Portal Chamar Táxi

Tripela, nome de novo desporto

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Tripela é o nome que designa uma nova modalidade, «inventada» por Rui Matos, que articula o uso dos pés e das mãos. O professor de Educação Física, antigo jogador de futebol nos juniores da Naval e treinador de andebol no U. Leiria, afirma que o nome escolhido é propositadamente semelhante à trivela, mas acresce o facto de o jogo ter «três momentos fulcrais: recepção, largar e pontapear».

O primeiro jogo oficial disputa-se, sábado, entre a equipa de andebol da Juventude Desportiva de Lis e a de futebol do Núcleo Sportinguista de Leiria.

Rui Matos destaca a dinâmica do jogo como ponto forte. «O contacto físico é praticamente inexistente, já que enquanto o jogador não completar a tal tripela, ninguém o pode impedir», adiantou Rui Matos, em declarações à Lusa.

O jogo mistura conceitos de andebol e futsal, é disputado em pavilhão com cinco jogadores em campo e não existe a figura do guarda-redes. A partida divide-se em duas partes de 30 minutos. O «joker» é a figura novidade e designa um jogador especial que tem direito a privilégios, como é o caso dos golos mais valiosos.

A regra geral diz que se uma equipa vence a primeira parte e o segundo tempo é dominado pela equipa oposta, segue-se desempate por grandes penalidades.
"MF"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Tripela: Nova modalidade procura espaço

COLÓQUIO DEBATE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE




Modalidades como o andebol ou o basquetebol já entraram de tal modo nas nossas vidas que ninguém se lembra de quem as criou e onde se iniciou a sua prática. Mas em Leiria há quem se tenha dado ao trabalho de inventar uma nova prática desportiva. Um ano depois da sua apresentação oficial, a tripela, uma mistura de andebol e futsal, luta por se afirmar como modalidade e todas as ações de formação e informação são preciosas para a divulgar. Foi com esse intuito que Rui Matos, o criador do jogo, organizou um colóquio denominado "Tripela - Inovação e Criatividade no Desporto", que terá lugar amanhã em Leiria.

O professor do Instituto Politécnico de Leiria deseja introduzir a prática daquela modalidade nas escolas, através da Educação Física, e do desporto escolar, mas a prazo antevê que a tripela "seja um desporto federado e tenha uma prática livre" pelas pessoas, como os outros desportos já implantados.

O esforço de divulgação da tripela tem levado Rui Matos a percorrer muitos quilómetros pelas escolas, mas também no estrangeiro. "Já fizemos apresentações na Corunha e na Turquia e, lá como cá, a aceitação foi muito boa", esclarece o docente, que vai aproveitar as etapas de Leiria do circuito nacional de andebol de praia para alargar a difusão da tripela.
Autor: JOAQUIM PAULO
 
Topo