Portal Chamar Táxi

Video-Mundial de Ralis começa cheio de incidentes

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chris Atkinson arrancou poste de electricidade
O primeiro dia do Rali da Irlanda terminou como muitos outros nos últimos anos, mas a verdade é que acção foi coisa que não faltou. Logo a abrir, Mikko Hirvonen aterrou mal de um salto e viu os faróis suplementares do seu Ford Focus WRC saltarem, mas ficando presos ao carro, passando boa parte da classificativa a apontar para todo o lado- inclusivé para o piloto - menos para onde deviam. O finlandês acabou por desligá-los, mas foi suficiente para perder muito tempo.

A primeira especial foi algo estranha já que a escolha de pneus foi determinante, e Jari-Mari Latvala foi, entre os homens da frente, dos poucos que acertou em cheio. Deu "só" 30 segundos à concorrência mais directa, mas seria Sol de pouca dura. Pouco depois cometeu novo erro, agora nas estreitas estradas irlandesas, e abandonou, já que a suspensão ficou gravemente afectada. O piloto finlandês continua a ter tanto de rápido como pouco consistente. A expressão dele após o abandono dizia tudo.

Com isto tuo, o novo Proton Satria S2000 foi terceiro na primeira especial da prova, enquanto Loeb não foi além da sétima posição. É a melhor forma de perceber a quão "estranha" foi a primeira especial.

Chris Atkinson "eléctrico"

O azar de Chris Atkinson começou cedo. Na sua estreia ocmpetitiva com o Citroen C4 WRC, o piloto australiano começou por ver o capot do seu carro soltar-se e partir o pára brisas. Com a chuva que caía, ter o pára-brisas estilhaçado não é propriamente agradável. Mas não foi por isso que o ex-piloto da Subaru cometeu um erro de principiante, na quinta especial, ao fazer um longo pião, batendo de lado, violentamente, num poste de electricidade, arrancando-o. O carro não ficou muito estragado, mas Stéphane Prevot apanhou um valente susto, pois a batida foi do seu lado.

Aava de fora

Mas para os lados da Ford as coisas não estavam melhores! Depois de passar pela liderança, após a desistência de Latvala, Urmo Aava "perdeu" a traseira do Focus WRC numa curva, e caiu para uma vala. Os espectadores ajudaram a recolocar o carro na estrada, mas o tempo perdido foi tanto, que mais valia não cumprir o percurso e desistir. Assim só viu acrescentados mais 5 minutos ao seu tempo, enquanto se continuasse em estrada era desclassificado por excesso de penalização. São as incongruências dos ralis actuais.

Sébastien Ogier realizou um rali muito cauteloso, e já é sexto classificado, enquanto o terceiro piloto da equipa oficial da Ford, Kalid Al-Qassimi, bateu numa árvore, dando mais uma despesa aos recheados cofres de Abu Dhabi. Nada que os incomode muito.

O dia terminou bastante mais cedo que o previsto, já que as duas derradeiras especiais foram anuladas devido ao mau tempo, o que permitiu a Mikko Hirvonen, por exemplo, confessar que talvez ainda desse para ir beber uma Guiness...


AS
 
Topo