- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,086
- Gostos Recebidos
- 1,238
Uma mulher grávida de 37 semanas deu à luz em casa, na manhã de segunda-feira, com a assistência telefónica de uma médica coordenadora do Centro de Informação e Coordenação de Emergências (CICU) do governo valenciano, em Espanha.
O parto deu-se pelas 8h00 (hora local), sendo que tanto a mulher como o recém-nascido estão bem, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol, citado pela agência EFE.
Após receber o pedido de socorro por parte do companheiro da mulher, o serviço de emergências mobilizou uma ambulância. Uma médica coordenadora contactou o homem, que a informou que a mulher tinha rompido as águas e que as contrações tinham passado de cinco para três minutos.
Nessa linha, a profissional de saúde pediu-lhe que ajudasse a grávida a deitar-se e a colocar-se na posição de parto, assim como que fosse buscar várias toalhas.
O homem apercebeu-se, depois, que a cabeça do bebé estava visível, razão pela qual a médica apelou a que, na próxima contração, a mulher fizesse força.
A mulher deu à luz ao segundo filho em poucos minutos e, seguindo as instruções fornecidas pela profissional de saúde, fez também contacto pele a pele de imediato.
Quando a equipa médica chegou ao local, a mãe e o recém-nascido foram avaliados e transportados para uma unidade hospitalar.
IN:NM
