- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,986
- Gostos Recebidos
- 1,093

"A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de manter o foco, regular impulsos e gerir a hiperatividade", revelou a psicóloga Cátia Silva num artigo de opinião publicado em Lifestyle ao Minuto.
"Trata-se de uma condição crónica, que pode persistir ao longo da vida, impactando não só a infância, mas também a idade adulta, podendo interferir no desempenho profissional, nas relações interpessoais e na rotina diária", continua. Muitos acabam por associar esta condição a crianças, mas a verdade é que existem cada vez mais adultos diagnosticados e sinais que se podem verificar durante o sono.
O agregador de blogues HuffPost falou com vários especialistas para perceber os hábitos de alerta que podem surgir durante o sono. Conheça-os.
1- Dormir e acordar em horas atípicas
"Pessoas com PHDA frequentemente apresentam um atraso na libertação de melatonina, o que dificulta a sensação de sono em horários convencionais. Combinado com a dificuldade de transição entre tarefas e de regulação de sinais internos, os ciclos de sono-vigília naturalmente alteram-se cada vez mais, muitas vezes sem que percebam", explica a psicóloga Chelsea Sarai. "À noite, reduzir a exposição à luz azul e manter uma rotina consistente de relaxamento pode reforçar essas mudanças", continua.
2- Dificuldade em 'desligar' o cérebro à noite
"Uma característica da PHDA é a dificuldade em regular a atenção, não apenas em concentrar-se quando é necessário, mas também em saber como desligar mentalmente", continua. Explica que são pensamentos que podem ser idênticos à ansiedade.
3- Dificuldade em acordar apesar de dormir bem
"Baixos níveis de dopamina e norepinefrina de manhã também podem levar à sonolência, baixa motivação e dificuldade para ficar mais ativo durante o dia", diz o psiquiatra Zishan Khan. Por vezes, é algo que pode ser confundido com preguiça ou até mesmo depressão.
4- Usar ecrãs para dormir
"A estimulação sensorial, visual, auditiva ou narrativa, pode ajudar a distrair-se de pensamentos intrusivos ou ansiedade, o que ajuda a adormecer", é algo que acontece em pessoas com PHDA, conta o psiquiatra.
5- Adiar a hora de ir dormir
"Pessoas com PHDA podem concentrar-se demais numa tarefa agradável até tarde durante a noite ou adiar o sono por que isso representa o fim do seu tempo livre após um dia cansativo", continua. "Para quem tem PHDA é fundamental reservar um tempo extra para este processo, pois muitas vezes leva mais tempo do que o esperado para mudar de ritmo."
6- Acordar muitas vezes durante a noite
A psicóloga Nicole Moshfegh explica que pessoas com PHDA apresentam um sono mais fragmentado, muitas vezes devido à maior sensibilidade e aos estímulos. "Quando acordam, o que é normal até para quem dorme bem, podem ter dificuldade para voltar a dormir devido a pensamentos intrusivos ou desejos de envolver-se em atividades estimulantes."
7- Dormir em demasia quando não está a trabalhar
"Sem uma estrutura externa, retornam ao seu ritmo intrínseco de ir para a cama e dormir até mais tarde. Dormir demais nos fins de semana leva ao ‘jet lag’ social”, continua.
IN:NM