com mais facilidade. Isso permite um melhor fluxo sanguíneo e, consequentemente, a redução da pressão arterial.
Esta bebida também contém compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação e o stress oxidativo, um estado em que o corpo produz substâncias que danificam as células - os radicais livres.
Um estudo realizado este ano concluiu que suplementos de chá verde podem levar a pequenas reduções - embora que significativas - na pressão arterial. Um outro estudo, de 2022, apurou que as pessoas que bebiam chá verde apresentavam um risco menor de morte por doenças cardíacas.
Ora, embora os componentes antioxidantes e anti-inflamatórios do chá verde possam contribuir para a manutenção de uma pressão arterial saudável, é importante sublinhar que esta planta não funciona como um medicamento.
Ainda assim, quantidades moderadas combinadas com exercício físico, uma alimentação saudável e pouco consumo de sal podem trazer grandes benefícios.
IN:NM
